Logo Passei Direto
Buscar

Outros

UNIASSELVI
Chama-se Campo Elétrico o campo estabelecido em todos os pontos do espaço sob a influência de uma carga geradora de intensidade Q, de forma que qualquer carga de prova de intensidade q fica sujeita a uma força de interação (atração ou repulsão) exercida por Q. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- A interação entre duas partículas carregadas ocorre pela força eletrostática envolvida. II- Uma partícula percebe a outra devido ao campo magnético estabelecido entre elas. III- Uma partícula percebe a outra devido ao campo elétrico estabelecido entre elas. Assinale a alternativa CORRETA: A) As sentenças I e III estão corretas. B) Somente a sentença III está correta. C) As sentenças I e II estão corretas. D) Somente a sentença II está correta
User badge image
wellintonrobert

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- A interação entre duas partículas carregadas ocorre pela força eletrostática envolvida. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a força eletrostática é a responsável pela interação entre cargas elétricas. II- Uma partícula percebe a outra devido ao campo magnético estabelecido entre elas. Falso, essa afirmativa está incorreta, pois a interação entre partículas carregadas é mediada pelo campo elétrico, não pelo campo magnético, a menos que as partículas estejam em movimento relativo. III- Uma partícula percebe a outra devido ao campo elétrico estabelecido entre elas. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois é o campo elétrico que permite que uma carga sinta a presença de outra carga. Com base nas análises, as sentenças I e III estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: A) As sentenças I e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Alguns modelos atômicos são sucintamente descritos a seguir: - O modelo atômico de Thomson é conhecido como "pudim de passas" e enuncia que o átomo é uma esfera de carga elétrica positiva, não maciça e que nele se encontram cargas negativas estáticas distribuídas uniformemente, de modo que sua carga elétrica total é nula. - Em seu experimento, Rutherford enunciou que os elétrons eram dotados de cargas negativas, mas no núcleo se encontravam as cargas positivas. Dessa forma, baseando-se no sistema planetário, Rutherford propôs para o átomo de hidrogênio um modelo semelhante. - Aprofundando-se no modelo proposto por Rutherford, Niels Bohr, em 1923, conseguiu completá-lo introduzindo a ideia de que os elétrons só se movem ao redor do núcleo quando estão alocados em certos níveis de energia. Dessa forma, um elétron só poderia mudar de nível se ganhasse ou perdesse energia. Bohr foi questionado sobre o fato de que, se o elétron emitisse energia sem parar, ele se chocaria com o núcleo, podendo gerar um colapso. Esse questionamento passou por várias formulações até ser reformulado pelo cientista Louis de Broglie, que diz que os elétrons giram ao redor do núcleo, mas não em órbitas definidas como tinha afirmado Bohr. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Milikan foi o primeiro cientista a determinar o valor da carga do elétron através da Experiência de Milikan, que por meio de gotículas de óleo o possibilitou chegar a este valor até hoje adotado.
II- Um próton tem um carga que vale "-e" e um elétron tem um carga que vale "+e".
III- Um elétron tem um carga que vale "-e" e um próton tem um carga que vale "+e".
IV- O próton e o elétron possuem cargas iguais à carga elementar, porém, com sinais opostos.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Um sistema de dois condutores isolados e separados por um isolante (vácuo, ar, dielétrico), um com carga +q e outro com carga -q é um "capacitor". As cargas nas placas do capacitor criam um campo elétrico no espaço ao redor delas. O potencial elétrico nas placas positiva e negativa é V+ e V-, respectivamente. Utiliza-se o símbolo V (delta V) para a diferença de potencial (d.d.p.) V+ - V- entre as placas. Com base neo exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O capacitor pode ser carregado ligando-o a uma bateria ou a qualquer outra fonte de energia que tenha tensão constante. O capacitor irá se carregar até atingir um d.d.p. entre as placas igual à tensão da fonte.
II- A unidade S.I. da capacitância é o [C/V] que é equivalente ao Farad [F].
III- A unidade S.I. da capacitância é o [I/V] que é equivalente ao Farad [F].
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) Somente a sentença III está correta.
d) Somente a sentença II está correta.

Capacitores são dispositivos eletrônicos bastante simples, usados para o armazenamento de cargas. Quando uma diferença de potencial é aplicada entre os terminais de um capacitor, cargas elétricas são acumuladas entre as suas armaduras. Os capacitores são largamente utilizados em dispositivos eletrônicos para fornecer-lhes grandes quantidades de cargas elétricas. A associação de capacitores é uma forma de organizar os capacitores conectando-os, de modo que a sua capacitância total mude para valores maiores ou menores.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- Quando associamos capacitores em série, a sua capacitância é dada pela relação produto pela soma.
II- Quando os capacitores são associados em paralelo, as suas capacitâncias somam-se.
III- Quando os capacitores são associados em paralelo, as suas capacitâncias dividem-se.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) Somente a sentença I está correta.
d) Somente a sentença III está correta.

A fim de auxiliar na compreensão e na visualização de um Campo Elétrico, o físico inglês Michael Faraday introduziu o conceito de Linhas de Campo Elétrico. Essas linhas são essencialmente segmentos orientados (retas com setas indicando direções) que se relacionam com campos elétricos por meio de algumas regras.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O campo elétrico é uma grandeza escalar que pode ser escrita tanto em V/m quanto em N/C.
( ) As linhas de força do campo elétrico são fechadas, adentram as cargas positivas e emergem das cargas negativas.
( ) As linhas de força do campo elétrico são abertas, emergem das cargas positivas e adentram as cargas negativas.
( ) O campo elétrico depende exclusivamente do módulo da carga que o produz.
a) V - V - F - F.
b) F - F - V - F.
c) F - V - F - V.
d) V - F - V - F.

Fenômenos elétricos e magnéticos estão presentes em grande parte dos equipamentos que fazem parte do nosso dia a dia, tais como computadores, televisores, geladeiras, motores e até mesmo campainhas. Portanto, a compreensão do eletromagnetismo tem fundamental importância para o entendimento do mundo cotidiano, consequentemente, para o que se chama "educação cidadã". Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Campo elétrico é a concentração de magnetismo que é criado em torno de uma carga magnética num determinado espaço.
II- Campo elétrico é uma grandeza física vetorial que mede o módulo da força elétrica exercida sobre cada unidade de carga elétrica colocada em uma região do espaço sobre a influência de uma carga geradora de campo elétrico.
III- Cargas elétricas colocadas num campo elétrico estão sujeitas à ação de forças elétricas, de atração e repulsão.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Os capacitores podem diferir em seu formato, bem como em seu dielétrico. O meio que é inserido entre as placas de um capacitor interfere diretamente em sua capacidade de armazenar cargas elétricas. Meios que apresentam altas constantes eletrostáticas, ou seja, altamente resistivos, são os preferidos para a implementação dos capacitores. Há vários tipos de capacitores: eletrolíticos, cerâmicos, a óleo, de tântalo, de poliéster etc.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Usado em circuitos de corrente contínua, o capacitor eletrolítico é polarizado, ou seja, há um terminal específico para o positivo e outro para o negativo dentro do circuito.
( ) Capacitores de poliéster: são um tipo de capacitor bastante compacto, formado por folhas de poliéster e alumínio.
( ) Capacitores a óleo: têm uma vida útil mais longa, usam como dielétrico o óxido de Tântalo.
( ) Capacitores cerâmicos: feitos em formato de disco, são formados de placas condutoras que envolvem um meio como papel, vidro ou ar.
a) F - V - F - V.
b) V - V - F - F.
c) V - V - F - V.
d) V - F - V - F.

Matéria é tudo que ocupa espaço e possui massa de repouso (ou massa invariante). É um termo geral para a substância na qual todos os objetos físicos consistem. Tipicamente, a matéria inclui átomos e outras partículas que possuem massa. O Universo conhecido manifesta-se basicamente através de duas formas: matéria ou energia. Esses dois aspectos, embora diferentes, pertencem a mesma realidade. Cientificamente, matéria é tudo que tem massa e ocupa espaço. De modo mais simples, matéria é tudo aquilo que tem existência física, algo real. Água, terra, ar, borracha, porcelana e papel são exemplos de matéria. Ao contrário do quem muitos pensam, a matéria não se apresenta apenas na forma sólida, mas também na forma líquida e gasosa. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Ernest Rutherford desenvolveu um modelo atômico no século XX e Niels Bohr o aperfeiçoou.
II- Os átomos são constituídos de elétrons, próton, quarks e bóson de Higgs.
III- Desde o século XIX, cientistas investigam e propõem explicações sobre a constituição da matéria, ou seja, desenvolvem modelos atômicos.
a) Somente a sentença II está correta.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) Somente a sentença III está correta.

Uma bateria é um equipamento que mantém constante a diferença de potencial V entre dois terminais. Estes terminais são indicados no símbolo de bateria usando duas linhas paralelas de comprimentos diferentes. A linha mais longa indica o terminal em mais alto potencial enquanto a mais curta indica o terminal em mais baixo potencial. Um método para o carregamento de um capacitor é explicado a seguir. Quando a chave S está fechada, o campo elétrico da bateria faz com que elétrons se movam do terminal negativo da bateria para o a placa do capacitor conectada a ela (l). O terminal positivo da bateria remove um número igual de elétrons da placa conectada a ele (h). Inicialmente, a diferença de potencial V entre as placas do capacitor é zero. A carga nas placas, bem como a diferença de potencial entre elas, aumenta e o transporte de cargas de e para a bateria diminui. Todo o movimento cessa quando a diferença de potencial entre as placas se torna igual a diferença de potencial entre os terminais da bateria. Com base nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A capacitância do capacitor depende da geometria das placas.
( ) A capacitância do capacitor não depende da geometria das placas.
( ) A capacitância não é influenciada pela diferença de potencial entre as placas do capacitor, nem pela quantidade de carga presente.
a) V - V - F.
b) F - F - V.
c) V - F - F.
d) V - F - V.