Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
De acordo com o conteúdo abordado no livro-base Educação Patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil sobre pessoas com deficiência e acessibilidade, é correto afirmar que:

A A Assembleia Geral da ONU homologou, em homenagem ao 58º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
B As estratégias para que as pessoas com deficiência tenham acesso ao cenário cultural só devem ser feitas se o próprio patrimônio já possuir acesso para isso.
C Quando o Brasil se tornou signatário da Convenção da ONU, o tema da acessibilidade ainda não era alvo do Plano Nacional de Cultura.
D No PNC (Plano Nacional de Cultura) posicionamento sobre a questão da inclusão está ausente, o que se configura na principal crítica dos especialistas da área.
E A meta de inclusão vem sendo medida pelo número de bibliotecas, exclusivamente.
User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A) A Assembleia Geral da ONU homologou, em homenagem ao 58º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. - Esta afirmação é verdadeira, pois a Convenção foi adotada em 2006, mas não necessariamente em homenagem ao 58º aniversário da Declaração Universal. B) As estratégias para que as pessoas com deficiência tenham acesso ao cenário cultural só devem ser feitas se o próprio patrimônio já possuir acesso para isso. - Esta afirmação é problemática, pois a acessibilidade deve ser promovida independentemente da situação atual do patrimônio. C) Quando o Brasil se tornou signatário da Convenção da ONU, o tema da acessibilidade ainda não era alvo do Plano Nacional de Cultura. - Esta afirmação pode ser verdadeira, mas precisa de mais contexto para ser confirmada. D) No PNC (Plano Nacional de Cultura) posicionamento sobre a questão da inclusão está ausente, o que se configura na principal crítica dos especialistas da área. - Essa afirmação é frequentemente discutida e pode ser considerada correta, pois muitos especialistas apontam a falta de ênfase na inclusão. E) A meta de inclusão vem sendo medida pelo número de bibliotecas, exclusivamente. - Essa afirmação é muito restritiva e não reflete a complexidade da inclusão. Após essa análise, a alternativa que parece mais correta e que reflete uma crítica comum é a D) No PNC (Plano Nacional de Cultura) posicionamento sobre a questão da inclusão está ausente, o que se configura na principal crítica dos especialistas da área.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com o fragmento de texto acima e tendo em vista os conteúdos abordados no livro-base Educação Patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil, leia as afirmativas sobre os encontros e documentos produzidos na América Latina a respeito de Patrimônio:

I - O I Seminário Interamericano sobre Experiências na Conservação e Restauração do Patrimônio Monumental dos Períodos Colonial e Republicano (organizado pela República Dominicana) considerou os monumentos da cultura popular, a dinamização do turismo a partir deles e a valorização dos centros históricos.
II - No ano de 1967, em Quito, foi despertado o interesse turístico na exploração do acervo patrimonial das nações mais empobrecidas, inserindo a iniciativa privada como agente importante para a recuperação de bens culturais.
III - Em Quito, as atividades e os bens culturais definidos para auxiliar o desenvolvimento social e econômico local foram: restaurantes, visitações a praças e parques com bustos e monumentos de figuras históricas, museus.
IV - A Carta de Quito abordou o interesse turístico na exploração do acervo patrimonial das nações mais empobrecidas visando o desenvolvimento social e econômico local.
A I, II, IV

Mais conteúdos dessa disciplina