Logo Passei Direto
Buscar
No trecho “[...] a organização fez novamente seu monitoramento anual do cumprimento da legislação que visa a proteger o direito à amamentação no Brasil [...]”, do Texto 1, o “que” empregado exerce a função sintática de

A sujeito.
B objeto direto.
C objeto indireto.
D complemento nominal.
E agente da passiva.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para analisar a função sintática do "que" na frase apresentada, precisamos entender o contexto em que ele está inserido. O trecho menciona "a legislação que visa a proteger o direito à amamentação no Brasil". Aqui, o "que" introduz uma oração adjetiva que caracteriza a "legislação". Portanto, ele não é sujeito, objeto direto, objeto indireto ou agente da passiva. A função do "que" é de complementar a ideia da legislação, ou seja, ele está ligando a oração adjetiva à palavra "legislação". Dessa forma, a alternativa correta é: D) complemento nominal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

6. Sem prejuízo para o sentido original e a correção gramatical do Texto 1, o trecho “Embora a embalagem seja muito semelhante à do leite em pó [...]”, poderia ser reescrito da seguinte forma

“Visto que a embalagem é muito parecida à do leite em pó”.
“Desde que a embalagem seja muito equivalente à do leite em pó”.
“Conforme a embalagem seja análoga à do leite em pó”.
“Conquanto a embalagem seja muito parecida à do leite em pó”.
“Todavia a embalagem pareça muito discrepante à do leite em pó”.

10. Assinale a alternativa que analisa corretamente o emprego da vírgula no trecho “O composto lácteo, ao contrário, não deve ser oferecido para crianças com menos de 1 ano.”, do Texto 1.

A vírgula se justifica pelo emprego de locução adverbial deslocada.
A vírgula se justifica pelo emprego de adjunto adnominal longo deslocado.
A vírgula se justifica pelo emprego de oração subordinada adjetiva restritiva antecipada.
A vírgula não se justifica, pois separa sujeito e predicado.
A vírgula não se justifica, pois desloca o objeto direto antes da posição de sujeito.

Mais conteúdos dessa disciplina