Logo Passei Direto
Buscar
1. A Educação Integral é uma proposta contemporânea, inclusiva, sustentável e fundamental para a superação das desigualdades. Na condição de concepção, sustenta-se por quatro princípios. Quais são os princípios?

a. Sociedade de direitos, protagonismo dos estudantes, educação inclusiva e equidade.
b. Equidade, inclusão, contemporaneidade e sustentabilidade.
c. Equidade, inclusão, direitos humanos e sustentabilidade.
d. Equidade, inclusão, contemporaneidade e educação ambiental.
e. Dimensão física, intelectual, inclusiva e emotiva.
User badge image
EducacaoHistorica

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para identificar os princípios da Educação Integral, é importante considerar os fundamentos que sustentam essa abordagem. A Educação Integral busca promover o desenvolvimento completo do estudante, levando em conta diferentes dimensões e promovendo a inclusão e a equidade. Analisando as alternativas: a) Sociedade de direitos, protagonismo dos estudantes, educação inclusiva e equidade - Esta opção aborda aspectos importantes, mas não menciona diretamente a sustentabilidade. b) Equidade, inclusão, contemporaneidade e sustentabilidade - Esta opção inclui conceitos relevantes, mas "contemporaneidade" não é um princípio central da Educação Integral. c) Equidade, inclusão, direitos humanos e sustentabilidade - Esta opção é bastante abrangente e reflete bem os princípios da Educação Integral, incluindo a promoção de direitos humanos. d) Equidade, inclusão, contemporaneidade e educação ambiental - Embora inclua a educação ambiental, "contemporaneidade" não é um princípio fundamental. e) Dimensão física, intelectual, inclusiva e emotiva - Esta opção fala sobre dimensões, mas não aborda diretamente os princípios que sustentam a Educação Integral. A alternativa que melhor representa os princípios da Educação Integral é: c) Equidade, inclusão, direitos humanos e sustentabilidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais idéias. Mas, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais. A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências. Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era:

Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era:
1. inovador, pois compreendia a educação como um direito social
2. conservador, na medida em que entendia a educação pública como privilégio
3. libertário, pois pregava o fim do Estado.
4. elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino.
5. autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escola

Mais conteúdos dessa disciplina