Logo Passei Direto
Buscar
U. E. Maringá-PR Assinale o que for correto sobre o planeta Terra e a sua representação cartográfica, recorrendo às figuras, quando necessário. 01) Na figura 1, o satélite imageador, percorrendo a órbita S, poderá registrar imagens de todos os pontos do planeta, sem alteração da sua órbita, devido ao movimento de rotação da Terra. 02) Pelo fato de os movimentos de rotação da Lua e de sua translação ao redor da Terra terem a mesma duração, esse satélite apresenta sempre a mesma face voltada para o nosso planeta. 04) O Plenilúnio corresponde à fase em que a Lua se encontra entre o Sol e a Terra. Nessa fase, podem ocorrer os eclipses lunares, que resultam na projeção do cone de sombra da Lua sobre a Terra. 08) Com base no que sabemos sobre a inclinação do eixo terrestre, em combinação como o movimento de translação da Terra, apenas em dois dias no ano – um dia no mês de março e outro no mês de setembro – os dois hemisférios terrestres podem receber, em teoria, a mesma quantidade de energia solar. Esses dias correspondem aos equinócios, sendo a duração do dia igual à duração da noite. 16) A projeção I, na figura 2, que corresponde à cilíndrica de Mercator, tende a deformar as áreas localizadas nas altas latitudes, fazendo que essas áreas pareçam maiores do que são. 32) A projeção II, na figura 2, é do tipo zimutal, sendo que, na ilustração, o plano tem o seu ponto central tangente ao pólo. Nesse tipo de representação, as áreas próximas ao ponto de tangência sofrem menor deformação, mas essa deformação cresce à medida que aumenta a distância do ponto central. 64) A projeção III, na figura 2, corresponde à projeção denominada cônica. Nela, os paralelos convergem para um ponto central e as latitudes são representadas por linhas concêntricas. Esse tipo de projeção não gera deformações aparentes. Dê como resposta, a soma das alternativas corretas.

User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada uma das afirmativas: 01) Na figura 1, o satélite imageador, percorrendo a órbita S, poderá registrar imagens de todos os pontos do planeta, sem alteração da sua órbita, devido ao movimento de rotação da Terra. Falso. Um satélite em órbita geossíncrona não consegue registrar todos os pontos da Terra sem mudar sua órbita. 02) Pelo fato de os movimentos de rotação da Lua e de sua translação ao redor da Terra terem a mesma duração, esse satélite apresenta sempre a mesma face voltada para o nosso planeta. Verdadeiro. Isso é conhecido como rotação sincrônica da Lua. 04) O Plenilúnio corresponde à fase em que a Lua se encontra entre o Sol e a Terra. Nessa fase, podem ocorrer os eclipses lunares, que resultam na projeção do cone de sombra da Lua sobre a Terra. Falso. O Plenilúnio é a fase cheia da Lua, quando a Lua está oposta ao Sol, e os eclipses lunares ocorrem nessa fase, mas a descrição está confusa. 08) Com base no que sabemos sobre a inclinação do eixo terrestre, em combinação com o movimento de translação da Terra, apenas em dois dias no ano – um dia no mês de março e outro no mês de setembro – os dois hemisférios terrestres podem receber, em teoria, a mesma quantidade de energia solar. Esses dias correspondem aos equinócios, sendo a duração do dia igual à duração da noite. Verdadeiro. Essa descrição está correta. 16) A projeção I, na figura 2, que corresponde à cilíndrica de Mercator, tende a deformar as áreas localizadas nas altas latitudes, fazendo que essas áreas pareçam maiores do que são. Verdadeiro. A projeção de Mercator realmente distorce áreas em altas latitudes. 32) A projeção II, na figura 2, é do tipo zimutal, sendo que, na ilustração, o plano tem o seu ponto central tangente ao pólo. Nesse tipo de representação, as áreas próximas ao ponto de tangência sofrem menor deformação, mas essa deformação cresce à medida que aumenta a distância do ponto central. Verdadeiro. Essa descrição está correta. 64) A projeção III, na figura 2, corresponde à projeção denominada cônica. Nela, os paralelos convergem para um ponto central e as latitudes são representadas por linhas concêntricas. Esse tipo de projeção não gera deformações aparentes. Falso. A projeção cônica gera deformações, especialmente nas áreas mais distantes do ponto de tangência. Agora, somando as alternativas corretas: - 02 (Verdadeiro) - 08 (Verdadeiro) - 16 (Verdadeiro) - 32 (Verdadeiro) Portanto, a soma das alternativas corretas é: 2 + 8 + 16 + 32 = 58.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

6. UFCE A compreensão e o uso das coordenadas geográficas são de importância fundamental na cartografia. A esse respeito, responda: a) O que são coordenadas geográficas? b) Qual a sua utilização no estudo do espaço geográfico?

9. UFGO O sistema de coordenadas geográficas, adotado atualmente como uma convenção mundial, foi concebido na Grécia Antiga e visava a facilitar a localização de qualquer ponto na esfera terrestre, a partir do cruzamento entre um paralelo e um meridiano. Considerando-se as características desse sistema, uma cidade fictícia, com coordenadas iguais a 7° 00’ de longitude Leste e 6° 50’ de latitude Sul, estaria localizada à:

( ) 5° 20’ ao norte da latitude 12° 10’ Sul.
( ) 15° 30’ a leste da longitude 7° 30’ Leste.
( ) 6° 10’ ao sul da latitude 13° 00’ Sul.
( ) 8° 30’ a oeste da longitude 15° 30’ leste.

Mais conteúdos dessa disciplina