Logo Passei Direto
Buscar
Métricas de construção são técnicas de mensuração que servem para melhorar o desenvolvimento de um projeto no sentido de programação. Este tipo de métrica possui uma técnica que mede o projeto pela quantidade de mensagens enviadas pelo objeto. Assinale a alternativa CORRETA que descreve esta técnica de medição pela quantidade de mensagens enviadas: A) Esta métrica é influenciada por linguagens de programação híbridas, neste caso, o código-fonte não orientado a objetos seria ignorado. B) Esta métrica conta a quantidade total de linhas ativas em um método. C) Esta métrica considera as linhas comentadas pelo método do código-fonte. D) Esta métrica baseia-se na divisão do total de linhas do código-fonte pelo total de métodos ou ainda pela divisão do total de mensagens enviadas pelo total de métodos.
User badge image
Fernando Alcantara

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos entender o que a métrica de mensuração pela quantidade de mensagens enviadas pelo objeto significa. Essa métrica está relacionada à contagem de interações entre objetos, que é uma característica importante na Programação Orientada a Objetos. Vamos analisar as alternativas: A) Esta métrica é influenciada por linguagens de programação híbridas, neste caso, o código-fonte não orientado a objetos seria ignorado. - Essa afirmação não se relaciona diretamente com a contagem de mensagens enviadas. B) Esta métrica conta a quantidade total de linhas ativas em um método. - Isso se refere a uma métrica de código, mas não está relacionada à contagem de mensagens. C) Esta métrica considera as linhas comentadas pelo método do código-fonte. - Linhas comentadas não são relevantes para a contagem de mensagens enviadas. D) Esta métrica baseia-se na divisão do total de linhas do código-fonte pelo total de métodos ou ainda pela divisão do total de mensagens enviadas pelo total de métodos. - Esta opção menciona a divisão do total de mensagens enviadas, o que está mais alinhado com a descrição da métrica de mensuração pela quantidade de mensagens. Portanto, a alternativa correta que descreve a técnica de medição pela quantidade de mensagens enviadas é: D) Esta métrica baseia-se na divisão do total de linhas do código-fonte pelo total de métodos ou ainda pela divisão do total de mensagens enviadas pelo total de métodos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A fase de um projeto orientado a objeto mais importante é o levantamento de requisitos, pois o escopo do projeto baseia-se nela, possibilitando o desenvolvimento de cronograma e até alocação de recursos humanos para o projeto. O objetivo da fase de levantamento de requisitos é documentar os requisitos funcionais e não funcionais do sistema a ser desenvolvido ou alterado. Referente ao planejamento de execução do projeto, proporcionado pelo levantamento de requisitos, analise as seguintes afirmativas:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Durante a fase de levantamento de requisitos é selecionado o modelo a ser adotado no projeto.
II- Durante a fase de levantamento de requisitos, é realizado o levantamento inicial dos requisitos e a separação deles em funcionais e não funcionais.
III- Após a fase de levantamento de requisitos realizada, é possibilitado o desenvolvimento dos modelos de casos de uso.
IV- Após a fase de levantamento de requisitos, devem ser desenvolvidos os casos de uso que devem contemplar os requisitos, interfaces e atores envolvidos no projeto.
V- Durante a fase de levantamento de requisitos, o modelo conceitual de classes pode ser desenvolvido, criando as entidades, associações, relacionamentos e atributos.
a) Somente a afirmativa III está correta.
b) As afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
c) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas II, III, IV e V estão corretas.

No desenvolvimento de software orientado a objetos, utilizando-se a UML e um processo unificado, os requisitos funcionais são organizados em forma de casos de uso. Muitas vezes, os casos de uso são elaborados a partir de requisitos funcionais em função do resultado que deve ser produzido ao usuário, tornando mais difícil compreender os negócios do mundo real por meio deles.
Assinale a alternativa CORRETA que descreve a melhor opção para diminuir esta dificuldade:
a) Utilização de casos de uso de utilidade, que servem para demonstrar a execução do sistema, e casos de uso de infraestrutura, que representam requisitos não funcionais do sistema.
b) Utilização de soluções acidentais durante o projeto, que são originadas de decisões durante o projeto sem a aplicação de critérios mais precisos.
c) Utilização de prototipação, o que auxilia o usuário a ter uma visão mais ampla de como o software terá sua interface e como funcionará.
d) Utilização das métricas de coesão, que tratam como os componentes dependem uns dos outros e, no caso de requisitos funcionais interdependentes, os componentes tendem a ser interdependentes.

A equipe de desenvolvimento pode se deparar com vários problemas que podem ocorrer em um projeto de software, como, por exemplo, o não cumprimento dos requisitos do software, atrasos de cronograma e rotatividade de recursos humanos.
Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A origem do problema apresentado do não cumprimento dos requisitos pode ser a falha no levantamento de requisitos funcionais devido à incompreensão do que o usuário necessita.
( ) O problema apresentado de atraso do cronograma pode ser originado pela não adoção de um modelo do projeto orientado a objeto.
( ) O problema apresentado de atraso do cronograma pode ser originado pelo surgimento de inconsistências não previstas no projeto durante o processo de desenvolvimento do software.
( ) O projeto de software pode ter alguns problemas originados a partir da definição e planejamento inadequados do projeto, assim como pela falta de comunicação entre os interessados.
A - V - V - F - V.
B - F - V - V - V.
C - F - V - V - F.
D - V - F - V - V.

O desenvolvimento de sistemas orientado a objetos estrutura o problema apresentado pelo usuário em forma de objetos do mundo real que podem trocar mensagens entre si, e possuem suas características representadas em seus atributos.
Referente ao desenvolvimento de software orientado a objetos, analise as seguintes afirmativas:
I- A Orientação a Objeto também auxilia a determinar a quantidade de reuniões com o cliente, a fim de realizar o levantamento de requisitos para transformá-los em objetos.
II- A Orientação a Objeto torna mais fácil o desenvolvimento e manutenção de um sistema devido à possibilidade de reutilização de código por meio da herança.
III- O desenvolvimento de software orientado a objeto é menos eficiente e menos flexível em relação à programação não orientada a objetos.
IV- A comunicação do projeto entre os envolvidos é mais segura e rápida no desenvolvimento orientado a objeto, pois é auxiliada por meio dos modelos.
V- A definição de casos de uso não é obrigatória na orientação a objetos, pois a identificação das funcionalidades e interação do usuário no sistema pode ser desenvolvida por outro modelo.
A As afirmativas II e III estão corretas.
B Somente a afirmativa I está correta.
C As afirmativas II e IV estão corretas.
D As afirmativas III, IV e V estão corretas.

A prototipação é uma técnica que permite apresentar ao usuário a interface gráfica, ou ao menos ilustrar algo parecido do que poderá ser a interface gráfica de uma tela ou do sistema. Um protótipo também pode permitir a entrada e saída de dados fictícios e a possível geração de relatórios.
Referente à prototipação, analise as seguintes afirmativas:
I- Protótipos podem ser desenvolvidos rapidamente com ferramentas conhecidas por RAD, as quais podem ser encontradas em diversos ambientes de programação, como Delphi.
II- Ferramentas RAD permitem a criação de formulários de forma muito simples, mas o desenvolvedor precisa criar os componentes em código-fonte.
III- Protótipos podem ser apresentados ao usuário em uma versão inicial e, após ajustes solicitados, o protótipo pode ser apresentado novamente ao usuário.
IV- Protótipos são ferramentas essenciais na fase de análise de requisitos, em que pode ser descartado o levantamento de requisitos para utilização de protótipo.
V- Protótipos são apenas ilustrações de como o sistema será e, com isso, deve-se deixar claro ao usuário que a fase de desenvolvimento do software ainda nem foi iniciada.
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) As afirmativas I, III e V estão corretas.
c) As afirmativas II e III estão corretas.
d) As afirmativas III, IV e V estão corretas.

Na década de 60, havia vários problemas de produtividade e qualidade no desenvolvimento de software. Com isso, surgiu a Engenharia de Software para tentar resolver estes problemas, embora nem todos foram sanados, como softwares robustos e dinâmicos, tornando o desenvolvimento mais complexo.
Referente à programação orientada a objetos, analise as seguintes afirmativas:
I- A programação orientada a objetos permitiu o conceito de reusabilidade no desenvolvimento de software.
II- Para a programação orientada a objetos, um sistema computacional é visto como um conjunto de funções.
III- Na programação orientada a objetos, objeto é uma abstração encapsulada que possui um estado interno com uma lista de atributos.
IV- Polimorfismo é uma das características da orientação a objetos, sendo a possibilidade de uma mesma mensagem ser enviada por dois objetos com implementações diferentes.
a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
b) As afirmativas II e IV estão corretas.
c) Somente a afirmativa III está correta.
d) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

O desenvolvimento de software orientado a objetos propõe analisar os requisitos, definir os objetos que participam das funcionalidades desejadas e interligá-los com as mensagens trocadas.
Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Orientação a Objeto.
II- Análise Orientada a Objetos.
III- Projeto Orientado a Objetos.
IV- Programação Orientada a Objetos.
( ) Identificação de como o software a ser desenvolvido atenderá as necessidades do usuário e desenvolvimento da modelagem do software.
( ) Disponibilização de módulos que contêm atributos e operações, permitindo a reutilização de código-fonte por meio da herança.
( ) Abstração de objetos do mundo real, definindo uma lista de atributos para um objeto, além de uma lista de mensagens trocadas entre objetos.
( ) Identificação do problema do cliente e, a partir dos requisitos levantados, definir os casos de uso e objetos envolvidos no problema.

O desenvolvimento de software possui muitas particularidades, o que torna o trabalho árduo e trabalhoso. Neste sentido, o trabalho de desenvolvimento de software precisa ser bem documentado e entendido por todos os stakeholders, para que não ocorram distorções nas necessidades do cliente para a nova solução.
Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Existem inúmeros eventos que podem afetar negativamente os projetos, através de cronograma e custo ultrapassado ou ainda na qualidade do produto.
( ) A equipe de desenvolvimento é a responsável pelo desempenho do projeto e não o gerente de projeto.
( ) Um projeto possui início e fim bem definidos, isto é, não dura para sempre como a produção de um produto em uma indústria.
( ) Um projeto pode ser comparado à operação de uma organização.
a) V - F - V - F.
b) V - V - F - V.
c) F - V - V - F.
d) F - V - V - V.

Uma equipe de desenvolvimento de software é contratada por uma empresa de e-commerce para desenvolver um sistema de controle de estoques. A equipe agenda uma entrevista com a possível cliente para que sejam levantadas suas necessidades para o novo software.
Esta fase exemplificada, é conhecida no desenvolvimento de software por:
a) Projeto.
b) Prototipação.
c) Levantamento de requisitos.
d) Modelagem de software.

Para especificar e documentar um problema a ser resolvido, é necessário selecionar um método e gerar uma notação expressiva e definida. A padronização desta notação possibilita aos analistas, projetistas e desenvolvedores documentar e descrever de forma mais clara o cenário e funcionalidade do sistema para transmitir aos demais envolvidos no projeto.
Referente à documentação do problema a ser resolvido e documentado, analise as seguintes afirmativas:
I- Podem-se utilizar livros ou artigos que descrevam o modelo a ser utilizado, para que todos os envolvidos no projeto possam compreendê-lo mais claramente.
II- Podem-se utilizar e-mails para levantamento de requisitos e servir como uma forma de documento para o software.
III- Podem-se realizar treinamentos para tornar o modelo adotado conhecido por toda a equipe de desenvolvimento.
IV- O modelo deve ser o mais resumido e claro possível, para que seja possível transmitir os conhecimentos necessários para a equipe de desenvolvimento compreender o modelo.
V- Durante um projeto novo, é necessário que seja adotado um modelo que a equipe de desenvolvimento ainda não utilizou, para que seja adquirido novo conhecimento.
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
c) As afirmativas III, IV e V estão corretas.
d) As afirmativas II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina