Logo Passei Direto
Buscar
O que é Conselho Escolar?

A - Órgão de representação da comunidade educativa, tendo seu representante legal a direção escolar.
B-Instância colegiada de natureza deliberativa e consultiva formada somente por administração escolar e funcionários.
C- Instância colegiada, que deve contar com a participação de representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar e local.
D- Organização estudantil tendo seu maior atributo a elaboração de projetos para festas escolares.
User badge image
Questões para o Sucesso

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à pergunta sobre o que é o Conselho Escolar, vamos analisar as alternativas: A - Órgão de representação da comunidade educativa, tendo seu representante legal a direção escolar. Essa opção menciona a representação, mas não abrange a participação de todos os segmentos da comunidade escolar. B - Instância colegiada de natureza deliberativa e consultiva formada somente por administração escolar e funcionários. Essa opção é restritiva, pois não inclui a participação de outros segmentos da comunidade escolar. C - Instância colegiada, que deve contar com a participação de representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar e local. Essa opção é a mais completa, pois destaca a importância da participação de diversos representantes da comunidade escolar. D - Organização estudantil tendo seu maior atributo a elaboração de projetos para festas escolares. Essa opção não descreve corretamente o Conselho Escolar, que tem um papel mais amplo e não se limita a festas escolares. A alternativa correta é: C - Instância colegiada, que deve contar com a participação de representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar e local.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
details

Libere essa resposta sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com o Parecer CEE 77/98, está CORRETO o que se afirma sobre as escolas mantidas pelo Poder Público Estadual:

A) As escolas mantidas pelo Poder Público Estadual e administradas pela Secretaria de Estado da Educação, com base nos dispositivos constitucionais vigentes, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente, respeitadas as normas regimentais básicas aqui estabelecidas, reger-se-ão por regimento próprio a ser elaborado pela unidade escolar. As unidades escolares ministram ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos e educação profissional, e denominam-se Escolas Estaduais, acrescidas do nome de seu patronímico e administradas em parceria com as Prefeituras.
B) As escolas mantidas pelo Poder Público Estadual e administradas pela Secretaria de Estado da Educação, com base nos dispositivos constitucionais vigentes, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente, respeitadas as normas regimentais básicas aqui estabelecidas, reger-se-ão por regimento próprio a ser elaborado pela unidade escolar. As unidades escolares ministram ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos e educação profissional, e denominam-se Escolas Estaduais, acrescidas do nome de seu patronímico e administradas em parceria com a União.
C) As escolas mantidas pelo Poder Público Estadual e administradas pela Secretaria de Estado da Educação, com base nos dispositivos constitucionais vigentes, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente, respeitadas as normas regimentais básicas aqui estabelecidas, reger-se-ão por regimento próprio a ser elaborado pela unidade escolar. As unidades escolares ministram ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos e educação profissional, e denominam-se Escolas Estaduais, acrescidas do nome de seu patronímico e administradas em conjunto com parcerias público-privadas.
D) As escolas mantidas pelo Poder Público Estadual e administradas pela Secretaria de Estado da Educação, com base nos dispositivos constitucionais vigentes, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente, respeitadas as normas regimentais básicas aqui estabelecidas, reger-se-ão por regimento próprio a ser elaborado pela unidade escolar. As unidades escolares ministram ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos e educação profissional, e denominam-se Escolas Estaduais, acrescidas do nome de seu patronímico e administradas em parceria com a rede privada.
E) As escolas mantidas pelo Poder Público Estadual e administradas pela Secretaria de Estado da Educação, com base nos dispositivos constitucionais vigentes, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente, respeitadas as normas regimentais básicas aqui estabelecidas, reger-se-ão por regimento próprio a ser elaborado pela unidade escolar. As unidades escolares ministram ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos e educação profissional, e denominam-se Escolas Estaduais, acrescidas do nome de seu patronímico.

Mais conteúdos dessa disciplina