Ed
ano passado
No caso apresentado, a administração da sociedade limitada é exercida por três pessoas naturais, conforme estipulado no contrato social. Mesmo com a entrada de novos sócios, a administração permanece com os sócios originalmente designados, a menos que haja uma alteração no contrato social que preveja a inclusão dos novos sócios na administração. Os novos sócios, mesmo que tenham subscrito a maioria das quotas, não têm automaticamente o direito de administrar a sociedade, pois não foram expressamente designados para tal função. Portanto, eles não poderão exercer a administração, a menos que haja uma deliberação dos sócios ou uma alteração contratual que os inclua como administradores. Em resumo, a administração continua a cargo dos três sócios originais, e os novos sócios não têm poderes de gestão a menos que haja uma mudança formal no contrato social.
Libere respostas sem pagar
Ajude estudantes
Mais perguntas desse material
Um advogado é procurado por uma cliente que deseja informações sobre as regras de convocação, instalação, funcionamento e quórum de assembleias de cooperativas. Ao verificar os dispositivos do Código Civil do Capítulo referentes a esse tipo societário, não são encontradas normas sobre o tema. Assim sendo, o advogado deverá consultar:
As disposições da lei de cooperativas, Lei nº 5.764/71 e, caso haja omissão, as disposições do Código Civil referentes às sociedades anônimas.
As disposições do Código Civil referentes às sociedades simples e, caso haja omissão, as disposições do Código Civil referentes às sociedades limitadas.
As disposições da lei de cooperativas, Lei nº 5.764/71 e, caso haja omissão, as disposições do Código Civil referentes às associações.
As disposições do Código Civil referentes às sociedades simples e, caso haja omissão, as disposições da lei de cooperativas, Lei nº 5.764/71.
As disposições da lei de cooperativas, Lei nº 5.764/71 e, caso haja omissão, as disposições do Código Civil referentes às sociedades simples.