Logo Passei Direto
Buscar
O Segundo Protocolo Adicional à Convenção Americana sobre Direitos Humanos veda a aplicação da pena de morte (art. 1). Além disso, a vedação à pena de morte é cláusula pétrea, pois está no Rol de direitos e garantias individuais (art. 5º, inciso XLVII, da CF/88). Dessa forma, tal disposição não pode em nenhuma hipótese ser abolida por Emenda Constitucional (art. 60, § 4º, inciso IV, da CF/88).

A) Errada. A vedação à pena de morte é um direito fundamental e, portanto, trata-se de cláusula pétrea, razão pela qual não pode tal garantia ser abolida.
B) Errada. A vedação à pena de morte é um direito fundamental e, portanto, trata-se de cláusula pétrea, razão pela qual não pode tal garantia ser abolida.
C) Correta. O Segundo Protocolo Adicional à Convenção Americana sobre Direitos Humanos veda a aplicação da pena de morte (art. 1). Além disso, a vedação à pena de morte é cláusula pétrea, pois está no Rol de direitos e garantias individuais (art. 5º, inciso XLVII, da CF/88). Dessa forma, tal disposição não pode em nenhuma hipótese ser abolida por Emenda Constitucional (art. 60, § 4º, inciso IV, da CF/88).
D) Errada. Não há qualquer previsão legal que admita que o Supremo Tribunal Federal possa permitir a pena de morte.
User badge image
Praticando Para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada alternativa: A) Errada. A vedação à pena de morte é um direito fundamental e, portanto, trata-se de cláusula pétrea, razão pela qual não pode tal garantia ser abolida. Esta afirmativa é verdadeira, mas a opção diz que está "errada", o que é contraditório. B) Errada. A vedação à pena de morte é um direito fundamental e, portanto, trata-se de cláusula pétrea, razão pela qual não pode tal garantia ser abolida. Assim como a alternativa A, esta afirmativa é verdadeira, mas a opção diz que está "errada". C) Correta. O Segundo Protocolo Adicional à Convenção Americana sobre Direitos Humanos veda a aplicação da pena de morte (art. 1). Além disso, a vedação à pena de morte é cláusula pétrea, pois está no Rol de direitos e garantias individuais (art. 5º, inciso XLVII, da CF/88). Dessa forma, tal disposição não pode em nenhuma hipótese ser abolida por Emenda Constitucional (art. 60, § 4º, inciso IV, da CF/88). Esta afirmativa está correta e reflete a posição da Constituição e do Protocolo. D) Errada. Não há qualquer previsão legal que admita que o Supremo Tribunal Federal possa permitir a pena de morte. Esta afirmativa é verdadeira, mas a opção diz que está "errada". Com base na análise, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: C) Correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo a Declaração e Programa de Ação de Viena (1993), em seu item I.5, “Todos os direitos humanos são universais, indivisíveis interdependentes e inter-relacionados. A comunidade internacional deve tratar os direitos humanos de forma global, justa e equitativa, em pé de igualdade e com a mesma ênfase.”

A) Correta. Segundo a Declaração e Programa de Ação de Viena (1993), em seu item I.5, “Todos os direitos humanos são universais, indivisíveis interdependentes e inter-relacionados. A comunidade internacional deve tratar os direitos humanos de forma global, justa e equitativa, em pé de igualdade e com a mesma ênfase.”
B) Errada. Segundo a Declaração e Programa de Ação de Viena (1993), em seu item I.5, “Todos os direitos humanos são universais, indivisíveis interdependentes e inter-relacionados. A comunidade internacional deve tratar os direitos humanos de forma global, justa e equitativa, em pé de igualdade e com a mesma ênfase.”
C) Errada. Segundo a Declaração e Programa de Ação de Viena (1993), em seu item I.5, “Todos os direitos humanos são universais, indivisíveis interdependentes e inter-relacionados. A comunidade internacional deve tratar os direitos humanos de forma global, justa e equitativa, em pé de igualdade e com a mesma ênfase.”
D) Errada. Segundo a Declaração e Programa de Ação de Viena (1993), em seu item I.5, “Todos os direitos humanos são universais, indivisíveis interdependentes e inter-relacionados. A comunidade internacional deve tratar os direitos humanos de forma global, justa e equitativa, em pé de igualdade e com a mesma ênfase.”

Mais conteúdos dessa disciplina