Logo Passei Direto
Buscar
Diante da situação hipotética e com base no Estatuto da Pessoa Idosa, assinale a afirmativa correta.

(A) A legislação vigente não impõe o dever de prestar alimentos a favor dos pais, de sorte que João e Tina não podem ser obrigados a prestar alimentos para Cândido Silva.
(B) A legislação vigente reconhece o dever dos filhos de prestar alimentos aos seus pais, mas impõe que a obrigação seja suportada por todos os filhos, em igual proporção.
(C) A obrigação alimentar de João e Tina a favor de seu pai é solidária, mas Cândido poderá optar por requerer alimentos de apenas um deles.
(D) Tina, independentemente da sua situação financeira, será exonerada de eventual obrigação alimentar a favor de Cândido se provar que ele é o culpado pela má relação que mantiveram ao longo da vida.
(E) Considerando a situação financeira de João e a recusa de Tina, o poder público deverá prover o sustento de Cândido.
User badge image
Desvendando com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas com base no Estatuto da Pessoa Idosa e na legislação sobre a obrigação de prestar alimentos: (A) A legislação vigente não impõe o dever de prestar alimentos a favor dos pais, de sorte que João e Tina não podem ser obrigados a prestar alimentos para Cândido Silva. - Incorreta, pois a legislação impõe sim o dever de prestar alimentos aos pais. (B) A legislação vigente reconhece o dever dos filhos de prestar alimentos aos seus pais, mas impõe que a obrigação seja suportada por todos os filhos, em igual proporção. - Correta, pois a obrigação alimentar é solidária entre os filhos, mas não necessariamente em igual proporção, dependendo da situação de cada um. (C) A obrigação alimentar de João e Tina a favor de seu pai é solidária, mas Cândido poderá optar por requerer alimentos de apenas um deles. - Correta, pois a obrigação é solidária e o credor pode escolher de quem cobrar. (D) Tina, independentemente da sua situação financeira, será exonerada de eventual obrigação alimentar a favor de Cândido se provar que ele é o culpado pela má relação que mantiveram ao longo da vida. - Incorreta, pois a obrigação alimentar não é extinta por questões de relacionamento. (E) Considerando a situação financeira de João e a recusa de Tina, o poder público deverá prover o sustento de Cândido. - Incorreta, pois o poder público só deve intervir se não houver possibilidade de os filhos prestarem alimentos. Dentre as opções, a mais correta é a (C), pois reflete a natureza solidária da obrigação alimentar. Portanto, a resposta correta é: (C).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina