Logo Passei Direto
Buscar
As democracias modernas e o Estado democrático de direitos pressupõem a alternância de projetos de poder. Sabendo disso, porque é importante, na perspectiva deste Curso, diferenciar “políticas de Estado” de “políticas de Governo”? Assinale a alternativa que apresenta a melhor justificativa:

a. Essa distinção não faz nenhum sentido para se garantir melhor a própria democracia.
b. As políticas de governo não são defensáveis.
c. Somente as políticas de Estado garantem a responsabilidade efetiva de governança pública.
d. Não existem políticas de governo e políticas de Estado; só existem políticas públicas.
e. As políticas de Estado, geralmente envolvem mudanças, alterações e/ou revisões de outras normas ou disposições pré-existentes, com incidência em setores mais amplos da sociedade. E, por isso mesmo, são mais estáveis e duradouras.
User badge image
Questões Para o Saber

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar cada uma das alternativas em relação à importância de diferenciar "políticas de Estado" de "políticas de Governo" no contexto das democracias modernas. a) Essa distinção não faz nenhum sentido para se garantir melhor a própria democracia. - Esta opção nega a importância da distinção, o que não é correto, pois a diferenciação é fundamental para a estabilidade democrática. b) As políticas de governo não são defensáveis. - Essa afirmação é muito generalizada e não reflete a realidade, já que as políticas de governo podem ser defendidas e implementadas. c) Somente as políticas de Estado garantem a responsabilidade efetiva de governança pública. - Embora as políticas de Estado sejam importantes, essa afirmação é muito restritiva, pois as políticas de governo também podem contribuir para a governança. d) Não existem políticas de governo e políticas de Estado; só existem políticas públicas. - Essa opção ignora a distinção importante entre os dois tipos de políticas, o que não é correto. e) As políticas de Estado, geralmente envolvem mudanças, alterações e/ou revisões de outras normas ou disposições pré-existentes, com incidência em setores mais amplos da sociedade. E, por isso mesmo, são mais estáveis e duradouras. - Esta opção reconhece a natureza das políticas de Estado e sua importância para a estabilidade e continuidade das ações governamentais. A alternativa que apresenta a melhor justificativa para a importância de diferenciar "políticas de Estado" de "políticas de Governo" é: e.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Existem muitas definições de Estado. Entre elas, há uma definição específica que tem origem em estudos de pesquisadores brasileiros e destaca tanto a sua dimensão política quanto social. Dentre as alternativas abaixo, qual é essa definição específica de Estado? a. O Estado está ligado ao conjunto de ordenamentos jurídicos que regem determinada população: terra, território, povo e nação. b. O Estado se refere a qualquer país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado, bem como designa o conjunto das instituições que controlam e administram uma nação. c. O Estado é uma instituição social e política (são práticas repetidas no tempo e no espaço, que vão se formalizando, ganhando vida e concretude próprias, sendo o resultado sistemático de determinados tipos de ações sociais repetidas no tempo e no espaço dentro de um determinado grupo social) e é uma forma específica de associação humana (...). O Estado possibilita o acesso a muitos recursos que podem ser de várias naturezas. (...) ele é, afinal, um recurso de poder em si mesmo na medida em que é capaz de mobilizar outros recursos (sejam materiais, financeiros, simbólico-culturais e, claro, políticos) de poder. d. A formação de um Estado consiste em três elementos: uma população, um território e um governo. Esses aspectos são essenciais, porque sem eles não poderia existir um Estado. e. O Estado é uma "relação de dominação de homens sobre homens" (cf. Weber, 1999, v. 2, p. 526), relação esta que estaria apoiada no monopólio dos meios de coação legítima (...); "o Estado moderno, do ponto de vista sociológico, é uma 'empresa', do mesmo modo que uma fábrica: precisamente esta é sua qualidade historicamente específica"(p. 530).

Mais conteúdos dessa disciplina