Logo Passei Direto
Buscar

Espanhol

Colégio Objetivo
Leia o trecho abaixo e complete a lacuna: "Foi na condição de Santa Cruz de Canoinhas que em 1902 o lugar foi elevado a distrito judiciário de Curitibanos, embora se encontrasse em área contestada pelo Paraná e Santa Catarina, que disputavam a posse do território. A ________ e depois a madeira eram sustentáculos da incipiente economia local. Os interesses pelo domínio do território levaram o governo catarinense à criação do município de Santa Cruz de Canoinhas - SC, o que ocorreu em 12 de setembro de 1911, através da lei 907."

a) erva doce
b) cana de açúcar
c) soja
d) batata doce
e) Nenhuma das alternativas.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para completar a lacuna no trecho, precisamos considerar o contexto histórico e econômico da região de Santa Cruz de Canoinhas no início do século XX. A economia local era baseada em produtos que eram comuns na agricultura e na exploração de recursos naturais. Analisando as alternativas: a) erva doce - Embora possa ser cultivada, não é um produto que se destaca historicamente na economia local. b) cana de açúcar - É uma cultura importante, mas não é a principal na região mencionada. c) soja - A soja se tornou uma cultura importante mais tarde, não no início do século XX. d) batata doce - É uma cultura que pode ser cultivada, mas não é a mais representativa da economia local na época. e) Nenhuma das alternativas - Esta opção pode ser considerada se nenhuma das anteriores se encaixar. Dado o contexto histórico e a economia da região, a alternativa que mais se aproxima do que poderia ser um sustentáculo da economia local, considerando a época, é a) erva doce, pois era uma cultura que poderia ser relevante na região. Portanto, a resposta correta é: a) erva doce.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

3) Uma das funções da vírgula é separar advérbios ou locuções adverbiais deslocadas. Marque a opção em que a vírgula deveria ser utilizada.
a) Apeamo-nos à porta do cemitério e caminhamos um longo pedaço.
b) Em volta de mim ouvia o estribilho geral: que calor! Que sol!
c) Mas há toda a probabilidade de crer que foi coetânea das primeiras duas vizinhas.
d) Passar das ervas às plantações do morador fronteiro.
e) Esse meio é mais velho ainda do que as crônicas.