Logo Passei Direto
Buscar
36-(SAEB/2015) Dentre as afirmacoes: I. Se duas proposições são falsas, então a conjunção entre elas é verdadeira. II. Se duas proposições são verdadeiras, então a disjunção entre elas é verdadeira. III. Se duas proposições são falsas, então o bicondicional entre elas é verdadeiro. IV. Se duas proposições são falsas, então o condicional entre elas é verdadeiro. Pode-se afirmar que são corretas:

a) Somente uma delas.
b) Somente duas delas.
c) Somente três delas.
d) Todas.
e) Nenhuma.
User badge image
Portuguesando

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. Se duas proposições são falsas, então a conjunção entre elas é verdadeira. FALSO. A conjunção (E) entre duas proposições é verdadeira apenas se ambas forem verdadeiras. Se ambas são falsas, a conjunção é falsa. II. Se duas proposições são verdadeiras, então a disjunção entre elas é verdadeira. VERDADEIRO. A disjunção (OU) entre duas proposições é verdadeira se pelo menos uma delas for verdadeira. Se ambas são verdadeiras, a disjunção é verdadeira. III. Se duas proposições são falsas, então o bicondicional entre elas é verdadeiro. VERDADEIRO. O bicondicional (se e somente se) é verdadeiro quando ambas as proposições têm o mesmo valor lógico. Se ambas são falsas, o bicondicional é verdadeiro. IV. Se duas proposições são falsas, então o condicional entre elas é verdadeiro. VERDADEIRO. O condicional (se... então) é considerado verdadeiro quando a antecedente é falsa, independentemente do valor da consequente. Agora, vamos resumir os resultados: - I: FALSO - II: VERDADEIRO - III: VERDADEIRO - IV: VERDADEIRO Portanto, as afirmações II, III e IV são verdadeiras. Assim, a alternativa correta é: c) Somente três delas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em “Assim, muitos casais têm quatro, seis, dez filhos,” (6º§), nota-se que o acento do verbo em destaque deve-se a uma exigência de concordância. Assinale a alternativa correta em relação ao emprego desse mesmo verbo.


a) No Brasil, a sociedade têm várias questões.
b) O jovem têm um grande desafio pela frente.
c) As pessoas tem muitos planos.
d) A mentira tem perna curta.

A forma verbal “gostaria”, presente no primeiro parágrafo, está flexionada no seguinte tempo verbal:

a) futuro do pretérito.
b) pretérito perfeito.
c) pretérito imperfeito.
d) futuro do presente.

Mais conteúdos dessa disciplina