Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
O risco de contrair doenças na areia da praia é proporcional ao contato que o banhista mantém com ela: quanto mais exposto a ela, maior a chance de adoecer. O ideal é não caminhar descalço, não deitar diretamente na areia e nunca consumir um produto que tenha caído em areia contaminada, diz a médica Valéria Petri, dermatologista da Unifesp. (Folha de S.Paulo, julho de 2009) Uma doença que pode ser adquirida nesse local e sua forma de contaminação são, respectivamente,

a) amarelão; ingestão dos ovos do verme.
b) esquistossomose; penetração da larva através da pele.
c) ascaridíase; ingestão dos ovos do verme.
d) disenteria amebiana; penetração de larvas através da pele.
e) cólera; ingestão dos ovos do verme.
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando as doenças que podem ser adquiridas na areia da praia e suas formas de contaminação: a) Amarelão; ingestão dos ovos do verme. - O amarelão é causado por vermes, mas a forma de contaminação mais comum é pela ingestão de água ou alimentos contaminados, não diretamente pela areia. b) Esquistossomose; penetração da larva através da pele. - A esquistossomose é uma doença que pode ser adquirida em ambientes aquáticos, mas a contaminação ocorre pela penetração das larvas na pele, geralmente em água doce, não na areia. c) Ascaridíase; ingestão dos ovos do verme. - A ascaridíase é causada pela ingestão de ovos do verme Ascaris lumbricoides, que podem estar presentes na areia contaminada. d) Disenteria amebiana; penetração de larvas através da pele. - A disenteria amebiana é causada pela ingestão de cistos de Entamoeba histolytica, não pela penetração de larvas. e) Cólera; ingestão dos ovos do verme. - A cólera é causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados com a bactéria Vibrio cholerae, não por ovos de verme. A alternativa que melhor se encaixa na descrição de uma doença que pode ser adquirida na areia da praia e sua forma de contaminação é: c) ascaridíase; ingestão dos ovos do verme.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa que apresenta o habitat da Wuchereria bancrofti:


a) Sistema porta hepático
b) Vasos linfáticos
c) Tecido subcutâneo
d) Capilares do intestino delgado
e) Veia safena magna

Ao comparar essas duas doenças, pode-se afirmar corretamente que

a) o quadro clínico característico da ancilostomíase é a anemia e da esquistossomose é aumento do fígado e do baço.
b) o verme causador da esquistossomose é monoxênico e os vermes causadores da ancilostomíase são heteroxênicos.
c) os vermes causadores da esquistossomose pertencem ao filo dos Nematelmintos e os que causam a ancilostomíase pertencem ao filo dos Platelmintos.
d) na esquistossomose o hospedeiro intermediário é o caramujo e na ancilostomíase é o boi.
e) dentro do corpo humano, as larvas de ambos os vermes passam pelos pulmões e faringe, são deglutidas e vão para o intestino.

Comprar carne de boi ou de porco com o selo da vigilância sanitária pode ser uma garantia para evitar determinadas doenças. Se essas carnes não fossem fiscalizadas, a população poderia adquirir a


a) teníase, caso a carne estivesse contaminada com cisticercos.
b) cisticercose, caso a carne estivesse contaminada com cisticercos.
c) teníase, caso a carne estivesse contaminada com ovos da tênia.
d) cisticercose, caso a carne estivesse contaminada com larvas do verme.
e) teníase, caso a carne estivesse contaminada com esporos da tênia.

Ao noticiar o desenvolvimento de mecanismos de prevenção contra a esquistossomose, um texto jornalístico trouxe a seguinte informação: Proteína do parasita da doença “ensina” organismo a se defender dele. (Folha de S.Paulo, 06/08/2010.) Traduzindo a notícia em termos biológicos, é correto afirmar que uma proteína, presente
A) no platelminto causador da doença, ao ser introduzida no ser humano, estimula resposta imunológica que, depois, permite o reconhecimento do parasita no caso de uma infecção.
B) no platelminto causador da doença, serve de modelo para a produção de cópias de si mesma no corpo do hospedeiro que, então, passa a produzir defesa imunológica contra esse parasita.
C) no molusco causador da doença, estimula a produção de anticorpos no ser humano, imunizando-o contra uma possível infecção pelo parasita.
D) no molusco causador da doença, atua como anticorpo, no ser humano, favorecendo a resposta imunológica contra o parasita.
E) no nematelminto causador da doença, pode ser utilizada na produção de uma vacina capaz de imunizar o ser humano contra infecções por esses organismos.

A teníase e a cisticercose são doenças parasitárias que ainda preocupam as entidades sanitaristas. São medidas que controlam a incidência de casos dessas parasitoses: lavar bem os alimentos e tomar água fervida ou filtrada, para evitar a a) ingestão de ovos dos platelmintos causadores dessas doenças; e controlar as populações de caramujos, que são hospedeiros intermediários dos platelmintos. b) ingestão de ovos dos nematelmintos, além de cozinhar bem as carnes de porco e de boi, ambos portadores desses nematelmintos. c) ingestão de cisticercos; e controlar a população de insetos vetores, como o barbeiro, que transmite os ovos do parasita ao picar o homem. d) ingestão de ovos do parasita; e cozinhar adequadamente as carnes de porco e de boi para evitar a ingestão de cisticercos.

a
b
c
d

Mais conteúdos dessa disciplina