Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
De acordo com o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Educação Patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil relativos à Educação Patrimonial, leia as afirmativas a seguir:

A Um dos resultados do diálogo entre cultura e educação é o debate atual sobre o papel estratégico desempenhado pela economia da cultura, iniciada na Austrália e na Inglaterra, e com irrisório desdobramento no Brasil.
B O conhecimento, a valorização e a proteção do patrimônio cultural são aspectos de um processo educativo que, nas estruturas formais e informais de ensino, podem fazer parte dos temas apreendidos na escola e em outros espaços da formação da cidadania.
C A constituição vigente (1988) adverte que a preservação patrimonial é dever do governo, e isenta a sociedade dessa responsabilidade.
D Os bens culturais limitam as pessoas aos seus pais, aos seus avós e àqueles que viveram muito tempo antes delas.
E A definição abrangente de patrimônio nega que nossas vidas, pessoal e comunitária, são inseparáveis da cultura e dos seus significados.
User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas para identificar a correta: A) Um dos resultados do diálogo entre cultura e educação é o debate atual sobre o papel estratégico desempenhado pela economia da cultura, iniciada na Austrália e na Inglaterra, e com irrisório desdobramento no Brasil. - Essa afirmativa parece exagerar ao afirmar que o desdobramento no Brasil é "irrisório", o que pode não ser verdade. B) O conhecimento, a valorização e a proteção do patrimônio cultural são aspectos de um processo educativo que, nas estruturas formais e informais de ensino, podem fazer parte dos temas apreendidos na escola e em outros espaços da formação da cidadania. - Esta afirmativa é verdadeira e reflete a importância da educação patrimonial. C) A constituição vigente (1988) adverte que a preservação patrimonial é dever do governo, e isenta a sociedade dessa responsabilidade. - Essa afirmativa é incorreta, pois a Constituição de 1988 estabelece que a preservação do patrimônio é uma responsabilidade compartilhada entre o governo e a sociedade. D) Os bens culturais limitam as pessoas aos seus pais, aos seus avós e àqueles que viveram muito tempo antes delas. - Essa afirmativa é confusa e não reflete a relação positiva que os bens culturais têm com a identidade e a memória. E) A definição abrangente de patrimônio nega que nossas vidas, pessoal e comunitária, são inseparáveis da cultura e dos seus significados. - Essa afirmativa é contraditória, pois a definição abrangente de patrimônio geralmente reconhece a interconexão entre vida e cultura. Após essa análise, a afirmativa correta é: B. O conhecimento, a valorização e a proteção do patrimônio cultural são aspectos de um processo educativo que, nas estruturas formais e informais de ensino, podem fazer parte dos temas apreendidos na escola e em outros espaços da formação da cidadania.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com o fragmento de texto acima e tendo em vista os conteúdos abordados no livro-base Educação Patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil, leia as afirmativas sobre os encontros e documentos produzidos na América Latina a respeito de Patrimônio:

I - O I Seminário Interamericano sobre Experiências na Conservação e Restauração do Patrimônio Monumental dos Períodos Colonial e Republicano (organizado pela República Dominicana) considerou os monumentos da cultura popular, a dinamização do turismo a partir deles e a valorização dos centros históricos.
II - No ano de 1967, em Quito, foi despertado o interesse turístico na exploração do acervo patrimonial das nações mais empobrecidas, inserindo a iniciativa privada como agente importante para a recuperação de bens culturais.
III - Em Quito, as atividades e os bens culturais definidos para auxiliar o desenvolvimento social e econômico local foram: restaurantes, visitações a praças e parques com bustos e monumentos de figuras históricas, museus.
IV - A Carta de Quito abordou o interesse turístico na exploração do acervo patrimonial das nações mais empobrecidas visando o desenvolvimento social e econômico local.
A I, II, IV

Mais conteúdos dessa disciplina