O Estatuto da Pessoa Idosa define que devem ser aplicadas medidas de proteção ao idoso sempre que os direitos deles forem violados, tanto por parte do Estado, como da família, por exemplo. Identificada a violação de direitos, o Ministério Público ou o Poder Judiciário poderão determinar algumas medidas (Art. 45). Em relação as referidas medidas, analise as afirmativas abaixo:
I - encaminhamento à família ou curador, mediante termo de responsabilidade;
II - orientação, apoio e acompanhamento temporários;
III - abrigo em entidade;
IV - requisição para tratamento de sua saúde.
Com base no Estatuto da Pessoa Idosa, artigo 45, o que se afirma em:
Ed
ano passado
Vamos analisar cada afirmativa em relação ao que está previsto no Estatuto da Pessoa Idosa, especificamente no artigo 45: I - encaminhamento à família ou curador, mediante termo de responsabilidade; - Verdadeiro. Essa medida é prevista como uma forma de proteção ao idoso. II - orientação, apoio e acompanhamento temporários; - Verdadeiro. Essa também é uma medida que pode ser aplicada para proteger os direitos do idoso. III - abrigo em entidade; - Verdadeiro. O abrigo em entidade é uma das medidas que pode ser adotada quando necessário. IV - requisição para tratamento de sua saúde. - Verdadeiro. Essa medida também é prevista para garantir a saúde do idoso. Como todas as afirmativas (I, II, III e IV) estão corretas e são medidas que podem ser aplicadas conforme o artigo 45 do Estatuto da Pessoa Idosa, a alternativa correta é que todas as afirmativas são verdadeiras. Se a pergunta tivesse alternativas, a correta seria aquela que afirmasse que todas as opções estão corretas. Se precisar de mais informações ou se houver alternativas específicas, por favor, forneça-as!
Libere respostas sem pagar
Ajude estudantes
patricia Vieira
há 8 meses
I, II, III e IV.
Comentário
Todas as afirmativas estão corretas.Art. 45. Verificada qualquer das hipóteses previstas no art. 43, o Ministério Público ou o Poder Judiciário, a requerimento daquele, poderá determinar, dentre outras, as seguintes medidas:I – encaminhamento à família ou curador, mediante termo de responsabilidade;II – orientação, apoio e acompanhamento temporários;III – requisição para tratamento de sua saúde, em regime ambulatorial, hospitalar ou domiciliar;IV – inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a usuários dependentes de drogas lícitas ou ilícitas, à própria pessoa idosa ou à pessoa de sua convivência que lhe cause perturbação; (Redação dada pela Lei nº 14.423, de 2022)V – abrigo em entidade;VI – abrigo temporário.