Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Diante do caso hipotético, marque a alternativa correta: Martin, recebeu um prêmio milionário da loteria, e esbanjando o valor recebido adquiriu diversos imóveis, entre eles, uma enorme propriedade rural no estado XYK. Entretanto, nos últimos anos, Martin dedicou-se a outros empreendimentos, não dando qualquer destinação produtiva à área adquirida. Martin procura um advogado para receber aconselhamento jurídico, pois está temeroso quanto ao risco de perder a propriedade rural.

A) Por interesse social, a propriedade poderá ser objeto de desapropriação, devendo ser, no entanto, respeitado o direito de Martin à indenização
B) O direito de Martin de manter suas terras deverá ser respeitado, tendo em vista que tem título jurídico de proprietário que caracteriza o seu direito adquirido.
C) A propriedade poderá ser objeto de expropriação, pois não cumpre a sua função social. Martin não terá direito à indenização, visto que deu azo ao descumprimento.
D) O direito de propriedade de Martin está cabalmente garantido, já que a desapropriação é instituto cabível somente nos casos de cultura ilegal de plantas psicotrópicas.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas no contexto do direito à propriedade e suas funções sociais. A) Por interesse social, a propriedade poderá ser objeto de desapropriação, devendo ser, no entanto, respeitado o direito de Martin à indenização. - Esta alternativa está correta, pois a desapropriação pode ocorrer por interesse social, mas o proprietário tem direito à indenização. B) O direito de Martin de manter suas terras deverá ser respeitado, tendo em vista que tem título jurídico de proprietário que caracteriza o seu direito adquirido. - Embora o direito de propriedade seja garantido, a função social da propriedade deve ser considerada, o que pode levar à desapropriação. C) A propriedade poderá ser objeto de expropriação, pois não cumpre a sua função social. Martin não terá direito à indenização, visto que deu azo ao descumprimento. - Esta alternativa é incorreta, pois mesmo em casos de desapropriação por função social, o proprietário tem direito à indenização. D) O direito de propriedade de Martin está cabalmente garantido, já que a desapropriação é instituto cabível somente nos casos de cultura ilegal de plantas psicotrópicas. - Esta alternativa é incorreta, pois a desapropriação pode ocorrer em diversas situações, não apenas em casos de cultura ilegal. Após essa análise, a alternativa correta é: A) Por interesse social, a propriedade poderá ser objeto de desapropriação, devendo ser, no entanto, respeitado o direito de Martin à indenização.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Diante do caso hipotético, marque a alternativa correta: A) O advogado quando preso em flagrante, independente do motivo, tem o direito de que a lavratura do auto de prisão em flagrante seja feita na presença de um representante da OAB. B) Antes da sentença condenatória transitada em julgada, o advogado tem o direito a ficar em prisão domiciliar, desde que o crime a que responda tenha ligação com o exercício da advocacia. C) O advogado tem direito a vista dos autos em andamento, ainda que sem procuração; se os autos estiverem arquivados, será exigida a procuração. D) É crime, tipificado no Estatuto da OAB, o desrespeito à prerrogativa de comunicação pessoal e reservada do advogado com seus clientes, quando estes estiverem presos, detidos ou recolhidos.

A) O advogado quando preso em flagrante, independente do motivo, tem o direito de que a lavratura do auto de prisão em flagrante seja feita na presença de um representante da OAB.
B) Antes da sentença condenatória transitada em julgada, o advogado tem o direito a ficar em prisão domiciliar, desde que o crime a que responda tenha ligação com o exercício da advocacia.
C) O advogado tem direito a vista dos autos em andamento, ainda que sem procuração; se os autos estiverem arquivados, será exigida a procuração.
D) É crime, tipificado no Estatuto da OAB, o desrespeito à prerrogativa de comunicação pessoal e reservada do advogado com seus clientes, quando estes estiverem presos, detidos ou recolhidos.

A respeito da conciliação e do exercício da advocacia, marque a alternativa correta: A) É papel do advogado prevenir sempre que possível a instauração de litígios, devendo estimular, a qualquer tempo, a conciliação no exercício das suas atividades. B) A conciliação deve ser estimulada pelo advogado no princípio da causa, não sendo recomendada a sua utilização posteriormente. Já que dificultaria o desempenho apropriado do instituto. C) Não há previsão legal com relação aos honorários do advogado que atua na conciliação de causas, sendo uma liberalidade entre advogado e cliente a fixação dos referidos valores. D) De acordo com o regramento legal, é prescindível a presença de advogado na audiência de mediação/conciliação, tornando-se necessária apenas quando uma das partes já estiver acompanhada de advogado.

A) É papel do advogado prevenir sempre que possível a instauração de litígios, devendo estimular, a qualquer tempo, a conciliação no exercício das suas atividades.
B) A conciliação deve ser estimulada pelo advogado no princípio da causa, não sendo recomendada a sua utilização posteriormente. Já que dificultaria o desempenho apropriado do instituto.
C) Não há previsão legal com relação aos honorários do advogado que atua na conciliação de causas, sendo uma liberalidade entre advogado e cliente a fixação dos referidos valores.
D) De acordo com o regramento legal, é prescindível a presença de advogado na audiência de mediação/conciliação, tornando-se necessária apenas quando uma das partes já estiver acompanhada de advogado.

De acordo com os casos narrados, assinale a afirmativa correta: A) Nos casos de Rafael e Jaqueline a reabilitação disciplinar se dará automaticamente após um ano do cumprimento da sanção. Já no caso de Dilson, após dois anos, será necessário requerer a reabilitação que será julgada pelo Conselho Seccional que aplicou a sanção. B) Todos poderão requerer a reabilitação após 2 anos do cumprimento da sanção, desde que apresentem prova de bom comportamento. Para tanto, deverão requerer a habilitação perante o Conselho Seccional em que possuem sua inscrição principal. C) Rafael e Jaqueline poderão requerer a reabilitação após um ano do cumprimento das sanções, mediante requerimento com a respectiva comprovação de bom comportamento. O pedido de reabilitação de Dilson, entretanto, dependerá da reabilitação criminal anterior. D) Todos poderão requerer a reabilitação após um ano, mediante provas de bom comportamento, independente da sanção disciplinar e se resultantes da prática de crime, tendo em vista que são esferas distintas de responsabilidade.

A) Nos casos de Rafael e Jaqueline a reabilitação disciplinar se dará automaticamente após um ano do cumprimento da sanção. Já no caso de Dilson, após dois anos, será necessário requerer a reabilitação que será julgada pelo Conselho Seccional que aplicou a sanção.
B) Todos poderão requerer a reabilitação após 2 anos do cumprimento da sanção, desde que apresentem prova de bom comportamento. Para tanto, deverão requerer a habilitação perante o Conselho Seccional em que possuem sua inscrição principal.
C) Rafael e Jaqueline poderão requerer a reabilitação após um ano do cumprimento das sanções, mediante requerimento com a respectiva comprovação de bom comportamento. O pedido de reabilitação de Dilson, entretanto, dependerá da reabilitação criminal anterior.
D) Todos poderão requerer a reabilitação após um ano, mediante provas de bom comportamento, independente da sanção disciplinar e se resultantes da prática de crime, tendo em vista que são esferas distintas de responsabilidade.

De acordo com o Estatuto da OAB, a atribuição da competência à seccional da Bahia está: A) Correta, pois a competência é exclusivamente do Conselho Seccional em que o advogado está inscrito. A sanção a ser aplicada nesse caso será a de advertência, em razão da menor gravidade da infração. B) Incorreta, pois a competência é exclusivamente do Conselho Seccional em cuja base territorial tenha ocorrido a infração. A sanção a ser aplicada nesse caso será a de suspensão. C) Correta, pois a competência é exclusivamente do Conselho Seccional em que o advogado está inscrito, exceto se a infração for cometida perante o Conselho Federal. A sanção a ser aplicada nesse caso será a de suspensão. D) Incorreta, pois a competência é exclusivamente do Conselho Seccional em cuja base territorial tenha ocorrido a infração. A sanção a ser aplicada nesse caso será a de censura.

A) Correta, pois a competência é exclusivamente do Conselho Seccional em que o advogado está inscrito. A sanção a ser aplicada nesse caso será a de advertência, em razão da menor gravidade da infração.
B) Incorreta, pois a competência é exclusivamente do Conselho Seccional em cuja base territorial tenha ocorrido a infração. A sanção a ser aplicada nesse caso será a de suspensão.
C) Correta, pois a competência é exclusivamente do Conselho Seccional em que o advogado está inscrito, exceto se a infração for cometida perante o Conselho Federal. A sanção a ser aplicada nesse caso será a de suspensão.
D) Incorreta, pois a competência é exclusivamente do Conselho Seccional em cuja base territorial tenha ocorrido a infração. A sanção a ser aplicada nesse caso será a de censura.

Mais conteúdos dessa disciplina