Logo Passei Direto
Buscar
928. (FUVEST/2014) A ideia de ocupação do continente pelo povo americano teve também raízes populares, no senso comum e também em fundamentos religiosos. O sonho de estender o princípio da “união” até o Pacífico foi chamado de “Destino Manifesto”. A concepção de “Destino Manifesto”, cunhada nos Es- tados Unidos da década de 1840,

a) difundiu a ideia de que os norte-americanos eram um povo eleito e contribuiu para justificar o desbravamento de fronteiras e a expansão em direção ao Oeste.
b) tinha origem na doutrina judaica e enfatizava que os ho- mens deviam temer a Deus e respeitar a todos os seme- lhantes, independentemente de sua etnia ou posição social.
c) baseava-se no princípio do multiculturalismo e impediu a propagação de projetos ou ideologias racistas no Sul e no Norte dos Estados Unidos.
d) derivou de princípios calvinistas e rejeitava a valorização do individualismo e do aventureirismo nas campanhas mili- tares de conquista territorial, privilegiando as ações coorde- nadas pelo Estado.
e) defendia a necessidade de se preservar a natureza e im- pediu o prosseguimento das guerras contra indígenas, na conquista do Centro e do Oeste do território norte-ameri- cano.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as alternativas sobre o "Destino Manifesto": a) Difundiu a ideia de que os norte-americanos eram um povo eleito e contribuiu para justificar o desbravamento de fronteiras e a expansão em direção ao Oeste. - Esta opção está correta, pois o "Destino Manifesto" realmente defendia a ideia de que os americanos tinham uma missão divina de expandir seu território e civilização. b) Tinha origem na doutrina judaica e enfatizava que os homens deviam temer a Deus e respeitar a todos os semelhantes, independentemente de sua etnia ou posição social. - Esta opção não é correta, pois o "Destino Manifesto" não se baseava na doutrina judaica e não enfatizava o respeito universal. c) Baseava-se no princípio do multiculturalismo e impediu a propagação de projetos ou ideologias racistas no Sul e no Norte dos Estados Unidos. - Esta opção é incorreta, já que o "Destino Manifesto" não promovia o multiculturalismo e, na verdade, muitas vezes justificava ideologias racistas. d) Derivou de princípios calvinistas e rejeitava a valorização do individualismo e do aventureirismo nas campanhas militares de conquista territorial, privilegiando as ações coordenadas pelo Estado. - Esta opção não é correta, pois o "Destino Manifesto" estava mais alinhado com o individualismo e o espírito aventureiro da época. e) Defendia a necessidade de se preservar a natureza e impediu o prosseguimento das guerras contra indígenas, na conquista do Centro e do Oeste do território norte-americano. - Esta opção é incorreta, pois o "Destino Manifesto" não defendia a preservação da natureza e, na verdade, justificava as guerras contra os indígenas. Portanto, a alternativa correta é: a).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

924. (Mackenzie SP/2016) “Está em vossas mãos, meus concidadãos insatisfeitos, e não nas minhas, a questão da Guerra Civil. (...) vós não tendes nenhum juramento firmado no céu para destruir o governo, enquanto eu tenho um mais solene que é o de protegê-lo, preservá-lo e defendê-lo (...) Não devemos romper nossos laços de amizade, embora a paixão os tenha perturbado”. (Abraham Lincoln, 4 de março de 1861) Na parte do discurso acima, pronunciado por Lincoln ao tomar posse como presidente dos Estados Unidos, podemos identificar que

a) por “cidadãos insatisfeitos”, ele queria referir-se aos nor- tistas que se encontravam bastante contrariados com a po- lítica econômica protecionista defendida pelos sulistas.
b) o principal apelo de Lincoln é em favor da paz entre os Estados que compõem a nação norte-americana, pois ele era contrário a qualquer conflito armado.
c) os nortistas não possuíam motivos de insatisfação; pois após a independência, passaram a usufruir de grandes be- nefícios políticos e econômicos.
d) os principais pontos de conflito que romperam os “laços de amizade” foram a questão sobre a tarifa protecionista a respeito das importações e a questão sobre a abolição do trabalho escravo, defendidas pelos nortistas.
e) os sulistas se opunham aos nortistas na questão do acesso às terras conquistadas na “ Marcha para o Oeste”, pois reivindicavam que o acesso às mesmas deveria se res- tringir aos fazendeiros do Sul.

Mais conteúdos dessa disciplina