Logo Passei Direto
Buscar

Biossegurança

Biológicas / Saúde
A respeito da higienização das mãos, é correto afirmar que: a. O uso de luvas dispensa a higienização das mãos b. A flora residente da mão é composta por microrganismos adquiridos pelo contato com o meio ambiente e que contaminam a pele temporariamente. c. É uma medida indicada, mas não fundamental para o controle de infecção hospitalar. d. Deve-se higienizar as mãos com água e sabões em barra ou sólidos, pois estes são mais indicados que os sabões líquidos. e. O uso do álcool em gel é indicado para locais e procedimentos em que ocorra dificuldade para a higienização das mãos.
User badge image
Everaldo Da Silva

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas sobre a higienização das mãos: a) O uso de luvas dispensa a higienização das mãos - Incorreto. Mesmo usando luvas, a higienização das mãos é necessária antes e após o uso. b) A flora residente da mão é composta por microrganismos adquiridos pelo contato com o meio ambiente e que contaminam a pele temporariamente - Parcialmente correto, mas não é a afirmação mais relevante sobre higienização. c) É uma medida indicada, mas não fundamental para o controle de infecção hospitalar - Incorreto. A higienização das mãos é fundamental para o controle de infecções. d) Deve-se higienizar as mãos com água e sabões em barra ou sólidos, pois estes são mais indicados que os sabões líquidos - Incorreto. Sabões líquidos são geralmente recomendados por serem mais higiênicos. e) O uso do álcool em gel é indicado para locais e procedimentos em que ocorra dificuldade para a higienização das mãos - Correto. O álcool em gel é uma alternativa eficaz quando a lavagem com água e sabão não é possível. Portanto, a alternativa correta é: e) O uso do álcool em gel é indicado para locais e procedimentos em que ocorra dificuldade para a higienização das mãos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Com relação às medidas de precaução padrão instituídas pelo consenso do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) recomendadas pela Anvisa, é correto afirmar que:
Resposta Selecionada: a. Devem ser adotadas em todos os pacientes.
a. Devem ser adotadas em todos os pacientes.
b. Englobam a higienização das mãos, o uso de luvas e de máscaras/óculos de proteção apenas durante procedimentos em que houver risco de respingos.
c. O uso de luvas substitui parcialmente a lavagem das mãos entre procedimentos diferentes realizados em um mesmo paciente.
d. O transporte do paciente pelos corredores do hospital deve ser realizado com máscara cirúrgica neste.
e. A higienização das mãos deve ser feita a cada meia hora ou sempre que houver risco de contato com material contaminado.

Com o objetivo de se prevenir a transmissão de microrganismos no ambiente hospitalar, as precauções relacionadas às vias de transmissão podem ser instituídas antes mesmo da confirmação do diagnóstico de infecções. Segundo o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), são exemplos de precauções relacionadas às vias de transmissão, exceto:
Resposta Selecionada: e. Contato e gotículas: em infecções respiratórias, bronquiolite e pneumonia em crianças.
a. Contato: casos suspeitos de molusco contagioso em crianças.
b. Aerossol: paciente apresentando tosse/febre e infiltrado pulmonar sugestivo de tuberculose pulmonar.
c. Gotículas: nas primeiras 24 horas em casos suspeitos de meningite meningocócica.
d. Contato: abscesso sugestivo de Staphylococcus aureus.
e. Contato e gotículas: em infecções respiratórias, bronquiolite e pneumonia em crianças.

Entre as medidas adotadas pelos profissionais de saúde, a higienização das mãos corresponde à ação mais simples e eficaz voltada ao combate às infecções relacionadas à assistência à saúde. No que diz respeito a este procedimento, podemos dizer que:
Assinale a alternativa correta:
I- A microbiota transitória da pele é formada por microrganismos que se multiplicam na pele, colonizando-a sempre.
II- Os microrganismos que fazem parte da microbiota transitória podem ser totalmente removidos da pele através da higienização das mãos com água e sabão com antisséptico.
III- A técnica de higienização das mãos com produto a base de álcool é mais eficaz se utilizada simultaneamente com um sabão antisséptico.
IV- Alguns microrganismos, como os enterococos, podem sobreviver em superfícies e em condições adversas por até sete dias, podendo contaminar as mãos dos profissionais de saúde quando em contato com estas superfícies.
a. Estão corretas as alternativas II e IV.
b. Apenas a alternativa I está correta.
c. Apenas a alternativa III está correta.
d. Apenas a alternativa IV está correta.
e. Todas as alternativas anteriores estão corretas.

De acordo com o Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde (2013), com relação ao controle da fonte de infecção por coqueluche no ambiente hospitalar, é correto afirmar:
Resposta Selecionada: d. O isolamento tipo respiratório por gotículas está indicado durante o período de transmissibilidade a fim de reduzir o risco de contaminação de outras crianças expostas.
a. Enquanto o paciente estiver transmitindo a bactéria, pode haver compartilhamento com mais de um paciente com ou sem o mesmo diagnóstico, desde que se respeite o espaçamento mínimo de um metro entre os leitos.
b. O isolamento tipo respiratório por aerossóis está indicado durante o período de transmissibilidade a fim de reduzir o risco de contaminação de outras crianças expostas.
c. Enquanto o paciente estiver transmitindo a bactéria, pode haver compartilhamento com mais de um paciente com ou sem o mesmo diagnóstico, desde que a porta do quarto seja mantida fechada.
d. O isolamento tipo respiratório por gotículas está indicado durante o período de transmissibilidade a fim de reduzir o risco de contaminação de outras crianças expostas.
e. O isolamento respiratório está indicado em quartos com mais de um paciente com ou sem o mesmo diagnóstico, desde que se respeite o espaçamento mínimo de um metro entre os leitos e que a porta seja mantida fechada por todo o tempo.

A difteria é uma doença transmissível aguda, toxiinfecciosa e imunoprevenível, caracterizada por placas pseudomembranosas típicas e causada pelo bacilo Corynebacterium diphteriae, que frequentemente se aloja em tonsilas, faringe, nariz e, ocasionalmente, em outras mucosas e na pele. De acordo com o Ministério da Saúde, é uma doença de notificação e investigação obrigatória em todo o território nacional.
No contexto hospitalar, são medidas gerais de prevenção da dispersão da C. diphteriae, de acordo com o Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde (2013), exceto:
a. Isolamento tipo respiratório por aerossóis durante 30 dias após a introdução de antibioticoterapia.
b. Quarto privativo está indicado, apesar de aceitar-se aposento compartilhado por mais de um paciente com o mesmo diagnóstico (com a recomendação de que a porta seja mantida fechada).
c. Desinfecção dos objetos contaminados com as secreções nasofaríngeas.
d. Instalação de isolamento por gotículas.
e. Higienização das mãos antes e após o contato com o paciente, após o manuseio de materiais utilizados por este e após a retirada das luvas e máscara.

O processo que elimina a maioria das bactérias, alguns vírus e fungos, exceto microrganismos resistentes como o bacilo da tuberculose e esporos bacterianos é denominado:
a. Desinfecção de baixo nível.
b. Desinfecção de médio nível.
c. Desinfecção de alto nível.
d. Esterilização.
e. Limpeza.

Nas precauções para as doenças transmitidas por aerossóis, é correto afirmar:
I- O quarto privativo, com pressão negativa, com seis trocas de ar por hora, pode ficar com a porta aberta.
II- Manter porta do quarto fechada.
III- Pacientes com patologias idênticas podem ocupar o mesmo quarto, exceto no caso de tuberculose resistente ao tratamento.
a. As afirmativas I, II e III estão corretas.
b. As afirmativas II e III estão corretas.
c. Apenas a afirmativa III está correta.
d. Apenas a afirmativa II está correta.
e. As afirmativas I, II e III estão incorretas.

As precauções padrão e de isolamentos são indicadas para reduzir o risco de transmissão de microrganismos nos procedimentos de saúde. Em relação a estas precauções, podemos afirmar que:
I- Pacientes portadores de bactérias multirresistentes deverão permanecer em precauções de contato durante todo o tempo em que estiver hospitalizado.
II- São utilizadas, exclusivamente, no paciente com diagnóstico confirmado de doenças Transmissíveis.
III- Os pacientes portadores de pneumonia por Pseudomonas multirresistente deverão ser mantidos em precaução de contato, precaução com gotícula e mais as precauções padrão.
IV- São recomendadas para implementação na área Hospitalar, em função de realização de procedimentos mais complexos.
V- Paciente com suspeita de Tuberculose deverá ser mantido em precauções por aerossóis por tempo indeterminado até se obter o resultado de baciloscopias negativas.
a. I e III
b. I e V
c. II e IV
d. III e V
e. Apenas V

Mais conteúdos dessa disciplina