Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
Na oração destacada “A mim me foi dado trabalhar na direção da afirmação do discurso da mulher.”, ao analisar sua estrutura sintática, pode-se perceber um exemplo de pleonasmo a partir da seguinte função:

A objeto indireto
B complemento nominal
C agente da passiva
D adjunto adnominal
User badge image
Aprimorando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para analisar a oração "A mim me foi dado trabalhar na direção da afirmação do discurso da mulher.", vamos identificar a função sintática do trecho destacado. Na frase, "A mim" é um objeto indireto, pois indica a quem foi dado o trabalho. O uso de "me" também reforça a ideia de que a ação é direcionada a "mim", o que pode ser considerado um pleonasmo, já que "a mim" e "me" estão se referindo à mesma pessoa. Agora, vamos analisar as alternativas: A) Objeto indireto - Correto, pois "A mim" é um objeto indireto. B) Complemento nominal - Não se aplica aqui, pois não está complementando um nome. C) Agente da passiva - Não é o caso, pois não estamos falando de quem realiza a ação. D) Adjunto adnominal - Também não se aplica, pois não está qualificando um substantivo. Portanto, a alternativa correta é: A) objeto indireto.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Observe os termos respectivamente sublinhados e assinale a alternativa correta: 1. Objetos que só existem na tela. 2. A nova vocação dos computadores. 3. Numa relação tão visual e emocionante. 4. Quem vê a brincadeira de fora vai enxergar...”

A pronome relativo, substantivo, advérbio e locução verbal.
B conectivo, adjetivo, advérbio e locução adjetiva.
C pronome relativo, verbo, conectivo e locução adverbial.
D preposição, substantivo, verbo e locução verbal.

Em “Na conversa sobre as finanças da família, o pai redundava nas explicações – seja porque há tempos não se ocupava disso, seja porque a mãe tinha dificuldades para entender” (3º§), a repetição do conectivo indicado contribui para a sequência lógica do trecho em questão, apresentando um sentido de:


a) explicação.
b) consequência.
c) adição.
d) alternância.
e) adversidade.

Mais conteúdos dessa disciplina