Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Sobre a situação narrada, assinale a afirmativa correta.

A A ação indenizatória não poderá ser ajuizada em face do Estado Ômega, na medida em que o fato ocorreu no território do Estado Alfa.
B A ação deverá ser ajuizada em face da União, que é competente para promover a segurança pública.
C Há legitimidade passiva do Estado Ômega, considerando que Márcio tinha a posse de uma arma da corporação, em decorrência da qualidade de agente público.
D O Estado Ômega deve responder civilmente pela conduta de Márcio, já que o ordenamento jurídico pátrio adotou a teoria do risco integral.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para analisar as alternativas, precisamos considerar os princípios do direito administrativo e a responsabilidade civil do Estado. A) A ação indenizatória não poderá ser ajuizada em face do Estado Ômega, na medida em que o fato ocorreu no território do Estado Alfa. - Essa afirmativa pode ser verdadeira, mas não necessariamente impede a ação, pois a responsabilidade pode ser atribuída ao Estado onde o agente público atua. B) A ação deverá ser ajuizada em face da União, que é competente para promover a segurança pública. - Essa afirmativa não é correta, pois a responsabilidade pode ser do Estado onde o agente público atua, não necessariamente da União. C) Há legitimidade passiva do Estado Ômega, considerando que Márcio tinha a posse de uma arma da corporação, em decorrência da qualidade de agente público. - Essa afirmativa é correta, pois o Estado pode ser responsabilizado pelas ações de seus agentes quando estes agem no exercício de suas funções. D) O Estado Ômega deve responder civilmente pela conduta de Márcio, já que o ordenamento jurídico pátrio adotou a teoria do risco integral. - Essa afirmativa é verdadeira, mas a teoria do risco integral não é a única que se aplica, e a responsabilidade pode depender do contexto. Analisando as alternativas, a mais correta e direta é a C, pois reconhece a legitimidade passiva do Estado Ômega em relação à conduta de um agente público que estava no exercício de suas funções. Portanto, a resposta correta é: C) Há legitimidade passiva do Estado Ômega, considerando que Márcio tinha a posse de uma arma da corporação, em decorrência da qualidade de agente público.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Acerca da responsabilidade civil do Estado pelo fato ocorrido no estabelecimento prisional, assinale a afirmativa correta.
A) Não estão presentes os elementos configuradores da responsabilidade civil do Estado, porque está presente o fato exclusivo de terceiro, que rompe o nexo de causalidade, independentemente da possibilidade de o Estado atuar para evitar o dano.
B) Não estão presentes os elementos configuradores da responsabilidade civil do Estado, porque não existe a causalidade necessária entre a conduta de agentes do Estado e o dano ocorrido no estabelecimento estatal.
C) Estão presentes os elementos configuradores da responsabilidade civil do Estado, porque o ordenamento jurídico brasileiro adota, na matéria, a teoria do risco integral.
D) Estão presentes os elementos configuradores da responsabilidade civil do Estado, porque o poder público tem o dever jurídico de proteger as pessoas submetidas à custódia de seus agentes e estabelecimentos.

Mais conteúdos dessa disciplina