Logo Passei Direto
Buscar

Sociedade

Outros
Considerando as normas acerca da fase pré-falimentar, analise as afirmativas abaixo: I- No prazo de até 48 (quarenta e oito) horas após a citação, o devedor poderá requerer sua recuperação judicial. II- O sócio quotista não tem legitimidade para requerer a falência da sociedade de que faça parte. III- Não será decretada a falência do espólio após 1 (um) ano da morte do devedor. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

A) III, apenas.
B) I e III, apenas.
C) I, II e III.
D) II, apenas.
E) I e II, apenas.
User badge image
CidadaniAtiva

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I- No prazo de até 48 (quarenta e oito) horas após a citação, o devedor poderá requerer sua recuperação judicial. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a legislação permite que o devedor faça esse requerimento nesse prazo. II- O sócio quotista não tem legitimidade para requerer a falência da sociedade de que faça parte. Falso, o sócio quotista tem legitimidade para requerer a falência, pois ele pode ser considerado um credor da sociedade. III- Não será decretada a falência do espólio após 1 (um) ano da morte do devedor. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a falência do espólio não pode ser decretada após esse prazo. Agora, vamos ver quais afirmativas estão corretas: - A afirmativa I é verdadeira. - A afirmativa II é falsa. - A afirmativa III é verdadeira. Portanto, as afirmativas corretas são I e III. A alternativa que contém todas as afirmativas verdadeiras é: B) I e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma sociedade empresária requereu a homologação de plano de recuperação extrajudicial que inclui apenas credores quirografários e com garantia real. Na classe dos quirografários, a adesão foi de 63% (sessenta e três por cento) dos créditos atingidos e, na dos credores com garantia real, a adesão foi de 55% (cinquenta e cinco por cento). O juiz indeferiu a petição de homologação. De acordo com as condições para homologação do plano na Lei nº 11.101/2005, assinale a única alternativa correta.

A decisão foi correta, porque o devedor deveria ter apresentado termo de compromisso de obter adesão expressa de credores para atingir o percentual de 3/5 (três quintos) da totalidade dos créditos na classe dos credores com garantia real.
A decisão foi correta, porque o plano de recuperação extrajudicial não poderia ter incluído os credores com garantia real por estarem excluídos por lei dos efeitos de qualquer recuperação.
A decisão não foi correta, porque o plano pode ser homologado por ter obtido, em cada classe, adesão superior ao percentual mínimo (mais de 1/3 dos créditos abrangidos).
A decisão foi correta, porque o devedor não atingiu em nenhuma das classes a adesão de mais de 3/5 (três quintos) de todas as classes de créditos por ele abrangidos.
A decisão não foi correta porque o devedor poderá requerer a homologação de plano de recuperação extrajudicial, uma vez que o plano está assinado por credores que representam mais da metade dos créditos de cada classe nele abrangidos.

Vida Natural Comércio de Frutas Ltda. requereu recuperação judicial e o pedido foi distribuído para uma das Varas Cíveis da comarca de Piracicaba/SP. A distribuição do pedido de recuperação produziu como efeito:

a nomeação, pelo juiz, do administrador judicial dentre os maiores credores da sociedade em recuperação judicial.

o afastamento imediato dos administradores e sócios controladores da sociedade até a deliberação dos credores sobre o plano de recuperação.

a ineficácia objetiva dos atos praticados pela devedora nos 90 (noventa) dias anteriores ao pedido de recuperação judicial.

a suspensão das ações e execuções ajuizadas anteriormente ao pedido em face do devedor por até 180 (cento e oitenta) dias.

a proibição de alienação ou oneração de bens ou direitos do ativo não circulante, salvo evidente utilidade reconhecida pelo juiz, ouvido o Comitê de Credores.


Mais conteúdos dessa disciplina