Logo Passei Direto
Buscar
Nos contratos de subempreitada responderá o subempreiteiro: Assinale a alternativa correta: A) Pelo salário e FGTS. B) Pelas obrigações derivadas do contrato de trabalho que celebrar. C) Não responderão. D) Pelo salário e férias
User badge image
Daniela Monteiro

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para responder à questão sobre a responsabilidade do subempreiteiro nos contratos de subempreitada, vamos analisar cada alternativa: A) Pelo salário e FGTS. - O subempreiteiro é responsável pelo pagamento dos salários e do FGTS dos seus próprios empregados, mas essa opção não é completa. B) Pelas obrigações derivadas do contrato de trabalho que celebrar. - Esta alternativa é correta, pois o subempreiteiro deve responder pelas obrigações trabalhistas que surgem em decorrência dos contratos de trabalho que ele estabelece com seus empregados. C) Não responderão. - Esta opção está incorreta, pois o subempreiteiro tem responsabilidades. D) Pelo salário e férias. - Embora o subempreiteiro deva pagar salários e férias, essa opção é muito restrita e não abrange todas as obrigações. Portanto, a alternativa correta é: B) Pelas obrigações derivadas do contrato de trabalho que celebrar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A responsabilidade trabalhista da Fazenda Pública, quando ostentar a condição de tomadora de serviços terceirizados.
Assinale a alternativa correta:
A) Não subsiste quando a empresa prestadora dos serviços é contratada após regular procedimento de licitação.
B) Não subsiste em face de decisão do Excelso Supremo Tribunal Federal.
C) Subsiste desde que demonstrada a culpa in vigilando ou culpa in eligendo.
D) Subsiste em qualquer circunstância, tendo em vista a responsabilidade objetiva da Administração Pública.

Na terceirização, a responsabilidade da empresa tomadora dos serviços em relação às obrigações trabalhistas da empresa contratada.
Assinale a alternativa correta:
A Não subsiste quando o contrato de prestação de serviços possui cláusula que atribui responsabilidade exclusiva à empresa contratada.
B É solidária quando as empresas integram o mesmo grupo econômico.
C Não subsiste, atualmente, tendo em vista a decisão do Excelso Supremo Tribunal Federal.
D É subsidiária quando as empresas integram o mesmo grupo econômico.

A doutrina conceitua a terceirização como sendo a contratação de trabalhadores por interposta pessoa, ou seja, o serviço é prestado por meio de uma relação triangular da qual fazem parte o trabalhador, a empresa prestadora de serviços e a tomadora destes serviços.
Nesta seara, conforme entendimento sumulado do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a alternativa correta:
A A contratação irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, não gera vínculo de emprego com os órgãos da Administração pública direta, indireta ou fundacional, diante da previsão contida no artigo 37, II da Constituição Federal do Brasil.
B Não havendo pessoalidade e subordinação direta no caso de contratação dos serviços de vigilância, de conservação e limpeza não se forma o vínculo de emprego com o tomador, o que não ocorre nos casos de serviços especializados ligados à atividade-meio do tomador.
C A contratação de trabalhadores por empresa interposta é ilegal em caso de trabalho temporário da Lei nº 6.019/74, formando-se o vínculo diretamente com a empresa de trabalho temporário.
D A responsabilidade dos entes da Administração pública sobre as obrigações trabalhistas não cumpridas pelo empregador é subsidiária, independentemente de verificação de conduta culposa ou fiscalização do cumprimento das obrigações contratuais e legais da prestadora do serviço como empregadora.

Nos termos da Lei nº 6.019/74, assinale a alternativa correta que apontam os requisitos para o funcionamento da empresa de prestação de serviços a terceiros:
Assinale a alternativa correta:
A ) Prova de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), registro na Junta Comercial e capital social compatível com o número de empregado.
B ) Prova de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
C ) Somente registro na Junta Comercial.
D ) Somente prova de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e registro na Junta Comercial.

A empresa Olimpos Metalúrgica decidiu terceirizar o setor de limpeza contratando os serviços de Atlas Limpadora que forneceu três faxineiras por um período de 10 meses. Após o término do contrato entre as empresas, as três faxineiras foram dispensadas pela empresa Atlas Limpadora, sem receber qualquer indenização rescisória, com 2 meses de salários em atraso e ausência do recolhimento do FGTS do período.
Nessa situação, conforme entendimento sumulado pelo TST, sobre a responsabilidade da empresa Olimpos em relação aos direitos das faxineiras, pode-se afirmar que:
A A responsabilidade será direta e exclusiva, com a formação do vínculo de emprego com a empresa Olimpos, porque a terceirização foi irregular.
B A responsabilidade será solidária em razão de terceirização irregular, alcançando todos os direitos não cumpridos pela empresa empregadora no período.
C Não haverá qualquer responsabilidade porque não eram empregadas da empresa Olimpos e a terceirização foi regular porque não era objeto de atividade-fim da tomadora.
D A responsabilidade será subsidiária em razão de terceirização regular, alcançando todos os direitos não cumpridos pela empresa empregadora no período.

As mudanças ocorridas na terceirização do trabalho foram grandes nesses últimos tempos, sendo entendidas como necessárias para o desenvolvimento do País, na visão de uma parcela da população, e, para a outra, como um retrocesso no âmbito dos direitos do trabalhador. Com base no exposto e em relação à terceirização, é correto afirmar que o terceirizado deve ter as mesmas condições de trabalho dos empregados efetivos:
Assinale a alternativa correta:
A) Salvo, apenas, o benefício de plano de saúde.
B) Inclusive no que tange aos benefícios.
C) Salvo o plano de saúde e o vale-alimentação, que devem ser acertados com cada empregador.
D) Salvo a capacitação.

Quanto à responsabilidade das empresas e à terceirização, assinale a alternativa correta:
Assinale a alternativa correta:
A ) O inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços, quanto àquelas obrigações, mesmo que não haja participado da relação processual e conste também do título executivo judicial.
B ) A contratação irregular de trabalhador, através de empresa interposta, gera vínculo de emprego com os órgãos da administração pública indireta.
C ) Forma vínculo de emprego com o tomador a contratação de serviços de vigilância, de conservação e limpeza, bem como a de serviços especializados ligados à atividade-meio do tomador, mesmo que inexistente a pessoalidade e a subordinação direta.
D ) Os entes integrantes da Administração Pública direta e indireta respondem subsidiariamente, caso evidenciada a sua conduta culposa no comprimento das obrigações da Lei 8.666/93, especialmente na fiscalização do comprimento das obrigações contratuais e legais da prestadora de serviço como empregadora. A aludida responsabilidade não decorre de mero inadimplemento das obrigações trabalhistas assumidas pela empresa regularmente contratada.

Quanto à responsabilidade das empresas e à terceirização, assinale a alternativa correta:
Assinale a alternativa correta:
A ) A contratação de trabalhadores por empresa interposta é legal, formando-se o vínculo diretamente com o tomador dos serviços, salvo no caso de trabalho temporário.
B ) O inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços, quanto àquelas obrigações, mesmo que não haja participado da relação processual e conste também do título executivo judicial.
C ) Os entes integrantes da Administração Pública direta e indireta respondem subsidiariamente, caso evidenciada a sua conduta culposa no comprimento das obrigações da Lei 8.666/93, especialmente na fiscalização do cumprimento das obrigações contratuais e legais da prestadora de serviço como empregadora. A aludida responsabilidade não decorre de mero inadimplemento das obrigações trabalhistas assumidas pela empresa regularmente contratada.
D ) Forma vínculo de emprego com o tomador a contratação de serviços de vigilância, de conservação e limpeza, bem como a de serviços especializados ligados à atividade-meio do tomador, mesmo que E se uma empresa de construção civil contrata outra empresa construtora para a realização de parte da obra licitada por município.

Sobre a responsabilidade subsidiária do tomador de serviços em casos de terceirização é correto afirmar que:
Assinale a alternativa correta:
A) Não há hipótese de responsabilidade subsidiária da administração pública direta, autárquica ou fundacional.
B) Há responsabilidade subsidiária do tomador de serviços quando a contratação do empregado é irregular, através de empresa interposta.
C) O inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiária do tomador de serviços quanto àquelas obrigações, desde que haja participado da relação processual e conste também do título executivo judicial.
D) Os requisitos para a responsabilização subsidiária da administração pública direta, autárquica ou fundacional enquanto tomadora de serviços terceirizados são os mesmos aplicados para responsabilização subsidiária de qualquer particular na qualidade de tomador de serviços.

O contrato celebrado pela empresa de trabalho temporário e a tomadora de serviços será por escrito, ficará à disposição da autoridade fiscalizadora no estabelecimento da tomadora de serviços e conterá: Assinale a alternativa correta:
A Motivo justificador da demanda de trabalho temporário, prazo da prestação de serviços, valor da prestação de serviços e disposições sobre a segurança e a saúde do trabalhador, independentemente do local de realização do trabalho.
B Qualificação das partes, motivo justificador da demanda de trabalho temporário, prazo da prestação de serviços, valor da prestação de serviços e disposições sobre a segurança e a saúde do trabalhador, independentemente do local de realização do trabalho.
C Qualificação das partes, motivo justificador da demanda de trabalho temporário e prazo da prestação de serviços.
D Valor da prestação de serviços e disposições sobre a segurança e a saúde do trabalhador e independentemente do local de realização do trabalho.

Mais conteúdos dessa disciplina