Logo Passei Direto
Buscar
Quando falamos em comunicação em língua de sinais, logo pensamos em um grupo de pessoas surdas trocando informações entre si e entre pessoas ouvintes que se especializaram na área. Segundo Damázio (2007), as pesquisas afirmam que a língua de sinais tem complexidade e expressividade semelhantes às línguas orais. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:

A - As línguas de sinais são línguas espaço-visuais, ou seja, não se utilizam do canal oral-auditivo para sua comunicação, mas da visão e do espaço disponível.
B - As línguas de sinais são línguas apenas usadas pela fala oral, sendo que acontecem muitos gestos quando os surdos não se entendem entre si.
C - As línguas de sinais são línguas que se utilizam do canal oral-auditivo para sua comunicação, mas também da visão.
D - As línguas de sinais em todo mundo se utilizam do canal visual, apresentando a mesma gramática da Língua Portuguesa.
User badge image
Questões sobre LIBRAS

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma: A - As línguas de sinais são línguas espaço-visuais, ou seja, não se utilizam do canal oral-auditivo para sua comunicação, mas da visão e do espaço disponível. Esta alternativa está correta. As línguas de sinais realmente utilizam o espaço e a visão para a comunicação, sem depender do canal auditivo. B - As línguas de sinais são línguas apenas usadas pela fala oral, sendo que acontecem muitos gestos quando os surdos não se entendem entre si. Esta alternativa está incorreta. As línguas de sinais não dependem da fala oral; elas são independentes e têm sua própria estrutura. C - As línguas de sinais são línguas que se utilizam do canal oral-auditivo para sua comunicação, mas também da visão. Esta alternativa está incorreta. As línguas de sinais não utilizam o canal oral-auditivo, mas sim o canal visual. D - As línguas de sinais em todo mundo se utilizam do canal visual, apresentando a mesma gramática da Língua Portuguesa. Esta alternativa está incorreta. Embora as línguas de sinais utilizem o canal visual, elas não têm a mesma gramática da Língua Portuguesa; cada língua de sinais tem sua própria gramática. Portanto, a alternativa correta é: A - As línguas de sinais são línguas espaço-visuais, ou seja, não se utilizam do canal oral-auditivo para sua comunicação, mas da visão e do espaço disponível.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para destacar a questão da surdez, qual seria a terminologia adequada de se referir à pessoa que tem uma deficiência auditiva: “deficiente auditivo”, “surdo”, “surdo-mudo”? Para esta pergunta, é importante destacar que historicamente já foram utilizadas muitas terminologias, mas que com o avanço da tecnologia e do conhecimento humano, além de algumas mudanças sociais, as terminologias foram se alterando ao longo da história. Surdo-mudo é a definição mais antiga, mas que infelizmente ainda é utilizada no senso comum. Porém, como vamos verificar, há possibilidade de oralização do surdo, logo, ele não é mudo, pois é apenas na audição que há uma perda funcional. Portanto, “surdo-mudo” já foi uma terminologia adotada no passado, mas que com o avanço da ciência na compreensão da surdez e de que a pessoa surda pode falar e emitir sons, logo, esta terminologia foi abandonada e hoje é considerada equivocada. Restam-nos agora os termos “deficiente auditivo” e “surdo”, e ambos estão adequados atualmente, porém, em campos diferentes. “Deficiente auditivo” ou “pessoa com deficiência auditiva” é um termo mais utilizado na literatura acadêmica e linguagem científica, por sua vez, “surdo” é mais utilizado no campo social, mas também em parte da literatura acadêmica e científica. No entanto, os surdos preferem o termo “surdo”, pois o termo “deficiente auditivo” ou “pessoa com deficiência auditiva” carrega a concepção de deficiência no nome, o que para eles é algo pejorativo, já que pessoas com deficiência, infelizmente, ainda são vítimas de preconceito e discriminação. Obviamente, não é o simples fato de mudar uma terminologia que vai acabar com o preconceito e a discriminação. Porém, respeitar os indivíduos e tratá-los de um modo digno já é um grande passo para lidar com o outro.

Mais conteúdos dessa disciplina