Logo Passei Direto
Buscar
Nos excertos retirados abaixo, todas as orações apresentam a mesma função sintática, EXCETO

(A) É assim que ele se refere ao momento da História em que vivemos.
(B) [...] falou também sobre temas que começou a estudar recentemente, mas são muito caros aos brasileiros: tráfico de drogas, favelas e violência policial.
(C) Relações cujos encantos você nunca conhecerá a menos que pratique.
(D) E todos estamos conscientes de que os recursos planetários serão incapazes de sustentar a nossa filosofia [...]
(E) [...] enquanto eles te trouxerem satisfação e os substitua por outros que prometem ainda mais satisfação.
User badge image
ServicoSocializando

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para resolver essa questão, precisamos analisar a função sintática de cada uma das orações apresentadas nas alternativas. (A) "É assim que ele se refere ao momento da História em que vivemos." - Aqui, a oração "em que vivemos" funciona como uma oração adjetiva, explicando "momento da História". (B) "[...] falou também sobre temas que começou a estudar recentemente, mas são muito caros aos brasileiros: tráfico de drogas, favelas e violência policial." - A oração "que começou a estudar recentemente" é uma oração adjetiva, referindo-se a "temas". (C) "Relações cujos encantos você nunca conhecerá a menos que pratique." - A oração "a menos que pratique" é uma oração adverbial condicional. (D) "E todos estamos conscientes de que os recursos planetários serão incapazes de sustentar a nossa filosofia [...]" - A oração "de que os recursos planetários serão incapazes de sustentar a nossa filosofia" é uma oração substantiva, funcionando como complemento do adjetivo "conscientes". (E) "[...] enquanto eles te trouxerem satisfação e os substitua por outros que prometem ainda mais satisfação." - A oração "enquanto eles te trouxerem satisfação" é uma oração adverbial temporal. Analisando as funções sintáticas, percebemos que a maioria das orações (A, B, C e E) apresenta uma função adjetiva ou adverbial, enquanto a alternativa (D) apresenta uma função substantiva. Portanto, a alternativa que não apresenta a mesma função sintática que as demais é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analise o período composto a seguir: “Relações cujos encantos você nunca conhecerá a menos que pratique.”. A locução conjuntiva nesse trecho estabelece uma relação semântica entre as orações cuja ideia explicitada é

(A) Conclusão
(B) Consequência
(C) Condição
(D) Proporção
(E) Concessão

Mais conteúdos dessa disciplina