Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Vilma termina o seu relacionamento depois de anos sofrendo terror psicológico do seu companheiro Geraldo. Ele se muda, mas continua ameaçando a ex-companheira por mensagens de texto. Inconformado com a ausência de respostas de Vilma, Geraldo se desloca até sua antiga residência e causa lesões corporais leves na ex-companheira, através de chutes e socos. Considerando o caso narrado e o crime de lesão corporal leve, marque a alternativa correta:

A) Será necessária a representação de Vilma para que o Ministério Público proceda à denúncia de Geraldo pelo crime de lesão corporal.
B) Tendo em vista a exposição da intimidade da pessoa, a ação penal relativa à lesão por violência doméstica é privada personalíssima.
C) Como as lesões por Vilma foram do tipo leve, posteriormente ela poderá retratar-se quanto à sua representação, na delegacia ou em juízo.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas apresentadas em relação ao crime de lesão corporal leve no contexto da violência doméstica: A) Será necessária a representação de Vilma para que o Ministério Público proceda à denúncia de Geraldo pelo crime de lesão corporal. - Esta alternativa está correta. No caso de lesão corporal leve, a ação penal é de iniciativa privada, ou seja, depende da representação da vítima para que o Ministério Público possa agir. B) Tendo em vista a exposição da intimidade da pessoa, a ação penal relativa à lesão por violência doméstica é privada personalíssima. - Esta alternativa não está correta. Embora a violência doméstica tenha características específicas, a ação penal por lesão corporal leve não é necessariamente privada personalíssima, pois depende da representação da vítima. C) Como as lesões por Vilma foram do tipo leve, posteriormente ela poderá retratar-se quanto à sua representação, na delegacia ou em juízo. - Esta alternativa também está correta. A vítima pode, sim, retratar-se da representação, mas isso deve ser feito dentro dos limites legais. Diante da análise, a alternativa correta é a) Será necessária a representação de Vilma para que o Ministério Público proceda à denúncia de Geraldo pelo crime de lesão corporal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Diante do caso hipotético, marque a alternativa correta: A) O advogado quando preso em flagrante, independente do motivo, tem o direito de que a lavratura do auto de prisão em flagrante seja feita na presença de um representante da OAB. B) Antes da sentença condenatória transitada em julgada, o advogado tem o direito a ficar em prisão domiciliar, desde que o crime a que responda tenha ligação com o exercício da advocacia. C) O advogado tem direito a vista dos autos em andamento, ainda que sem procuração; se os autos estiverem arquivados, será exigida a procuração. D) É crime, tipificado no Estatuto da OAB, o desrespeito à prerrogativa de comunicação pessoal e reservada do advogado com seus clientes, quando estes estiverem presos, detidos ou recolhidos.

A) O advogado quando preso em flagrante, independente do motivo, tem o direito de que a lavratura do auto de prisão em flagrante seja feita na presença de um representante da OAB.
B) Antes da sentença condenatória transitada em julgada, o advogado tem o direito a ficar em prisão domiciliar, desde que o crime a que responda tenha ligação com o exercício da advocacia.
C) O advogado tem direito a vista dos autos em andamento, ainda que sem procuração; se os autos estiverem arquivados, será exigida a procuração.
D) É crime, tipificado no Estatuto da OAB, o desrespeito à prerrogativa de comunicação pessoal e reservada do advogado com seus clientes, quando estes estiverem presos, detidos ou recolhidos.

A respeito da conciliação e do exercício da advocacia, marque a alternativa correta: A) É papel do advogado prevenir sempre que possível a instauração de litígios, devendo estimular, a qualquer tempo, a conciliação no exercício das suas atividades. B) A conciliação deve ser estimulada pelo advogado no princípio da causa, não sendo recomendada a sua utilização posteriormente. Já que dificultaria o desempenho apropriado do instituto. C) Não há previsão legal com relação aos honorários do advogado que atua na conciliação de causas, sendo uma liberalidade entre advogado e cliente a fixação dos referidos valores. D) De acordo com o regramento legal, é prescindível a presença de advogado na audiência de mediação/conciliação, tornando-se necessária apenas quando uma das partes já estiver acompanhada de advogado.

A) É papel do advogado prevenir sempre que possível a instauração de litígios, devendo estimular, a qualquer tempo, a conciliação no exercício das suas atividades.
B) A conciliação deve ser estimulada pelo advogado no princípio da causa, não sendo recomendada a sua utilização posteriormente. Já que dificultaria o desempenho apropriado do instituto.
C) Não há previsão legal com relação aos honorários do advogado que atua na conciliação de causas, sendo uma liberalidade entre advogado e cliente a fixação dos referidos valores.
D) De acordo com o regramento legal, é prescindível a presença de advogado na audiência de mediação/conciliação, tornando-se necessária apenas quando uma das partes já estiver acompanhada de advogado.

De acordo com os casos narrados, assinale a afirmativa correta: A) Nos casos de Rafael e Jaqueline a reabilitação disciplinar se dará automaticamente após um ano do cumprimento da sanção. Já no caso de Dilson, após dois anos, será necessário requerer a reabilitação que será julgada pelo Conselho Seccional que aplicou a sanção. B) Todos poderão requerer a reabilitação após 2 anos do cumprimento da sanção, desde que apresentem prova de bom comportamento. Para tanto, deverão requerer a habilitação perante o Conselho Seccional em que possuem sua inscrição principal. C) Rafael e Jaqueline poderão requerer a reabilitação após um ano do cumprimento das sanções, mediante requerimento com a respectiva comprovação de bom comportamento. O pedido de reabilitação de Dilson, entretanto, dependerá da reabilitação criminal anterior. D) Todos poderão requerer a reabilitação após um ano, mediante provas de bom comportamento, independente da sanção disciplinar e se resultantes da prática de crime, tendo em vista que são esferas distintas de responsabilidade.

A) Nos casos de Rafael e Jaqueline a reabilitação disciplinar se dará automaticamente após um ano do cumprimento da sanção. Já no caso de Dilson, após dois anos, será necessário requerer a reabilitação que será julgada pelo Conselho Seccional que aplicou a sanção.
B) Todos poderão requerer a reabilitação após 2 anos do cumprimento da sanção, desde que apresentem prova de bom comportamento. Para tanto, deverão requerer a habilitação perante o Conselho Seccional em que possuem sua inscrição principal.
C) Rafael e Jaqueline poderão requerer a reabilitação após um ano do cumprimento das sanções, mediante requerimento com a respectiva comprovação de bom comportamento. O pedido de reabilitação de Dilson, entretanto, dependerá da reabilitação criminal anterior.
D) Todos poderão requerer a reabilitação após um ano, mediante provas de bom comportamento, independente da sanção disciplinar e se resultantes da prática de crime, tendo em vista que são esferas distintas de responsabilidade.

De acordo com o Estatuto da OAB, a atribuição da competência à seccional da Bahia está: A) Correta, pois a competência é exclusivamente do Conselho Seccional em que o advogado está inscrito. A sanção a ser aplicada nesse caso será a de advertência, em razão da menor gravidade da infração. B) Incorreta, pois a competência é exclusivamente do Conselho Seccional em cuja base territorial tenha ocorrido a infração. A sanção a ser aplicada nesse caso será a de suspensão. C) Correta, pois a competência é exclusivamente do Conselho Seccional em que o advogado está inscrito, exceto se a infração for cometida perante o Conselho Federal. A sanção a ser aplicada nesse caso será a de suspensão. D) Incorreta, pois a competência é exclusivamente do Conselho Seccional em cuja base territorial tenha ocorrido a infração. A sanção a ser aplicada nesse caso será a de censura.

A) Correta, pois a competência é exclusivamente do Conselho Seccional em que o advogado está inscrito. A sanção a ser aplicada nesse caso será a de advertência, em razão da menor gravidade da infração.
B) Incorreta, pois a competência é exclusivamente do Conselho Seccional em cuja base territorial tenha ocorrido a infração. A sanção a ser aplicada nesse caso será a de suspensão.
C) Correta, pois a competência é exclusivamente do Conselho Seccional em que o advogado está inscrito, exceto se a infração for cometida perante o Conselho Federal. A sanção a ser aplicada nesse caso será a de suspensão.
D) Incorreta, pois a competência é exclusivamente do Conselho Seccional em cuja base territorial tenha ocorrido a infração. A sanção a ser aplicada nesse caso será a de censura.

Mais conteúdos dessa disciplina