Logo Passei Direto
Buscar
Em alguns casos, as organelas celulares podem transformar-se e perder a funcionalidade, como acontece com os cloroplastos. Em plantas com alta atividade de fotossíntese, mas com crescimento paralisado e sem drenos ativos (como flores e frutos), os cloroplastos podem dar origem a

A. Protoplastos ― células vegetais desprovidas de parede celular.
B. Amiloplastos ― organelas em que ocorre acúmulo de amido.
C. Proplastos ― organelas imaturas que dão origem a cloroplastos.
D. Cromoplastos ― organelas em que ocorre acúmulo de pigmentos.
User badge image
Matematicamente

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas apresentadas: A. Protoplastos ― células vegetais desprovidas de parede celular. - Protoplastos são células vegetais que perderam a parede celular, mas não são o resultado da transformação dos cloroplastos. B. Amiloplastos ― organelas em que ocorre acúmulo de amido. - Amiloplastos são organelas que armazenam amido, mas não são diretamente formados a partir de cloroplastos. C. Proplastos ― organelas imaturas que dão origem a cloroplastos. - Proplastos são organelas precursoras dos cloroplastos, mas a questão fala sobre cloroplastos que se transformam. D. Cromoplastos ― organelas em que ocorre acúmulo de pigmentos. - Cromoplastos são organelas que contêm pigmentos e podem se originar de cloroplastos, especialmente em plantas que não estão realizando fotossíntese ativamente. Diante da análise, a alternativa correta é: D. Cromoplastos ― organelas em que ocorre acúmulo de pigmentos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Embora a planta dependa da fisiologia integrada de seus tecidos para sobreviver a períodos de seca, um deles possui maior importância nessas condições. Assinale o nome desse tecido:

a) Floema.
b) Xilema.
c) Colênquima.
d) Epiderme.

Em uma cidade no interior do Estado de São Paulo, a atividade dos jardineiros da prefeitura é menor em determinada estação do ano: a grama e os arbustos dos jardins têm o crescimento reduzido, exigindo menos podas. a) Cite a estação do ano em que ocorre essa redução de crescimento e a caracterize com relação à pluviosidade e à temperatura. b) Cite um outro fator ambiental característico dessa estação do ano e explique como esse fator contribui para que a grama e os arbustos tenham o crescimento reduzido.

Considere duas plantas de mesma espécie e porte, mantidas sob iluminação natural e condições ideais de irrigação, uma delas no hemisfério norte, sobre o trópico de Câncer, e a outra em mesma latitude e altitude, mas no hemisfério sul, sobre o trópico de Capricórnio. Considerando os períodos de claro e escuro nos dias referentes aos equinócios e solstícios, é correto afirmar que:
(A) no solstício de verão no hemisfério norte, a planta nesse hemisfério passará mais horas fazendo fotossíntese que respirando.
(B) no solstício de verão no hemisfério sul, a planta nesse hemisfério passará mais horas fazendo fotossíntese que a planta no hemisfério norte.
(C) no equinócio de primavera, as plantas passarão maior número de horas fazendo fotossíntese que quando no equinócio de outono.
(D) no equinócio, as plantas passarão 24 horas fazendo fotossíntese e respirando, concomitantemente, enquanto no solstício passarão mais horas respirando que em atividade fotossintética.
(E) no equinócio, cada uma das plantas passará 12 horas fazendo fotossíntese e 12 horas respirando.

Em 1675, o biólogo Italiano Marcello Malpighi (1628-1694) realizou uma experiência básica e fundamental para que ocorresse uma elucidação posterior sobre o fluxo de seivas bruta e elaborada nas plantas vasculares. Nos três casos abaixo desconsidere proliferação de doenças e/ou ataque de pragas e responda:

a) Caso ocorra uma retirada de casca em torno de todo o tronco principal de uma arbórea na altura do peito (cerca de 1,5 metros do solo), processo denominado anelamento, o que acontece em termos de condução de seivas e manutenção da vida desta planta?
Condução de seivas:
Manutenção da vida:
b) Caso nessa mesma árvore esse anelamento ocorra apenas em um ramo lateral e não no tronco principal, responda às mesmas questões:
Condução de seivas:
Manutenção da vida:
c) Caso estipulemos um anelamento de 3cm de profundidade à altura do peito em um estipe (caule de palmeira) com 20cm de diâmetro, responda às mesmas questões:
Condução de seivas:
Manutenção da vida:


Mais conteúdos dessa disciplina