Logo Passei Direto
Buscar
Qual o tipo de argumento mais utilizado na escrita de texto cujo estilo seja a dissertação científica? a. Argumento por comparação. b. Argumento por causa e consequência. c. Argumento por exemplificação. d. Argumento de autoridade. e. Argumento por comprovação.
User badge image
ROSANGELA BASTOS DE SOUZA

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta sobre o tipo de argumento mais utilizado na dissertação científica, vamos analisar as opções: a) Argumento por comparação - Este tipo de argumento é útil, mas não é o mais comum em dissertações científicas. b) Argumento por causa e consequência - Este argumento é relevante, mas não é o mais frequente em textos científicos. c) Argumento por exemplificação - Embora seja utilizado, não é o principal em dissertações científicas. d) Argumento de autoridade - Este argumento é importante, mas não é o mais utilizado. e) Argumento por comprovação - Este é o tipo de argumento mais utilizado em dissertações científicas, pois se baseia em evidências e dados que comprovam as afirmações feitas. Portanto, a alternativa correta é: e) Argumento por comprovação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analise a imagem e leia o texto a seguir para responder à questão. Texto 1 João Pessoa às 6h da manhã. No calçadão, pessoas fazem atividade física. Na areia da praia, uma mulher lê um livro. No mar, um homem mergulha, enquanto seus pertences ficam largados na areia. No céu, o sol está a pino. Assinale a alternativa que represente a classificação do carácter dos dois textos (imagem e texto)
a. Crônica.
b. Narrativo.
c. Descritivo.
d. Dissertativo.
e. Descritivo e narrativo.

Na escrita também é preciso ter cuidado, por isso a coesão e a coerência merecem atenção especial. Primeiro, pelo fato de o autor não ter a oportunidade de conversar com o leitor caso este tenha dúvidas; segundo, porque um texto bem escrito é aquele que consegue passar a mensagem de modo a não gerar dúvidas ao leitor. Com base nessa afirmação, leia o texto a seguir. Texto: Lista de convidados para festa do meu aniversário: - João da Silva - José Gregório e esposa - Alberto D’Onofrio - Tereza Mardin e noivo - Cecília Machado . . . - Tios, tias e primos - Meus irmãos. Fonte: KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Editora Contexo, 2011, p. 22. (fragmento – para fins pedagógicos) Assinale a alternativa que apresenta afirmacoes corretas quanto ao texto.
a. A sequência de nomes seria um amontoado aleatório se não constituísse uma lista de convidados para uma festa o que os relaciona, criando uma unidade.
b. A sequência de nomes é um amontoado aleatório, ainda que constitua uma lista de convidados para uma festa, não há uma unidade, tampouco coerência textual.
c. É possível afirmar que o texto tem coerência, mas não faz sentido por não ter um narrador.
d. O texto apresenta coerência e podemos classificá-lo como um texto narrativo.
e. O texto não apresenta coerência, uma vez que os nomes estão dispersos e não forma uma unidade textual.

Qual tipo de argumento também é bastante utilizado nas dissertações científicas, em que se buscam dados em pesquisas que comprovem seus argumentos, utilizando gráficos, tabelas ou apenas números que enfatizam esses dados?
a. Argumento por comprovação.
b. Argumento por causa e consequência.
c. Argumento por comparação.
d. Argumento de autoridade.
e. Argumento por exemplificação.

Leia as alternativas a seguir referentes ao contexto de produção de um texto. I) É preciso levar em consideração o fato de que um texto pode ser lido em um lugar e tempo muito distantes daquele em que foi produzido. II) É preciso levar em consideração o fato de que um texto não pode ser reescrito de muitas formas para atender a tipos diferentes de leitor. III) É preciso levar em consideração o fato de que um texto pode ser reescrito de diversas formas para atender a diferentes leitores. IV) É preciso levar em consideração o fato de que um texto não pode ser lido num lugar e tempo distante, pois ele não fará sentido devido ao contexto histórico em que ele foi escrito na época. As afirmativas corretas são:
a. Somente a II e a III.
b. Somente a I e a II.
c. Todas estão corretas.
d. Somente a III e a IV.
e. Somente a I e a III.

Leia o texto a seguir para responder à questão. [...] as práticas de leitura se desenvolvem em aprendizagens culturais das quais os sujeitos se apropriam como parte de sua identidade (BALTAR et al, 2011, p. 123). Com base no texto e no que você estudou ao longo da disciplina, a leitura de um livro impresso, de um/uma jornal/notícia ou qualquer outro texto também exige de você alguns conhecimentos prévios para que seja realizada com sucesso.
De acordo com a afirmação, assinale a alternativa correta.
a. O sujeito para ter melhor desempenho de leitura precisa ler, ir ao cinema, ir ao teatro, ir ao museu, precisa ler notícias para saber o que está acontecendo no mundo, isto é, precisa ampliar seu reportório cultural e de vivência.
b. As práticas de leitura se desenvolvem em aprendizagens na Educação Básica. O sujeito que teve um bom ensino consegue ter bom resultado nos estudos, logo, tem destaque na escrita e na fala.
c. Para que se faça uma leitura completa e que ela seja realizada com sucesso, precisa-se apenas saber ler e escrever.
d. O sujeito precisa apenas fazer a leitura de livros para adquirir um conhecimento amplo, são eles que contribuem para o sujeito ter um bom desempenho de leitura, pois os livros abrem as portas para um outro mundo.
e. Quanto mais acesso às mídias sociais, maior é a nossa percepção de mundo, pois as informações ali são rápidas, muitas vezes ficamos sabendo de um fato antes de ele sair em um jornal: é o que chamamos de conhecimento prévio.

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir. Podemos conceituar __________ como o fenômeno que diz respeito ao modo como os elementos linguísticos presentes na superfície textual se encontram interligados entre si, por meio de recursos também linguísticos, formando sequência veiculadoras de sentidos.
a. A dissertação científica.
b. O gênero discursivo/textual.
c. A resenha.
d. A coerência.
e. A coesão.

Leia o texto a seguir para responder à questão. Texto I Texto II “Meu quarto. A melhor coisa que havia ali era a cama. Gostava de ficar ali deitado por horas, mesmo durante o dia, com as cobertas puxadas até o queixo. Era bom ficar ali, nada acontecia por ali, nenhuma pessoa, nada”. (Charles Bukowski) Os diferentes modos de se construir sentido ultrapassam as disposições e junções das palavras. Às vezes, é preciso considerar diversos tipos de textos/linguagens para conseguir compreender uma mensagem. Nesse sentido, os textos 1 e 2 dialogam entre eles. A partir dessa informação, é correto afirmar que:
a. Só é retratada a felicidade, retratada como refúgio no texto 1, pois no texto 2, o escritor faz questão de mostrar o vazio presente no quarto.
b. Tanto o pintor quanto o escritor estavam numa fase de depressão, isso é constatado por meio de suas obras que passam tristeza, um vazio.
c. Ambos os quartos representam um lugar de refúgio, de alegria. No texto 1, do quarto de Van Gogh, podemos constatar essa alegria, esse refúgio pelas cores vibrantes e pelo cuidado, pois há uma organização e uma decoração. Já no texto 2, do texto, podemos perceber essa alegria, esse refúgio por meio das palavras do eu-lírico.
d. Não há intertextualidade em ambos os textos.
e. O texto I e II retratam a simplicidade dos quartos, não há muito o que dizer sobre eles, a única interpretação é que não havia felicidade em ambos.

Depois de você ter estudado o que é compreender e interpretar um texto, apresente uma discussão diferenciando os dois termos, apresentando exemplos. Seu texto deve ter 10 linhas.