Logo Passei Direto
Buscar
A ação popular objetiva anular ato lesivo a(o), EXCETO: Escolha uma: a. Moralidade administrativa. b. Eficiência administrativa. c. Patrimônio histórico e cultural. d. Patrimônio público ou de entidade que o Estado participe. e. Meio ambiente.
User badge image
Aracy Santos

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

A ação popular, prevista no artigo 5º, inciso LXXIII da Constituição Federal, tem como objetivo permitir que qualquer cidadão possa questionar atos lesivos ao patrimônio público, à moralidade administrativa, ao meio ambiente, entre outros. Vamos analisar as alternativas: a) Moralidade administrativa - A ação popular pode ser utilizada para anular atos que ofendam a moralidade administrativa. b) Eficiência administrativa - A eficiência não é um dos fundamentos diretamente protegidos pela ação popular, que foca mais em moralidade, patrimônio e meio ambiente. c) Patrimônio histórico e cultural - A ação popular pode ser utilizada para proteger o patrimônio histórico e cultural. d) Patrimônio público ou de entidade que o Estado participe - A ação popular visa proteger o patrimônio público. e) Meio ambiente - A ação popular também pode ser utilizada para proteger o meio ambiente. Dessa forma, a alternativa que não é um objetivo da ação popular é: b) Eficiência administrativa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A saúde está contemplada na CF/88 como um dos direitos sociais previstos, no art. 6º, e, no art. 196, como um direito de todos e um dever do Estado, além de outras previsões ao longo do texto constitucional. Os pais de uma criança portadora de uma doença rara, para a qual não existe um tratamento específico no país, pleitearam, em juízo, que o Governo Federal custeasse um tratamento experimental nos Estados Unidos, cujos resultados ainda não foram comprovados. Todavia, o custo desse tratamento experimental é equivalente à prestação de todos os serviços de saúde e tratamentos médicos e hospitalares durante um ano para toda a população do Estado do Maranhão. Diante disso, como você, juiz federal, decidiria o caso? Determinaria o pagamento pelo Governo Federal do tratamento dessa criança com fundamento do direito à vida? Ou você negaria o aludido tratamento por seu alto custo, uma vez que os valores nele empregados poderiam custear a saúde do Estado do Maranhão, com um dos mais altos índices de pobreza do país?
Como você, juiz federal, decidiria o caso?

Considerando a questão debatida na situação geradora de aprendizado você, renomado jurista, deverá se posicionar a respeito da seguintes questões: o direito à saúde demanda regulamentação por lei infraconstitucional para que seja assegurado? Não tendo sido editada a aludida lei, qual o instrumento cabível para a realização desse direito?
O direito à saúde demanda regulamentação por lei infraconstitucional para que seja assegurado?

Diante disso e tendo em vista os prejuízos ambientais suportados por todos os Municípios banhados pelo Rio Doce, qual dos remédios constitucionais estudados poderia ser adotado para impor a Mineradora a obrigação de promover o ressarcimento dos danos causados?
Qual dos remédios constitucionais estudados poderia ser adotado para impor a Mineradora a obrigação de promover o ressarcimento dos danos causados?

A viabilização da ação popular invoca a presença de três requisitos fundamentais que constituem pressupostos da demanda.
Quais os requisitos para a propositura desse remédio constitucional?
• a condição de cidadão – art. 1º, §3º, Lei 4.717/65;
• ilegalidade ou ilegitimidade do ato impugnado;
• lesividade.

Analise as assertivas a seguir e, depois, assinale a opção CORRETA:
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) poderá figurar no polo passivo de habeas data, impetrado por pessoa física, brasileira ou estrangeira, ou por pessoa jurídica, desde que titular da informação objetivando obter informações constantes de seu banco de dados.
II. Apesar de se tratar de entidade privada, o SPC mantém banco de dados de caráter público, uma vez que as informações nele contidas podem ser acessadas por terceiros.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

O habeas data será concedido para a retificação de dados quando o impetrante não prefira fazê-lo por meio de processo sigiloso judicial ou administrativo.
Após esse episódio, quais seriam as alternativas do Sr. João, observados os requisitos para tanto, para retificar o nome de sua mãe, junto a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, onde foi preso?
a) O Sr. João somente poderá impetrar habeas corpus.
b) O Sr. João somente poderá impetrar habeas data.
c) O Sr. João poderá impetrar habeas data ou habeas corpus.
d) O Sr. João poderá impetrar habeas data ou processo judicial.
e) O Sr. João poderá impetrar habeas data ou processo judicial ou ainda processo administrativo.

Conforme previsto no art. 5º, LXXII, da CF/1988, o habeas data será concedido para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais, como é o caso da Receita Federal.
Sobre isso, julgue as assertivas seguintes:
I. O contribuinte interessado em obter informações pessoais constantes desse banco de dados poderá impetrar habeas data, desde que comprove a negativa da Receita Federal no fornecimento dessas informações.
II. Havendo nesse cadastro informações falsas ou errôneas sobre o contribuinte, ele poderá impetrar o habeas data para retificá-las, caso não prefira fazê-lo por processo sigiloso judicial ou administrativo.
III. O banco de dados mantido pela Receita Federal é um cadastro privativo, o que lhe retira o direito à informação e à retificação dos dados nele contidos por meio do habeas data.
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

Diante da inércia da empresa em recompor os prejuízos ambientais causados e reconstruir a vila que continha capelas do século XVIII, consideradas patrimônio histórico e cultural, um cidadão propõe ação popular, que deverá possuir as seguintes características, EXCETO:
a. Ela tem como finalidade anular ato lesivo ao patrimônio público ou da entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, do meio ambiente e do patrimônio histórico ou cultural.
b. Ela deve ser proposta contra a entidade lesada, além dos autores e responsáveis pelo ato, bem como aqueles que dele se beneficiaram.
c. É legitimado para propô-la o cidadão, considerado como tal aquele que possua mais de 18 anos.
d. Há a isenção de custas, mas, se verificado que a ação foi proposta por má-fé daquele que a manejou, elas serão cobradas.
e. Julgado procedente o pedido formulado, o juiz deverá decretar a invalidade do ato, além da condenação dos responsáveis pelo ato e daqueles que dele se beneficiaram, agindo com dolo ou culpa, pelo ressarcimento da lesão provocada ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural.

Mais conteúdos dessa disciplina