Logo Passei Direto
Buscar
O Brasil é o único país da América Latina com uma política de saúde específica para a população masculina: a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). Esta política tem alguns eixos temáticos. Neste sentido, assinale a alternativa que corresponde um destes eixos.

(A) Doenças endêmicas de fator de risco.
(B) Maternidade e cuidado.
(C) Acessibilidade de longa escala.
(D) Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva.
(E) Prevenção de acidentes automobilísticos, somente.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos identificar quais são os eixos temáticos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). Essa política visa abordar diversas questões relacionadas à saúde da população masculina. Analisando as alternativas: (A) Doenças endêmicas de fator de risco - Embora relevante, não é um eixo específico da PNAISH. (B) Maternidade e cuidado - Este eixo é mais relacionado à saúde da mulher, não se encaixando na política voltada para a saúde do homem. (C) Acessibilidade de longa escala - Embora importante, não é um eixo temático específico da PNAISH. (D) Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva - Este é um eixo central da PNAISH, focando em aspectos fundamentais da saúde masculina. (E) Prevenção de acidentes automobilísticos, somente - Embora a prevenção de acidentes seja importante, não é um eixo específico da PNAISH. Portanto, a alternativa que corresponde a um dos eixos temáticos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem é: (D) Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Preconceito, violência e estigma são algumas situações que a população em situação de rua passa diariamente. (Fiocruz, 2021). Para garantir o acesso e o direito à saúde dessa população na saúde, foi instituída a Política Nacional para a População em Situação de Rua através do decreto nº 7.053 de 23 de dezembro de 2009. Sobre essa política, assinale a alternativa correta.

(A) A Secretaria Especial da Saúde da Presidência da República instituirá o Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos e da Saúde para a População em Situação de Rua, destinado a promover e garantir direito a saúde.
(B) O padrão básico de qualidade, segurança e conforto da rede de acolhimento temporário deverá observar limite de capacidade, regras de funcionamento e convivência, acessibilidade, salubridade e distribuição geográfica das unidades de acolhimento nas áreas urbanas, respeitado o direito de permanência da população em situação de rua, preferencialmente nas cidades ou nos centros urbanos.
(C) Os serviços de acolhimento das secretarias de saúde serão regulamentados nacionalmente pelas instâncias de pactuação e deliberação do Sistema Único de Saúde.
(D) A rede federal de acolhimento temporário existente deve ser reestruturada e ampliada para incentivar sua utilização pelas pessoas em situação de rua, inclusive pela sua articulação com programas de moradia popular promovidos pelo Governo Federal.
(E) Considera-se população em situação de rua o grupo populacional homogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia popular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória.

Sobre os sistemas de informação, assinale a alternativa correta.

(A) O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SIM) é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam na lista nacional de doenças de notificação compulsória.
(B) O Sistema de Informações Sobre Mortalidade (SIM) é o sistema utilizado para coletar dados sobre morbimortalidade no país. O documento básico e essencial à coleta de dados da mortalidade no Brasil é a Declaração de Óbito (DO), preenchida pelos profissionais de saúde.
(C) O sistema e-SUS Notifica foi lançado em 2020 para receber notificações de Síndrome Gripal (SG) confirmadas de Covid-19 no Brasil. Devem ser registrados todos os casos graves de SG, confirmados de Covid-19, além dos resultados coletivos de todos os testes laboratoriais com resultado positivo ou negativo para Covid-19.
(D) O Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) fornece informações sobre morbidade para todos os níveis do Sistema de Saúde. O documento padrão para coleta de dados de nascidos vivos no Brasil é a Declaração de Nascidos Vivos.
(E) O Registro de Eventos em Saúde Pública (RESP) foi desenvolvido com o objetivo de registrar as emergências de saúde pública, tendo em vista que as ações relacionadas a esses eventos precisam ser realizadas com urgência. Dada a necessidade de se monitorar casos de microcefalia e alterações do SNC, o MS, desenvolveu o RESP-Microcefalia.

Mais conteúdos dessa disciplina