"O planejamento, a execução e o controle da empresa tornam-se fundamentais no atual ambiente empresarial, onde formular estratégias realistas para alcançar os objetivos de curto e longo prazo, em muitas empresas, se constitui em ações de pouca compreensão pelos gestores." Fonte: OLIVEIRA, C. E. Orçamento de vendas: um estudo acerca das indústrias de um distrito industrial. Gestão & Planejamento, Salvador, v. 15, n. 3, p. 487-500, jul./dez. 2014. Para realizar a avaliação de desempenho, podemos utilizar o orçamento estático e flexível. Sobre o orçamento estático é dito: I. Acumula as variações ao longo das diversas peças orçamentárias, o que leva a um distanciamento dos valores finais reais. II. Exerce maior pressão gerencial para a busca de soluções para reverter situações desfavoráveis. III. Isola os efeitos pontuais nos resultados reais. IV. Não permite modificações depois de elaborado. V. Permite fazer uma avaliação mais precisa do desempenho das atividades. VI. Tem como vantagem a simplicidade do método. É correto o que se afirma em:
A) I, II, III, IV e V, somente. B) I, II, IV e V, somente. C) II, III, V e VI, somente. D) I, III, V e VI, somente. E) III, V e VI, somente.
Planejamento consiste no ato de criar e planejar, antecipadamente, uma ação, desenvolvendo assim, estratégias programadas para atingir determinado objetivo. De acordo com o conteúdo da disciplina, as atividades de planejamento teriam três funções, quais são elas?
A) Funções estratégica, tática e operacional. B) Funções econômica, financeira e monetária. C) Executar, controlar e agir. D) Atendimento à legislação, suporte ao processo decisório e controle. E) Servir de teste teórico sobre a possibilidade de alcançar objetivos, orientar a implementação e servir de base de comparação.
O processo orçamentário é desenvolvido em etapas, as denominadas peças orçamentárias, as quais se interligam de forma lógica. As peças orçamentárias são os orçamentos: 1. De caixa. 2. De gastos. 3. De investimentos e financiamentos. 4. De receitas. A sequência lógica de construção do orçamento prevê a seguinte sequência na elaboração das peças:
A) 2-3-1-4. B) 2-4-1-3. C) 3-1-2-4. D) 1-2-4-3. E) 4-2-3-1.