Logo Passei Direto
Buscar
A respeito da educação jesuítica é possível afirmar que se buscou, durante os anos iniciais do período colonial, a formação pedagógica, moral e corporal daqueles que viviam na colônia. Podemos citar as seguintes estratégias educacionais: I. Pregações nas missas. II. Encenações dramáticas e coreográficas. III. Bandas e grupos musicais. IV. Criação de gramática tupi-guarani. V. Formação moral. As alternativas corretas são:

a. I, II e III, apenas.
b. II, III e IV, apenas.
c. III, IV e V, apenas.
d. I, II, III e V, apenas.
e. I, II, III, IV e V.
User badge image
EducacaoHistorica

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das estratégias educacionais mencionadas: I. Pregações nas missas. Verdadeiro, as pregações eram uma forma importante de transmitir valores e ensinamentos morais e religiosos. II. Encenações dramáticas e coreográficas. Verdadeiro, as encenações eram utilizadas como uma forma de ensino e entretenimento, ajudando na formação cultural e moral. III. Bandas e grupos musicais. Verdadeiro, a música era uma parte importante da educação jesuítica, contribuindo para a formação cultural e social. IV. Criação de gramática tupi-guarani. Verdadeiro, os jesuítas desenvolveram gramáticas para facilitar a comunicação e a evangelização dos povos indígenas. V. Formação moral. Verdadeiro, a formação moral era um dos principais objetivos da educação jesuítica. Todos os itens I, II, III, IV e V são verdadeiros. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: e) I, II, III, IV e V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais idéias. Mas, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais. A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências. Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era:

Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era:
1. inovador, pois compreendia a educação como um direito social
2. conservador, na medida em que entendia a educação pública como privilégio
3. libertário, pois pregava o fim do Estado.
4. elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino.
5. autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escola

Mais conteúdos dessa disciplina