Logo Passei Direto
Buscar
Compare os enunciados abaixo, depois assinale a alternativa que contempla a análise correta acerca deles.

(A) As frases II, III e IV são reescrituras da frase I que não alteram seu sentido nem provocam prejuízo gramatical ao enunciado, uma vez que “todo” e “inteiro” têm o mesmo sentido nesse contexto.
(B) Nas frases II e III, a palavra “todo” equivale a “qualquer”, portanto é, morfologicamente, um pronome indefinido e forma um par semântico com a palavra “todo” da frase IV.
(C) As palavras que constituem o sujeito das frases I e II formam um par semântico, nesse contexto, e as que formam o sujeito das frases III e IV formam outro par semântico entre si.
(D) Apenas o conjunto de palavras que constitui o sujeito da frase I (O mundo inteiro /Todo mundo) tem sentido diferente do conjunto que constitui o sujeito dos demais.
User badge image
ServicoSocializando

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada enunciado: (A) As frases II, III e IV são reescrituras da frase I que não alteram seu sentido nem provocam prejuízo gramatical ao enunciado, uma vez que “todo” e “inteiro” têm o mesmo sentido nesse contexto. Essa afirmativa pode ser verdadeira, dependendo do contexto das frases, mas não podemos afirmar com certeza sem conhecer as frases II, III e IV. (B) Nas frases II e III, a palavra “todo” equivale a “qualquer”, portanto é, morfologicamente, um pronome indefinido e forma um par semântico com a palavra “todo” da frase IV. Essa afirmativa parece confusa, pois "todo" e "qualquer" não são sinônimos em todos os contextos. Portanto, essa afirmativa pode ser falsa. (C) As palavras que constituem o sujeito das frases I e II formam um par semântico, nesse contexto, e as que formam o sujeito das frases III e IV formam outro par semântico entre si. Essa afirmativa pode ser verdadeira, mas depende do conteúdo das frases. (D) Apenas o conjunto de palavras que constitui o sujeito da frase I (O mundo inteiro / Todo mundo) tem sentido diferente do conjunto que constitui o sujeito dos demais. Essa afirmativa pode ser verdadeira, mas novamente depende do conteúdo das frases. Sem conhecer o conteúdo exato das frases II, III e IV, é difícil determinar qual alternativa é a correta. No entanto, se considerarmos que a análise deve ser feita com base em pares semânticos e a equivalência de sentido, a alternativa que parece mais plausível é a (C), pois sugere uma relação semântica entre os sujeitos. Portanto, a alternativa que pode ser considerada correta, dependendo do contexto, é: C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina