Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
O tratamento de esgotos é normalmente classificado em virtude do nível de eficiência que apresenta. O tratamento, por sua vez, pode ser caracterizado em diferentes processos: preliminar, primário, secundário e/ou terciário, podendo ser complementares ou não. Com base nas características dos sistemas preliminar, primário e secundário, analise as sentenças a seguir: I- O processo de tratamento preliminar é responsável pela remoção de sólidos grosseiros e areia presentes no esgoto. Tem como objetivo evitar o acúmulo de sólidos grosseiros e material inerte e abrasivo nas tubulações e demais unidades da ETE. Pode ser realizado via processos mecânicos ou físicos. II- O processo de tratamento primário é responsável em promover a sedimentação das partículas em suspensão, processo exclusivamente de ação física. III- O processo de tratamento secundário é responsável pela degradação biológica dos compostos carbonáceos. Realiza-se a redução no nível de poluição por matéria orgânica. Em alguns casos, apenas com o tratamento, se obtém valores que permitem o lançamento do efluente diretamente no corpo receptor. Assinale a alternativa CORRETA:

A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- O processo de tratamento preliminar é responsável pela remoção de sólidos grosseiros e areia presentes no esgoto. Tem como objetivo evitar o acúmulo de sólidos grosseiros e material inerte e abrasivo nas tubulações e demais unidades da ETE. Pode ser realizado via processos mecânicos ou físicos. Verdadeiro. Essa descrição está correta, pois o tratamento preliminar realmente visa remover sólidos grosseiros e pode utilizar processos mecânicos ou físicos. II- O processo de tratamento primário é responsável em promover a sedimentação das partículas em suspensão, processo exclusivamente de ação física. Verdadeiro. O tratamento primário realmente envolve a sedimentação e é um processo físico, focado na remoção de sólidos em suspensão. III- O processo de tratamento secundário é responsável pela degradação biológica dos compostos carbonáceos. Realiza-se a redução no nível de poluição por matéria orgânica. Em alguns casos, apenas com o tratamento, se obtém valores que permitem o lançamento do efluente diretamente no corpo receptor. Verdadeiro. Essa afirmação está correta, pois o tratamento secundário visa a degradação biológica e pode, em alguns casos, permitir o lançamento do efluente tratado. Diante da análise, todas as sentenças I, II e III estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: C As sentenças I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O manancial de captação (rio) apresenta grandes vazões e pequena oscilação de nível; logo, a água será captada por sistema de tomada de água. Para que não ocorram interrupções imprevistas no sistema, decorrentes de problemas na captação, especialmente devido à estrada de materiais flutuantes ou em suspensão, será dimensionado o uso de grades de barras paralelas para retirada de materiais grosseiros, telas de fios em malha para retirada de material flutuantes não contido na grade, e desarenador para remoção de partículas sedimentáveis, conforme estabelece a NBR 12213/1992. Com base nas características e funções do gradeamento, analise as sentenças a seguir: I- Geralmente, em projetos, se consideram duas grades: uma grade grosseira para retenção de materiais flutuantes ou em suspensão de maiores dimensões (> 7,5 cm); e uma grade fina para a retenção de materiais flutuantes ou em suspensão de dimensões menores (< a 7,5 cm). II- As espessuras das barras metálicas constituintes das grades para captação de água superficial costumam atender valores padronizados. III- Para a grade grosseira os valores variam entre 3/8" (0,95 cm), 7/16" (1,11 cm) ou 1/2" (1,27 cm). Já para a grade fina as dimensões são: 1/4" (0,64 cm), 5/16" (0,79 cm) ou 3/8" (0,95 cm). Assinale a alternativa CORRETA:

A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D Somente a sentença I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina