Logo Passei Direto
Buscar
929. (UEA AM/2014) A expressão Destino Manifesto foi empregada pela imprensa e pelo governo norte-ameri- cano, no século XIX, como uma justificativa para a ex- pansão territorial dos Estados Unidos para o Oeste. Posteriormente, essa expressão transformou-se em

a) uma política de proteção das antigas colônias ibéricas ameaçadas de invasão pelas suas antigas metrópoles.
b) um projeto, colocado em prática por alguns democratas norte-americanos, de combate aos regimes ditatoriais no mundo.
c) um apelo à união dos países do continente americano em torno dos EUA no período da Guerra Fria.
d) um termo histórico padrão, usado frequentemente como sinônimo de expansão territorial dos EUA.
e) um acordo aduaneiro que englobava os países da Amé- rica do Norte e alguns estados da América do Sul.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

A expressão "Destino Manifesto" refere-se à crença de que os Estados Unidos tinham a missão divina de expandir seu território e influência, especialmente para o Oeste, durante o século XIX. Essa ideia se tornou um conceito histórico que justifica a expansão territorial dos EUA. Analisando as alternativas: a) Uma política de proteção das antigas colônias ibéricas - Não se relaciona com o conceito de Destino Manifesto. b) Um projeto de combate aos regimes ditatoriais - Não é o foco do Destino Manifesto. c) Um apelo à união dos países do continente americano - Embora tenha relação com a política externa dos EUA, não é o significado original do Destino Manifesto. d) Um termo histórico padrão, usado frequentemente como sinônimo de expansão territorial dos EUA - Esta opção se alinha diretamente com o significado e uso da expressão. e) Um acordo aduaneiro - Não tem relação com o conceito de Destino Manifesto. Portanto, a alternativa correta é: d) um termo histórico padrão, usado frequentemente como sinônimo de expansão territorial dos EUA.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

924. (Mackenzie SP/2016) “Está em vossas mãos, meus concidadãos insatisfeitos, e não nas minhas, a questão da Guerra Civil. (...) vós não tendes nenhum juramento firmado no céu para destruir o governo, enquanto eu tenho um mais solene que é o de protegê-lo, preservá-lo e defendê-lo (...) Não devemos romper nossos laços de amizade, embora a paixão os tenha perturbado”. (Abraham Lincoln, 4 de março de 1861) Na parte do discurso acima, pronunciado por Lincoln ao tomar posse como presidente dos Estados Unidos, podemos identificar que

a) por “cidadãos insatisfeitos”, ele queria referir-se aos nor- tistas que se encontravam bastante contrariados com a po- lítica econômica protecionista defendida pelos sulistas.
b) o principal apelo de Lincoln é em favor da paz entre os Estados que compõem a nação norte-americana, pois ele era contrário a qualquer conflito armado.
c) os nortistas não possuíam motivos de insatisfação; pois após a independência, passaram a usufruir de grandes be- nefícios políticos e econômicos.
d) os principais pontos de conflito que romperam os “laços de amizade” foram a questão sobre a tarifa protecionista a respeito das importações e a questão sobre a abolição do trabalho escravo, defendidas pelos nortistas.
e) os sulistas se opunham aos nortistas na questão do acesso às terras conquistadas na “ Marcha para o Oeste”, pois reivindicavam que o acesso às mesmas deveria se res- tringir aos fazendeiros do Sul.

Mais conteúdos dessa disciplina