Logo Passei Direto
Buscar
Em relação à ordem dos processos no Tribunal:

(A) A técnica de julgamento criada no atual ordenamento processual civil para o resultado não unânime de apelação significa que o julgamento terá prosseguimento em sessão a ser designada com a presença de outros julgadores, que serão convocados nos termos previamente definidos no regimento interno, em número suficiente para garantir a possibilidade de inversão do resultado inicial, assegurado às partes e a eventuais terceiros o direito de sustentar oralmente suas razões perante os novos julgadores.
(B) A questão preliminar suscitada no julgamento será decidida concomitantemente com o mérito; este prevalecerá se a decisão preliminar for com ele incompatível.
(C) Se o relator constatar a ocorrência de fato superveniente à decisão recorrida ou a existência de questão apreciável de ofício ainda não examinada que devam ser considerados no julgamento do recurso, de imediato convertê-lo-á em diligência, encaminhando os autos à Primeira Instância, se o caso, ou determinando as providências necessárias no âmbito do próprio Tribunal.
(D) Incumbe ao relator, depois de facultada a apresentação de contrarrazões, dar provimento ao recurso se a decisão recorrida for convergente a súmula do STF, do STJ ou do próprio Tribunal; ou a acórdão proferido pelo STF ou STJ em julgamento de recursos repetitivos.
(E) Na sessão de julgamento, depois da exposição da causa pelo relator, o presidente dará a palavra, sucessivamente, ao recorrente, ao recorrido e, nos casos de sua intervenção, ao membro do Ministério Público, pelo prazo improrrogável de 15 minutos para cada um, a fim de sustentarem suas razões, nas hipóteses de apelação, recursos especial e extraordinário, nos embargos de divergência e de declaração e no agravo de instrumento interposto contra decisões interlocutórias que versem sobre tutelas provisórias de urgência ou da evidência.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas apresentadas em relação à ordem dos processos no Tribunal: (A) A técnica de julgamento para o resultado não unânime de apelação realmente prevê a convocação de outros julgadores para garantir a possibilidade de inversão do resultado inicial. Esta descrição está correta. (B) A questão preliminar ser decidida concomitantemente com o mérito e prevalecer se incompatível é uma interpretação que não se alinha com a prática usual, onde a preliminar deve ser decidida antes do mérito. (C) A conversão do recurso em diligência pelo relator, quando há fato superveniente ou questão de ofício, é uma prática correta, mas a descrição pode não ser precisa em todos os casos. (D) O relator dar provimento ao recurso se a decisão recorrida for convergente com súmulas ou acórdãos do STF ou STJ é uma prática correta, mas a redação pode não refletir todas as nuances do processo. (E) A descrição sobre a ordem de sustentação oral na sessão de julgamento está correta, mas o prazo de 15 minutos é específico e pode variar conforme o regimento interno. Após essa análise, a alternativa (A) é a que melhor reflete a técnica de julgamento no atual ordenamento processual civil, pois descreve corretamente o procedimento para o julgamento não unânime de apelação. Portanto, a resposta correta é: (A).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material