Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO4 Direito do Trabalho para OAB Exame XXXVII - 2023

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Nos termos do artigo 8.º da CLT, as autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho, na falta de disposições legais ou contratuais, decidirão, conforme o caso,
a) pelas Súmulas do TST, por analogia, pelos princípios ou normas gerais do direito do trabalho, e, ainda, de acordo com o direito comparado. O direito comum será fonte subsidiária do direito do trabalho.

Assinale a alternativa incorreta:
a) Quando os exercentes de quaisquer atividades ou profissões se constituírem, seja pelo número reduzido, seja pela natureza mesma dessas atividades ou profissões, seja pelas afinidades existentes entre elas, em condições tais que não se possam sindicalizar eficientemente pelo critério de especificidade de categoria, é-lhes permitido sindicalizarse pelo critério de categorias similares ou conexas.

Após a reforma trabalhista, ocorrida com a Lei n.º 13.467/2017, iniciou‐se o questionamento sobre a continuidade da aplicação do princípio da norma mais favorável no conflito entre as fontes. Um dos pontos que levantou discussão foi a alteração realizada acerca dos acordos e das convenções coletivas de trabalho. Sendo assim, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), assinale a alternativa correta.
a) Se a previsão na legislação específica for mais benéfica que a Constituição Federal de 1988, ela não poderá mais prevalecer sobre o disposto no texto constitucional.

No que diz respeito à natureza jurídica da relação de emprego e às teorias doutrinárias sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.
a) São duas as grandes correntes doutrinárias que procuram explicar a natureza jurídica da relação de emprego: contratualista e anticontratualista.

De acordo com o disposto na legislação trabalhista vigente acerca de equiparação salarial, é correto afirmar:
a) Considera-se trabalho de igual valor o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço e na função não seja superior a quatro anos.

De acordo com o disposto na Consolidação das Leis do Trabalho, é correto afirmar que
a) as convenções e os acordos entrarão em vigor 2 (dois) dias após a data da entrega dos mesmos no órgão competente.

Os irmãos Jairo e Júlio trabalham na mesma empresa em Caçador (SC). Jairo cumpre jornada de 2ª a 6ª feira das 15:00 às 19:00 horas, ao passo que Júlio labuta de 2ª a 6ª feira das 9:00 às 16:00 horas. Sobre o intervalo intrajornada previsto na CLT para a hipótese retratada, é correto afirmar que:
a) é o contrato de trabalho que definirá se existirá, ou não, intervalo para refeição e descanso;

Sobre o intervalo intrajornada previsto na CLT para a hipótese retratada, é correto afirmar que:
(A) é o contrato de trabalho que definirá se existirá, ou não, intervalo para refeição e descanso;
(B) Jairo não terá intervalo para refeição e Júlio, intervalo de no mínimo 1 hora;
(C) os irmãos terão direito a 15 minutos de pausa alimentar cada um;
(D) ambos não terão intervalo para refeição porque a jornada é inferior a 8 horas diárias;
(E) é garantida a pausa de no mínimo 1 hora e no máximo 2 horas para a alimentação de Jairo e Júlio.

Diante dos termos da CLT, é correto afirmar que:
a) o empregador é quem marcará o mês de férias, dentro do período concessivo, como achar mais adequado;
b) por ter filho menor de 18 anos, a empregada tem o direito de tirar as férias juntamente com as férias escolares do menor;
c) é o empregado quem define o aproveitamento das férias no período que melhor lhe aprouver;
d) a maternidade é uma das causas que impede a conversão de 1/3 das férias em dinheiro;
e) por ser mãe, Conceição poderá fracionar as férias em 2 períodos.

Sobre essa situação e de acordo com a legislação, é correto afirmar que:
a) não há irregularidade em ajudar a adolescente carente proporcionando-lhe casa, comida, roupa e trabalho digno;
b) a jovem Maria de Fátima poderá trabalhar na casa da família bastando a autorização por escrito dos pais ou responsável com firma reconhecida;
c) Maria de Fátima pode prestar serviços domésticos, desde que haja registro em carteira de trabalho e comprovação de conclusão do ensino fundamental;
d) Cristina e Alberto precisarão regularizar a guarda da adolescente junto à autoridade judiciária de seu domicílio;
e) o trabalho infanto-juvenil é prática disseminada e culturalmente aceita em diversas regiões do país, devendo essa diversidade ser respeitada.

Considerando esse horário e os termos da CLT, é correto afirmar que:
a) Claudio terá direito a horas extras e adicional de periculosidade porque manuseia álcool, que é inflamável;
b) será devido adicional noturno em toda a jornada cumprida;
c) o empregado receberá horas extras e adicional noturno;
d) pagar-se-á adicional noturno sobre a jornada de 22:00 às 2:00 horas;
e) não há direito a horas extras nem adicional noturno.

No que tange à proteção do trabalho da mulher e do menor, é correto afirmar que:
a) a legislação trabalhista não prevê possibilidade de restrição ao gozo dos períodos de repouso do menor nos locais de trabalho.
b) o responsável legal pelo menor é obrigado a notificar o Ministério do Trabalho e Emprego para que este pleiteie a extinção do contrato de trabalho, desde que o serviço possa acarretar para ele prejuízos de ordem moral.
c) os estabelecimentos em que trabalharem pelo menos 30 (trinta) mulheres com mais de 18 (dezoito) anos de idade terão local apropriado, onde seja permitido às empregadas guardarem sob vigilância e assistência os seus filhos no período da amamentação, sendo vedada a adoção de convênios para atender à finalidade do dispositivo legal.
d) ao empregador é vedado empregar a mulher em serviço que demande o emprego de força muscular superior a 20 (vinte) quilos para o trabalho contínuo, ou 25 (vinte e cinco) quilos para o trabalho ocasional.
e) nos termos da negociação coletiva, a empresa pode ser obrigada a instalar bebedouros, lavatórios, aparelhos sanitários; dispor de cadeiras ou bancos, em número suficiente, que permitam às mulheres trabalharem sem grande esgotamento físico.

Um caso de interrupção e um caso de suspensão do contrato de trabalho são, respectivamente:
(A) prestação de serviço militar e falta injustificada;
(B) greve e aposentadoria por invalidez;
(C) férias e auxílio-doença;
(D) repouso semanal remunerado e falta justificada;
(E) prisão cautelar do empregado e feriados.

De acordo com a Lei de Regência, a idade mínima para que alguém seja contratado como empregado doméstico é de:
a) 14 anos;
b) 16 anos;
c) 18 anos;
d) 20 anos;
e) 21 anos.

Sobre as regras que definem a duração das jornadas especiais de trabalho, assinale a opção incorreta.
a) A jornada dos bancários, sujeita ao limite diário máximo de 06 horas, deve ser prestada entre o período de 07h às 22h, assegurado o intervalo diário de 15 min de intervalo para refeição.
b) Os jornalistas profissionais devem trabalhar por, no máximo, 05 horas noturnas e 06 horas diurnas, facultada a ampliação da jornada em uma hora diária, com o pagamento suplementar correspondente.
c) O trabalho executado em minas de subsolo não deve exceder de seis horas diárias ou trinta e seis semanais, computando-se como serviço efetivo o tempo gasto no deslocamento entre a boca da mina e o local de trabalho e vice-versa.
d) Os operadores cinematográficos e seus ajudantes devem trabalhar por, no máximo, seis horas diárias, das quais cinco horas ficam reservadas ao labor consecutivo em cabina (durante o funcionamento cinematográfico) e uma hora, no máximo, destinada à limpeza e lubrificação dos aparelhos de projeção ou revisão dos filmes.
e) Os tripulantes de embarcações da marinha mercante nacional estão sujeitos à jornada de oito horas diárias, que deve ser prestada de modo contínuo ou intermitente, nesse último caso com duração mínima de 01 hora, entre 0 e 24 horas, de acordo com o critério definido pelo comandante.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a jornada de trabalho de acordo com a CLT, excluindo as exceções expressas na Lei.
( ) A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 12 horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.
( ) O tempo despendido pelo empregado da sua residência até seu posto de trabalho não se configura tempo à disposição do empregador.
( ) Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda a vinte e cinco horas semanais.
( ) O salário a ser pago aos empregados sob o regime de tempo parcial é proporcional à sua jornada, comparada aos empregados que cumprem, nas mesmas funções, tempo integral.
( ) As horas suplementares à duração do trabalho semanal normal serão pagas com o acréscimo de 60% sobre o salário-hora normal.
a) V • F • F • V • V
b) V • F • V • F • F
c) F • V • V • V • F
d) V • F • V • F • V
e) F • V • F • V • F

No que concerne à caracterização da relação de emprego, a CLT traz os requisitos dispostos nos artigos 2° e 3°, que se tem por diversos dos requisitos para a relação de trabalho. Aponte a alternativa que contenha uma hipótese, em virtude de seu regime legal, de relação de emprego:
a) empreitada, estágio.
b) transporte autônomo, atleta de futebol.
c) músico profissional, prestação diária de serviços em casa de família.
d) representação comercial, jornalista 'free lance'.
e) médico de cooperativa, eletricista autônomo.

Analisando os requisitos e distinções entre os institutos da relação de trabalho e da relação de emprego, nos termos da doutrina e da legislação brasileira,
(A) contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego.
(B) toda relação de trabalho é caracterizada como relação de emprego, sendo que o contrário não é verdadeiro.
(C) trabalho realizado de forma eventual constitui-se em uma das modalidades de contrato de trabalho regido pela Consolidação das Leis do Trabalho − CLT.
(D) o vínculo formado entre empregado e empregador é uma relação de trabalho que não possui natureza jurídica contratual, conforme previsão expressa da Consolidação das Leis do Trabalho − CLT.
(E) o trabalhador avulso é uma das espécies de empregado, embora não haja igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Nos termos do artigo 8.º da CLT, as autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho, na falta de disposições legais ou contratuais, decidirão, conforme o caso,
a) pelas Súmulas do TST, por analogia, pelos princípios ou normas gerais do direito do trabalho, e, ainda, de acordo com o direito comparado. O direito comum será fonte subsidiária do direito do trabalho.

Assinale a alternativa incorreta:
a) Quando os exercentes de quaisquer atividades ou profissões se constituírem, seja pelo número reduzido, seja pela natureza mesma dessas atividades ou profissões, seja pelas afinidades existentes entre elas, em condições tais que não se possam sindicalizar eficientemente pelo critério de especificidade de categoria, é-lhes permitido sindicalizarse pelo critério de categorias similares ou conexas.

Após a reforma trabalhista, ocorrida com a Lei n.º 13.467/2017, iniciou‐se o questionamento sobre a continuidade da aplicação do princípio da norma mais favorável no conflito entre as fontes. Um dos pontos que levantou discussão foi a alteração realizada acerca dos acordos e das convenções coletivas de trabalho. Sendo assim, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), assinale a alternativa correta.
a) Se a previsão na legislação específica for mais benéfica que a Constituição Federal de 1988, ela não poderá mais prevalecer sobre o disposto no texto constitucional.

No que diz respeito à natureza jurídica da relação de emprego e às teorias doutrinárias sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.
a) São duas as grandes correntes doutrinárias que procuram explicar a natureza jurídica da relação de emprego: contratualista e anticontratualista.

De acordo com o disposto na legislação trabalhista vigente acerca de equiparação salarial, é correto afirmar:
a) Considera-se trabalho de igual valor o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço e na função não seja superior a quatro anos.

De acordo com o disposto na Consolidação das Leis do Trabalho, é correto afirmar que
a) as convenções e os acordos entrarão em vigor 2 (dois) dias após a data da entrega dos mesmos no órgão competente.

Os irmãos Jairo e Júlio trabalham na mesma empresa em Caçador (SC). Jairo cumpre jornada de 2ª a 6ª feira das 15:00 às 19:00 horas, ao passo que Júlio labuta de 2ª a 6ª feira das 9:00 às 16:00 horas. Sobre o intervalo intrajornada previsto na CLT para a hipótese retratada, é correto afirmar que:
a) é o contrato de trabalho que definirá se existirá, ou não, intervalo para refeição e descanso;

Sobre o intervalo intrajornada previsto na CLT para a hipótese retratada, é correto afirmar que:
(A) é o contrato de trabalho que definirá se existirá, ou não, intervalo para refeição e descanso;
(B) Jairo não terá intervalo para refeição e Júlio, intervalo de no mínimo 1 hora;
(C) os irmãos terão direito a 15 minutos de pausa alimentar cada um;
(D) ambos não terão intervalo para refeição porque a jornada é inferior a 8 horas diárias;
(E) é garantida a pausa de no mínimo 1 hora e no máximo 2 horas para a alimentação de Jairo e Júlio.

Diante dos termos da CLT, é correto afirmar que:
a) o empregador é quem marcará o mês de férias, dentro do período concessivo, como achar mais adequado;
b) por ter filho menor de 18 anos, a empregada tem o direito de tirar as férias juntamente com as férias escolares do menor;
c) é o empregado quem define o aproveitamento das férias no período que melhor lhe aprouver;
d) a maternidade é uma das causas que impede a conversão de 1/3 das férias em dinheiro;
e) por ser mãe, Conceição poderá fracionar as férias em 2 períodos.

Sobre essa situação e de acordo com a legislação, é correto afirmar que:
a) não há irregularidade em ajudar a adolescente carente proporcionando-lhe casa, comida, roupa e trabalho digno;
b) a jovem Maria de Fátima poderá trabalhar na casa da família bastando a autorização por escrito dos pais ou responsável com firma reconhecida;
c) Maria de Fátima pode prestar serviços domésticos, desde que haja registro em carteira de trabalho e comprovação de conclusão do ensino fundamental;
d) Cristina e Alberto precisarão regularizar a guarda da adolescente junto à autoridade judiciária de seu domicílio;
e) o trabalho infanto-juvenil é prática disseminada e culturalmente aceita em diversas regiões do país, devendo essa diversidade ser respeitada.

Considerando esse horário e os termos da CLT, é correto afirmar que:
a) Claudio terá direito a horas extras e adicional de periculosidade porque manuseia álcool, que é inflamável;
b) será devido adicional noturno em toda a jornada cumprida;
c) o empregado receberá horas extras e adicional noturno;
d) pagar-se-á adicional noturno sobre a jornada de 22:00 às 2:00 horas;
e) não há direito a horas extras nem adicional noturno.

No que tange à proteção do trabalho da mulher e do menor, é correto afirmar que:
a) a legislação trabalhista não prevê possibilidade de restrição ao gozo dos períodos de repouso do menor nos locais de trabalho.
b) o responsável legal pelo menor é obrigado a notificar o Ministério do Trabalho e Emprego para que este pleiteie a extinção do contrato de trabalho, desde que o serviço possa acarretar para ele prejuízos de ordem moral.
c) os estabelecimentos em que trabalharem pelo menos 30 (trinta) mulheres com mais de 18 (dezoito) anos de idade terão local apropriado, onde seja permitido às empregadas guardarem sob vigilância e assistência os seus filhos no período da amamentação, sendo vedada a adoção de convênios para atender à finalidade do dispositivo legal.
d) ao empregador é vedado empregar a mulher em serviço que demande o emprego de força muscular superior a 20 (vinte) quilos para o trabalho contínuo, ou 25 (vinte e cinco) quilos para o trabalho ocasional.
e) nos termos da negociação coletiva, a empresa pode ser obrigada a instalar bebedouros, lavatórios, aparelhos sanitários; dispor de cadeiras ou bancos, em número suficiente, que permitam às mulheres trabalharem sem grande esgotamento físico.

Um caso de interrupção e um caso de suspensão do contrato de trabalho são, respectivamente:
(A) prestação de serviço militar e falta injustificada;
(B) greve e aposentadoria por invalidez;
(C) férias e auxílio-doença;
(D) repouso semanal remunerado e falta justificada;
(E) prisão cautelar do empregado e feriados.

De acordo com a Lei de Regência, a idade mínima para que alguém seja contratado como empregado doméstico é de:
a) 14 anos;
b) 16 anos;
c) 18 anos;
d) 20 anos;
e) 21 anos.

Sobre as regras que definem a duração das jornadas especiais de trabalho, assinale a opção incorreta.
a) A jornada dos bancários, sujeita ao limite diário máximo de 06 horas, deve ser prestada entre o período de 07h às 22h, assegurado o intervalo diário de 15 min de intervalo para refeição.
b) Os jornalistas profissionais devem trabalhar por, no máximo, 05 horas noturnas e 06 horas diurnas, facultada a ampliação da jornada em uma hora diária, com o pagamento suplementar correspondente.
c) O trabalho executado em minas de subsolo não deve exceder de seis horas diárias ou trinta e seis semanais, computando-se como serviço efetivo o tempo gasto no deslocamento entre a boca da mina e o local de trabalho e vice-versa.
d) Os operadores cinematográficos e seus ajudantes devem trabalhar por, no máximo, seis horas diárias, das quais cinco horas ficam reservadas ao labor consecutivo em cabina (durante o funcionamento cinematográfico) e uma hora, no máximo, destinada à limpeza e lubrificação dos aparelhos de projeção ou revisão dos filmes.
e) Os tripulantes de embarcações da marinha mercante nacional estão sujeitos à jornada de oito horas diárias, que deve ser prestada de modo contínuo ou intermitente, nesse último caso com duração mínima de 01 hora, entre 0 e 24 horas, de acordo com o critério definido pelo comandante.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a jornada de trabalho de acordo com a CLT, excluindo as exceções expressas na Lei.
( ) A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 12 horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.
( ) O tempo despendido pelo empregado da sua residência até seu posto de trabalho não se configura tempo à disposição do empregador.
( ) Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda a vinte e cinco horas semanais.
( ) O salário a ser pago aos empregados sob o regime de tempo parcial é proporcional à sua jornada, comparada aos empregados que cumprem, nas mesmas funções, tempo integral.
( ) As horas suplementares à duração do trabalho semanal normal serão pagas com o acréscimo de 60% sobre o salário-hora normal.
a) V • F • F • V • V
b) V • F • V • F • F
c) F • V • V • V • F
d) V • F • V • F • V
e) F • V • F • V • F

No que concerne à caracterização da relação de emprego, a CLT traz os requisitos dispostos nos artigos 2° e 3°, que se tem por diversos dos requisitos para a relação de trabalho. Aponte a alternativa que contenha uma hipótese, em virtude de seu regime legal, de relação de emprego:
a) empreitada, estágio.
b) transporte autônomo, atleta de futebol.
c) músico profissional, prestação diária de serviços em casa de família.
d) representação comercial, jornalista 'free lance'.
e) médico de cooperativa, eletricista autônomo.

Analisando os requisitos e distinções entre os institutos da relação de trabalho e da relação de emprego, nos termos da doutrina e da legislação brasileira,
(A) contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego.
(B) toda relação de trabalho é caracterizada como relação de emprego, sendo que o contrário não é verdadeiro.
(C) trabalho realizado de forma eventual constitui-se em uma das modalidades de contrato de trabalho regido pela Consolidação das Leis do Trabalho − CLT.
(D) o vínculo formado entre empregado e empregador é uma relação de trabalho que não possui natureza jurídica contratual, conforme previsão expressa da Consolidação das Leis do Trabalho − CLT.
(E) o trabalhador avulso é uma das espécies de empregado, embora não haja igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso.

Prévia do material em texto

Direito do Trabalho para OAB Exame XXXVII - 2023 (
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2ZYvd )
Ordenação: Por Matéria
Direito do Trabalho
Questão 401: VUNESP - Proc (UNICAMP)/UNICAMP/2014
Assunto: Justa Causa
O empregado poderá considerar rescindido o contrato de trabalho com o empregador se este cometer
falta grave. Quanto à rescisão indireta do contrato de trabalho, pode-se afirmar que
 a) se a alegação for de que lhe são exigidos serviços superiores à suas forças, defesos por lei,
contrários aos bons costumes ou alheios ao contrato, não há a faculdade de o empregado permanecer
trabalhando até decisão final da ação trabalhista.
 b) em se tratando de morte do empregador constituído em empresa individual, não há possibilidade
do rompimento do vínculo, pois o contrato de trabalho não sofre alteração nos termos dos artigos 10 e
448 da CLT.
 c) se constatada a culpa recíproca no pedido de rescisão indireta, o empregador pagará ao
empregado as indenizações que seriam devidas nesta modalidade, exceto a indenização de 40% sobre o
FGTS.
 d) se constatada a culpa recíproca no pedido de rescisão indireta, o empregador pagará ao
empregado as indenizações que seriam devidas nesta modalidade, exceto o aviso-prévio indenizado.
 e) a falta de pagamento de salários configura a hipótese de não cumprimento do empregador das
obrigações do contrato e, portanto, autoriza a rescisão indireta do mesmo, exigindo a lei uma mora
mínima de três meses.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/182592
Questão 402: VUNESP - Adv (CREMESP)/CREMESP/2010
Assunto: Interpretação, Integração e Aplicação do Direito do Trabalho
Nos termos do artigo 8.º da CLT, as autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho, na falta de
disposições legais ou contratuais, decidirão, conforme o caso,
 a) pelas Súmulas do TST, por analogia, pelos princípios ou normas gerais do direito do trabalho, e,
ainda, de acordo com o direito comparado. O direito comum será fonte subsidiária do direito do trabalho.
 b) pelas normas coletivas de trabalho, pela jurisprudência, por equidade e outros princípios ou
normas gerais do direito, principalmente do direito do trabalho, e, ainda, de acordo com os usos e
costumes, o direito comparado, mas sempre de maneira que nenhum interesse de classe ou particular
prevaleça sobre o interesse público. O direito comum será fonte subsidiária do direito do trabalho,
naquilo em que não for incompatível com os princípios fundamentais deste.
 c) pelas normas coletivas de trabalho, pelas convenções internacionais da OIT, pela jurisprudência,
por analogia, por equidade, e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado, mas
sempre de maneira que nenhum interesse de classe ou particular prevaleça sobre o interesse público. O
direito comum será fonte subsidiária do direito do trabalho, naquilo em que não for incompatível com os
princípios fundamentais deste.
 d) pela jurisprudência, por analogia, por equidade e outros princípios e normas gerais de direito,
principalmente do direito do trabalho, e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado,
mas sempre de maneira que nenhum interesse de classe ou particular prevaleça sobre o interesse
público. O direito comum será fonte subsidiária do direito do trabalho, naquilo em que não for
incompatível com os princípios fundamentais deste.
 e) pelas Súmulas do TST, por analogia e outros princípios ou normas gerais do direito, principalmente
do direito do trabalho, e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado, mas sempre de
maneira que nenhum interesse de classe ou particular prevaleça sobre o interesse público. O direito civil
e o direito do consumidor serão fontes subsidiárias do direito do trabalho, naquilo em que não for
incompatível com os princípios fundamentais deste.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1888601
Questão 403: Com. Exam. (TRT 23) - JT TRT23/TRT 23/2011
Assunto: Fontes de Receita
Assinale a alternativa incorreta:
 a) Quando os exercentes de quaisquer atividades ou profissões se constituírem, seja pelo número
reduzido, seja pela natureza mesma dessas atividades ou profissões, seja pelas afinidades existentes
entre elas, em condições tais que não se possam sindicalizar eficientemente pelo critério de
especificidade de categoria, é-lhes permitido sindicalizarse pelo critério de categorias similares ou
conexas.
 b) A contribuição sindical será recolhida, de uma só vez, anualmente.
 c) As centrais sindicais, por não fazerem parte da pirâmide sindical brasileira, faltando-lhes
legitimidade para atuar em Juízo, não recebem parte das contribuições sindicais arrecadadas.
 d) Entende-se por atividade preponderante a que caracterizar a unidade de produto, operação ou
objetivo final, para cuja obtenção todas as demais atividades convirjam, exclusivamente em regime de
conexão funcional.
 e) Os profissionais liberais poderão optar pelo pagamento da contribuição sindical unicamente á
entidade sindical representativa da respectiva profissão, desde que a exerça, efetivamente, na firma ou
empresa e como tal sejam nelas registrados.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/358722
Questão 404: QUADRIX - Adv (CRF PR)/CRF PR/2019
Assunto: Negociação Coletiva (Convenções)
Após a reforma trabalhista, ocorrida com a Lei n.º 13.467/2017, iniciou‐se o questionamento 
sobre a continuidade da aplicação do princípio da norma mais favorável no conflito entre as 
fontes. Um dos pontos que levantou discussão foi a alteração realizada acerca dos 
acordos e das convenções coletivas de trabalho. Sendo assim, de acordo com a Consolidação das 
Leis do Trabalho (CLT), assinale a alternativa correta.
 
 a) Se a previsão na legislação específica for mais benéfica que a Constituição Federal de 1988, 
ela não poderá mais prevalecer sobre o disposto no texto constitucional. 
 
 b) As condições estabelecidas em acordo coletivo de 
trabalho sempre prevalecerão sobre as estipuladas em convenção coletiva de trabalho. 
 c) Em relação ao banco de horas anual, a lei tem prevalência sobre a convenção coletiva 
e o acordo coletivo de trabalho. 
 d) Pactos quanto à jornada de trabalho, observados os 
limites constitucionais, serão estabelecidos por lei, sem possibilidade de esse tema ser tratado por 
meio de convenção ou acordo coletivo. 
 
 e) Apenas quando mais favoráveis, as condições estabelecidas em convenção coletiva 
prevalecerão sobre as estipuladas em acordo coletivo. 
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1184091
Questão 405: FAUEL - Adv (CM Colombo)/CM Colombo/2019
Assunto: Características (Contrato de Trabalho)
No que diz respeito à natureza jurídica da relação de emprego e às teorias doutrinárias sobre o tema,
assinale a alternativa INCORRETA.
 a) São duas as grandes correntes doutrinárias que procuram explicar a natureza jurídica da relação
de emprego: contratualista e anticontratualista.
 b) A teoria contratualista tem origem no direito romano, que colocava o trabalho e a mão de obra
como espécies de arrendamento.
 c) A teoria contratualista do contrato-realidade apregoa que, a despeito da existência de um contrato,
o que deve prevalecer é a situação fática extraída da realidade (primazia da realidade).
 d) A teoria contratualista enfatiza que a relação de emprego possui natureza jurídica contratual, pois
nasce da manifestação livre da vontade das partes.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1071451
Questão 406: QUADRIX - Adv (CRF PR)/CRF PR/2019
Assunto: Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Interrupção e suspensão contratuais são figuras 
justrabalhistas que sustam, de modo restrito ou amplo, mas provisoriamente, os efeitos dascláusulas componentes do respectivo contrato.
 
Não se confundem as duas figuras com as alterações 
objetivas do contrato de trabalho. É que elas não envolvem, de maneira direta, a modificação de 
cláusulas do contrato, mas apenas a efetiva sustação provisória de seus efeitos. Não 
se confundem, ainda, as referidas figuras com as garantias de emprego.
 
 Maurício Godinho Delgado. Curso de direito do trabalho. 16.ª ed., 
rev. e ampl. São Paulo: LTr, 2017 (com adaptações).
 
Segundo a CLT, assinale a alternativa correta acerca desses institutos. 
 a) O afastamento do empregado em virtude das exigências do serviço militar constituirá 
motivo para rescisão do contrato de trabalho por parte do empregador. 
 b) Quando tiver que comparecer a juízo, o empregado 
poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário,
por, no máximo, cinco dias consecutivos. 
 c) No caso de doação voluntária de sangue devidamente 
comprovada, a cada três meses, o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço por um dia, 
sem prejuízo do salário. 
 d) Ocorrendo motivo relevante de interesse para a 
segurança nacional, poderá a autoridade competente 
solicitar o afastamento do empregado do serviço ou do 
local de trabalho, sem que se configure a suspensão do contrato de trabalho. 
 e) O empregado afastado do emprego, por ocasião de sua 
volta, não terá direito a todas as vantagens que, em sua ausência, tenham sido atribuídas à 
categoria a que pertencia na empresa. 
 
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1184093
Questão 407: UFMT - Proc Mun (Pref VG)/Pref VG (MT)/2018
Assunto: Equiparação Salarial
De acordo com o disposto na legislação trabalhista vigente acerca de equiparação salarial, é correto
afirmar:
 a) Considera-se trabalho de igual valor o que for feito com igual produtividade e com a mesma
perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço e na função não seja superior a
quatro anos.
 b) Não se admite o pleito de equiparação salarial quando o empregador tiver pessoal organizado em
quadro de carreira ou adotar plano de cargos e salários com registro no órgão competente do Ministério
do Trabalho.
 c) A equiparação salarial só será possível entre empregados contemporâneos no cargo ou na função,
ficando vedada a indicação de paradigmas remotos, ainda que o paradigma contemporâneo tenha obtido
a vantagem em ação judicial própria.
 d) O trabalhador readaptado em nova função por motivo de deficiência física ou mental atestada pelo
órgão competente da Previdência Social, desde que desempenhe o trabalho com produtividade e
perfeição técnica, será admitido como paradigma para fim de equiparação salarial.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/743748
Questão 408: FUNDATEC - Proc (PGE RS)/PGE RS/2010
Assunto: Jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre Extinção do Contrato de Trabalho
Considere as afirmações a seguir:
 
I. Segundo orientação jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho, preenchidos todos os
pressupostos para a aquisição de estabilidade decorrente de acidente ou doença profissional, ainda
durante a vigência do instrumento normativo, goza o empregado de estabilidade mesmo após o
término da vigência deste.
 
II. Os associados de sindicatos de empregados que se aposentarem, estiverem desempregados ou
tiverem sido convocados para prestação de serviço militar não perderão os respectivos direitos
sindicais e ficarão isentos de qualquer contribuição, mas não poderão exercer quaisquer cargos de
administração ou representação sindical.
 
IlI. As centrais sindicais legalmente reconhecidas têm como prerrogativas: (a) coordenar a
representação dos trabalhadores por meio das organizações sindicais a ela filiadas; (b) participar de
negociações em fóruns, colegiados de órgãos públicos e demais espaços de diálogo social que
possuam composição tripartite, nos quais estejam em discussão assuntos de interesse geral dos
trabalhadores, e (c) firmar, mediante negociação estabelecida com as confederações sindicais
patronais, os contratos coletivos estipulativos das condições mínimas de trabalho aplicáveis em todo
o território nacional.
 
Quais estão corretas?
 a) Apenas I.
 b) I, lI e IlI.
 c) Apenas lI e IlI.
 d) Apenas I e lI.
 e) Apenas IlI.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1511750
Questão 409: CS UFG - Jorn (UFG)/UFG/2019
Assunto: Jornalistas
De acordo com a legislação em vigor no Brasil, a jornada de trabalho dos jornalistas é estabelecida
 a) em cinco horas diárias na rede privada e oito no serviço público.
 
 b) de cinco a seis horas diárias, se houver dispensa do trabalho no sábado.
 c) em cinco horas diárias, tanto no serviço público quanto na rede privada.
 d) de cinco a oito horas diárias, a depender do tipo de contrato estabelecido.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1491269
Questão 410: VUNESP - Proc Jur I (Cubatão)/Pref Cubatão/Administrativo/2012
Assunto: Fontes de Receita
Os empregadores são obrigados a descontar, da folha de pagamento de seus empregados relativa ao
mês de março de cada ano, a contribuição sindical por estes devida aos respectivos sindicatos. Da
importância da arrecadação da contribuição sindical, serão feitos os seguintes créditos pela Caixa
Econômica Federal:
 a) 10% (dez por cento) para a confederação correspondente; 15% (quinze por cento) para a
federação; 60% (sessenta por cento) para o sindicato respectivo; 10% (dez por cento) para a central
sindical; 5% (cinco por cento) para a “Conta Especial Emprego e Salário”.
 b) 5% (cinco por cento) para a confederação correspondente; 15% (quinze por cento) para a
federação; 60% (sessenta por cento) para o sindicato respectivo; 20% (vinte por cento) para a “Conta
Especial Emprego e Salário”.
 c) 5% (cinco por cento) para a confederação correspondente; 15% (quinze por cento) para a
federação; 60% (sessenta por cento) para o sindicato respectivo; 10% (dez por cento) para a central
sindical; 10% (dez por cento) para a “Conta Especial Emprego e Salário”.
 d) 10% (dez por cento) para a confederação correspondente; 10% (dez por cento) para a federação;
60% (sessenta por cento) para o sindicato respectivo; 10% (dez por cento) para a central sindical; 10%
(dez por cento) para a “Conta Especial Emprego e Salário”.
 e) 15% (quinze por cento) para a confederação correspondente; 5% (cinco por cento) para a
federação; 60% (sessenta por cento) para o sindicato respectivo; 10% (dez por cento) para a central
sindical; 10% (dez por cento) para a “Conta Especial Emprego e Salário”.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/850271
Questão 411: FCC - AJ TRT5/TRT 5/Apoio Especializado/Medicina do Trabalho/2013
Assunto: Dano Extrapatrimonial (Material, Moral, Assédio)
Define-se como assédio moral:
 a) Estado biológico gerado por situações sociais e sociopsicológicas, constituído tanto pelo agente
estressante quanto pela reação do organismo submetido à ação do agente estressante.
 b) Conduta abusiva, intencional, frequente e repetida, que ocorre no ambiente de trabalho e que visa
diminuir, humilhar, vexar, constranger, desqualificar e demolir psiquicamente um indivíduo ou um grupo,
degradando as suas condições de trabalho, atingindo a sua dignidade e colocando em risco a sua
integridade pessoal e profissional.
 c) Comportamento despótico de certos administradores, despreparados, que submetem os
empregados a uma pressão terrível ou os tratam com violência, injuriando-os, com total falta de respeito.
 d) Atitude agressiva pontual do empregador, mesmo que tenha provocado consequências
especialmente graves para a vítima, gerando uma situação de reatividade e impulsividade, gerando um
ato de violência.
 e) Trabalho em um espaço ruim, mal iluminado e mal instalado, levandoa uma sobrecarga de
trabalho e um desgaste excessivo ou decisões que levem à transferências ou mudanças de função
previstas no contrato de trabalho.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/174430
Questão 412: VUNESP - AJ (Pref N Odessa)/Pref Nova Odessa/2018
Assunto: Negociação Coletiva (Convenções)
De acordo com o disposto na Consolidação das Leis do Trabalho, é correto afirmar que
 a) as convenções e os acordos entrarão em vigor 2 (dois) dias após a data da entrega dos mesmos no
órgão competente.
 b) não será permitido estipular duração de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho superior
a dois anos, sendo vedada a ultratividade.
 c) as condições estabelecidas em convenção coletiva de trabalho sempre prevalecerão sobre as
estipuladas em acordo coletivo de trabalho.
 d) constitui objeto lícito de convenção coletiva ou de acordo coletivo de trabalho, a supressão ou
redução relativa a repouso semanal remunerado.
 e) a convenção coletiva e o acordo coletivo de trabalho têm prevalência sobre a lei quando, entre
outros, dispuserem sobre número de dias de férias devidas ao empregado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/690536
Questão 413: FGV - TJ TRT12/TRT 12/Administrativa/2017
Assunto: Intervalos (Trabalho)
Os irmãos Jairo e Júlio trabalham na mesma empresa em Caçador (SC). Jairo cumpre jornada de 2ª a 6ª
feira das 15:00 às 19:00 horas, ao passo que Júlio labuta de 2ª a 6ª feira das 9:00 às 16:00 horas.
Sobre o intervalo intrajornada previsto na CLT para a hipótese retratada, é correto afirmar que:
 a) é o contrato de trabalho que definirá se existirá, ou não, intervalo para refeição e descanso;
 b) Jairo não terá intervalo para refeição e Júlio, intervalo de no mínimo 1 hora;
 c) os irmãos terão direito a 15 minutos de pausa alimentar cada um;
 d) ambos não terão intervalo para refeição porque a jornada é inferior a 8 horas diárias;
 e) é garantida a pausa de no mínimo 1 hora e no máximo 2 horas para a alimentação de Jairo e Júlio.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/514415
Questão 414: FGV - TJ TRT12/TRT 12/Administrativa/2017
Assunto: Férias (trabalho)
Conceição completou o seu período aquisitivo de férias junto ao empregador GAMA Ltda. e agora
aguarda a marcação de suas férias.
 
Conceição tem um filho de 16 anos que é estudante do ensino médio.
Diante dos termos da CLT, é correto afirmar que:
 a) o empregador é quem marcará o mês de férias, dentro do período concessivo, como achar mais
adequado;
 b) por ter filho menor de 18 anos, a empregada tem o direito de tirar as férias juntamente com as
férias escolares do menor;
 c) é o empregado quem define o aproveitamento das férias no período que melhor lhe aprouver;
 d) a maternidade é uma das causas que impede a conversão de 1/3 das férias em dinheiro;
 e) por ser mãe, Conceição poderá fracionar as férias em 2 períodos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/514414
Questão 415: FGV - AJ (TJ PI)/TJ PI/Apoio Especializado/Psicólogo/2015
Assunto: Emprego Doméstico
Cristina e Alberto, pais das crianças Alberto Junior e Isabelle, de 2 e 4 anos, trouxeram do interior a
adolescente Maria de Fátima, 16 anos, para trabalhar como babá de seus filhos. Sobre essa situação e de
acordo com a legislação, é correto afirmar que:
 a) não há irregularidade em ajudar a adolescente carente proporcionando-lhe casa, comida, roupa e
trabalho digno;
 b) a jovem Maria de Fátima poderá trabalhar na casa da família bastando a autorização por escrito
dos pais ou responsável com firma reconhecida;
 c) Maria de Fátima pode prestar serviços domésticos, desde que haja registro em carteira de trabalho
e comprovação de conclusão do ensino fundamental;
 d) Cristina e Alberto precisarão regularizar a guarda da adolescente junto à autoridade judiciária de
seu domicílio;
 e) o trabalho infanto-juvenil é prática disseminada e culturalmente aceita em diversas regiões do
país, devendo essa diversidade ser respeitada.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/342383
Questão 416: FGV - TJ TRT12/TRT 12/Administrativa/2017
Assunto: Trabalho Noturno
Claudio trabalha como barman em um restaurante de Criciúma (SC), durante 5 dias na semana, sempre
no horário de 19:00 às 2:00 horas com pausa alimentar regular.
Considerando esse horário e os termos da CLT, é correto afirmar que:
 a) Claudio terá direito a horas extras e adicional de periculosidade porque manuseia álcool, que é
inflamável;
 b) será devido adicional noturno em toda a jornada cumprida;
 c) o empregado receberá horas extras e adicional noturno;
 d) pagar-se-á adicional noturno sobre a jornada de 22:00 às 2:00 horas;
 e) não há direito a horas extras nem adicional noturno.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/514413
Questão 417: VUNESP - Proc Jur I (Cubatão)/Pref Cubatão/Administrativo/2012
Assunto: Proteção do Trabalho da Mulher
No que tange à proteção do trabalho da mulher e do menor, é correto afirmar que
 a) a legislação trabalhista não prevê possiblidade de restrição ao gozo dos períodos de repouso do
menor nos locais de trabalho.
 b) o responsável legal pelo menor é obrigado a notificar o Ministério do Trabalho e Emprego para que
este pleiteie a extinção do contrato de trabalho, desde que o serviço possa acarretar para ele prejuízos
de ordem moral.
 c) os estabelecimentos em que trabalharem pelo menos 30 (trinta) mulheres com mais de 18
(dezoito) anos de idade terão local apropriado, onde seja permitido às empregadas guardarem sob
vigilância e assistência os seus filhos no período da amamentação, sendo vedada a adoção de convênios
para atender à finalidade do dispositivo legal.
 d) ao empregador é vedado empregar a mulher em serviço que demande o emprego de força
muscular superior a 20 (vinte) quilos para o trabalho contínuo, ou 25 (vinte e cinco) quilos para o
trabalho ocasional.
 e) nos termos da negociação coletiva, a empresa pode ser obrigada a instalar bebedouros, lavatórios,
aparelhos sanitários; dispor de cadeiras ou bancos, em número suficiente, que permitam às mulheres
trabalharem sem grande esgotamento físico. 
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/850278
Questão 418: FGV - TJ TRT12/TRT 12/Administrativa/2017
Assunto: Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Um caso de interrupção e um caso de suspensão do contrato de trabalho são, respectivamente:
 a) prestação de serviço militar e falta injustificada;
 b) greve e aposentadoria por invalidez;
 c) férias e auxílio-doença;
 d) repouso semanal remunerado e falta justificada;
 e) prisão cautelar do empregado e feriados.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/514412
Questão 419: FGV - TJ TRT12/TRT 12/Administrativa/2017
Assunto: Emprego Doméstico
Gilda pretende contratar uma babá para tomar conta de sua filha. De acordo com a Lei de Regência, a
idade mínima para que alguém seja contratado como empregado doméstico é de:
 a) 14 anos;
 b) 16 anos;
 c) 18 anos;
 d) 20 anos;
 e) 21 anos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/514411
Questão 420: FGV - TJ TRT12/TRT 12/Administrativa/2017
Assunto: Relação de Trabalho e Relação de Emprego
Para que alguém seja considerado empregado na forma prevista na CLT, NÃO é necessário o seguinte
requisito:
 a) exclusividade;
 b) subordinação;
 c) pessoalidade;
 d) onerosidade;
 e) não eventualidade.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/514410
Questão 421: ESAF - AFT/MTE/2003
Assunto: Jornada de Trabalho
Sobre as regras que definem a duração das jornadas especiais de trabalho, assinale a opção incorreta.
 a) A jornada dos bancários, sujeita ao limite diário máximo de06 horas, deve ser prestada entre o
período de 07h às 22h, assegurado o intervalo diário de 15 min de intervalo para refeição.
 b) Os jornalistas profissionais devem trabalhar por, no máximo, 05 horas noturnas e 06 horas diurnas,
facultada a ampliação da jornada em uma hora diária, com o pagamento suplementar correspondente.
 c) O trabalho executado em minas de subsolo não deve exceder de seis horas diárias ou trinta e seis
semanais, computando-se como serviço efetivo o tempo gasto no deslocamento entre a boca da mina e
o local de trabalho e vice-versa.
 d) Os operadores cinematográficos e seus ajudantes devem trabalhar por, no máximo, seis horas
diárias, das quais cinco horas ficam reservadas ao labor consecutivo em cabina (durante o
funcionamento cinematográfico) e uma hora, no máximo, destinada à limpeza e lubrificação dos
aparelhos de projeção ou revisão dos filmes.
 e) Os tripulantes de embarcações da marinha mercante nacional estão sujeitos à jornada de oito
horas diárias, que deve ser prestada de modo contínuo ou intermitente, nesse último caso com duração
mínima de 01 hora, entre 0 e 24 horas, de acordo com o critério definido pelo comandante.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/10605
Questão 422: FGV - TJ TRT12/TRT 12/Administrativa/2017
Assunto: Direitos Constitucionais Trabalhistas
Dos direitos trabalhistas previstos na Constituição Federal de 1988, aquele que até o presente momento
NÃO foi regulamentado é:
 a) participação nos lucros ou resultados;
 b) aviso prévio proporcional ao tempo de serviço;
 c) repouso semanal remunerado;
 d) adicional para atividade penosa;
 e) fundo de garantia por tempo de serviço.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/514409
Questão 423: FEPESE - Ana (CAJ)/CAJ/Recursos Humanos/2018
Assunto: Jornada de Trabalho
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a jornada de trabalho de acordo
com a CLT, excluindo as exceções expressas na Lei.
( ) A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá
de 12 horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.
( ) O tempo despendido pelo empregado da sua residência até seu posto de trabalho não se
configura tempo à disposição do empregador.
( ) Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda a vinte e
cinco horas semanais.
( ) O salário a ser pago aos empregados sob o regime de tempo parcial é proporcional à sua
jornada, comparada aos empregados que cumprem, nas mesmas funções, tempo integral.
( ) As horas suplementares à duração do trabalho semanal normal serão pagas com o acréscimo de
60% sobre o salário-hora normal.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
 a) V • F • F • V • V
 b) V • F • V • F • F
 c) F • V • V • V • F
 d) V • F • V • F • V
 e) F • V • F • V • F
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1565049
Questão 424: Com. Exam. (TRT 2) - JT TRT2/TRT 2/2013
Assunto: Princípios do Direito Individual do Trabalho
O princípio da proteção dos direitos trabalhistas envolve questão sobre a renúncia e transação. Observe
as proposições abaixo e ao final aponte a alternativa que contenha proposituras de renúncia:
I. Desistência do cargo sindical para o qual o empregado fora eleito dirigente sindical.
II. Acordo celebrado, em fase de execução, para recebimento de quantia desejada, embora crédito
habilitado no juízo falimentar.
III. Pedido de demissão de empregado estável.
IV. Negociação coletiva da entidade sindical para a redução de jornada de trabalho.
V. Acordo para a rescisão do contrato mediante pagamento de uma indenização.
Está correta a alternativa:
 a) I e II.
 b) I e V.
 c) II e IV.
 d) III e V.
 e) I e III.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/113019
Questão 425: Com. Exam. (TRT 2) - JT TRT2/TRT 2/2013
Assunto: Relação de Trabalho e Relação de Emprego
No que concerne à caracterização da relação de emprego, a CLT traz os requisitos dispostos nos artigos
2° e 3°, que se tem por diversos dos requisitos para a relação de trabalho. Aponte a alternativa que
contenha uma hipótese, em virtude de seu regime legal, de relação de emprego:
 a) empreitada, estágio.
 b) transporte autônomo, atleta de futebol.
 c) músico profissional, prestação diária de serviços em casa de família.
 d) representação comercial, jornalista "free lance".
 e) médico de cooperativa, eletricista autônomo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/113018
Questão 426: FCC - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/"Sem Especialidade"/2013
Assunto: Requisitos (Contrato de Trabalho)
Analisando os requisitos e distinções entre os institutos da relação de trabalho e da relação de emprego,
nos termos da doutrina e da legislação brasileira,
 a) contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de
emprego.
 b) toda relação de trabalho é caracterizada como relação de emprego, sendo que o contrário não é
verdadeiro.
 c) trabalho realizado de forma eventual constitui-se em uma das modalidades de contrato de trabalho
regido pela Consolidação das Leis do Trabalho − CLT.
 d) o vínculo formado entre empregado e empregador é uma relação de trabalho que não possui
natureza jurídica contratual, conforme previsão expressa da Consolidação das Leis do Trabalho − CLT.
 e) o trabalhador avulso é uma das espécies de empregado, embora não haja igualdade de direitos
entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/182659
Questão 427: FCC - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/"Sem Especialidade"/2013
Assunto: Princípios do Direito Individual do Trabalho
A doutrina clássica conceitua os princípios como sendo “proposições que se colocam na base de uma
ciência, informando- a”. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que o Direito Individual do Trabalho
adota como regra o princípio da
 a) norma mais favorável ao trabalhador.
 b) imperatividade das normas trabalhistas.
 c) intangibilidade salarial.
 d) disponibilidade dos direitos trabalhistas.
 e) continuidade da relação de emprego.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/182656
Questão 428: IPAD - Med Leg (PCie PE)/PCie PE/2006
Assunto: Acidente de Trabalho
Assinale a alternativa incorreta.
 a) Acidente de percurso é aquele que ocorre na ida de casa para o trabalho ou deste para casa.
 b) Não se considera acidente de trabalho aquele que ocorre no horário destinado ao repouso ou às
refeições dos funcionários.
 c) Doenças profissionais são peculiares ou inerentes a determinados tipos de trabalho, cujo nexo
causal é presumido.
 d) As concausas podem ser pré-existentes, concomitantes ou supervenientes.
 e) A doença profissional ocorre pela exposição continuada do trabalhador a determinados agentes
insalubres.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1636762
Questão 429: Com. Exam. (TRT 2) - JT TRT2/TRT 2/2013
Assunto: Grupo Econômico (Responsabilidade Trabalhista)
Consoante a lei, grupo econômico é aquele:
 a) Constituído por uma ou mais empresas, bastando que exista controle diretivo por parte de uma
delas.
 b) Constituído por uma ou mais empresas, bastando que cada quaI possua personalidade jurídica
própria.
 c) Constituído por uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurídica
própria, estiverem sob a direção, controle ou administração de outra.
 d) Constituído por várias empresas vinculadas entre si, ainda que informalmente.
 e) Nenhuma das anteriores.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/113026
Questão 430: FCC - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/"Sem Especialidade"/2013Assunto: Insalubridade e Periculosidade
A Consolidação das Leis do Trabalho apresenta normas sobre segurança e medicina do trabalho,
regulamentando as atividades insalubres e perigosas. Conforme essas regras,
 a) o adicional a ser pago ao trabalhador que exerce atividades insalubres é de 30% (trinta por cento)
sobre o seu salário básico.
 b) caso verificado o trabalho em condições de insalubridade e periculosidade, o empregado somente
poderá receber o adicional de periculosidade.
 c) o trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta
por cento) sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos
lucros da empresa.
 d) o exercício do trabalho em condições insalubres, conforme seu grau, assegura a percepção de
adicional de 50% (cinquenta por cento), 25% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salário mínimo
da região.
 e) o pagamento do adicional de insalubridade ou de periculosidade por mais de um ano será
incorporado à remuneração do empregado, ainda que ocorra a eliminação do risco à saúde ou
integridade física.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/182667
Questão 431: CEPUERJ - TUS (UERJ)/UERJ/Procurador/2015
Assunto: Justa Causa
Constitui justa causa para terminação do contrato de emprego:
 a) praticar ato lesivo da honra de superior hierárquico fora do horário de serviço e do ambiente de
trabalho
 b) condenação criminal do empregado por ato de improbidade praticado contra terceiros
 c) deixar o bancário de honrar habitualmente dívidas líquidas, certas e exigíveis
 d) negociação habitual em serviço
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1442205
Questão 432: Com. Exam. (TRT 2) - JT TRT2/TRT 2/2013
Assunto: Espécies. Sindicatos. Federações. Confederações
São Prerrogativas dos sindicatos, segundo a lei:
 a) Celebrar convenções coletivas e manter serviços de assistência judiciária para os associados.
 b) Promover a conciliação nos dissídios de trabalho e a fundação de cooperativas de consumo e de
crédito.
 c) Eleger ou designar os representantes da respectiva categoria ou profissão liberal e fundar e manter
agências de colocação.
 d) Celebrar convenções coletivas de trabalho e a conciliação nos dissídios coletivos de trabalho.
 e) Manter assistente social com atribuições específicas de promover a cooperação operacional na
empresa e a integração profissional na Classe.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/113039
Questão 433: FGV - Adv (SEN)/SEN/2008
Assunto: Características (Contrato de Trabalho)
Em relação ao contrato de trabalho instituído pela Lei de Estímulo aos Novos Empregos - Lei 9.601/98,
considere as seguintes assertivas:
I. As estabilidades da gestante, do dirigente sindical e do acidentado são garantidas durante o curso do
contrato de trabalho.
II. A prorrogação por mais de uma vez é permitida, desde que respeitado o prazo máximo de dois anos
previsto no caput do art. 445 da CLT.
III. A empresa terá alguns incentivos, entre eles, uma redução na ordem de 2% (dois por cento) na
contribuição para o FGTS ao mês, tendo em vista a intenção social da lei.
IV. Ao término da duração do contrato será indevida a indenização sobre os depósitos do FGTS e aviso
prévio.
V. O valor da indenização de rescisão antecipada devida pela parte que der causa imotivada a ela será
previsto na norma coletiva.
Assinale:
 a) se apenas as assertivas I, II e V estiverem corretas.
 b) se apenas as assertivas I, II e IV estiverem corretas.
 c) se apenas as assertivas II, III e IV estiverem corretas.
 d) se apenas as assertivas I, II, IV e V estiverem corretas.
 e) se todas as assertivas estiverem corretas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/24975
Questão 434: CEPS UFPA - Proc Jur Mun (Belém)/Pref Belém (PA)/2004
Assunto: Interpretação, Integração e Aplicação do Direito do Trabalho
O direito do trabalho é ramo da ciência jurídica, em razão do que é correto dizer:
 a) São fontes formais do Direito do Trabalho: a lei, a sentença normativa, o costume e os tratados
internacionais não ratificados.
 b) O Princípio da norma mais favorável orienta que seja aplicada a que ofereça maior vantagem ao
trabalhador, inclusive no caso de lei proibitiva do Estado.
 c) O constitucionalismo na ordem jurídica brasileira retirou do Direito do Trabalho, como ramo da
ciência, parte de sua autonomia construída em sua grande maioria por leis ordinárias até 1988.
 d) São formas heterocompositivas de conflitos a arbitragem e a jurisdição, sendo a primeira, uma
atividade desenvolvida por uma pessoa física ou um órgão supraparte destinado a proferir decisão que
será acatada pelos litigantes.
 e) Lock out na ordem jurídico-política brasileira também denomina o fechamento do estabelecimento
por motivos de ordem econômica.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1778059
Questão 435: FGV - Adv (SEN)/SEN/2008
Assunto: Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
A respeito do tema Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho, assinale a afirmativa correta.
 a) A participação de empregado em movimento grevista implica suspensão do contrato de trabalho,
ficando o empregador, portanto, autorizado a não efetuar o pagamento dos salários nos dias de
paralisação, observada a Lei 7.783/89.
 b) Durante a suspensão do contrato o empregador não pode despedir os empregados que aderiram
ao movimento grevista, podendo, no entanto, contratar, em qualquer caso, trabalhadores substitutos.
 c) O afastamento da mulher vítima de violência por até 6 meses é caso de interrupção do contrato de
trabalho, estando garantido o pagamento dos salários do período.
 d) Quando dirigente sindical tiver que se ausentar por motivo de viagem internacional representando
o sindicato, o tempo de ausência caracteriza-se como licença não-remunerada, hipótese de suspensão do
contrato.
 e) A partir do 15º dia do acidente de trabalho, o contrato é suspenso, mas o empregador continua
obrigado ao depósito do FGTS e o tempo de serviço é computado para todos os efeitos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/24976
Questão 436: COPERVE UFSC - Proc (PGE SC)/PGE SC/2003
Assunto: Proteção do Trabalho do Menor (Trabalho Infantil)
Assinale a alternativa CORRETA, de acordo com a Constituição da República.
 a) O trabalho noturno, perigoso ou insalubre, é proibido para menores de 16 (dezesseis) anos, assim
como qualquer trabalho é proibido a menores de 14 (catorze) anos, salvo na condição de aprendiz, a
partir de 12 (doze) anos.
 b) O trabalho noturno, perigoso ou insalubre, é proibido para menores de 18 (dezoito) anos, assim
como qualquer trabalho é proibido a menores de 14 (catorze) anos, salvo na condição de aprendiz, a
partir de 12 (doze) anos.
 c) O trabalho noturno, perigoso ou insalubre, é proibido para menores de 18 (dezoito) anos, assim
como qualquer trabalho é proibido a menores de 16 (dezesseis) anos, salvo na condição de aprendiz, a
partir de 14 (catorze) anos.
 d) O trabalho noturno, perigoso ou insalubre, é proibido para menores de 16 (dezesseis) anos, assim
como qualquer trabalho é proibido a menores de 14 (catorze) anos, inclusive na condição de aprendiz.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/362901
Questão 437: VUNESP - TecL (CM Pradópolis)/CM Pradópolis/2016
Assunto: Férias (trabalho)
João, tendo completado o período aquisitivo, visto que decorridos 12 meses de vigência de seu contrato
de trabalho com a Metalúrgica Alvorada, entrará em férias. Ocorre que João, durante referido período,
faltou cinco vezes ao trabalho. Nessa condição, contados em dias corridos, João terá direito a
 a) 30 dias de férias.
 b) 28 dias de férias.
 c) 26 dias de férias.
 d) 24 dias de férias.
 e) 18 dias de férias.
Esta questãopossui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/350612
Questão 438: CEPS UFPA - Proc Jur Mun (Belém)/Pref Belém (PA)/2004
Assunto: Jornada de Trabalho
Em relação às condições de trabalho, é correto afirmar:
 a) O empregado em cargo de gestão tem o direito de receber adicional de horas suplementares se a
prestação de serviços ocorrer por mais de 44 horas semanais.
 b) O menor aprendiz que perceber salário mínimo obriga-se a trabalhar 8 horas diárias desonerando
o empregador quanto à liberação para freqüência à escola.
 c) É aplicável ao Servidor Público as regras pertinentes ao exercício do direito de greve previstas para
o empregado celetista, pois a norma constitucional que lhes garante tal direito é de aplicação imediata.
 d) Cessado o prazo de vigência do acordo coletivo de trabalho para a categoria, cessam todos os
direitos nela previstos, exclusive a base salarial estipulada.
 e) O jus variandi foi revogado pelo sistema de flexibilização do Direito do Trabalho.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1778061
Questão 439: FEPESE - Ana (CAJ)/CAJ/Recursos Humanos/2018
Assunto: Intervalos (Trabalho)
Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 horas, é obrigatória a concessão de um
intervalo para repouso ou alimentação, o qual será:
no mínimo, de e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá
exceder de .
 
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
 a) meia hora • 1 hora
 b) meia hora • 2 horas
 c) 1 hora • 2 horas
 d) 1h50min • 2 horas
 e) 2 horas • 3 horas
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1565057
Questão 440: FCC - AJ TRT22/TRT 22/Administrativa/"Sem Especialidade"/2010
Assunto: Negociação Coletiva (Convenções)
A convenção coletiva
 a) deve ser celebrada por escrito, devendo, dentre outros, trazer a designação das partes
convenentes, não sendo necessário constar o prazo de vigência; enquanto que o contrato de trabalho
individual pode ser pactuado de forma escrita ou verbal, e sempre por prazo determinado.
 b) pode ser celebrada por escrito ou verbalmente, devendo, se escrita, trazer a designação das partes
convenentes e o prazo de vigência; enquanto que o contrato individual de trabalho deve ser pactuado
apenas de forma escrita e expressa, por prazo determinado ou indeterminado.
 c) deve ser celebrada por escrito, devendo, dentre outros, trazer a designação das partes convenentes
e o prazo de vigência; enquanto que o contrato individual de trabalho pode ser pactuado de forma
escrita ou verbal, tácita ou expressa, por prazo determinado ou indeterminado.
 d) pode ser celebrada por escrito ou verbalmente, devendo, dentre outros, trazer a designação das
partes convenentes, não sendo necessário constar o prazo de vigência; enquanto que o contrato
individual de trabalho deve ser apenas pactuado de forma escrita e expressa, por prazo determinado ou
indeterminado.
 e) deve ser celebrada por escrito, devendo, dentre outros, trazer a designação das partes convenentes
e o prazo de vigência; enquanto que o contrato individual de trabalho deve ser pactuado apenas de
forma escrita e expressa, sempre por prazo determinado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/244116
Questão 441: FCC - Proc (BACEN)/BACEN/2006
Assunto: Requisitos (Contrato de Trabalho)
É correto afirmar, à luz da CLT, que existe contrato de trabalho
 a) desde que presentes os requisitos dos artigos 2o e 3o da CLT, e se as partes não ajustarem outro
tipo de relação jurídica.
 b) somente se presentes os requisitos dos artigos 2o e 3o da CLT e mediante a celebração de contrato
de trabalho escrito.
 c) se presentes os requisitos dos artigos 2o e 3o da CLT, mesmo que as partes ajustem outro tipo de
relação jurídica.
 d) somente se presentes os requisitos dos artigos 2o e 3o da CLT e mediante a celebração de contrato
de trabalho escrito ou verbal.
 e) somente se presentes os requisitos dos artigos 2o e 3o da CLT e mediante a celebração de contrato
de trabalho escrito, verbal ou tácito.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/12699
Questão 442: FCC - Proc (BACEN)/BACEN/2006
Assunto: Requisitos (Contrato de Trabalho)
A prestação de serviços a mais de uma empresa do mesmo grupo econômico, durante a mesma jornada
de trabalho,
 a) pode caracterizar vários contratos de trabalho, desde que não haja ajuste em contrário.
 b) caracteriza mais de um contrato de trabalho, até o limite de doze horas de trabalho diário.
 c) caracteriza mais de um contrato de trabalho, até o limite de oito horas de trabalho diário.
 d) não caracteriza mais de um contrato de trabalho, em qualquer hipótese.
 e) não caracteriza mais de um contrato de trabalho, salvo ajuste em contrário.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/12700
Questão 443: FCC - Proc (BACEN)/BACEN/2006
Assunto: Repouso Semanal Remunerado
O trabalho prestado em domingos e feriados, não compensado, deve ser pago
 a) de forma simples, sem prejuízo da remuneração relativa ao repouso semanal.
 b) em dobro, sem prejuízo da remuneração relativa ao repouso semanal.
 c) de forma simples, já computado o valor relativo ao repouso semanal.
 d) em dobro, já computado o valor relativo ao repouso semanal.
 e) de forma simples, sem prejuízo da remuneração relativa ao repouso semanal, salvo ajuste diverso
através de convenção ou acordo coletivo de trabalho.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/12702
Questão 444: FCC - AJ TRT6/TRT 6/Judiciária/"Sem Especialidade"/2012
Assunto: Sucessão Trabalhista
Por razões de interesse econômico, os proprietários da empresa Tetra Serviços Ltda. transferiram o
negócio para terceiros. Houve alteração da razão social, mas não ocorreu alteração de endereço, do
ramo de atividades, nem de equipamentos. Manteve-se o mesmo quadro de empregados. Tal situação
caracterizou a sucessão de empregadores. Neste caso, quanto aos contratos de trabalho dos empregados
da empresa sucedida,
 a) a transferência de obrigações depende das condições em que a sucessão foi pactuada.
 b) as obrigações anteriores recairão sobre a empresa sucedida, e as posteriores sobre a sucessora.
 c) todas as cláusulas e condições estabelecidas no contrato de trabalho deverão ser repactuadas entre
os empregados e o novo empregador.
 d) serão automaticamente extintos, fazendo surgir novas relações contratuais.
 e) os contratos de trabalho se manterão inalterados e seguirão seu curso normal.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/104875
Questão 445: FEPESE - ATA II (JUCESC)/JUCESC/2017
Assunto: Relação de Trabalho e Relação de Emprego
Assinale a alternativa correta em relação à Cooperativa de Trabalho.
 a) A Cooperativa de Trabalho deve garantir aos seus sócios um seguro de acidente de trabalho.
 b) A Cooperativa de Trabalho não poderá participar de procedimentos de licitação pública mesmo que
tenham por escopo os mesmos serviços, operações e atividades previstas em seu objeto social.
 c) A filiação à Cooperativa de Trabalho de categoria profissional é obrigatória para todos os
trabalhadores que desenvolvem atividades laborativas de mesma situação socioeconômica e condições
gerais de trabalho.
 d) A Cooperativa de Trabalho que não partilhar lucros está dispensada do uso da expressão
“Cooperativa de Trabalho” na sua denominação social.
 e) A Cooperativa de Trabalho deverá ser composta por um número mínimo de 15 sócios.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/487850
Questão 446: VUNESP - Ass Jur (P Ferreira)/Pref P Ferreira/2017
Assunto: Formas de Ruptura do Contrato de Trabalho
Nos termos da legislação respectiva, a dispensa sem justa causa de empregado com deficiência física,
em contratopor prazo indeterminado,
 a) é direito potestativo do empregador e, portanto, não está sujeita a condição.
 b) somente poderá ocorrer após a contratação de outro trabalhador com deficiência ou beneficiário
reabilitado da Previdência Social.
 c) está condicionada à prévia contratação de empregado com deficiência idêntica.
 d) não é admissível nos primeiros 90 (noventa) dias de contratação, tendo em vista a garantia de
emprego legalmente estabelecida.
 e) deve ser precedida da contratação de outro trabalhador com deficiência, mesmo que seja na
condição de empregado aprendiz.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/481705
Questão 447: Com. Exam. (TRT 8) - JT TRT8/TRT 8/2003
Assunto: Trabalho Rural
Sobre o trabalhador rural:
I. A cessão pelo empregador de moradia e de sua infra-estrutura básica, assim como bens
destinados à produção para sua subsistência e de sua família integram o salário do trabalhador rural;
II. É lícito ao empregador rural efetuar descontos no salário do empregado rural até o limite de 20%
(vinte por cento) sobre a remuneração deste pela ocupação da morada;
III. Rescindido ou findo o contrato de trabalho, o empregado rural será obrigado legalmente a
desocupar a casa onde mora, dentro de 60 (sessenta ) dias;
IV. Considera-se trabalho noturno, o executado entre às 21h e às 5h do dia seguinte, na atividade
da pecuária, e entre às 20h de um dia e às 4h do dia seguinte na atividade da lavoura;
 a) Todas as alternativas estão incorretas.
 b) Somente as alternativas II e III estão incorretas.
 c) Somente as alternativas I e III estão corretas.
 d) Todas as alternativas estão corretas.
 e) Somente a alternativa II está correta.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/108976
Questão 448: FCC - AJ TST/TST/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: Proteção do Trabalho da Mulher
Atenção: Para responder à questão, considere também o texto da Lei nº 13.467/2017.
 
Entre as diversas regras de proteção à mulher gestante e lactante estão as relativas a restrições para o
exercício de atividades em condições insalubres e a concessão de intervalos para amamentação do bebê,
entre as quais:
 a) Para amamentar o próprio filho, até que este complete 6 meses de idade, a mulher terá direito,
durante a jornada de trabalho, a 2 descansos de meia hora cada um, sendo que os horários de gozo dos
mesmos são definidos pelo empregador, de acordo com as possibilidades da produção.
 b) Quando não for possível que a gestante seja afastada de atividades consideradas insalubres em
grau máximo, enquanto durar a gestação, o contrato de trabalho deverá ser rescindido, com pagamento
de uma indenização equivalente ao salário- maternidade, não havendo que se falar em estabilidade.
 c) Sem prejuízo de sua remuneração, nesta incluído o valor do adicional de insalubridade, a
empregada deverá ser afastada de atividades consideradas insalubres, em qualquer grau, quando
apresentar atestado de saúde, emitido por médico de confiança da mulher, que recomende o
afastamento durante a gestação.
 d) O período de 6 meses, no qual, durante a jornada de trabalho, devem ser concedidos 2 descansos
de meia hora cada um para amamentação do bebê, poderá ser dilatado, a critério da autoridade
competente, quando o exigir a saúde do filho.
 e) Sem prejuízo de sua remuneração, nesta incluído o valor do adicional de insalubridade, a
empregada deverá ser afastada de atividades consideradas insalubres em grau máximo durante o
período em que estiver amamentando o bebê, desde que haja recomendação por escrito de médico da
Previdência Social.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/584127
Questão 449: FCC - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2013
Assunto: Princípios do Direito Individual do Trabalho
No estudo das fontes e princípios do Direito do Trabalho,
 a) a CLT relaciona expressamente a jurisprudência como fonte supletiva, a ser utilizada pelas
autoridades administrativas e pela Justiça do Trabalho em caso de omissão da norma positivada.
 b) o direito comum será fonte primária e concorrente com o direito do trabalho quando houver
alguma omissão da legislação trabalhista, conforme norma expressa da CLT.
 c) a sentença normativa não é considerada fonte formal do direito do trabalho porque é produzida
em dissídio coletivo e atinge apenas as categorias envolvidas no conflito.
 d) o princípio da aplicação da norma mais favorável aplica-se no direito do trabalho para garantia dos
empregos, razão pela qual, independente de sua posição hierárquica, deve ser aplicada a norma mais
conveniente aos interesses da empresa.
 e) o princípio da primazia da realidade do direito do trabalho estabelece que os aspectos formais
prevalecem sobre a realidade, ou seja, a verdade formal se sobrepõe à verdade real.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/182714
Questão 450: FCC - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2013
Assunto: Grupo Econômico (Responsabilidade Trabalhista)
Afrodite foi empregada da empresa "Alfa Seguradora" por dois anos, sendo dispensada sem receber
nenhuma verba rescisória. Ingressou com uma reclamação trabalhista acionando a sua empregadora e a
empresa "Alfa Banco de Investimentos", que é empresa controladora do grupo econômico. Nessa
situação:
 a) não há responsabilidade da empresa controladora porque não foi empregadora de Afrodite.
 b) haverá responsabilidade subsidiária da controladora pelos débitos trabalhistas das empresas do
grupo econômico.
 c) a Consolidação das Leis do Trabalho não possui regra própria para regular a situação, portanto,
não haverá responsabilidade de empresa distinta.
 d) a responsabilidade da empresa do grupo econômico é solidária, conforme previsão expressa da
Consolidação das Leis do Trabalho.
 e) somente haveria responsabilidade solidária ou subsidiária por parte da empresa controladora do
grupo em caso de decretação de falência da empresa controlada.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/182715
Questão 451: FCC - AJ TST/TST/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: Grupo Econômico (Responsabilidade Trabalhista)
Atenção: Para responder à questão, considere também o texto da Lei nº 13.467/2017.
 
Os sócios das empresas Turismo Maravilha Ltda. e Festa de Arromba Promoções e Eventos Ltda. são os
mesmos. A primeira delas é sediada em Maceió e a segunda tem sede em Belo Horizonte, desenvolvendo
suas atividades exclusivamente nessas cidades. Em todos os eventos realizados pela Festa de Arromba
são sorteados pacotes turísticos da Turismo Maravilha, sendo esse o meio encontrado pelos sócios para o
desenvolvimento das atividades dessa última, que foi inaugurada há pouco tempo. Essa integração tem
se mostrado muito importante para o desenvolvimento da Turismo Maravilha, sendo os sorteios a única
forma de divulgação e publicidade da empresa. Em relação à situação descrita,
 a) as empresas não integram grupo econômico, tendo em vista que exercem atividades
completamente distintas, não havendo integração entre as mesmas, sendo que a mera identidade de
sócios não é suficiente para caracterizar grupo econômico.
 b) não há formação de grupo econômico pois, além das atividades das empresas serem
completamente distintas, as mesmas localizam se em cidades diferentes, não havendo interesses
integrados.
 c) embora as empresas tenham atividades distintas, a identidade de sócios, aliada ao interesse
integrado, à efetiva comunhão de interesses e a atuação conjunta das mesmas, leva à caracterização do
grupo econômico.
 d) há formação de grupo econômico, tendo em vista que a simples existência de sócios em comum é
fator suficiente para tal caracterização.
 e) há formação de grupo econômico em razão da existência de sócios comuns e de interesses
integrados, sendo que as empresas sãosubsidiariamente responsáveis pelas obrigações decorrentes da
relação de emprego.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/584119
Questão 452: VUNESP - Ana (Pref Itapevi)/Pref Itapevi/Gestão de Pessoas/2019
Assunto: Horas Suplementares
A CLT, alterada pela Lei nº 13.467/2017, trata, em seu artigo 59, §§ 1º a 6º, de horas extras. Assinale a
alternativa que apresenta as informações corretas a respeito desse dispositivo.
 a) A remuneração da hora extra deve ser, pelo menos, 20% superior à da hora normal.
 b) Se houver rescisão do contrato de trabalho e as horas extras não tiverem sido pagas ou
compensadas, elas serão pagas no momento da rescisão com base na remuneração da época em que
elas ocorreram.
 c) O acréscimo de remuneração pode ser dispensado, em troca de horas compensadas em outro dia,
desde que não ultrapassem 10 horas diárias.
 d) Os empregados sob regime de tempo parcial não poderão prestar horas extras.
 e) O banco de horas só poderá ser usufruído se for pactuado em acordo coletivo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/858573
Questão 453: Com. Exam. (TRT 8) - JT TRT8/TRT 8/2003
Assunto: Greve
Com relação ao fenômeno jurídico da greve pode-se afirmar :
 a) Que o “lock-out” é a paralisação provisória das atividades da empresa, em decorrência da
determinação empresarial, podendo também ser a paralisação dos trabalhadores/empregados com o
objetivo de exercer pressões para frustrar negociação coletiva.
 b) Que os servidores militares igualmente aos servidores públicos civis são contemplados com o
direito de greve de forma ilimitada pela Carta Magna vigente, tendo em vista o caráter eminentemente
democrático do Estado de Direito em nosso País.
 c) Que segundo a Lei 7783/89, cumprindo a determinação da Constituição Federal vigente, definiu os
serviços ou atividades essenciais tais como: tratamento e abastecimento de água, produção e
distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis, comércio de medicamentos, aeroportos, assistência
médica e hospitalar.
 d) Que greve é a paralisação coletiva provisória, parcial ou total, das atividades dos trabalhadores em
face de seus empregadores ou tomadores de serviços, com o objetivo de exercer-lhes pressão, visando
a defesa ou conquista de interesses coletivos, ou com objetivos sociais mais amplos;
 e) Que o “lock-out” , segundo a lei de greve, pode ser livremente exercido.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/108993
Questão 454: FGV - GP (CODEBA)/CODEBA/2016
Assunto: Trabalho Avulso
Segundo a Convenção nº 137 da OIT, que se aplica às pessoas cuja principal fonte de renda anual
provém do trabalho como portuário, assinale a afirmativa incorreta.
 a) A política nacional deve estimular todos os setores interessados para que assegurem aos
portuários, na medida do possível, um emprego permanente ou regular.
 b) Um emprego estável com renda mínima deve ser assegurado ao portuário, independentemente da
situação econômica e social do país.
 c) Os registros devem ser estabelecidos e mantidos em dia, para todas as categorias profissionais de
portuários, na forma determinada pela legislação ou a prática nacional.
 d) Os portuários matriculados terão prioridade para a obtenção de trabalho nos portos.
 e) Os portuários matriculados deverão estar prontos para trabalhar de acordo com a legislação ou as
práticas nacionais.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/387524
Questão 455: VUNESP - Proc (Pref. Poá)/Pref Poá/2014
Assunto: Salário Utilidade ou Salário in Natura
Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário
 a) a alimentação e o vestuário fornecidos habitualmente ao empregado.
 b) o vestuário fornecido ao empregado e utilizado no local de trabalho para a prestação do serviço.
 c) a assistência médica, hospitalar e odontológica mediante seguro-saúde.
 d) o seguro de vida e acidentes pessoais.
 e) o valor correspondente ao vale-cultura.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/211407
Questão 456: FCC - AJ TRT6/TRT 6/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2012
Assunto: Características (Contrato de Trabalho)
Nos termos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho, o contrato
 a) individual de trabalho não pode ser acordado verbalmente.
 b) de experiência não poderá exceder o prazo de 90 (noventa) dias.
 c) individual será obrigatoriamente alterado, caso haja mudança na propriedade ou na estrutura
jurídica da empresa.
 d) de trabalho por prazo determinado poderá ser estipulado por mais de 2 (dois) anos, havendo
mútuo consentimento das partes.
 e) de trabalho por prazo determinado poderá ser prorrogado mais de uma vez, dentro do prazo
máximo estipulado, sem que passe a vigorar sem determinação de prazo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/104917
Questão 457: FEPESE - Proc (PGE SC)/PGE SC/2010
Assunto: Relação de Trabalho e Relação de Emprego
Assinale a alternativa correta, de acordo com a consolidação das leis do trabalho.
 a) Considera-se empregado toda pessoa física ou jurídica que prestar serviços de natureza não
eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
 b) Não se computará, na contagem de tempo de serviço, para efeito de indenização e estabilidade,
os períodos em que o empregado estiver afastado do trabalho prestando serviço militar.
 c) A alteração na estrutura jurídica da empresa afetará diretamente os direitos adquiridos por seus
empregados.
 d) Não se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador e o executado no
domicílio do empregado, desde que esteja caracterizada a relação de emprego.
 e) A prestação de trabalho intelectual, técnico e manual enseja distinções relativas à espécie de
emprego e à condição de trabalhador.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1001943
Questão 458: FCC - AJ TRT6/TRT 6/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2012
Assunto: Comissões de Conciliação Prévia Trabalhista (CCPT)
Em se tratando de Comissões de Conciliação Prévia – CCP, conforme determina a legislação trabalhista, é
correto afirmar:
 a) As empresas e os sindicatos podem instituir Comissões de Conciliação Prévia, de composição
paritária, com representantes dos empregados e dos empregadores, não se admitindo a sua constituição
por grupo de empresas ou em caráter intersindical.
 b) Caso exista, na mesma localidade e para a mesma categoria, Comissão de empresa e Comissão
sindical, o interessado deverá submeter a sua demanda perante a sindical.
 c) O mandato dos membros da CCP, titulares e suplentes, é de dois anos, permitida duas
reconduções.
 d) É vedada a dispensa dos membros da CCP, titulares e suplentes, até seis meses após o final do
mandato, salvo se cometerem falta grave, nos termos da lei.
 e) Aceita a conciliação, será lavrado termo assinado pelo empregado, pelo empregador ou seu
preposto e pelos membros da Comissão, sendo que o termo de conciliação é título executivo
extrajudicial.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/104925
Questão 459: Makiyama - Ana II (CAU SP)/CAU SP/Analista Jurídico/2014
Assunto: Aviso Prévio
No que concerne ao aviso prévio, assinale a alternativa INCORRETA:
 a) A falta do aviso prévio por parte do empregador dá ao empregado o direito aos salários
correspondentes ao prazo do aviso, garantida sempre a integração desse período no seu tempo de
serviço.
 b) O valor das horas extraordinárias habituais integra o aviso prévio indenizado.
 c) Não havendo prazo estipulado, a parte que, sem justo motivo, quiser rescindir o contrato deverá
avisar a outra da sua resolução com a antecedência mínima de quinze dias, caso tenham menos de 12
(doze) meses de serviço na empresa.
 d) É devido o aviso prévio na despedida indireta.
 e) A falta de avisoprévio por parte do empregado dá ao empregador o direito de descontar os
salários correspondentes ao prazo respectivo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1180108
Questão 460: Com. Exam. (TRT 15) - JT TRT15/TRT 15/2013
Assunto: Jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre Duração do Trabalho
Como resultado da utilização da analogia, como método de integração, e considerando a posição atual da
jurisprudência dominante, é incorreto afirmar:
 a) é garantido o direito à jornada reduzida de 06 (seis) horas para a telefonista de mesa de empresa
que não explora o serviço de telefonia, por aplicação do art. 227, da CLT, que regula o serviço de
telefonia, telegrafia submarina e subfluvial, radiotelegrafia e radiotelefonia;
 b) é garantido o direito à jornada reduzida de 06 (seis) horas para o operador de telemarketing, por
aplicação do art. 227, da CLT, que regula o serviço de telefonia, telegrafia submarina e subfluvial,
radiotelegrafia e radiotelefonia:
 c) é garantido o direito ao intervalo intrajornada previsto no “caput" do art. 253, da CLT, para o
empregado submetido a trabalho contínuo em ambiente artificialmente frio, conforme definição legal,
destinado aos empregados que trabalham rio interior de câmaras frigoríficas;
 d) é garantido o direito aos intervalos de 10 minutos a cada 90 minutos de trabalho consecutivo, para
os digitadores, por aplicação do art. 72, da CLT, destinado aos trabalhadores nos serviços de
mecanografia;
 e) é garantido o direito ao sobreaviso para o empregado durante o período em que presta trabalho à
distância, estando submetido a controle patronal por instrumentos telemáticos ou informatizados, com
apoio na previsão do § 2°., do art. 244, da CLT, alusivo aos ferroviários.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/326116
Questão 461: Com. Exam. (TRT 15) - JT TRT15/TRT 15/2013
Assunto: História do Direito do Trabalho
A CLT faz 70 (setenta) anos neste ano. Sobre este documento, que integra o patrimônio jurídico nacional,
é correto dizer:
 a) trata-se do Decreto-lei n. 5.452, que, em 1943, inaugura as leis do trabalho no Brasil;
 b) dentre os membros que compunham a Comissão, criada em 1942 e que foi responsável pela
elaboração da CLT, figuravam os juristas Arnaldo Lopes Süssekind, Dorval de Lacerda, José de Segadas
Vianna, Délio Maranhão e Mozart Victor Russomano;
 c) foi uma cópia da Carta dei Lavoro, a qual se editou na Itália, em 1927;
 d) regulou, desde a data de sua vigência, dentre outros direitos, a nacionalização do trabalho, a
carteira de trabalho, a denominada estabilidade decenal, o 13°. salário e o descanso semanal
remunerado;
 e) teve sua assinatura comemorada junto a uma multidão qüe lotou, em uma grande festa, o Estádio
São Januário, do Club de Regatas Vasco da Gama, no Io de maio de 1943, tendo entrado em vigor em 10
de novembro do mesmo ano.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/326119
Questão 462: QUADRIX - ADI (ABDI)/ABDI/Nível Superior Especialista/Controle Interno -
Auditoria/2013
Assunto: Métodos de Resolução de Conflito
O gestor de pessoal, diante do fato de uma figura justrabalhista especial, num caso específico de
arbitragem, poderá eleger árbitro para a elaboração de um laudo arbitral trabalhista, segundo a
Constituição Federal:
 a) Se frustrada a negociação coletiva, então as partes poderão eleger árbitros.
 b) Se o empregado não possuir recursos para custear um processo na Justiça do Trabalho, o gestor
deve lhe oferecer um árbitro.
 c) Se o empregador estiver com dificuldades financeiras comprovadas para constituir advogado que o
represente na Justiça do Trabalho, o árbitro fará a arbitragem.
 d) Se o empregado e o empregador forem pobres na concepção jurídica da palavra, o Estado indicará
um árbitro e suportará os custos.
 e) Se o gestor de pessoal eleger um árbitro de sua confiança, o Estado pagará pela arbitragem.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/567788
Questão 463: FGV - Ag Tec (MPE AM)/MPE AM/Jurídico/2002
Assunto: Proteção do Trabalho da Mulher
Se, durante o contrato de trabalho, a empregada engravidar-se, ela:
 a) terá estabilidade de 6 meses.
 b) terá estabilidade de 4 meses.
 c) não terá estabilidade.
 d) poderá ser dispensada por justa causa.
 e) só poderá ser dispensada após o término da gravidez
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1401331
Questão 464: CONSULPLAN - Med (Pref Sabará)/Pref Sabará/Trabalho/2017
Assunto: Insalubridade e Periculosidade
O Artigo 195 da CLT regulamenta as denúncias de insalubridade em ambiente de trabalho. Segundo esse
artigo, a perícia médica
 a) é obrigatória em todos os casos e o perito deverá ser indicado pelo juiz.
 b) é obrigatória apenas em casos de empresas estatais e o perito deverá ser indicado pelo juiz.
 c) não é obrigatória em casos de empresas não legalizadas e o perito deverá ser indicado pelo
delegado do CRM da região.
 d) é obrigatória apenas quando a denúncia é feita pelo empregado e o perito deverá ser indicado
pelo delegado do CRM da região.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/680429
Questão 465: FUNDEP - Adv (INB)/INB/2018
Assunto: Formas de Ruptura do Contrato de Trabalho
Quanto à rescisão do contrato de trabalho, assinale a alternativa INCORRETA.
 a) O pagamento a que faz jus o empregado, quando da rescisão do contrato de trabalho, será
efetuado em dinheiro, depósito bancário ou cheque visado, quando o empregado for analfabeto.
 b) A entrega ao empregado de documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual
aos órgãos competentes bem como o pagamento dos valores constantes do instrumento de rescisão ou
recibo de quitação deverão ser efetuados até dez dias contados a partir do término do contrato.
 c) As dispensas imotivadas individuais, plúrimas ou coletivas equiparam-se para todos os fins, não
havendo necessidade de autorização prévia de entidade sindical ou de celebração de convenção coletiva
ou acordo coletivo de trabalho para sua efetivação.
 d) O contrato de trabalho poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, caso em que
será devido, por metade, o aviso prévio, se indenizado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/688610
Questão 466: AOCP - Proc Mun I (Pref JF)/Pref JF/2016
Assunto: Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
De acordo com a Consolidação das Leis Trabalho, o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço
sem prejuízo do salário,
 a) até 2 (dois) dias consecutivos, em virtude de casamento.
 b) até 3 (três) dias consecutivos ou não, para o fim de se alistar eleitor, nos termos da lei respectiva.
 c) por um dia, em cada 6 (seis) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue
devidamente comprovada.
 d) até 3 (três) dias consecutivos, quando tiver que comparecer a juízo.
 e) por 1 (um) dia por ano para acompanhar filho de até 6 (seis) anos em consulta médica.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/477677
Questão 467: Com. Exam. (TRT 15) - JT TRT15/TRT 15/2013
Assunto: Jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre Direito Coletivo do Trabalho
A greve constituiu o meio de luta dos trabalhadores para a conquista de direitos, partindo do pressuposto
de que a união faz a força, até porque, como diria o poeta, “um mais um é sempre mais que dois" (Beto
Guedes). Como fruto da concepção democrática, a greve foi reconhecida pelo Direito e, considerando os
padrões jurídicos brasileiros atuais, a seu respeito é incorreto dizer:
 a) o STF tem entendimento firmado no sentido de que a simples adesão à greve não constitui falta
grave;
 b) as relações obrigacionais, durante o período da greve, serão regidas por acordo, convenção, laudo
arbitral ou decisão da Justiça do Trabalho;
 c) é vedada,durante a greve, a rescisão dos contratos de trabalho dos trabalhadores em greve,
exceto na hipótese de inexecução de serviços cuja paralisação resulte em prejuízo irreparável pela
deterioração irreversível “de bens, máquinas e equipamentos;
 d) na Constituição de 1937, a greve foi declarada recurso antissocial nocivo ao trabalho e ao capital e
incompatível com os superiores interesses da produção nacional;
 e) na “lei" de segurança nacional, 1967, foi considerado crime contra a segurança nacional, a ordem
política e social, a promoção de greve, que implicasse a paralisação de serviços públicos ou atividades
essenciais e que tivesse como propósito coagir qualquer dos Poderes da República.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/326120
Questão 468: IGECS - Proc (CM Jandira)/CM Jandira/2020
Assunto: Proteção do Trabalho da Mulher
Reza a CLT que o trabalho noturno das mulheres terá salário superior ao diurno, acrescidos de uma
porcentagem adicional de no mínimo:
 a) cinco por cento.
 b) dez por cento.
 c) quinze por cento.
 d) vinte por cento.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1708535
Questão 469: ESAF - AFT/MTE/2003
Assunto: Jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre Extinção do Contrato de Trabalho
Considerando a jurisprudência sumulada do Colendo TST, aponte a opção incorreta.
 a) A contribuição para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço incide sobre a remuneração mensal
devida ao empregado, com exceção das horas-extras e adicionais eventuais.
 b) É inválida a concessão do Aviso Prévio na fluência da garantia de emprego, ante a
incompatibilidade dos dois institutos.
 c) A remuneração do serviço complementar, habitualmente prestado, integra o cálculo da gratificação
natalina prevista na Lei nº 4.090, de 1962.
 d) O adicional noturno, pago com habitualidade, integra o salário do empregado para todos os efeitos
legais.
 e) A contribuição para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço incide sobre a remuneração mensal
devida ao empregado, inclusive horas-extras e adicionais eventuais.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/10735
Questão 470: Com. Exam. (TRT 15) - JT TRT15/TRT 15/2013
Assunto: Dano Extrapatrimonial (Material, Moral, Assédio)
Em uma decisão, a Justiça do Trabalho condenou uma empresa a pagar indenização, por “dano moral
coletivo” por “prática reiterada de desrespeito aos direitos trabalhistas”. Em outra decisão, houve a
condenação ao pagamento de indenização por dano social, decorrente da prática de “conduta
antissindical”. Sobre os fundamentos a sustentar referidas decisões, é incorreto afirmar:
 a) decorrente da concepção atual em tomo da responsabilidade civil, de um mesmo fato pode
decorrer, concomitantemente, dano patrimonial e dano extrapatrimonial nas dimensões individual e
coletiva;
 b) na esfera trabalhista, o desrespeito reiterado e inescusável de direitos trabalhistas, promovendo
uma concorrência desleal, perfaz uma conduta socialmente reprovável, pois que causa o rebaixamento
do nível e da qualidade de vida dos trabalhadores, contrariando o projeto constitucional destinado, à
legislação trabalhista no que tange à melhoria da condição social dos trabalhadores;
 c) a responsabilidade pelo ato lesivo na dimensão coletiva pode se dar por ação direta do agente ou
por participação indireta quando se verifique o poder (ainda "que meramente econômico) de
interferência sobre o ato praticado por terceiro, valendo-se, para essa avaliação, das teorias da aparência
e da produção em rede;
 d) o exercício regular de um direito não desafia o exame da extensão dos efeitos do ato para fins do
exame de potencial dano à sociedade;
 e) a utilização de institutos jurídicos com vistas a precarizar as condições de trabalho, fraudando a
aplicação de preceitos de ordem pública, especialmente no que tange à segurança e a saúde no trabalho,
pode caracterizar dano social mesmo sem o requisito da reincidência, dada a sua gravidade.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/326123
Questão 471: ESAF - AFT/MTE/2003
Assunto: Jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre Extinção do Contrato de Trabalho
Tendo em vista a jurisprudência sumulada do Colendo TST, aponte a opção correta.
 a) É legal substituir o período que se reduz da jornada de trabalho, no aviso prévio, pelo pagamento
das horas correspondentes.
 b) Extinto, automaticamente, o vínculo empregatício com a cessação das atividades da empresa, os
salários só são devidos até a data da extinção.
 c) O contrato de experiência pode ser prorrogado, respeitado o limite máximo de 60 (sessenta) dias.
 d) A reclassificação ou descaracterização da insalubridade, por ato da autoridade competente, não
repercute na satisfação do respectivo adicional, visto que configura ofensa a direito adquirido ou ao
princípio da irredutibilidade salarial.
 e) Extinto, automaticamente, o vínculo empregatício com a cessação das atividades da empresa, os
salários só são devidos até a data da homologação da rescisão contratual.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/10737
Questão 472: FCC - AJ TRT6/TRT 6/Administrativa/"Sem Especialidade"/2012
Assunto: Fontes do Direito Individual do Trabalho
Com relação às Fontes do Direito do Trabalho, considere:
I. A Lei Ordinária que prevê disposições a respeito do 13o salário é uma fonte material autônoma.
II. As fontes heterônimas decorrem do exercício da autonomia privada, ou seja, sujeitos distintos do
Estado possuem a faculdade de editar.
III. O contrato individual de emprego é uma fonte autônoma.
IV. A Convenção Coletiva de Trabalho é uma fonte autônoma.
Está correto o que se afirma APENAS em
 a) III e IV.
 b) I, II e III.
 c) I, II e IV.
 d) I e III.
 e) II e IV.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/104947
Questão 473: CEBRASPE (CESPE) - Proc Mun (Salvador)/Pref Salvador/2015
Assunto: Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Com referência a suspensão e alteração do contrato de trabalho, assinale a opção correta.
 a) A suspensão e a interrupção do contrato de emprego impedem, interrompem ou suspendem o
prazo prescricional.
 b) A suspensão do contrato de trabalho ocorre quando o empregado deixa de prestar serviços, mas
sem deixar de receber o seu salário, contando-se esse período como tempo de serviço trabalhado.
 c) O empregador que alterar o local de trabalho para localidade mais distante da casa do empregado
deverá complementar os gastos deste com o transporte.
 d) Não se admite que o empregador passe a exigir o uso de uniforme a empregado se não o exigiu na
época da celebração do contrato de emprego.
 e) A sucessão de empregadores é forma de alteração do contrato de trabalho que ocorre com
empresas urbanas e rurais e com empregadores domésticos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/305649
Questão 474: VUNESP - Adv (CRF SP)/CRF SP/2009
Assunto: Químicos
Aos químicos, químicos industriais e químicos industriais agrícolas, possuidores dos respectivos diplomas
concedidos, no Brasil, por escola oficial ou oficialmente reconhecida, compete o exercício das seguintes
atividades, exceto:
 a) fabricação de produtos e subprodutos químicos em seus diversos graus de pureza.
 b) análise química, elaboração de pareceres, atestados e projetos de especialidade e sua execução.
 c) engenharia química.
 d) perícia civil ou judiciária sobre essa matéria.
 e) magistério nas cadeiras de química dos cursos superiores especializados em química.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1186279
Questão 475: VUNESP - Adv (CRF SP)/CRF SP/2009
Assunto: Formas de Ruptura do Contrato de Trabalho
No término do contrato de trabalho por prazo determinado, o empregado tem direito somente
 a) a férias proporcionais.b) ao 13.º salário proporcional.
 c) ao 13.º salário proporcional, aviso prévio e levantamento dos depósitos do FGTS.
 d) às férias proporcionais, ao 13.º salário proporcional e levantamento do FGTS.
 e) ao aviso prévio.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1186276
Questão 476: FCC - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/"Sem Especialidade"/2010
Assunto: Proteção do Trabalho da Mulher
Ao término de sua licença maternidade, Joana retornou ao seu emprego. Considerando que seu filho tem
cinco meses de idade e que está sendo amamentado, de acordo com a Consolidação das Leis do
Trabalho, em regra, Joana terá direito, durante a jornada de trabalho, a
 a) dois descansos especiais, de quarenta e cinco minutos cada um, até que seu filho complete seis
meses de idade.
 b) um descanso especial, de quarenta e cinco minutos, até que seu filho complete seis meses de
idade.
 c) dois descansos especiais, de meia hora cada um, até que seu filho complete doze meses de idade.
 d) um descanso especial, de quarenta e cinco minutos, até que seu filho complete doze meses de
idade.
 e) dois descansos especiais, de meia hora cada um, até que seu filho complete seis meses de idade.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/182773
Questão 477: FCC - AJ TRT6/TRT 6/Administrativa/"Sem Especialidade"/2012
Assunto: Grupo Econômico (Responsabilidade Trabalhista)
Com relação ao Grupo Econômico, considere:
I. O Grupo Econômico não se caracteriza, necessariamente, pela natureza das sociedades que o
integram.
II. O Grupo de Empresas pode não ter personalidade jurídica e existir de fato.
III. A sociedade de economia mista, as entidades beneficentes e os sindicatos podem fazer parte de
um grupo econômico.
IV. É possível a soma do tempo de serviço prestado para as diversas empresas do grupo para efeito
de férias.
Está correto o que se afirma APENAS em
 a) II e III.
 b) I e II.
 c) II e IV.
 d) I, III e IV.
 e) I, II e IV.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/104952
Questão 478: Com. Exam. (TRT 15) - JT TRT15/TRT 15/2013
Assunto: Dano Extrapatrimonial (Material, Moral, Assédio)
Maria trabalhava em uma empresa há 10 anos. Com o tempo, aprimorando o conhecimento, passou a
almejar, como se dá em geral, uma ascensão na carreira. O seu chefe imediato, reconhecendo o seu
valor, já havia acenado com uma promoção. No entanto, em virtude de reorganização produtiva da
empresa, seu chefe foi transferido e a pessoa que lhe substituiu, João, assediou moralmente Maria. O
assédio moral não é recente mas tem crescido nos últimos anos, sobretudo em tempos de crise
econômica. Pensando a questão com o pressuposto da compreensão jurídica do fenômeno, assinale a
alternativa que melhor sugere o que pode ter acontecido para caracterizar o assédio moral de João com
relação a Maria:
 a) João chamou Maria de desonesta, quando Maria chegou atrasada ao trabalho, ameaçando-a de
suspensão em caso de uma reincidência;
 b) João pediu que Maria prestasse, mais atenção no trabalho quando Maria lhe entregou um
documento datilografado com vários erros, advertindo-a por escrito;
 c) João diminuiu, a cada dia, o número de atividades direcionadas a Maria e por vezes apresentava
olhar de menosprezo aos serviços que Maria realizava;
 d) João espalhou junto aos demais empregados da empresa que Maria era fofoqueira;
 e) João negou a promoção à Maria, dizendo que esta ainda precisava aprender um pouco mais sobre
a atividade de assistente.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/326138
Questão 479: IESES - Proc Mun (São José)/Pref São José/2019
Assunto: Equiparação Salarial
Analise as seguintes assertivas, com base na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e entendimentos
sumulados do Tribunal Superior do Trabalho (TST):
I. O trabalhador readaptado em nova função poderá servir de paradigma para fins de equiparação
salarial, salvo quando por motivo de deficiência mental atestada pelo órgão competente da
Previdência Social.
II. Trabalho de igual valor, será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição
técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço para o mesmo empregador não seja
superior a quatro anos e a diferença de tempo na função não seja superior a dois anos.
III. Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, no
mesmo estabelecimento empresarial, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia,
nacionalidade ou idade. No caso de comprovada discriminação por motivo de sexo ou etnia, o juízo
determinará, além do pagamento das diferenças salariais devidas, multa, em favor do empregado
discriminado, no valor de 50% (cinquenta por cento) do limite máximo dos benefícios do Regime
Geral de Previdência Social.
IV. A equiparação salarial só será possível entre empregados contemporâneos no cargo ou na
função, ficando vedada a indicação de paradigmas remotos, ainda que o paradigma contemporâneo
tenha obtido a vantagem em ação judicial própria.
Assinale a resposta correta:
 a) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
 b) Apenas as assertivas I e II estão corretas.
 c) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
 d) Apenas a assertiva IV está correta.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1227286
Questão 480: INSTITUTO CIDADES - JT TRT1/TRT 1/2008
Assunto: Regras de Proteção do Salário
A respeito da forma de pagamento da remuneração, assinale a resposta incorreta:
 a) terá força de recibo o comprovante de depósito em conta bancária, aberta para esse fim, em nome
de cada empregado, com o consentimento deste, em estabelecimento próximo ao local de trabalho.
 b) o salário será pago em moeda corrente do país.
 c) o salário-base do contrato será obrigatoriamente estipulado em moeda nacional, mas o adicional
devido ao empregado transferido para trabalhar no exterior poderá ser pago, todo ou em parte, em
moeda estrangeira.
 d) o empregado contratado no Brasil, enquanto estiver prestando serviços no estrangeiro, poderá
converter e remeter para o local de trabalho, no todo ou em parte, os valores correspondentes à
remuneração paga em moeda nacional.
 e) o pagamento de comissões é devido pela venda realizada, não cabendo o direito de estornar os
valores em caso de insolvência do comprador, por ser do empregador o risco do negócio.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/84486
Questão 481: FGV - TFC (BADESC)/BADESC/Advogado/2010
Assunto: Princípios do Direito Individual do Trabalho
Assinale a alternativa que indique o princípio do Direito do Trabalho que prevê a proteção dos salários
contra descontos não previstos em lei.
 a) Princípio da unidade salarial.
 b) Princípio da primazia da realidade.
 c) Princípio da materialidade salarial.
 d) Princípio da legalidade.
 e) Princípio da intangibilidade.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/260627
Questão 482: ESAF - AFT/MTE/2006
Assunto: Jornada de Trabalho
Quanto ao turno ininterrupto de revezamento, é correto afirmar que:
 a) o turno de revezamento tem adoção restrita aos petroleiros.
 b) a adoção de turno ininterrupto de revezamento na empresa depende de negociação coletiva.
 c) o intervalo intrajornada descaracteriza o turno ininterrupto de revezamento.
 d) o intervalo para descanso semanal descaracteriza o turno ininterrupto de revezamento.
 e) mediante negociação coletiva, é válida a fixação de jornada superior a seis horas para turno
ininterrupto de revezamento.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/6672
Questão 483: FGV - TFC (BADESC)/BADESC/Advogado/2010
Assunto: Regras de Proteção do Salário
O atraso no pagamento dos salários dará direito ao empregado:
 a) de exigir recibo expresso do não-pagamento dos valores.
 b) de recebermulta de 30% sobre os valores devidos.
 c) de cobrar o salário em dobro após três meses de mora.
 d) de reduzir a carga horária de trabalho.
 e) de aplicar justa causa ao empregador.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/260625
Questão 484: DECEx - CFO/QC (EsFCEx)/EsFCEx/Direito/2016
Assunto: Direitos Constitucionais Trabalhistas
Considerando o texto e as afirmativas abaixo, analise e assinale a alternativa correta.
 
José é militar do Exército e em conversa com outro colega afirmou que os integrantes das Forças
Armadas brasileiras têm os seguintes direitos trabalhistas:
 
I. Relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei
complementar, que preverá indenização compensatória, dentre outros direitos.
 
II. Décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria.
 
III. Adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei.
 
IV. Piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho.
 
 a) Somente I e II estão corretas.
 b) Somente I, II e III estão corretas.
 c) Somente III e IV estão corretas.
 d) Somente II está correta.
 e) Somente III está correta.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1309189
Questão 485: EXATUS - Adv (CM Candói)/CM Candói/2019
Assunto: CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social
Nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho, com a redação dada pela Lei nº 13.874/2019, acerca
da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, é correto afirmar que:
 a) A CTPS será emitida pelo Ministério do Trabalho preferencialmente em meio eletrônico.
 b) A Carteira de Trabalho e Previdência Social será emitida pelas Delegacias Regionais do Trabalho
ou, mediante convênio, pelos órgãos federais, estaduais e municipais da administração direta ou indireta.
 c) Para obtenção da Carteira de Trabalho e Previdência Social o interessado comparecerá
pessoalmente ao órgão emitente, onde será identificado e prestará as declarações necessárias.
 d) A CTPS terá como identificação única do empregado o número de inscrição no Cadastro de
Pessoas Físicas (CPF).
 e) O empregador terá o prazo de cinco dias para anotar na CTPS, em relação aos trabalhadores que
admitir, a data de admissão, a remuneração e as condições especiais, se houver, facultada a adoção de
sistema manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do
Trabalho.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1081867
Questão 486: FGV - TFC (BADESC)/BADESC/Advogado/2010
Assunto: Distinções Conceituais: Salário e Remuneração
O valor do piso salarial determinado em norma coletiva é denominado de:
 a) salário diferido.
 b) salário garantido.
 c) salário-base.
 d) salário relativo.
 e) salário absoluto.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/260637
Questão 487: ESAF - AFT/MTE/2006
Assunto: Prescrição e Decadência (Direito do Trabalho)
Quanto à prescrição nas relações de trabalho, é correto afirmar que:
 a) os créditos trabalhistas prescrevem no prazo de cinco anos após a extinção do contrato de
trabalho.
 b) os créditos trabalhistas do empregado rural não prescrevem no curso do contrato.
 c) a pretensão de anotação da carteira de trabalho para fins de prova junto à Previdência Social
prescreve no prazo de dois anos após a admissão do empregado.
 d) a equiparação salarial não está sujeita à prescrição parcial.
 e) contra menores de dezoito anos não corre nenhum prazo de prescrição.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/6687
Questão 488: FGV - TFC (BADESC)/BADESC/Advogado/2010
Assunto: Fontes do Direito Individual do Trabalho
No Direito do Trabalho, o acordo coletivo é classificado como uma fonte:
 a) jurisprudencial.
 b) material heterônoma.
 c) material autônoma.
 d) costumeira.
 e) formal.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/260641
Questão 489: FGV - TFC (BADESC)/BADESC/Advogado/2010
Assunto: Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
No Direito do Trabalho, o período de sustação das cláusulas do contrato de trabalho, sem que haja
pagamento total ou parcial dos salários, é chamado de:
 a) suspensão.
 b) interrupção.
 c) paralisação.
 d) descontinuidade.
 e) inatividade.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/260640
Questão 490: FCC - Proc (SANASA)/SANASA/Jurídico/2019
Assunto: Dano Extrapatrimonial (Material, Moral, Assédio)
Considerando a Consolidação das Leis do Trabalho,
 a) é passível de condenação em ação trabalhista promovida pela empresa em face de seu empregado
por ter publicado em redes sociais informações falsas em relação à mesma que lhe causaram prejuízo
moral.
 b) sendo réu em ação trabalhista um Conselho Regional de determinada Profissão do Estado de São
Paulo, o mesmo é isento do pagamento de custas processuais, por possuir natureza de autarquia.
 c) é lícita a contratação de trabalhador de forma intermitente, desde que a empresa dê ciência da
convocação ao prestador de serviços com pelo menos cinco dias de antecedência.
 d) pelo princípio do impulso oficial da execução trabalhista, é dever do Juiz dar início ao processo de
execução, ainda que as partes estejam com advogado constituído nos autos.
 e) não é lícito à empresa executada em Esfera Trabalhista promover a garantia do Juízo ofertando
seguro-garantia judicial por não ser competente a Justiça do Trabalho para apreciar a relação civil do
contrato de seguro.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/989740
Questão 491: FGV - Ana Gest (COMPESA)/COMPESA/Gestão de
Pessoas/Administração/2018
Assunto: Trabalho Noturno
O trabalho noturno, em função da sua penosidade, possui algumas peculiaridades previstas na legislação
trabalhista brasileira.
Para efeitos legais, salvo algumas exceções previstas, nas atividades urbanas é considerado trabalho
noturno aquele que se realiza entre
 a) 22.00h e 06.00h.
 b) 21.00h e 05.00h.
 c) 23.00h e 05.00h.
 d) 23.00h e 06.00h.
 e) 22.00h e 05.00h.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/709167
Questão 492: FCC - Proc (SANASA)/SANASA/Jurídico/2019
Assunto: Jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre Assuntos Diversos e/ou Outros
Assuntos Trabalhistas
Considere a Consolidação das Leis do Trabalho e a jurisprudência sumulada do TST sobre direito do
trabalho e processo do trabalho.
 
I. A dobra na remuneração de férias é indevida se as férias são pagas fora do prazo, desde que o
gozo das mesmas se dê dentro do período concessivo.
 
II. A exceção de incompetência em razão do lugar deverá ser protocolada pelo réu no prazo de dez
dias úteis que antecede à audiência inaugural.
 
III. A testemunha que mentir em juízo de forma intencional poderá ser multada pelo Juiz da causa
em até 10% do valor cor rigido da causa.
 
IV. A cessação da atividade da empresa, se for esse o motivo da rescisão contratual, isenta a
empresa do pagamento do aviso prévio.
 
Está correto o que consta APENAS de
 a) II e III.
 b) II e IV.
 c) III.
 d) I, II e IV.
 e) I e III.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/989738
Questão 493: FCC - JT TRT1/TRT 1/2015
Assunto: Atletas Profissionais
Pablo de Tal, jogador profissional de futebol, celebrou, em 01/10/2013, contrato especial de trabalho
desportivo com Gato Futebol Clube, sediado no Rio de Janeiro, pelo prazo de 3 anos, para receber salário
de R$ 150.000,00 por mês. Em 01/02/2015, quando percebia o mesmo salário, Pablo, por sua iniciativa,
se transfere para Show Futebol Clube, sediado em Minas Gerais, firmando contrato pelo período de 2
anos, para perceber salários mensais de R$ 200.000,00.
A respeito da cláusula indenizatóriaque obrigatoriamente consta do contrato entre Pablo e Gato Futebol
Clube, tem-se que o
I. valor, para este tipo de transferência, é livre e ilimitadamente fixado pelas partes, quando da
assinatura do contrato.
II. valor devido por Pablo, se as partes tiverem adotado a maior indenização possível para este tipo
de transferência, é de R$ 300.000.000,00.
III. limite da indenização devida por Pablo, neste tipo de transferência, não pode ser inferior a R$
2.400.000,00.
IV. Show Futebol Clube é solidariamente responsável pelo pagamento do valor da indenização.
Está correto o que se afirma APENAS em
 a) I.
 b) II e III.
 c) II e IV.
 d) I, II e III.
 e) II, III e IV.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/322082
Questão 494: IADES - Ana (APEX)/ApexBrasil/Jurídico/2018
Assunto: Trabalho Temporário
As relações de trabalho na empresa de trabalho temporário, na empresa de prestação de serviços e nas
respectivas tomadoras de serviço e contratante regem-se pela Lei nº 6.019/74.
Com base nessa lei, assinale a alternativa correta.
 a) Com o término da contratação temporária, o trabalhador temporário poderá ser colocado à
disposição do mesmo tomador de serviços, sem intervalo, para novo período de contratação.
 b) Após a prestação de serviços como trabalhador temporário ao tomador de serviços, poderá haver
sua contratação pelo tomador, aplicando-se ao trabalhador o contrato de experiência previsto na
Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
 c) O contrato não poderá ser superior a 180 dias, consecutivos ou não.
 d) O trabalho temporário pode ser prestado por pessoa física ou jurídica.
 e) A responsabilidade pela garantia das condições de segurança, higiene e salubridade dos
trabalhadores é da empresa de trabalho temporário.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/717346
Questão 495: FGV - Ana Gest (COMPESA)/COMPESA/Gestão de
Pessoas/Administração/2018
Assunto: Relação de Trabalho e Relação de Emprego
A CLT, legislação que rege as relações trabalhistas na iniciativa privada, regula, também, alguns cargos
da Administração Pública.
 
Assinale a opção que apresenta um cargo da Administração Pública regido pela CLT.
 a) engenheiro de agência reguladora.
 b) analista de empresa pública.
 c) secretário de fazenda.
 d) técnico de autarquia.
 e) cargo em comissão de chefia em município.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/709155
Questão 496: FUNIVERSA - PAS (CFM)/CFM/Advogado/2012
Assunto: Características (Contrato de Trabalho)
Considerando o disciplinamento legal para celebração de contrato de trabalho, assinale a alternativa
correta.
 a) O contrato de experiência previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) deve ter prazo de
vigência de noventa dias, que pode ser prorrogado uma única vez e por igual período.
 b) O contrato de trabalho celebrado por prazo determinado superior a dois anos, nos moldes da CLT,
pode ser prorrogado uma única vez, desde que observado o limite temporal de quatro anos.
 c) O menor de dezesseis anos e maior de quatorze anos de idade pode celebrar contrato de trabalho
por prazo indeterminado regido pela CLT.
 d) A configuração de um contrato de emprego sem que haja, entre os contratantes, vínculo de
subordinação é possível.
 e) A transitoriedade da atividade empresarial do empregador autoriza a contratação de empregados
por prazo determinado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/248362
Questão 497: Makiyama - Ana I (CAU SP)/CAU SP/Analista de Recursos Humanos/2014
Assunto: Proteção do Trabalho da Mulher
A empregada gestante terá direito à licença-maternidade de 120 (cento e vinte) dias, sem prejuízo do
emprego e do salário. Quanto a isso, Indique a alternativa CORRETA:
 a) Mediante atestado médico, à mulher grávida é facultado romper o compromisso resultante de
qualquer contrato de trabalho, desde que este seja prejudicial à gestação.
 b) Em caso de parto antecipado, a mulher terá direito a 90 (noventa) dias de licença-maternidade.
 c) Os períodos de repouso, antes e depois do parto, poderão ser aumentados de 6 (seis) semanas
cada um, mediante atestado médico.
 d) É garantido à empregada, durante a gravidez, a dispensa do horário de trabalho pelo tempo
necessário para a realização de no máximo 6 (seis) consultas médicas e 9 (nove) exames
complementares.
 e) A empregada, durante a gravidez, não poderá ser transferida de função, ainda que as condições de
saúde o exigirem, sob pena de diminuição do salário.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1180217
Questão 498: COVEST-COPSET - Dir (UFPE)/UFPE/Produção/2012
Assunto: Jornalistas
Dentre as atividades do diretor de produção, está a coordenação dos horários das atividades dos
membros da equipe técnica e artística. Considerando-se a contratação de profissionais da produção
independente, regidos por contratos temporários de trabalho, em regime de produção em externas,
como em gravações de séries, filmes e afins, é permitido:
 a) o trabalho durante 7 (sete) dias consecutivos, sem folga, porém respeitadas as 12 horas de
intervalo entre dois turnos de trabalho.
 b) o trabalho durante 6 (seis) dias consecutivos, seguidos de uma folga de 24 horas ininterruptas,
respeitado o mínimo de 12 horas de intervalo entre dois turnos de trabalho consecutivos.
 c) o trabalho de, no máximo, 6 (seis) horas diárias, com uma folga semanal de 24 horas
ininterruptas.
 d) o trabalho de, no máximo, 8 horas diárias, com uma folga semanal de 24 horas ininterruptas.
 e) o trabalho de, no máximo, 7 horas diárias, com duas folgas semanais de 24 horas ininterruptas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/770597
Questão 499: INSTITUTO CIDADES - JT TRT1/TRT 1/2008
Assunto: Salário Utilidade ou Salário in Natura
Para os fins do artigo 458 da Consolidação das Leis do Trabalho, não serão considerados como salário as
seguintes utilidades concedidas pelo empregador:
I - vestuários, equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de
trabalho, para a prestação de serviço.
II - educação, em estabelecimento de ensino próprio, compreendendo os valores relativos a
uniformes, matrícula, material didático e transporte para o local das aulas.
III - transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno, em percurso servido ou não
por transporte público;
IV - assistência médica, hospitalar e odontológica, prestada diretamente ou mediante seguro-saúde;
V - seguros de vida e de acidentes pessoais;
VI - previdência privada.
Diante dos itens acima, responda:
 a) os itens I, II, III e IV estão corretos.
 b) os itens II, IV e V estão errados.
 c) os itens I, III, V e VI estão corretos.
 d) os itens I, II, IV e V estão corretos.
 e) os itens III, IV, V e VI estão errados.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/84531
Questão 500: VUNESP - Proc Mun (Sorocaba)/Pref Sorocaba/2018
Assunto: Equiparação Salarial
O direito à equiparação salarial pressupõe, entre outros requisitos:
 a) a prestação de serviços ao mesmo empregador, em estabelecimentos situados no mesmo
município.
 b) a diferença de tempo de serviço prestado ao mesmo empregador não superior a 3 (três) anos.
 c) a existência de quadro de carreira devidamente homologado perante o órgão local do Ministério do
Trabalho e Previdência Social.
 d) a indicação de paradigmas que exercem ou exerceram a mesma função, sendo desnecessário que
sejam empregados contemporâneos no cargo ou na função.
 e) a prestação de serviços ao mesmo empregador, no mesmo estabelecimento empresarial.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/676409
Questão 501: Com. Exam. (TRT 2) - JT TRT2/TRT 2/2013
Assunto: Proteção do Trabalho do Menor (Trabalho Infantil)
Quanto ao prazo prescricional, relativamentea contrato de trabalho do adolescente, com idade entre 10
e os 19, 20 ou 21 anos, considerando-se ajuizamento da ação imediatamente após a rescisão, a doutrina
entende que:
 a) Não haveria prescrição a ser declarada.
 b) A prescrição abarcaria somente o qüinqüênio anterior à relação empregatícia.
 c) Já teria decorrido o biênio prescricional.
 d) A prescrição abarcaria o qüinqüênio anterior à propositura da ação.
 e) Nenhuma das anteriores.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/113205
Questão 502: FCC - Ana Fom (AFAP)/AFAP/Advogado/2019
Assunto: Insalubridade e Periculosidade
Eduardo é empregado da empresa de entregas Zas Trás Ltda., prestando serviços como motociclista,
entregando todo tipo de encomendas, até mesmo material inflamável. No caso hipotético narrado e de
acordo com a CLT, Eduardo tem direito ao adicional de
 a) periculosidade, no percentual de 30% sobre o salário base, por se tratar de trabalhador em
motocicleta e insalubridade, no percentual de 40% sobre o salário mínimo, pela exposição a inflamável.
 b) periculosidade, no percentual de 30% sobre o salário base, por se tratar de trabalhador em
motocicleta.
 c) insalubridade, no percentual de 30% sobre o salário base, pela exposição a inflamável.
 d) penosidade, no percentual de 40% sobre o salário mínimo, pelo trabalho sujeito às intempéries
climáticas e a acidente de trânsito.
 e) periculosidade, no percentual de 40% sobre o salário base, por se tratar de trabalhador em
motocicleta.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/789051
Questão 503: FGV - Ana Gest (COMPESA)/COMPESA/Gestão de
Pessoas/Administração/2018
Assunto: Repouso Semanal Remunerado
Conforme a legislação trabalhista brasileira, o repouso semanal remunerado é:
 a) obrigatório desde que previsto no contrato.
 b) obrigatório e compulsoriamente aos domingos.
 c) opcional e exclusivamente aos domingos.
 d) opcional e preferencialmente nos finais de semana.
 e) obrigatório e preferencialmente aos domingos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/709168
Questão 504: FCC - JT TRT1/TRT 1/2015
Assunto: Proteção do Trabalho da Mulher
Em relação à proteção à maternidade nas relações de trabalho, é INCORRETO afirmar:
 a) A confirmação do estado de gravidez advindo no curso do contrato de trabalho, ainda que durante
o prazo do aviso prévio trabalhado ou indenizado, garante à empregada gestante a estabilidade
provisória prevista na alínea b do inciso II do art. 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.
 b) Em caso de morte da genitora, é assegurado ao cônjuge ou companheiro empregado o gozo de
licença por todo o período da licença maternidade ou pelo tempo restante a que teria direito a mãe,
exceto no caso de falecimento do filho ou de seu abandono.
 c) À empregada que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança será concedida
licença-maternidade de 150 dias, sem prejuízo do emprego e do salário.
 d) Durante o período a que se refere o artigo 392 da CLT, a mulher terá direito ao salário integral e,
quando variável, calculado de acordo com a média dos 6 últimos meses de trabalho, bem como os
direitos e vantagens adquiridos, sendo-lhe ainda facultado reverter à função que anteriormente ocupava.
 e) A licença-maternidade só será concedida mediante apresentação do termo judicial de guarda à
adotante ou guardiã.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/322106
Questão 505: INSTITUTO CIDADES - JT TRT1/TRT 1/2008
Assunto: Espécies. Sindicatos. Federações. Confederações
Com relação às Centrais Sindicais, é correto afirmar:
 a) a central sindical, entidade de representação geral dos trabalhadores, constituída em âmbito
nacional, terá como atribuições e prerrogativas coordenar a representação dos trabalhadores por meio
das organizações sindicais a ela filiadas, e participar de negociações em fóruns, colegiados de órgãos
públicos e demais espaços de diálogo social que possuam composição tripartite, nos quais estejam em
discussão assuntos de interesse geral dos trabalhadores.
 b) para os fins de representação nas esferas de governo, considera-se central sindical, para os efeitos
do disposto na Lei nº 11.648/2008, a entidade associativa de direito privado, equiparada a entidade de
direito público, composta por organizações sindicais de trabalhadores.
 c) Para o exercício de suas atribuições e prerrogativas, a central sindical deverá possuir filiação de, no
mínimo, 100 (cem) sindicatos distribuídos nas 5 (cinco) regiões do país; 3 (três) regiões do país com, no
mínimo, 40 (quarenta) sindicatos em cada uma; filiação de sindicatos em, no mínimo, 10 (dez) setores
de atividade econômica; e filiação de sindicatos que representem, no mínimo, 5% (cinco por cento) do
total de empregados sindicalizados em âmbito nacional.
 d) O Ministro de Estado do Trabalho e Emprego, independentemente de consulta às centrais sindicais,
poderá baixar instruções para disciplinar os procedimentos necessários à aferição dos requisitos de
representatividade, bem como para alterá-los com base na análise dos índices de sindicalização dos
sindicatos filiados às centrais sindicais.
 e) O sindicato de trabalhadores poderá contestar, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, a central
sindical que tiver sido designada como beneficiária da respectiva contribuição sindical, para fins de
destinação dos créditos previstos na Lei nº 11.648/2008.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/84543
Questão 506: FCC - AJ TRT4/TRT 4/Administrativa/"Sem Especialidade"/2006
Assunto: Alteração (Contrato de Trabalho)
A perda da função de confiança com retorno ao cargo anteriormente ocupado
 a) constitui alteração ilegal do contrato de trabalho.
 b) encerra direito potestativo do empregador.
 c) depende de previsão contratual.
 d) pressupõe motivo relevante e concordância do empregado.
 e) é possível desde que o empregado continue percebendo a gratificação por função.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/117317
Questão 507: FCC - AJ TRT4/TRT 4/Administrativa/"Sem Especialidade"/2006
Assunto: Férias (trabalho)
O empregado que, durante o período aquisitivo ao direito a férias, faltou injustificadamente a 5 (cinco)
dias de trabalho, tendo se ausentado, também, em outros 2 (dois) dias para prestar exame vestibular,
terá direito a férias de
 a) 30 (trinta) dias corridos.
 b) 25 (vinte e cinco) dias corridos.
 c) 24 (vinte e quatro) dias corridos.
 d) 23 (vinte e três) dias corridos.
 e) 21 (vinte e um) dias corridos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/117316
Questão 508: VUNESP - Proc (FAPESP)/FAPESP/2018
Assunto: Grupo Econômico (Responsabilidade Trabalhista)
Nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho, para a configuração do grupo econômico 
 a) basta a identidade de sócios e atuação conjunta das empresas.
 b) é suficiente a atuação conjunta das empresas e a coincidência de domicílio.
 c) é necessária a demonstração do interesse integrado, a efetiva comunhão de interesses e a atuação
conjunta das empresas dele integrantes.
 d) as empresas não podem guardar autonomia entre si, sendo imprescindível a efetiva comunhão de
interesses e atuação conjunta.
 e) há necessidade de as empresas estarem sob direção, controle ou administração de outra,
constituindo uma espécie de holding.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/639553
Questão 509: Instituto Consulplan - Adv (CODESG)/CODESG/2019
Assunto: Proteção do Trabalho da Mulher
De acordo com o que dispõe a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), levando em consideração o
trabalho da mulher, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Para amamentar seu filho, inclusive se advindo de adoção, até que este complete seis meses de
idade, a mulher terá direito,durante a jornada de trabalho, a dois descansos especiais de meia hora
cada um.
 
II. Os horários dos descansos para amamentação deverão ser definidos em acordo individual entre a
mulher e o empregador.
 
III. A confirmação do estado de gravidez advindo no curso do contrato de trabalho garante à
empregada gestante a estabilidade provisória prevista na alínea “b” do inciso II do art. 10 do Ato das
Disposições Constitucionais Transitórias, salvo quando já estiver durante o prazo do aviso prévio
trabalhado ou indenizado.
 
IV. À empregada que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança ou
adolescente será concedida licença-maternidade nos termos da CLT.
 
Estão corretas apenas as afirmativas
 a) II e III.
 b) III e IV.
 c) I, II e III.
 d) I, II e IV.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1131103
Questão 510: CEBRASPE (CESPE) - JT TRT5/TRT 5/2006
Assunto: Trabalho Avulso
Paulo é trabalhador portuário avulso, na função de estivador, registrado no órgão gestor de mão-de-obra
portuária (OGMP), do porto organizado de Alfa. O operador portuário Beta contratou o OGMP de Alfa
para fornecimento de quinze trabalhadores avulsos para desembarcarem mercadorias de uma
embarcação, tendo sido Paulo um dos designados para prestar esse serviço. Paulo, durante a prestação
desse serviço, foi encontrado duas vezes sem estar utilizando os equipamentos de proteção individual,
transgredindo norma prevista em convenção coletiva de trabalho de sua categoria e, por isso, recebeu
repreensão verbal disciplinar do OGMP. Alguns meses após esse fato, Paulo e outros vinte trabalhadores
avulsos constituíram sociedade cooperativa de mão-de-obra. A aludida sociedade cooperativa requereu
sua pré-qualificação como operadora portuária, perante a administração portuária, que deferiu o pedido.
Com base nessa situação hipotética e na legislação trabalhista vigente, assinale a opção correta.
 a) A prestação de serviços de Paulo para a operadora portuária Beta fundamenta-se em uma relação
jurídica angularizada, na qual são partes Paulo, Beta e o OGMP de Alfa, que se consubstancia, na parte
que vincula Paulo a Beta, em relação de emprego.
 b) A aplicação da penalidade de repreensão verbal pelo OGMP contra Paulo revela a existência do
poder disciplinar, um dos elementos que evidencia e caracteriza a subordinação jurídica, implicando a
configuração de vínculo empregatício entre Paulo e o OGMP.
 c) Constitui contrato de equipe a avença celebrada entre o operador portuário Beta e o OGMP de Alfa.
 d) Tanto no trabalho avulso como no trabalho temporário inexiste subordinação jurídica.
 e) Inexistindo qualquer irregularidade na aludida sociedade cooperativa de que Paulo participa ou na
forma em que se dá a prestação de serviço, é correto concluir que não haverá vínculo empregatício entre
ela e seus associados e, igualmente, entre estes e os tomadores de serviços da cooperativa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/166483
Questão 511: FEC - JT TRT9/TRT 9/2003
Assunto: Comissões de Conciliação Prévia Trabalhista (CCPT)
A Lei 9958/2000 dispôs sobre as Comissões de Conciliação Prévia. À vista do que determina a lei em
apreço, considere as seguintes proposições
 
I – A Comissão instituída no âmbito da empresa terá sua constituição e normas de funcionamento
definidas em convenção ou acordo coletivo.
 
II – O termo de conciliação lavrado pela Comissão de Conciliação Prévia é título executivo
extrajudicial. Havendo inadimplemento, será competente para a execução a Justiça do Trabalho.
 
III – O termo de conciliação lavrado pela Comissão de Conciliação Prévia é titulo executivo
extrajudicial. Todavia, havendo inadimplemento, a Justiça do Trabalho não será competente para a
execução.
 
IV – O termo de conciliação lavrado pela Conciliação Prévia terá eficácia liberatória geral, exceto
quanto às parcelas expressamente ressalvadas.
 
Quais estão corretas?
 a) Apenas a I
 b) Apenas a I e II
 c) Apenas a I e III
 d) Apenas a II e IV
 e) Apenas a III e IV
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/492118
Questão 512: FEC - JT TRT9/TRT 9/2003
Assunto: FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)
CONSIDERE AS SEGUINTES PROPOSIÇÕES:
 
I – Os representantes dos trabalhadores no Conselho Curador do FGTS, efetivos e suplentes, têm
direito a estabilidade no emprego, desde a nomeação até um ano após o término do mandato de
representação, somente podendo ser dispensados por motivo de falta grave, devidamente apurada
por meio de processo sindical.
 
II – O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) incide sobre as diárias para viagens, sujeitas
à prestação de contas, quando excederem a 50% do salário mensal do empregado no mês em que
forem pagas.
 
III - A conta vinculada do trabalhador no FGTS poderá ser movimentada quando houver suspensão
total do trabalho avulso por período igual ou superior a trinta dias, comprovada por declaração do
sindicato representativo da categoria profissional.
 
IV – A conta vinculada do trabalhador no FGTS poderá ser movimentada quando o trabalhador tiver
idade igual ou superior a 65 anos.
 
Quais estão corretas?
 a) Nenhuma
 b) Apenas duas proposições estão corretas
 c) Apenas três proposições estão corretas
 d) Quatro proposições estão corretas
 e) Apenas uma proposição está correta
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/492117
Questão 513: FEC - JT TRT9/TRT 9/2003
Assunto: História do Direito do Trabalho
Sobre a formação histórica do Direito do Trabalho, assinale a alternativa incorreta:
 a) O Liberalismo, inspirado nos princípios consagrados pela Revolução Francesa e pela Declaração dos
Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, significou uma reação contra o absolutismo monárquico e a
origem divina e sobrenatural do poder, mas não favoreceu os direitos dos trabalhadores.
 b) A Constituição de Weimar, de 1919, embora texto avançado para a sua época, não representou
grande conquista no campo dos direitos sociais.
 c) A Carta Del Lavoro (Itália, 1927) representou forte inspiração para a Consolidação das Leis do
Trabalho brasileira de 1943.
 d) A Igreja Católica, especialmente através das Encíclicas Rerum Novarum (Leão XIII, 1891),
Quadragésimo Anno (Pio XI, 1931), Mater et Magistra e Pacem in Terris (João XXIII, 1961 e 1963,
respectivamente) e Laborem Exercens (João Paulo II, 1981), por seu forte sentido humanista e de
valoração da dignidade do trabalho, também contribuiu para avanços no campo do desenvolvimento
social.
 e) O Manifesto Comunista (Marx, 1848), documento máximo do socialismo, ainda que contenha
conceitos hoje superados, contribuiu para a formação do atual Direito do Trabalho.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/492116
Questão 514: VUNESP - Proc Mun (SP)/Pref SP/2014
Assunto: Características (Contrato de Trabalho)
Segundo dispositivos celetistas, quanto ao contrato de trabalho, é correto afirmar que:
 a) o contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou
por escrito e por prazo indeterminado ou determinado, sendo que, nesta última modalidade, somente
será válido em se tratando de serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do
prazo, nas atividades empresariais de caráter transitório e nos contratos de experiência.
 b) ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da
que resultar do contrato, excetuados apenas o caso daqueles que exerçam cargo de confiança e na
extinção do estabelecimento, sendo devido, nestas situações, o adicional de transferência de 25%.
 c) o acréscimo de 50% devido sobre as verbas rescisórias não quitadas em primeira audiência não se
aplica à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios e às suas autarquias e fundações
públicas, quando figurarem como tomadoras dos serviçosnos casos de terceirização.
 d) no término do contrato por justa causa do empregado serão devidos apenas o saldo salarial, as
férias vencidas acrescidas do terço constitucional e o 13.º salário proporcional.
 e) o empregado poderá considerar rescindido o contrato de trabalho e pleitear a devida indenização,
permanecendo ou não no serviço, quando o empregador reduzir o seu trabalho, sendo este por peça ou
tarefa, mesmo que não haja redução significativa de seu salário.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/211546
Questão 515: ESAF - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/2000
Assunto: Prescrição e Decadência (Direito do Trabalho)
O prazo prescricional para ajuizamento de ação quanto a crédito resultante de relação de trabalho é de:
 a) dois anos para os trabalhadores urbanos e rurais.
 b) cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do
contrato de trabalho.
 c) cinco anos para os trabalhadores urbanos, até o limite de dois anos após a extinção do contrato, e
até dois anos após a extinção do contrato, para o trabalhador rural.
 d) cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais.
 e) cinco anos para os trabalhadores urbanos e de dois anos para os trabalhadores rurais.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/4697
Questão 516: VUNESP - Proc Mun (SP)/Pref SP/2014
Assunto: Terceirização (Responsabilidade Trabalhista)
Com relação à terceirização no serviço público, assinale a alternativa correta.
 a) Observadas as regras insertas na Lei n.º 8.666, de 21.06.1993, os entes integrantes da
Administração Pública direta e indireta, somente responderão de forma subsidiária pelos créditos
trabalhistas da empresa interposta, se comprovado o inadimplemento destas por culpa da prestadora de
serviços.
 b) Havendo necessidade temporária de excepcional interesse público, a Constituição Federal de 1988
autoriza expressamente a terceirização dos serviços pelo prazo máximo de 6 meses.
 c) A terceirização dos serviços públicos na ocorrência de necessidade temporária de excepcional
interesse público está autorizada pela Lei n.º 8.745/93 que trata da contratação por tempo determinado
na Administração Pública.
 d) Não observado o cumprimento das obrigações da Lei n.º 8.666/93 na terceirização de serviços e
constatada a subordinação direta com a Administração Pública indireta, haverá o reconhecimento do
vínculo de emprego direto com esta.
 e) Mesmo observado o cumprimento das obrigações da Lei n.º 8.666/93, se constatada a conduta
culposa da Administração Pública direta e indireta, especialmente na fiscalização do cumprimento das
obrigações contratuais e legais da prestadora de serviço como empregadora, responderá de forma
subsidiária no inadimplemento das obrigações trabalhistas por parte do empregador.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/211544
Questão 517: FCC - AJ TRT19/TRT 19/Judiciária/"Sem Especialidade"/2014
Assunto: Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Sobre as regras relativas à suspensão e à interrupção do contrato de trabalho, considere:
I. O afastamento do empregado em razão de licença sem vencimentos é hipótese de interrupção do
contrato de trabalho.
II. Em caso de afastamento por doença, pela previdência social, por um período de seis meses,
ainda que descontínuos, no curso do período aquisitivo de férias, o empregado perde o direito ao
gozo da quelas férias.
III. O afastamento da empregada em gozo de licença maternidade, constitui suspensão do contrato
de trabalho.
IV. O afastamento do empregado nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas para
ingresso em estabelecimento de ensino superior, suspende o contrato de trabalho.
Está correto o que consta em
 a) II, apenas.
 b) I, II, III e IV.
 c) IV, apenas.
 d) I, III e IV, apenas.
 e) III, apenas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/174686
Questão 518: Com. Exam. (TRT 21) - JT TRT21/TRT 21/2012
Assunto: Salário Utilidade ou Salário in Natura
A empresa VIR À LUZ INSTALAÇÕES ELÉTRICAS LTDA. é especializada na realização de serviços de
ligação, desligamento e religação de energia elétrica. Para realizar suas atividades, no momento da
contratação, a empresa exige que os empregados possuam veículo, indicando-lhes a concessionária de
automóveis em que a compra de veículo, no padrão e modelo indicado pela empresa, pode ser efetivada.
O contrato de compra e venda do veículo, com alienação fiduciária, não tem a interveniência da empresa
VIR À LUZ INSTALAÇÕES ELÉTRICAS LTDA., sendo firmado pelos empregados e a financeira. Os veículos
adquiridos pelos empregados passam por adaptações, porquanto devem transportar os equipamentos
necessários à realização dos serviços, como também recebem a logomarca e o nome da empregadora,
tudo custeado por ela custeado. Os empregados, concomitantemente, com a assinatura do contrato de
trabalho, assinam contrato de locação de veículo, em que figuram como locadores e a empresa como
locatária. No contrato de locação, há cláusula estabelecendo que o veículo deve ser utilizado
exclusivamente em serviço. O valor da locação do veículo é superior ao valor da prestação do
financiamento para a aquisição do automóvel, e o contrato de locação vigora por prazo indeterminado,
rescindindo-se na hipótese de extinção do contrato de trabalho. A conduta da empresa é:
 a) nula de pleno direito, uma vez que o veículo é adquirido, mediante financiamento, pelos
empregados, mas é utilizado exclusivamente a serviço da empresa, o que demonstra que o contrato de
locação é simulado e o veículo constitui salário-utilidade pago pelo empregador;
 b) é permitida pela lei, pois a empresa pode exigir que o empregado possua veículo próprio para
realizar o serviço, remunerando o uso do bem pessoal do empregado mediante a assinatura de contrato
de locação;
 c) ilegal, pois constitui infundada restrição à admissão ao emprego, uma vez que a empresa exige um
determinado tipo de veículo para o serviço e impõe aos empregados a sua compra;
 d) fraudulenta, pois simula contrato de locação para evitar que o veículo seja considerado salário-
utilidade;
 e) nenhuma das assertivas está correta.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/354905
Questão 519: CEBRASPE (CESPE) - Proc (BACEN)/BACEN/2013
Assunto: Jornada de Trabalho
Deusdete trabalha realizando o descarregamento de carne transportada em caminhão frigorífico, cujo
sistema de refrigeração só se mantém ativo com o veículo em funcionamento. Durante o período da
última entrega, o veículo ficou parado devido a uma pane no motor, situação que somente foi
solucionada quatro horas depois. Consequentemente, a entrega da carne iniciou-se quando já havia
encerrado o horário de trabalho de Deusdete. Nessa situação hipotética,
 a) caso haja outro descarregador trabalhando com Deusdete e sendo ele menor de idade, pode o
empregador exigir do menor, se imprescindível o seu trabalho, sobrejornada além de doze horas.
 b) caso Deusdete trabalhe no período noturno, sua jornada não poderá exceder o estipulado no
contrato de trabalho.
 c) a jornada de trabalho de Deusdete não poderá exceder a oito horas, sob pena de multa ao
empregador.
 d) como Deusdete trabalha com alimento perecível, seu empregador pode exigir que o trabalho seja
realizado além da jornada legal, independentemente de acordo ou contrato coletivo.
 e) o tempo que o veículo ficou parado não pode ser computado como horário de trabalho.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/133726
Questão 520: FEC - JT TRT9/TRT 9/2003
Assunto: Princípios do Direito Individual do Trabalho
Sobre o princípio da irrenunciabilidade, considere as seguintes proposições:
 
I – São renunciáveis os direitos livremente estabelecidos pelas partes contratantes, resultantes de
ajuste expresso ou tácito do empregadoe empregador, quando não haja proibição legal, inexista
vício de consentimento e não importe prejuízo ao empregado.
 
II – Como regra geral, é absoluta a irrenunciabilidade do direito à assinatura da Carteira de Trabalho
e Previdência Social.
 
III – A renunciabilidade de direitos, no curso da relação de emprego, é a regra e a indisponibilidade
a exceção.
 
IV – Admite-se a renúncia a direitos trabalhistas feita através de conciliação celebrada em Juízo.
 
Quais estão corretas?
 a) Todas estão corretas
 b) Apenas I e IV
 c) Apenas III e IV
 d) Apenas I, II e IV
 e) Nenhuma
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/492120
Questão 521: FCC - AJ TST/TST/Judiciária/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
A respeito da interrupção e suspensão do contrato de trabalho,
 a) é causa de suspensão do contrato de trabalho o afastamento do empregado para cumprimento
das exigências do serviço militar sendo que, implementada a baixa do respectivo encargo, o empregado
deverá reassumir imediatamente o seu emprego, sob pena de se caracterizar abandono.
 b) o empregado tem direito de faltar, sem prejuízo do salário, por até dois dias consecutivos em
virtude de falecimento de primo de primeiro grau, desde que referido parente residisse com o mesmo,
independente de ciência do empregador desta condição.
 c) considera-se justificada a ausência do empregado por 1 dia por ano para acompanhar filho de até
6 anos em consulta médica e de até dois dias para acompanhar cônjuge ou companheira gestante em
exames e consultas médicas.
 d) na suspensão do contrato de trabalho para participação do empregado em curso de qualificação
profissional oferecido pelo empregador, poderá este conceder ao trabalhador ajuda de custo mensal sem
prejuízo da suspensão contratual, desde que inferior a 50% do salário.
 e) nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular para ingresso
em estabelecimento de ensino superior, não poderá o empregado deixar de comparecer na empresa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/584296
Questão 522: FGV - AJ TRT12/TRT 12/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: Jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre Extinção do Contrato de Trabalho
Marta era empregada da empresa Surpresa Ltda., exercendo a função de secretária. Após dois anos de
serviços prestados, recebeu aviso prévio trabalhado. Durante o período de cumprimento do aviso prévio,
a respectiva empregada praticou ato de improbidade.
À luz da legislação e da jurisprudência uniforme do TST, é correto afirmar que:
 a) o caso deverá ser levado ao conhecimento da Justiça do Trabalho, que determinará qual será a
forma de rompimento contratual final;
 b) a empregada não tem direito ao restante do prazo do aviso prévio e ao pagamento das verbas
rescisórias de natureza indenizatória;
 c) considerando que o fato aconteceu durante o aviso prévio, o empregador será obrigado a perdoar
a falta;
 d) altera-se a natureza jurídica da ruptura contratual para culpa recíproca, de modo que Marta
receberá 50% das verbas devidas;
 e) a ocorrência de falta grave não é mais juridicamente relevante, porque seu contrato já havia sido
rompido.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/514663
Questão 523: FGV - AJ TRT12/TRT 12/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: Jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre Remuneração
Carlos Augusto ajuizou ação trabalhista em face da empresa Boa Sorte S.A., postulando o pagamento de
adicional de insalubridade. Muito embora a atividade por ele exercida não conste como insalubre na
relação oficial elaborada pelo Ministério do Trabalho, restou constatada a insalubridade em grau máximo
por meio de laudo pericial.
À luz da legislação e da jurisprudência uniforme do TST, é correto afirmar que:
 a) sendo detectado em perícia o agente agressor mas não constando do rol oficial, o trabalhador terá
direito à metade do valor do adicional de insalubridade;
 b) o reclamante não tem direito ao pagamento do adicional de insalubridade;
 c) o empregado terá direito ao adicional de insalubridade, na razão de 30% sobre o seu salário-base;
 d) Carlos Augusto receberá o adicional de insalubridade integralmente, porque o agente agressor à
saúde foi detectado em perícia;
 e) diante dessa discrepância, o juiz terá de determinar a realização de nova perícia para ter uma 2ª
conclusão técnica.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/514662
Questão 524: FGV - AJ TRT12/TRT 12/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: Jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre Extinção do Contrato de Trabalho
José Carlos é empregado da empresa Boa Vista Ltda. e foi eleito para exercer a função de membro do
Conselho Fiscal do sindicato representante de sua categoria profissional.
Diante dessa situação hipotética, é correto afirmar, à luz da legislação e da jurisprudência uniforme do
TST, que:
 a) não assiste ao respectivo empregado a garantia provisória de emprego assegurado ao dirigente
sindical;
 b) o membro do conselho fiscal, por ter tarefa afeta à fiscalização da gestão financeira do sindicato,
tem a garantia no emprego preservada, porém pela metade do tempo legal;
 c) dependerá do juiz do Trabalho, analisando cada caso concreto, declarar se o membro do Conselho
Fiscal do sindicato dos empregados tem garantia no emprego;
 d) por ser dirigente sindical, José Carlos tem estabilidade provisória até 1 ano após o término do seu
mandato;
 e) a garantia no emprego existe e opera efeitos no caos concreto, salvo se o empregado cometer
falta grave, que deve ser apurada em inquérito judicial.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/514661
Questão 525: FGV - AJ TRT12/TRT 12/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: Distinções Conceituais: Salário e Remuneração
Maria Lúcia é empregada da empresa Maravilha S.A. e recebe, mensalmente, além de ajuda de custo,
diárias para viagem de 20% do seu salário quando precisa se deslocar pela empresa para local distante,
tendo de prestar contas dos gastos.
À luz da legislação e da jurisprudência do TST, é correto afirmar que:
 a) nenhuma das parcelas citadas integrará o salário da empregada, dada a natureza indenizatória
delas;
 b) somente integrará o salário de Maria Lúcia o valor recebido a título de ajuda de custo, por ter
natureza salarial;
 c) uma vez que as diárias excedem 10% do salário da empregada, o que extrapola esse limite terá
natureza salarial, ou seja, os outros 10%;
 d) Maria Lúcia terá direito à integração de ambas as parcelas ao seu salário para todos os efeitos
legais, já que elas têm natureza contraprestativa;
 e) a ajuda de custo não se inclui no salário da empregada, mas o valor das diárias deve integrá-lo
para todos os efeitos legais, enquanto perdurarem as viagens.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/514660
Questão 526: FEC - JT TRT9/TRT 9/2003
Assunto: Relação de Trabalho e Relação de Emprego
CONSIDERE AS SEGUINTES PROPOSIÇÕES:
 
I – Segundo a Lei 6.494/77, que dispõe sobre os estágios de estudantes, as pessoas físicas, as
pessoas jurídicas de Direito Privado, os órgãos de Administração Pública e as Instituições de Ensino
podem aceitar, como estagiários, os alunos regularmente matriculados em cursos vinculados ao
ensino público e particular.
 
II – Ao dispor, no art. 442, parágrafo único, da Consolidação das Leis do Trabalho, que “Qualquer
que seja o ramo de atividade da sociedade cooperativa, não existe vínculo empregatício entre ela e
seus associados, nem entre estes e os tomadores de serviços daquela” , o legislador não estabeleceu
excludente legal absoluta da relação de emprego e sim mera presunção relativa de ausência de
vínculo empregatício.
 
III – Segundo a doutrina, a celebração determo de adesão entre a entidade, pública ou privada, e
o prestador do serviço voluntário, onde constem o objeto e as condições de seu exercício, é requisito
substancial à configuração do trabalho voluntário disciplinado pela Lei nº 9.608/98.
 
IV – O contrato de aprendizagem pode ser ajustado verbalmente ou por escrito e seu prazo máximo
é de dois anos.
 
Quais estão corretas?
 a) Todas estão corretas
 b) Apenas II e III
 c) Apenas I, II e III
 d) Apenas II, III e IV
 e) Apenas I, II e IV
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/492131
Questão 527: FGV - AJ TRT12/TRT 12/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: Intervalos (Trabalho)
Madalena é empregada da empresa Fábrica de Sonhos Ltda., localizada em Rio do Sul (SC), na qual
exerce a função de vendedora, cumprindo jornada de trabalho de 2ª a 6ª feira das 9:00 às 18:30 horas,
com intervalo para refeição de 1:30 horas, e aos sábados das 8:00 às 13:00 horas, com pausa de 1 hora.
À luz da legislação e da jurisprudência uniforme do TST, é correto afirmar que:
 a) o acerto deste horário é válido, desde que seja previsto em acordo coletivo ou convenção coletiva
de trabalho;
 b) a empregada em questão terá direito a horas extras em razão do intervalo para refeição, que foi
concedido em desacordo com a CLT;
 c) a jornada cumprida pela empregada ensejará o pagamento de horas extras pelo intervalo
interjornada violado;
 d) a jornada cumprida é válida, o que não dá margem ao pagamento de horas extras;
 e) Madalena receberá horas extras com adicional de 50% porque a sua jornada supera o limite
constitucional.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/514659
Questão 528: CEBRASPE (CESPE) - JT TRT1/TRT 1/2010
Assunto: Mãe Social e Mãe Crecheira
Assinale a opção correta a respeito da figura do empregado e das figuras afins.
 a) A mãe social responsável por uma casa lar onde são abrigadas, no máximo, cinco crianças, deve
residir juntamente com os menores que lhe forem confiados e propiciar-lhes condições próprias de uma
família.
 b) Entre os direitos trabalhistas das mães sociais, inclui-se o direito a férias, as quais, em decorrência
da peculiaridade da atividade por elas exercida, devem ser gozadas em companhia das crianças sob sua
responsabilidade na casa lar.
 c) A mãe social deve ter, no mínimo, dezoito anos de idade.
 d) Desde a promulgação da CF, os empregados domésticos têm assegurado o gozo de folga nos
feriados.
 e) Considere que um arquiteto tenha sido contratado, em 1995, para trabalhar em uma grande
empresa e que, no dia 15/5/2009, ele tenha sido eleito diretor, razão pela qual, durante o exercício do
cargo, não esteve sujeito a subordinação jurídica. Nesse caso, é correto afirmar que o seu contrato de
trabalho como arquiteto esteve suspenso enquanto exerceu o cargo de diretor e que o tempo de serviço
relativo a esse período não foi computado para os fins desse contrato.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/84580
Questão 529: FCC - JT TRT1/TRT 1/2014
Assunto: Sucessão Trabalhista
A empresa Universal Industrial Ltda., que tem por sócio majoritário Dionísio, passou por grandes
dificuldades financeiras que culminaram com o encerramento de suas atividades. Dionísio vendeu o
galpão onde estava estabelecida a empresa com todo o mobiliário, equipamentos e instalações para
Zeus, que instalou no local a empresa Olímpica Industrial Ltda., com quadro societário e inscrição no
CNPJ distintos da Universal. Afrodite, que trabalhava como recepcionista empregada da Universal há um
ano, permaneceu laborando para Olímpica por mais oito meses até a sua dispensa, sem receber as horas
extras, as férias com 1/3, o FGTS mensal, a multa rescisória de 40% do FGTS e o aviso prévio. Nessa
situação, a responsabilidade pelo pagamento das verbas trabalhistas de Afrodite será da empresa
 a) Universal pelo período de um ano em que foi sua empregada e da Olímpica pelos oito meses finais,
dividindo- se todas as verbas trabalhistas na exata pro porção dos meses trabalhados.
 b) Universal pela proporção do período de um ano apenas em relação às horas extras, férias com 1/3
e FGTS mensal e da Olímpica pelos oito meses finais em relação às férias com 1/3, FGTS mensal além da
multa rescisória de 40% do FGTS e aviso prévio, estes últimos em razão de ter efetuado a dispensa.
 c) Universal porque, sendo a empresa que contratou Afrodite, não poderia ter vendido o
empreendimento sem ter quitado os contratos de trabalho de seus empregados, assumindo, assim, todo
o ônus moral e jurídico da transação.
 d) Olímpica em razão da sucessão de empresas que implica a responsabilidade do sucessor por todos
os direitos trabalhistas, conforme previsão legal contida na Consolidação das Leis do Trabalho.
 e) Universal em caráter principal e, de forma subsidiária, na Olímpica, visto que a situação se
assemelha a terceirização, conforme entendimento sumulado do Tribunal Superior do Trabalho.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/254571
Questão 530: Com. Exam. (TRT 23) - JT TRT23/TRT 23/2007
Assunto: Proteção do Trabalho do Menor (Trabalho Infantil)
Considerando o disposto na CLT quanto ao trabalho do menor, analise as afirmativas abaixo e assinale a
alternativa correta:
I - a duração normal diária do trabalho do menor pode ser prorrogada, independentemente de
acréscimo salarial, mediante convenção ou acordo coletivo, até mais duas horas, desde que o
excesso de horas em um dia seja compensado pela diminuição em outro, de modo a ser observado o
limite máximo de 44 horas semanais ou outro inferior legalmente fixado;
 
II - a duração normal diária do trabalho do menor pode ser prorrogada excepcionalmente, por
motivo de força maior ou para atender serviços inadiáveis, até o máximo de doze horas, com
acréscimo salarial de, pelo menos, 50% sobre a hora normal e desde que o trabalho do menor seja
imprescindível ao funcionamento do estabelecimento;
III - quando o menor de 18 anos for empregado em mais de um estabelecimento, as horas de
trabalho em cada um serão totalizadas;
IV - para maior segurança do trabalho e garantia da saúde dos menores a autoridade fiscalizadora
poderá proibir que o trabalhador menor usufrua os períodos de repouso no local de trabalho;
V – A proteção especial do trabalhador adolescente está fundamentada em razões de ordem
fisiológica, cultural, moral e de segurança.
 a) - somente uma afirmativa está correta;
 b) - somente duas afirmativas estão corretas;
 c) - somente três afirmativas estão corretas;
 d) - somente quatro afirmativas estão corretas;
 e) - todas as afirmativas estão corretas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/356974
Questão 531: FGV - AJ TRT12/TRT 12/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: Emprego Doméstico
Gabriel, com 17 anos, foi contratado para prestar serviços como caseiro, três vezes por semana, na casa
de veraneio de Mario Sérgio e sua família. Além de arrumar a casa, o respectivo empregado também
cultiva uma horta destinada à subsistência do grupo familiar.
À luz da legislação trabalhista, é correto afirmar que:
 a) o contrato é válido porque Gabriel tem mais de 16 anos, idade mínima para a contratação;
 b) uma vez que Gabriel não comparece todos os dias à casa de Mario Sérgio, não pode ser
considerado empregado nos moldes da CLT;
 c) a situação retrata modalidade de trabalho proibido para menor de dezoito anos;
 d) o empregado está acumulando as funções de empregado doméstico e agricultor, tendo assim
direito a um acréscimo salarial;
 e) o trabalho realizado por Gabriel é ilícito e não gera direito a qualquer parcela ou indenização.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/514665
Questão 532: CEBRASPE (CESPE) - Proc (BACEN)/BACEN/2013
Assunto: Jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre Responsabilidade TrabalhistaÀ luz da CLT e da jurisprudência do TST, assinale a opção correta acerca de grupo econômico.
 a) A prestação de serviços a duas empresas do mesmo grupo econômico impede a existência de dois
contratos distintos.
 b) A configuração do grupo econômico condiciona-se à existência de sócios em comum.
 c) A prestação de serviços a mais de uma empresa do mesmo grupo econômico, durante a mesma
jornada de trabalho, não caracteriza a coexistência de mais de um contrato de trabalho, salvo ajuste em
contrário.
 d) Uma vez configurada a existência de grupo econômico, serão, para os efeitos da relação de
emprego, subsidiariamente responsáveis a empresa principal e cada uma das subordinadas.
 e) Somente se configura grupo econômico se houver identidade de atividades entre as empresas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/133740
Questão 533: RBO - Prof (P Ferreira)/Pref P Ferreira/Educação Básica II Técnico em
Direito/2012
Assunto: Requisitos (Contrato de Trabalho)
Marque a alternativa incorreta no tocante aos requisitos de validade do contrato de trabalho:
 a) Acordo de vontades, não podendo este se dar de forma tácita.
 b) Agente capaz.
 c) Objeto lícito.
 d) Forma prescrita ou não proibida por lei.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1507943
Questão 534: Com. Exam. (TRT 23) - JT TRT23/TRT 23/2007
Assunto: Espécies. Sindicatos. Federações. Confederações
A respeito das Entidades Sindicais, assinale a opção correta:
 a) – a convenção coletiva é constituída de cláusulas normativas, que vão estabelecer o conteúdo do
contrato individual e de cláusulas obrigacionais, que vão dispor sobre direitos e deveres recíprocos entre
os convenentes, e admite-se que tais cláusulas possam retroagir a data anterior ao início de sua vigência,
não alcançando, todavia, os contratos individuais já extintos antes desse início, sob pena de se atingir
situações jurídicas constituídas;
 b) - uma das prerrogativas do sindicato é de representar, perante as autoridades administrativas e
judiciárias, os interesses gerais da respectiva categoria ou profissão liberal ou os interesses individuais
dos associados relativos à atividade ou profissão exercida, cuja representação legal atribui à entidade
tão-somente a condição de substituto processual;
 c) - calcado no entendimento do TST, o artigo 522 da CLT, que limita a sete o número de dirigentes
sindicais, não foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988, uma vez que fere a autonomia sindical,
da qual emerge o direito de autodeterminação e governar-se;
 d) - as convenções ou acordos coletivos serão celebrados por escrito, sem emendas ou rasuras, em
quantas vias forem os sindicatos ou empresas acordantes, além de uma que deverá ser levada a registro
e homologação, bem assim entram em vigor três dias após a data da entrega da via ao órgão
competente do Ministério do Trabalho;
 e) - o pedido de reconhecimento do sindicato será dirigido ao Ministro do Trabalho instruído com
exemplar ou cópia autenticada dos estatutos da associação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/356981
Questão 535: QUADRIX - Ag Fisc (CREFITO13)/CREFITO 13/2015
Assunto: Estágio
A Lei nº 11.788/08 dispõe sobre o estágio de estudantes. Em seu art. 9º, prevê que as pessoas jurídicas
de direito privado e os órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos
Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como profissionais liberais de
nível superior devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional, podem
oferecer estágio, observadas as seguintes obrigações, exceto:
 a) contratar em favor do estagiário seguro contra acidentes pessoais, cuja apólice seja compatível
com valores de mercado, conforme fique estabelecido no termo de compromisso.
 b) indicar funcionário de seu quadro de pessoal, com formação ou experiência profissional na área de
conhecimento desenvolvida no curso do estagiário, para orientar e supervisionar até 5 (cinco) estagiários
simultaneamente.
 c) por ocasião do desligamento do estagiário, entregar termo de realização do estágio com indicação
resumida das atividades desenvolvidas, dos períodos e da avaliação de desempenho.
 d) manter à disposição da fiscalização documentos que comprovem a relação de estágio.
 e) enviar à instituição de ensino, com periodicidade mínima de 6 (seis) meses, relatório de atividades,
com vista obrigatória ao estagiário.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1041021
Questão 536: Instituto Consulplan - Adv (CODESG)/CODESG/2019
Assunto: Sucessão Trabalhista
Os irmãos Huguinho, Zezinho e Luisinho são sócios e fundaram, em 2010, a empresa Três Irmãos LTDA..
Margarida é empregada da empresa há cinco anos. Em maio de 2018, Huguinho se desentendeu com
seus irmãos e se retirou da sociedade. Todas as formalidades legais para a sua retirada foram tomadas,
inclusive foi averbada a modificação do contrato social da empresa na junta comercial. Em abril de 2019,
a empresa dispensou Margarida e deixou de pagar suas verbas rescisórias. Com base nas informações,
assinale a afirmativa INCORRETA.
 a) Margarida poderá cobrar de Huguinho (sócio retirante), de forma subsidiária, caso a ação
trabalhista seja ajuizada até dois anos da averbação da sua retirada do quadro societário daquela
empresa.
 b) Se a retirada de Huguinho tiver sido fraudulenta, o retirante responde de forma solidária com os
sócios atuais, mas, por ordem de preferência, primeiro cabe à empresa Três Irmãos LTDA. saldar a dívida
trabalhista.
 c) A ordem de preferência recairá primeiro sobre a empresa, Três Irmãos LTDA. e, caso a dívida não
seja satisfeita, poderá cobrar dos sócios atuais (Zezinho e Luisinho) e, em última hipótese, cobrar do
sócio retirante (Huguinho).
 d) Huguinho (sócio retirante) responde de forma solidária, relativa ao período em que figurou como
sócio, somente em ações ajuizadas até cinco anos depois de averbada a modificação do contrato, desde
que observada a ordem de preferência de cobrança.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1131108
Questão 537: CETREDE - TRH (Pref SGDA)/Pref SGDA/2019
Assunto: Férias (trabalho)
Como responsável pela folha de pagamento, você necessita calcular as férias de um empregado que
possui um salário contratual de R$ 8.440,53 e uma média anual de horas extras de R$ 898,50. O
empregado irá gozar apenas 20 dias de férias, pois fez a opção do abono pecuniário e pela antecipação
de metade do décimo terceiro salário.
 
Marque a opção CORRETA que apresenta o valor BRUTO de férias a ser recebido pelo empregado.
 a) R$ 14.912,81.
 b) R$ 16.672,31.
 c) R$ 12.452,04.
 d) R$ 12.970,88.
 e) R$ 17.121,56.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1622639
Questão 538: Com. Exam. (TRT 21) - JT TRT21/TRT 21/2012
Assunto: Salário Utilidade ou Salário in Natura
O contrato individual de trabalho tem suas condições submetidas à livre estipulação das partes
interessadas em tudo quanto não contravenha às disposições de proteção ao trabalho, o que não afasta
a chamada autonomia privada. Assim, é correto afirmar, quanto ao salário:
 a) admite-se a estipulação do salário apenas por comissão, porém com garantia de que, nos meses
em que o valor das comissões não alcançar a remuneração mínima da categoria, o empregador estará
obrigado a complementá-la, sendo possível estornar o valor da complementação nos meses
subsequentes;
 b) o vale-refeição contratado junto a empresa especializada, cuja obrigação de fornecimento restou
verbalmente pactuada entre as partes, com observância das regras do programa de alimentação do
trabalhador, em face de sua habitualidade, tem natureza salarial, refletindo no cálculo das férias, 13º
salário e FGTS;
 c) a parcela remuneratória fixada no contratode trabalho, mensalmente apurada e paga, a título de
participação nos lucros e resultados, não possui natureza salarial, não refletindo no cálculo das férias,
13º salário e FGTS;
 d) o salário não pode ser estipulado por período de tempo superior a 01(um) mês, contudo tal
restrição não se aplica às comissões e gratificações, cuja estipulação é livre entre as partes;
 e) o seguro-saúde fornecido ao empregado pelo empregador não constitui parcela salarial, podendo
ser suprimido a qualquer tempo pelo empregador.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/354943
Questão 539: Prima Face - Adv (CRF MG)/CRF MG/2010
Assunto: Interpretação, Integração e Aplicação do Direito do Trabalho
São trabalhadores regidos pela CLT, EXCETO:
 a) Bancários.
 b) Cooperados.
 c) Ferroviários.
 d) Químicos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1182316
Questão 540: FCC - Proc (PGM Manaus)/Pref Manaus/2006
Assunto: Jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre Duração do Trabalho
Com relação ao trabalho noturno, observando-se as Súmulas dos Tribunais Superiores, é certo que
 a) a transferência para o período diurno de trabalho não implica a perda do direito ao adicional
noturno.
 b) cumprida integralmente a jornada no período noturno e prorrogada esta, devido é também o
adicional quanto às horas prorrogadas.
 c) considera-se horário noturno para os trabalhadores rurais de lavoura, o trabalho executado entre
as 20 horas de um dia e 5 horas do dia seguinte.
 d) considera-se horário noturno para os trabalhadores rurais na pecuária, o trabalho executado entre
as 19 horas de um dia e 5 horas do dia seguinte.
 e) ao empregado sujeito ao regime de revezamento não é devido o adicional de serviço noturno.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1772187
Questão 541: FUNDATEC - Proc (PGE RS)/PGE RS/2015
Assunto: Justa Causa
A aplicação, ao trabalhador, da penalidade da despedida com justa causa, requer a observância, por
parte do empregador, de uma série de condutas. Assinale, dentre as opções abaixo, qual NÃO se
enquadra dentro dos requisitos necessários à aplicação de uma dispensa com justa causa.
 a) Imediatidade, ou seja, o ato faltoso deve ser punido imediatamente, sem qualquer lapso temporal
entre ele e a punição.
 b) Tipicidade, ou seja, a conduta do empregado deve se enquadrar entre as descritas pelo legislador
como capazes de gerar a extinção do contrato por este motivo.
 c) Adequação entre a falta e a penalidade, ou seja, deve haver proporcionalidade entre a falta
cometida e a punição lançada pelo empregador.
 d) Singularidade da punição, ou seja, é vedada a dupla punição pelo mesmo ato faltoso; para cada
ato faltoso pode haver uma única punição.
 e) Progressividade na aplicação da pena, ou seja, quando o ato faltoso cometido pelo empregado não
é tão severo a ponto de gerar justa causa imediata, as punições devem ser aplicadas gradativamente,
ampliando a severidade das mesmas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/281220
Questão 542: VUNESP - Chf (CM Itatiba)/CM Itatiba/Imprensa/2015
Assunto: Jornalistas
Os artigos 303 e 304 da Consolidação das Leis do Trabalho, inseridos na Seção XI da referida lei que
trata dos jornalistas profissionais, estabelece que a jornada diária do jornalista é de
 a) seis horas, podendo ser estendida a oito horas mediante acordo escrito, em que se estipule
aumento de ordenado, correspondente ao excesso do tempo de trabalho, em que se fixe um intervalo
destinado a repouso ou a refeição.
 b) oito horas ou quarenta horas semanais no caso de exercício da profissão em empresas de
comunicação previamente registradas no Ministério do Trabalho, com folga garantida a cada 12 horas
trabalhadas.
 c) cinco horas, podendo ser estendida a sete horas mediante acordo escrito, em que se estipule
aumento de ordenado, correspondente ao excesso do tempo de trabalho, em que se fixe um intervalo
destinado a repouso ou a refeição.
 d) sete horas diárias, podendo ser estendida mediante o pagamento de horas extras com os devidos
acréscimos.
 e) livre negociação com o empregador, não podendo exceder os limites legais de 44 horas semanais.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/334464
Questão 543: FEC - JT TRT9/TRT 9/2003
Assunto: Jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre Extinção do Contrato de Trabalho
CONSIDERE AS SEGUINTES PROPOSIÇÕES:
 
I – Segundo a jurisprudência dominante no Tribunal Superior do Trabalho, não é assegurada
estabilidade provisória ao dirigente sindical que efetiva o registro da candidatura no curso do aviso
prévio.
 
II – Segundo a jurisprudência dominante no Tribunal Superior do Trabalho, para fins de estabilidade,
o art. 522 da CLT, que limita a sete o número de dirigentes sindicais, foi recepcionado pela
Constituição Federal de 1988.
 
III – A estabilidade provisória, também chamada garantia de emprego, do dirigente sindical,
prevista no art. 8º, VIII, da Constituição Federal, alcança os dirigentes de entidade fiscalizadora do
exercício de profissão liberal.
 
IV – O empregado eleito para cargo de administração sindical não poderá ser transferido para lugar
ou mister que lhe dificulte ou torne impossível o desempenho das suas atribuições sindicais. Poderá,
contudo, ser efetivada a transferência, sem prejuízo à estabilidade provisória, se decorrer de pedido
do empregado.
 
Assinale a alternativa correta:
 a) Todas as proposições estão corretas
 b) Apenas uma proposição está correta
 c) Apenas duas proposições estão corretas
 d) Apenas três proposições estão corretas
 e) Todas as proposições estão erradas
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/492160
Questão 544: FCC - JT TRT1/TRT 1/2014
Assunto: Salário Utilidade ou Salário in Natura
A empresa Apocalipse Produções Artísticas e Cinematográficas contratou Apolo, conceituado produtor de
vídeos, para trabalhar como diretor de arte. Houve a pactuação de salário fixo mensal e comissões sobre
venda de vídeos produzidos pagas em dinheiro, além de alguns benefícios fornecidos em espécie. Das
utilidades fornecidas pela empresa sob a forma de benefícios, constituem salário in natura:
 a) automóvel utilizado de transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno.
 b) mensalidade de curso de pós-graduação, compreendendo livros e material didático.
 c) plano de previdência privada e seguro de vida e acidentes pessoais.
 d) aluguel mensal de apartamento previsto em contrato.
 e) as comissões sobre as vendas de vídeos e vale-cultura.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/254601
Questão 545: FCC - JT TRT1/TRT 1/2015
Assunto: Estágio
No que se refere à carga horária do estagiário, de acordo com a Lei nº 11.788/2008, é INCORRETO
afirmar que a jornada de atividade em estágio
 a) não deverá ultrapassar 4 horas diárias e 20 horas semanais, no caso de estudantes de educação
especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e
adultos.
 b) não deverá ultrapassar 6 horas diárias e 30 horas semanais, no caso de estudantes do ensino
superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular.
 c) não deverá ultrapassar 8 horas diárias e 40 horas semanais, no caso de estudantes do ensino
técnico, desde que compatíveis com as atividades escolares.
 d) poderá ser de até 40 horas semanais para cursos que alternam teoria e prática, nos períodos em
que não estão programadas aulas presenciais, desde que isso esteja previsto no projeto pedagógico do
curso e da instituição de ensino.
 e) será reduzida pelo menos à metade, se a instituição de ensino adotar verificações de aprendizagem
periódicas ou finais, nos períodos de avaliação, segundo estipulado no termo de compromisso, para
garantir o bom desempenho do estudante.Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/322185
Questão 546: CEBRASPE (CESPE) - AJ TRT7/TRT 7/Administrativa/"Sem
Especialidade"/2017
Assunto: Gorjetas e Demais Componentes
As gorjetas pagas a garçons, de forma espontânea, pelos clientes de um restaurante
 a) não integram a remuneração do empregado, mas servem como base de cálculo para o pagamento
de horas extras.
 b) integram a remuneração do empregado e servem como base de cálculo para o pagamento de aviso
prévio e de adicional noturno.
 c) integram a remuneração do empregado.
 d) integram a remuneração do empregado somente quando constam explicitamente na nota de
serviço.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/551579
Questão 547: CEV UECE - Proc Aut (Amontada)/Pref Amontada/2016
Assunto: Direitos Constitucionais Trabalhistas
Assinale a opção que corresponde a um direito previsto no art. 7º da CF/88 que NÃO é assegurado à
categoria dos trabalhadores domésticos.
 a) Remuneração do trabalho noturno superior à do diurno.
 b) Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho
a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.
 c) Jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo
negociação coletiva.
 d) Reconhecimento das convenções e acordos coletivos de trabalho.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1176198
Questão 548: Com. Exam. (TRT 21) - JT TRT21/TRT 21/2012
Assunto: Constituição e Registro
Sobre o sistema sindical brasileiro é correto afirmar que:
 a) os sindicatos deverão ter sua estrutura administrativa composta de uma diretoria, cujo número de
diretores seguirá uma regra de proporcionalidade em relação ao número de integrantes da categoria;
 b) ao membro Presidente do sindicato de trabalhadores é assegurada a sua liberação remunerada do
trabalho para o exercício do seu mandato;
 c) os trabalhadores eleitos para os cargos integrantes da estrutura administrativa dos sindicatos terão
estabilidade no emprego a contar da data do registro de sua candidatura até 01 ano após o término do
seu mandato;
 d) o empregado eleito para o cargo de direção de um sindicato que for transferido para cidade
diversa do local do contrato, não perderá o mandato, desde que permaneça laborando na mesma base
territorial e a transferência não impeça o exercício de suas atividades;
 e) a tomada e aprovação de contas dos Sindicatos poderão ser realizadas, exclusivamente, perante o
seu Conselho Fiscal, já que eleito para a fiscalização da gestão financeira da entidade sindical.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/354962
Questão 549: FCC - Adv Jr (METRO SP)/METRO SP/2016
Assunto: Acidente de Trabalho
Com relação a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes − CIPA, é correto afirmar que
 a) a composição da CIPA é prevista na Consolidação das Leis de Trabalho em dez representantes,
sendo metade representantes da empresa e a outra dos empregados.
 b) o empregador designará, anualmente, dentre os seus representantes, o Presidente da CIPA e os
empregados elegerão, dentre eles, o Vice-Presidente.
 c) os representantes dos empregados, titulares e suplentes, serão eleitos em escrutínio secreto, do
qual participem exclusivamente empregados com filiação sindical.
 d) os representantes dos empregados, titulares e suplentes, serão eleitos em escrutínio aberto, do
qual participem exclusivamente empregados com filiação sindical.
 e) o mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de dois anos, vedada a reeleição.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/428702
Questão 550: FCC - JT TRT1/TRT 1/2014
Assunto: Métodos de Resolução de Conflito
A insatisfação de um grupo de trabalhadores de uma das filiais da Indústria Petroquímica Olimpo S/A
com as condições de segurança e saúde do estabelecimento ocasionou uma assembleia na fábrica no
final do expediente, tendo sido convocada a participação do Sindicato Profissional. Foram discutidas e
aprovadas sugestões para solução dos problemas, resultando na elaboração de uma carta que foi
entregue à Diretoria da empresa, que decidiu pela comunicação do fato à Superitendendência Regional
do Trabalho. Marcada uma mesa redonda e com a intervenção do auditor da SRT houve a formalização
de um acordo entre o sindicato profissional e a empresa criando normas e diretrizes para a melhoria das
condições higiênicas e de segurança do estabelecimento. Nesse caso, é correto afirmar que
 a) houve conflito individual de trabalho visto que ocorreu em apenas uma filial da empresa e a
solução ocorreu por meio de heterocomposição.
 b) houve conflito coletivo de trabalho em razão do caráter normativo que se aplica ao conjunto dos
contratos individuais de trabalho do estabelecimento e a solução se deu por mediação.
 c) não houve nem conflito coletivo nem individual, mas sim conflito de interesses difusos porque os
problemas da filial podem afetar as famílias dos trabalhadores e a solução ocorreu pela autodefesa.
 d) houve conflito coletivo de trabalho por envolver mais de um trabalhador e a solução do conflito se
deu por meio de autotutela estatal.
 e) houve no início um conflito individual, por se tratar de interesse específico de alguns trabalhadores
de um só estabelecimento da empresa, que se transformou em coletivo com a participação do sindicato
profissional e a solução ocorreu por dissídio coletivo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/254618
Questão 551: FCC - AJ TRT2/TRT 2/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2018
Assunto: Proteção do Trabalho do Menor (Trabalho Infantil)
A respeito da proteção do trabalho do menor, de acordo com a legislação vigente,
 a) ao menor não será permitido o trabalho em locais ou serviços prejudiciais à sua moralidade e em
locais perigosos, havendo possibilidade de autorização do Juiz do Trabalho para o trabalho em serviços
insalubres, desde que se certifique ser a ocupação do menor indispensável à própria subsistência ou à de
seus pais, avós ou irmão.
 b) contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, ajustado verbalmente ou por escrito,
sempre sujeito a prazo determinado de 2 anos, em que o empregador se compromete a assegurar ao
maior de 14 e menor de 24 anos inscrito em programa de aprendizagem formação técnico- profissional
metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar
com zelo e diligência as tarefas necessárias a essa formação.
 c) a validade do contrato de aprendizagem pressupõe, tão somente, anotação na Carteira de Trabalho
e Previdência Social e matrícula do aprendiz na escola, caso não haja concluído o ensino fundamental, e
inscrição em programa de aprendizagem desenvolvido sob orientação de entidade qualificada em
formação técnico- profissional metódica.
 d) considera-se prejudicial à moralidade do menor, entre outros, o trabalho de produção, composição,
entrega ou venda de escritos, impressos, cartazes, desenhos, gravuras, pinturas, emblemas, imagens e
quaisquer outros objetos que possam, a juízo da autoridade competente, prejudicar sua formação moral.
 e) verificado pela autoridade competente que o trabalho executado pelo menor é prejudicial à sua
saúde, ao seu desenvolvimento físico ou à sua moralidade, poderá ela obrigá-lo a abandonar o serviço,
não se admitindo à empresa, em nenhuma hipótese, a mudança das funções do menor.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/653971
Questão 552: CRESCER - AAmb (Pref Jijoca J)/Pref Jijoca de J/2019
Assunto: Direitos Constitucionais Trabalhistas
São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição
social, exceto:
 a) Piso salarial proporcionalà extensão e à complexidade do trabalho.
 b) Proteção em face da automação, na forma da lei.
 c) Seguro-desemprego, em caso de desemprego voluntário.
 d) Assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em
creches e pré-escolas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1127050
Questão 553: FCC - AJ TRT2/TRT 2/Administrativa/Contabilidade/2018
Assunto: Comissões de Conciliação Prévia Trabalhista (CCPT)
A respeito das Comissões de Conciliação Prévia, de acordo com a legislação vigente,
 a) a Comissão instituída no âmbito da empresa será composta de, no mínimo, 2 e, no máximo, 12
membros, sendo que a metade de seus membros será indicada pelo empregador e outra metade eleita
pelos empregados, em escrutínio secreto, fiscalizado pelo sindicato de categoria profissional.
 b) é vedada a dispensa dos representantes dos empregados membros da Comissão de Conciliação
Prévia, titulares e suplentes, até um ano após o final do mandato, salvo se cometerem falta grave, nos
termos da lei.
 c) somente as empresas e nunca os sindicatos podem instituir Comissões de Conciliação Prévia, de
composição paritária, com representante dos empregados e dos empregadores, com a atribuição de
tentar conciliar os conflitos individuais do trabalho.
 d) o representante dos empregados permanecerá afastado do seu trabalho normal na empresa
durante todo o período em que perdurar o seu mandato, sendo, no entanto, esse período, computado
como tempo de trabalho efetivo.
 e) as Comissões de Conciliação Prévia têm prazo de 15 dias para a realização da sessão de tentativa
de conciliação a partir da provocação do interessado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/686763
Questão 554: CEBRASPE (CESPE) - AJ TRT7/TRT 7/Administrativa/"Sem
Especialidade"/2017
Assunto: Proteção do Trabalho do Menor (Trabalho Infantil)
A respeito da proteção ao trabalho do menor, assinale a opção correta.
 a) O menor pode ser contratado na condição de aprendiz somente após ter completado dezesseis
anos de idade.
 b) Ao menor é vedado o trabalho em jornada extraordinária, salvo para a conclusão de serviço
inadiável.
 c) As férias do menor poderão ser fracionadas em razão do calendário escolar.
 d) Trabalho noturno, perigoso ou insalubre é vedado a menores de dezoito anos de idade.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/551585
Questão 555: FCC - AJ TRT9/TRT 9/Judiciária/"Sem Especialidade"/2015
Assunto: Distinções Conceituais: Salário e Remuneração
Sobre o salário mínimo, considere:
I. O salário mínimo, fixado em lei, é nacionalmente unificado, e deve ser capaz de atender às
necessidades vitais básicas do trabalhador e de sua família exclusivamente com moradia,
alimentação, educação, saúde, vestuário, transporte e previdência social, com efetivação de
dignidade humana.
II. A proibição de vinculação do salário mínimo para qualquer fim não impede a sua utilização como
índice de correção de contratos.
III. O piso salarial é fixado em convenção ou acordo coletivo de trabalho ou em sentença normativa,
constituindo um valor mínimo de salário que pode ser pago a trabalhador integrante de categoria
profissional.
IV. Visando a manutenção do seu poder aquisitivo, o salário mínimo deve ter reajustes periódicos.
V. Salário profissional, fixado por norma coletiva, corresponde ao valor mínimo de salário que pode
ser pago aos integrantes de determinada categoria profissional diferenciada, em razão das
peculiaridades do trabalho que executam e das condições de vida singulares a que estão
submetidos.
Está correto o que se afirma APENAS em
 a) I e II.
 b) I, II e IV.
 c) III, IV e V.
 d) IV.
 e) V.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/326318
Questão 556: FGV - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: Jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre Duração do Trabalho
Thiago é empregado em estabelecimento bancário, exercendo função de gerência (gerente de
relacionamento). Apesar da existência de cláusula coletiva prevendo o pagamento de gratificação de
função no valor de 50% do salário do cargo efetivo, a empresa paga uma gratificação de função no valor
de um terço do respectivo salário.
Considerando que Thiago trabalha oito horas diárias, é correto afirmar, à luz da legislação e da
jurisprudência do TST, que:
 a) Thiago não será considerado ocupante de cargo de confiança por faltar o elemento objetivo, e
assim terá direito ao pagamento da 7ª e 8ª horas como extras;
 b) desde que presente o elemento subjetivo, o empregado ocupa cargo de confiança,
independentemente do salário auferido;
 c) o empregado em questão não deixará de ser caracterizado exercente de função de confiança,
cabendo ao juiz, de ofício, determinar o pagamento da diferença da gratificação;
 d) não se cogita do pagamento de horas extras porque o gerente ocupa cargo de confiança e, assim,
não tem limite de jornada;
 e) não há direito ao pagamento da 7ª e 8ª horas como extras, em razão de o empregado ocupar
cargo de confiança bancário, percebendo gratificação não inferior ao terço legal.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/514743
Questão 557: FGV - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: Jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre Remuneração
Waldir é empregado da empresa Ômega. Recebe R$3.000,00 mensais e exerce suas funções em contato
habitual, embora por tempo extremamente reduzido, com substância inflamável.
À luz da legislação e da jurisprudência uniforme do TST, é correto afirmar que:
 a) Waldir terá direito ao adicional de periculosidade, porque fatalidade não tem momento certo para
acontecer;
 b) considerando o contato por tempo reduzido, o empregado fará jus ao pagamento de metade do
adicional de periculosidade;
 c) não lhe é assegurado o pagamento de adicional de periculosidade, pois nesse caso considera-se
que o contato se deu de forma eventual;
 d) diante da esporadicidade do risco de morte, o TST determina que o adicional de periculosidade
seja substituído pelo pagamento do adicional de insalubridade;
 e) o empregado receberá adicional de periculosidade na razão de 30% sobre o salário mínimo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/514742
Questão 558: CEBRASPE (CESPE) - Proc (PGE CE)/PGE CE/2004
Assunto: Prescrição e Decadência (Direito do Trabalho)
Com base nas regras que informam os institutos da prescrição e da decadência no âmbito do direito do
trabalho, assinale a opção incorreta.
 a) Para os trabalhadores urbanos, regidos pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT),
prescricional é de cinco anos, observado o limite de dois anos o prazo contados da data da dissolução do
contrato.
 b) É decadencial o prazo de 30 dias para o ajuizamento de inquérito judicial para a apuração de falta
grave cometida por empregado estável, suspenso previamente pelo empregador.
 c) A prescrição da pretensão alusiva a férias tem como marco inicial o instante em que for concluído o
período concessivo, fluindo por dois anos, em caso de extinção do contrato de trabalho.
 d) É parcial a prescrição incidente sobre pretensão relativa a desconstituição de enquadramento
funcional promovido pelo empregador, já que eventual prejuízo é renovado mês a mês.
 e) A alteração da remuneração do empregado, com a supressão das comissões auferidas, por ato
unilateral do empregador, rende ensejo à configuração da prescrição total.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1755819
Questão 559: FCC - AJ TRT9/TRT 9/Judiciária/"Sem Especialidade"/2015
Assunto: Intervalos (Trabalho)
Por determinação do empregador, Mirtes usufrui de intervalo para repouso e alimentação em três dias da
semana, sendo certo que às terças e sextas-feiras o volume de trabalho é sempre maior doque nos
demais dias, o que impede a fruição do intervalo intrajornada. A não concessão do referido intervalo em
dois dias da semana
 a) não importa no deferimento de horas extras, constituindo apenas infração administrativa.
 b) importa na remuneração do período correspondente, com um acréscimo de, no mínimo, 50% sobre
o valor da remuneração da hora normal de trabalho.
 c) somente determinará o pagamento de horas extras se ultrapassado o limite legal diário e houver
previsão em norma coletiva.
 d) importa no pagamento do respectivo adicional de, no mínimo, 25% sobre o valor da remuneração
da hora normal de trabalho.
 e) é válida, desde que prevista a supressão do intervalo através de cláusula de convenção ou acordo
coletivos de trabalho.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/326326
Questão 560: FGV - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)
Alberto, empregado da empresa União Ltda., sofreu acidente de trabalho e se encontra em fruição de
auxílio-doença acidentário.
 
É correto afirmar, à luz da legislação trabalhista, que:
 a) o FGTS não deverá ser recolhido porque Alberto não está trabalhando;
 b) o contrato encontra-se interrompido, pelo que é devido o FGTS, mas o período não será
considerado para fim algum;
 c) o FGTS deve ser depositado e haverá garantia no emprego para Alberto até cinco meses após o
retorno;
 d) está suspenso o contrato de trabalho, sendo devido o recolhimento do FGTS e o cômputo do
respectivo lapso temporal no período aquisitivo de férias, salvo se perdurar por mais de seis meses, ainda
que descontínuos;
 e) em virtude do afastamento ter ocorrido em razão de acidente do trabalho, a Lei determina o
pagamento de metade do FGTS e o cômputo de metade do período de afastamento para fins de férias.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/514741
Questão 561: FCC - AJ TRT23/TRT 23/Judiciária/"Sem Especialidade"/2004
Assunto: Gratificação Natalina (13º Salário)
Empregado comissionista admitido em 18 de março de 2004, que trabalha habitualmente duas horas
extras por semana e que recebeu prêmio semestral por produção, receberá, a título de gratificação
natalina
 a) 9/12 da remuneração recebida no mês de dezembro.
 b) 9/12 da remuneração recebida no mês de dezembro acrescida da média das horas extras.
 c) 9/12 da média anual de salários, consideradas as horas extras e o prêmio semestral.
 d) 10/12 da remuneração recebida no mês de dezembro.
 e) 10/12 da média anual de salários, consideradas as horas extras e o prêmio semestral.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/531131
Questão 562: FGV - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: Jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre Extinção do Contrato de Trabalho
Eduardo foi dispensado por justa causa pela empresa Esperança S.A. Ajuizou ação trabalhista postulando
a conversão da ruptura em dispensa imotivada e o pagamento de verbas decorrentes da resilição
unilateral do contrato de trabalho. Na sentença prolatada pelo juízo da 30ª Vara do Trabalho de Palhoça
(SC), foi reconhecida a resolução bilateral contratual, em razão da prática de atos faltosos por ambos os
contratantes.
À luz da legislação e da jurisprudência uniforme do TST, é correto afirmar que:
 a) o empregado receberá todas as verbas regularmente, nos mesmos moldes da dispensa sem justa
causa;
 b) a lei determina que o juiz analise o grau de culpabilidade de cada litigante para definir se o
trabalhador merece, ou não, receber alguma indenização;
 c) nenhuma verba será devida, porque houve reconhecimento judicial de culpa do empregado;
 d) é devido o pagamento de 50% do aviso prévio, do 13º salário e das férias proporcionais, assim
como 20% da indenização compensatória do FGTS;
 e) somente haverá pagamento de indenização se o empregado tiver mais de doze meses no serviço.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/514740
Questão 563: FGV - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: Salário Utilidade ou Salário in Natura
Arnaldo é empregado da empresa Gama Ltda., que fornece alimentação, com habitualidade, a todos os
seus empregados, sem qualquer desconto salarial.
Considerando a inexistência de norma coletiva disciplinando esse fornecimento e que a empresa participa
do Programa de Alimentação ao Trabalhador, é correto afirmar, à luz da legislação e da jurisprudência
uniforme do TST, que:
 a) uma vez que a verba era habitual, não terá o condão de ser incorporada ao salário, o que somente
aconteceria se fosse eventual;
 b) o valor correspondente à alimentação habitualmente fornecida não deve integrar o salário de
Arnaldo para os efeitos legais;
 c) caberá ao empregador definir se deseja, ou não, fazer a integração da alimentação, pois a Lei é
omissa;
 d) trata-se de salário utilidade ou in natura que, assim, deve ser integrado ao salário na razão de
20% para todos os fins;
 e) garante-se que metade do valor da alimentação seja integrada ao salário do obreiro.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/514739
Questão 564: FGV - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: Alteração (Contrato de Trabalho)
Maria Helena é empregada de uma grande empresa, exercendo cargo de confiança. Em razão da
comprovada necessidade do serviço, foi transferida, sem sua prévia anuência, para filial da empresa
situada em outro Estado, o que lhe impôs a mudança de sua residência.
Considerando o caráter definitivo dessa transferência, é correto afirmar, à luz da legislação e da
jurisprudência uniforme do TST, que:
 a) essa alteração do local de trabalho não se presume abusiva, sendo indevido o pagamento do
adicional de transferência;
 b) a transferência pode ser realizada, mas Maria Helena tem direito ao adicional de transferência de
no mínimo 25%;
 c) a transferência é abusiva, e Maria Helena poderá conseguir judicialmente a sua reversão;
 d) a transferência somente será válida se a empregada receber adicional respectivo de 50% do seu
salário;
 e) a transferência é abusiva, mas isso não retira o direito da empregada de receber o adicional de
transferência.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/514738
Questão 565: VUNESP - Proc Jur (Cerquilho)/Pref Cerquilho/2019
Assunto: Salário Utilidade ou Salário in Natura
A empresa Serviços Tudo Bem Ltda. disponibiliza aos empregados a utilização de plano de saúde
odontológico, sem desconto em folha de pagamento, para os empregados que optam pelo plano básico.
A empresa também disponibiliza gratuitamente a participação em cursos de formação profissional,
inclusive de inglês, a todos os seus empregados. Um determinado empregado, cujo contrato de trabalho
foi rompido sem justa causa, que trabalhava no setor de expedição da empresa, ingressou com
reclamação trabalhista requerendo, dentre outros pedidos, a integração dos referidos benefícios ao seu
salário. Nessa hipótese, é correto afirmar que o empregado
 a) tem razão, porque os benefícios concedidos gratuitamente pelo empregador têm natureza jurídica
salarial e devem compor o salário para todos os fins.
 b) não tem razão em relação ao plano de saúde odontológico, contudo tem razão em relação aos
benefícios educacionais, posto que se gratuitos, devem compor os salários para todos os fins.
 c) tem razão em relação ao plano de saúde odontológico, contudo não tem razão em relação aos
benefícios educacionais, ainda que disponibilizados gratuitamente pelo empregador.
 d) não tem razão em relação a qualquer dos benefícios concedidos gratuitamente pelo empregador,
pois não possuem natureza salarial.
 e) não tem razão em relação ao plano de saúde odontológico e aos cursos de formação profissional,
contudo tem razão em relação ao curso de inglês, isso porque não háqualquer relação entre o curso e
suas atividades profissionais.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1020601
Questão 566: FGV - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: Gorjetas e Demais Componentes
Marco Antônio exerce a função de garçom no Restaurante Beira Mar, recebendo, mensalmente, a título
de remuneração, o valor equivalente ao piso salarial da categoria, além da quantia relativa ao rateio das
gorjetas espontaneamente dadas pelos clientes.
Considerando a realização habitual de trabalho extraordinário pelo empregado em questão, é correto
afirmar, à luz da legislação e da jurisprudência uniforme do TST, que:
 a) somente se a gorjeta for fiscalizada pelo empregador ela será considerada para fins de horas
extras;
 b) o valor das gorjetas não serve de base de cálculo para pagamento das horas extraordinárias;
 c) não haverá qualquer integração porque ela só ocorre no caso de gorjeta compulsória, cobrada na
nota, e não com a gorjeta espontânea, como é o caso;
 d) as horas extraordinárias deverão ser quitadas considerando-se as gorjetas pagas;
 e) garante-se que metade do valor das gorjetas integre a base de cálculo da sobrejornada.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/514737
Questão 567: FEC - JT TRT9/TRT 9/2003
Assunto: Espécies. Sindicatos. Federações. Confederações
SOBRE AS RECEITAS DO SINDICATO, É CORRETO AFIRMAR:
 
I – A contribuição sindical somente pode ser descontada de associados com o consentimento destes.
 
II – Segundo a jurisprudência uniformizada pelo Tribunal Superior do Trabalho, não ofende o direito
de livre associação e sindicalização cláusula normativa que estabeleça contribuição em favor de
entidade sindical a título de taxa para custeio do sistema confederativo, revigoramento ou
fortalecimento sindical e outros da mesma espécie, obrigando trabalhadores não sindicalizados.
 
III – A contribuição confederativa é também chamada taxa assistencial, contribuição de
solidariedade ou desconto assistencial e consiste num pagamento feito pelo integrante da categoria
profissional ou econômica ao sindicato da respectiva categoria, com o objetivo de custear as
atividades assistenciais do sindicato.
 
IV – Para cobrança da mensalidade sindical basta a previsão no estatuto da entidade sindical.
 
Assinale a alternativa correta:
 a) Apenas I, II e III estão corretas
 b) Apenas II e III estão corretas
 c) Apenas II e IV estão incorretas
 d) Todas as proposições estão erradas
 e) Apenas a IV está correta
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/492209
Questão 568: FGV - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: Férias (trabalho)
A empresa Alfa S.A. informou a todos os empregados, por meio de comunicação interna e cartazes no
estabelecimento, que concederá férias coletivas de 30 dias a todos.
À luz da legislação em vigor, é correto afirmar que:
 a) as férias coletivas poderão ser fracionadas em 3 períodos, desde que nenhum deles seja inferior a
10 dias;
 b) somente se estiver previsto em norma coletiva é que poderá haver concessão de férias coletivas;
 c) o empregador em tela precisa informar acerca do início e fim das férias ao Ministério do Trabalho e
ao sindicato dos empregados com antecedência mínima de 15 dias;
 d) por determinação legal, mesmo nas férias coletivas, um dos setores da empresa precisa continuar
funcionando para receber eventual visita da fiscalização do Trabalho;
 e) a CLT prevê que, em havendo concessão de férias coletivas, serão os empregados,
excepcionalmente, que marcarão o período de férias.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/514736
Questão 569: FCC - AJ TRT2/TRT 2/Administrativa/"Sem Especialidade"/2018
Assunto: Proteção do Trabalho da Mulher
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, à empregada que adotar ou obtiver guarda judicial
para fins de adoção de criança ou adolescente será concedida licença-maternidade
 a) de 180 dias mediante apresentação da Certidão de Nascimento da criança e do termo judicial de
guarda à adotante ou guardiã, sendo que a adoção ou guarda judicial conjunta ensejará a concessão de
licença-maternidade a apenas um dos adotantes ou guardiães empregado ou empregada.
 b) de 120 dias mediante apresentação do termo judicial de guarda à adotante ou guardiã, sendo que
a adoção ou guarda judicial conjunta ensejará a concessão de licença-maternidade aos dois adotantes ou
guardiães empregado ou empregada.
 c) de 120 dias mediante apresentação do termo judicial de guarda à adotante ou guardiã, sendo que
a adoção ou guarda judicial conjunta ensejará a concessão de licença-maternidade a apenas um dos
adotantes ou guardiães empregado ou empregada.
 d) dependendo da idade da criança que poderá variar de 30 a 180 dias, independentemente da
apresentação do termo judicial de guarda à adotante ou guardiã, sendo que a adoção ou guarda judicial
conjunta ensejará a concessão de licença maternidade a apenas um dos adotantes ou guardiães
empregado ou empregada.
 e) dependendo da idade da criança que poderá variar de 30 a 180 dias, mediante a apresentação do
termo judicial de guarda à adotante ou guardiã, sendo que a adoção ou guarda judicial conjunta
ensejará a concessão de licença-maternidade aos dois adotantes ou guardiães empregado ou
empregada.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/654000
Questão 570: FCC - AJ TRT23/TRT 23/Judiciária/"Sem Especialidade"/2004
Assunto: Alteração (Contrato de Trabalho)
Empresa cuja matriz está localizada na cidade de Cuiabá e que possui filial em Rondonópolis extingue o
estabelecimento matriz, concentrando as atividades na filial. Os empregados não estáveis da matriz
 a) têm seus contratos de trabalho automaticamente rescindidos.
 b) não podem ser transferidos para a filial, porque isso implicará em mudança de domicílio.
 c) podem ser transferidos, pois houve a extinção do estabelecimento.
 d) só poderão ser transferidos se com isso concordarem expressamente.
 e) poderão ser transferidos somente se ficar demonstrada a ocorrência de força maior para a
extinção do estabelecimento.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/531123
Questão 571: FGV - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: Férias (trabalho)
Dalva é empregada da empresa Estrela do Sul S.A. e possui um filho menor de 18 anos, que frequenta
regularmente a escola. Requereu ao seu empregador que pudesse gozar as suas férias em período
coincidente com as férias escolares de seu filho.
À luz da CLT, é correto afirmar que:
 a) Dalva tem direito àquilo que reivindica, pois tendo filho estudante menor de 18 anos, pode fazer
coincidir as suas férias com as escolares;
 b) para que a empregada possa fruir do direito perseguido, deverá assim requerer ao empregador em
até 15 dias antes do término do período aquisitivo;
 c) somente se a empregada também fosse estudante é que poderia tirar férias no mesmo período
das férias escolares de seu filho;
 d) caso Dalva seja casada com empregado da Estrela do Sul S.A., a família poderá tirar as férias no
recesso escolar de seu filho;
 e) o empregador não está obrigado a conceder as férias em período coincidente com as férias
escolares do filho menor de sua empregada.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/514745
Questão 572: FGV - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: Jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre Direito Coletivo do Trabalho
Determinada empresa, atendendo à solicitação do sindicato representativo da categoria profissional,
efetuou os descontos da contribuição assistencial prevista em instrumento coletivo nos salários de todos
os seus empregados, independentemente de serem ou não filiados à respectiva entidade sindical.
À luz da legislaçãoe da jurisprudência uniforme do TST, é correto afirmar que:
 a) a dedução em tela somente poderia ser feita em relação aos não sindicalizados, pois os filiados já
pagam mensalidade ao sindicato;
 b) o desconto nos salários dos empregados não sindicalizados viola o direito de livre associação e
sindicalização, sendo passíveis de devolução;
 c) todos os empregados, filiados ou não, devem pagar a contribuição assistencial, mesmo porque
todos são beneficiados quando é ultimada a convenção coletiva;
 d) o desconto é ilícito em relação a todos os empregados, sendo possível a devolução em dobro
daquilo que foi indevidamente subtraído dos trabalhadores;
 e) o desconto é válido porque aquele que não quiser colaborar deve manifestar seu desejo nesse
sentido, presumindo-se na omissão que deseje colaborar com o seu sindicato.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/514744
Questão 573: CEBRASPE (CESPE) - Proc (PGE CE)/PGE CE/2004
Assunto: Alteração (Contrato de Trabalho)
Com referência à alteração do contrato de trabalho, assinale a opção correta.
 a) Ao empregador, detentor do poder diretivo e responsável pelos riscos do empreendimento, é
assegurada a faculdade de promover alterações nos contratos de trabalho que julgar necessárias para a
preservação do empreendimento.
 b) A jornada de trabalho inicialmente ajustada pode ser elevada a critério do empregador, de modo
unilateral, quando existir aumento da demanda por seus produtos e(ou) serviços.
 c) Em caso de força maior, poderá o empregador exigir a prestação de labor além do limite legal ou
contratual, caso em que ficará obrigado a remunerar a sobrejomada com valor mínimo equivalente ao da
hora normal.
 d) O salário convencionado pode ser objeto de redução, na presença de circunstâncias excepcionais
que justifiquem essa medida, mediante ajuste bilateral entre empregado e empregador.
 e) Ao empregador é vedado destituir empregado de posto de confiança, ocupado por mais de dez
anos, por aplicação da teoria da estabilidade econômica.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1755856
Questão 574: CEBRASPE (CESPE) - Proc (PGE CE)/PGE CE/2004
Assunto: Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho)
Em cada uma das opções subsequentes, é apresentada uma situação hipotética. Acerca da suspensão e
da interrupção do contrato de trabalho, seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opção cujo
assertiva esteja incorreta.
 a) Quando executava suas atividades profissionais, Caio sofreu um acidente e ficou incapacitado para
o trabalho por doze dias. Nessa situação, durante o período de incapacitação, o contrato de trabalho
estará interrompido, cabendo ao empregador o ônus pelo pagamento dos salários correspondentes.
 b) Aos dezessete anos de idade, Judite foi contratada por um supermercado e, seis meses depois,
engravidou de seu namorado. Teve sua gravidez interrompida em virtude de um aborto que realizou por
vontade própria. Apresentou atestado médico a seu empregador, como objetivo de justificar a licença
médica de duas semanas. Nessa situação, o contrato de trabalho de Judite será interrompido no período
de afastamento.
 c) Vitimado em acidente de trabalho, Pedro submeteu-se a exame realizado por junta médica, cujo
laudo, taxativo, concluiu pela aposentadoria por invalidez. Nessa situação, o contrato de trabalho será
considerado suspenso durante o período necessário à efetivação do benefício, conforme previsto na
legislação previdenciária.
 d) No ano em que completou dezoito anos de idade, um empregado alistou-se e, ato contínuo, foi
convocado a prestar serviço militar obrigatório. Nessa situação, considerar-se-á interrompido o contrato
durante o período em que o empregado estiver prestando o serviço militar.
 e) Mauro, empregado de um estabelecimento comercial, participou, de forma pacífica, em greve
deflagrada em conformidade com a legislação em vigor, pelo respectivo sindicato. Nessa situação,
conforme a legislação pertinente, o contrato de trabalho de Mauro, durante sua participação no evento
paredista, será considerado suspenso.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1755851
Questão 575: CEBRASPE (CESPE) - JT TRT5/TRT 5/2006
Assunto: Aeronautas
Acerca das normas que regem as profissões do aeroviário e do aeronauta, julgue os itens a seguir.
I O comandante de aeronave é considerado preposto do proprietário ou do explorador da mesma,
durante a viagem.
II A licença específica para atuar em função remunerada a bordo de aeronaves nacionais, emitida
pelo Ministério da Aeronáutica, será reservada a brasileiros natos.
III Aeroviário é o profissional que exerce função remunerada a bordo de aeronave, como o
comissário.
IV O tripulante, auxiliar do comandante, encarregado da navegação da aeronave é o mecânico de
vôo.
 
A quantidade de itens certos é igual a
 a) 0.
 b) 1.
 c) 2.
 d) 3.
 e) 4.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/166609
Questão 576: Machado de Assis - Proc (Pref P Lumiar)/Pref Paço do Lumiar/2019
Assunto: Relação de Trabalho e Relação de Emprego
Contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego.
Sobre o tema, analise os itens e assinale a alternativa correta.
 
I. Qualquer que seja o ramo de atividade da sociedade cooperativa, não existe vínculo empregatício
entre ela e seus associados, nem entre estes e os tomadores de serviços daquela.
 
II. Para fins de contratação, o empregador não exigirá do candidato a emprego, comprovação de
experiência prévia por tempo superior a 6 (seis) meses no mesmo tipo de atividade.
 
III. A empresa sucedida responderá solidariamente com a sucessora quando ficar comprovada
fraude na transferência.
 
Estão CORRETOS os itens:
 a) I e II
 b) I e III
 c) II e III
 d) I, II e III
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1202884
Questão 577: VUNESP - Proc (Pref SJC)/Pref SJC/2017
Assunto: Alteração (Contrato de Trabalho)
Nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho, a alteração contratual
 a) não depende de mútuo consentimento, quando for benéfica ao empregado.
 b) não depende de consentimento do empregado, quando se tratar de reversão ao cargo efetivo.
 c) pode ser prejudicial ao empregado, desde que haja notificação do sindicato da categoria.
 d) é nula de pleno direito, quando não acarreta benefício ao empregado.
 e) depende de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, em face da prevalência do
negociado sobre o legislado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/551632
Questão 578: Com. Org. (PGE MS) - Proc (PGE MS)/PGE MS/2014
Assunto: Jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre Relação de Trabalho e Relação de
Emprego
De acordo com recente posição jurisprudencial do TST (súmulas e orientações) analise as afirmações
abaixo.
I – Os privilégios e isenções no foro da Justiça do Trabalho não abrangem as sociedades de
economia mista, ainda que gozassem desses benefícios anteriormente ao Decreto-Lei n. 779/69.
II – Mesmo existindo previsão contratual expressa, a opção do funcionário público pelo regime
trabalhista implica a renúncia dos direitos inerentes ao regime estatutário.
III – Ao empregado de empresa pública ou de sociedade de economia mista admitido mediante
aprovação em concurso público é garantida a estabilidade prevista no art. 41 da CF/88.
IV – Preenchidos os requisitos do art. 3º da CLT, é legítimo o reconhecimento da relação de
emprego entre policial militar e empresa privada, independentemente de eventual cabimento de
penalidade disciplinar no Estatuto do Policial Militar.
Assinale a opção correta:
 a) são verdadeiras as afirmativas dos itens I e IV.
 b) são verdadeiras as afirmativas dos itens II e IV.
 c) são verdadeiras as afirmativas dos itens II e III.
 d) todas as afirmativas são falsas.
 e) somentea afirmativa IV é correta.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/383704
Questão 579: INTEGRI BRASIL - Adv (Pilar do Sul)/Pref Pilar do Sul/I/2014
Assunto: Proteção do Trabalho da Mulher
Sobre a licença-maternidade, assinale a alternativa INCORRETA:
 a) O afastamento do emprego da gestante poderá ocorrer entre o 28º (vigésimo oitavo) dia antes do
parto e a ocorrência deste.
 b) À empregada que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança será concedida
licença-maternidade nos termos da lei.
 c) A empregada gestante tem direito à licença-maternidade de 4 (quatro) meses.
 d) Os períodos de repouso, antes e depois do parto, poderão ser aumentados de 2 (duas) semanas
cada um, mediante atestado médico.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/981743
Questão 580: FCC - JT TRT11/TRT 11/2012
Assunto: Relação de Trabalho e Relação de Emprego
Quanto à relação de emprego e às relações de trabalho lato sensu, é INCORRETO afirmar:
 a) O trabalho avulso é aquele em que o trabalhador presta serviços de curta duração para distintos
beneficiários, com intermediação de terceira entidade com quem mantém vínculo de emprego nos
termos da CLT, mas não se igualando em direitos com os trabalhadores com vínculo empregatício
permanente.
 b) A relação de emprego é aquela em que pessoa física presta serviços de natureza não eventual e de
forma pessoal a empregador, sob a dependência e subordinação deste, mediante salário.
 c) O trabalho autônomo é aquele em que o trabalhador exerce as suas atividades por conta e risco
próprios, sem subordinação com o seu contratante.
 d) O trabalho eventual é aquele prestado ocasionalmente, para realização de determinado evento, em
que o trabalhador, em regra, desenvolve atividades não coincidentes com os fins normais da empresa
contratante, não se fixando a uma fonte de trabalho.
 e) O trabalho temporário é aquele prestado por pessoa física a uma empresa, por prazo curto, para
atender à necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou o acréscimo
extraordinário de serviços, com intermediação de empresa de trabalho temporário.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/187105
Questão 581: GSA - Ana (AGRU)/AGRU/Suporte Administrativo/2015
Assunto: CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social
Os documentos preenchidos numa contratação de emprego são:
I- CTPS.
II- Ficha de registro do empregado.
III- Contrato de trabalho (duas vias).
IV- Declaração de dependentes de Imposto de Renda na fonte (duas vias).
V- Termo de responsabilidade do salário-família (duas vias).
VI- Ficha de salário-família.
VII- Acordo de compensação de horas (duas vias).
VIII- Acordo de prorrogação de horas (duas vias).
IX- Opção de vale-transporte.
X- Autorização para desconto em folha de pagamento como: vale-refeição, seguro de vida,
assistência medica, etc. (duas vias).
Está correto afirmar que:
 a) apenas as afirmativas I, III, IV, VI e IX estão corretas.
 b) todas as afirmativas estão corretas.
 c) as afirmativas II, V e X estão incorretas.
 d) apenas as afirmativas I, III e IX estão corretas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1131255
Questão 582: FCC - AJ TRT18/TRT 18/Judiciária/"Sem Especialidade"/2013
Assunto: Salário Utilidade ou Salário in Natura
Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário para todos os efeitos legais, prestações in
natura que a empresa fornecer habitualmente ao empregado a título de
 a) vestuários e equipamentos utilizados no local de trabalho para a execução dos serviços.
 b) assistência médica e hospitalar prestada diretamente ou mediante seguro-saúde.
 c) aluguel de casa habitada pelo empregado cujo valor não exceda 25% do seu salário contratual.
 d) plano de previdência privada.
 e) seguro de vida e de acidentes pessoais.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/205547
Questão 583: VUNESP - Ana (COREN SP)/COREN SP/Recursos Humanos/2013
Assunto: Férias (trabalho)
Quanto ao abono de férias, pode-se dizer que representa
 a) 30% do salário do funcionário e é liberalidade do empregador.
 b) 30% do salário do funcionário e é obrigatório por lei.
 c) 1/3 do salário do funcionário e deve ser pago 2 dias antes das férias.
 d) 1/3 do salário do funcionário e pode ser pago antes ou depois das férias.
 e) 30% do salário do funcionário e deve ser pago 2 dias antes das férias.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1233658
Questão 584: GSA - Ana (AGRU)/AGRU/Suporte Administrativo/2015
Assunto: Distinções Conceituais: Salário e Remuneração
O salário pode ser considerado como:
I- o pagamento de um trabalho ou de alguma atividade.
II- uma definição do padrão de vida do funcionário.
III- um investimento para a organização que produz retorno.
IV- o núcleo das relações de intercâmbio entre os funcionários e as empresas.
De acordo com as informações acima, está correto afirmar que:
 a) todas as afirmativas estão corretas.
 b) apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
 c) apenas a afirmativa I está correta.
 d) apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1131260
Questão 585: FCC - JT TRT11/TRT 11/2012
Assunto: Características (Contrato de Trabalho)
Sobre as nulidades do contrato de trabalho, considere:
I. No Direito Comum vigora o critério da retroação da nulidade decretada, ao passo que no Direito
do Trabalho, como regra geral, vigora a regra da irretroação desta nulidade.
II. No Direito comum vigora, em regra, o critério do efeito ex nunc da decretação judicial da
nulidade, mas no Direito do Trabalho, como regra geral, vigora o efeito ex tunc desta decretação
judicial.
III. A nulidade é total se resultar de defeito grave em elemento essencial do contrato, estendendo
seus efeitos ao conjunto do pacto.
IV. Ocorre nulidade absoluta quando, no contrato, são feridas normas de proteção ao trabalho que
digam respeito a interesses que se sobrepõem aos individuais, que envolvam tutela de interesse
público.
V. É exemplo significativo de nulidade absoluta o da alteração do critério ajustado de pagamento de
salário, em prejuízo ao empregado.
Está correto o que se afirma APENAS em
 a) II, IV, e V.
 b) III, IV e V.
 c) I, III e V.
 d) I, III e IV.
 e) II, III e IV.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/187122
Questão 586: VUNESP - Pro Jur (P Ferreira)/Pref P Ferreira/2017
Assunto: Grupo Econômico (Responsabilidade Trabalhista)
De acordo com expressa disposição contida na CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, uma ou mais
empresas serão, para os efeitos da relação de emprego, solidariamente responsáveis a empresa principal
e cada uma das subordinadas quando, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurídica própria,
 a) estiverem ou não sob a direção, controle ou administração de outra.
 b) estiverem sob a direção, controle ou administração de outra, constituindo grupo industrial,
comercial ou de qualquer outra atividade econômica.
 c) estiverem sob controle ou administração de outra, constituindo ou não grupo comercial de
atividade econômica.
 d) estiverem apenas sob a direção de outra, constituindo ou não grupo industrial ou comercial.
 e) estiverem sob a direção, controle ou administração de outra, independentemente de constituírem
grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econômica.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/482039
Questão 587: QUADRIX - AAd (CRQ XX)/CRQ XX (MS)/2014
Assunto: Justa Causa
De acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas, constituem justa causa para rescisão do contrato de
trabalho pelo empregador as seguintes hipóteses, exceto:
 a) ato de improbidade.
 b) negociaçãohabitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador, e quando
constituir ato de concorrência à empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao serviço.
 c) condenação criminal do empregado, passada em julgado, caso não tenha havido suspensão da
execução da pena.
 d) embriaguez eventual, involuntária ou em serviço.
 e) violação de segredo da empresa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1186528
Questão 588: FCC - AJ (TJ PI)/TJ PI/Apoio Especializado/Assistente Social/2010
Assunto: Aprendizagem
Para a contratação de aprendiz deve ser considerado que
 a) aprendiz é o maior de doze anos e menor de dezesseis anos que celebra contrato de
aprendizagem nos termos do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho.
 b) a idade máxima para o aprendiz portador de deficiência é de dezoito anos.
 c) o contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo
determinado não superior a doze meses.
 d) a duração do trabalho do aprendiz não poderá ultrapassar em hipótese alguma quatro horas
diárias.
 e) a formação técnico-profissional obedecerá horário especial para o exercício das atividades.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1514211
Questão 589: FGV - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2017
Assunto: Jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre Extinção do Contrato de Trabalho
Pedro é Presidente da CIPA existente na empresa Gralha Turismo Ltda.; Jorge é o Vice-Presidente da
mesma CIPA; Vicente é membro do Conselho Fiscal do seu sindicato de classe e Cristóvão é Delegado do
mesmo sindicato. Todos foram dispensados sem justa causa.
De acordo com a CLT e o entendimento consolidado pelo TST, deverá(ão) ser reintegrado(s)
judicialmente:
 a) Jorge;
 b) Vicente e Cristóvão;
 c) Jorge, Vicente, Cristóvão e Pedro;
 d) Vicente;
 e) Pedro e Jorge.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/514815
Questão 590: FCC - AJ TRT2/TRT 2/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2008
Assunto: Terceirização (Responsabilidade Trabalhista)
Hipoteticamente, considere que a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a
Prefeitura de São Paulo, a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) e o Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) contrataram de forma irregular, por meio de empresa
interposta, trabalhador terceirizado. Neste caso, tal contratação
 a) gerará vínculo de emprego apenas com o IBGE.
 b) gerará vínculo de emprego com o IBGE, a Prefeitura de São Paulo, a ECT e o CNPq.
 c) gerará vínculo de emprego apenas com o IBGE e o CNPq.
 d) gerará vínculo de emprego apenas com o ECT e o CNPq.
 e) não gerará vínculo de emprego com o IBGE, a Prefeitura de São Paulo, a ECT e o CNPq.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/111353
Questão 591: FGV - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2017
Assunto: Insalubridade e Periculosidade
Por disposição expressa na CLT, não é possível o recebimento acumulado dos seguintes direitos:
 a) indenização por dano moral e estético quanto ao mesmo fato;
 b) adicional de transferência e adicional noturno;
 c) horas extras pelo desrespeito aos intervalos inter e intrajornada ;
 d) prontidão e periculosidade;
 e) adicionais de insalubridade e periculosidade.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/514814
Questão 592: FCC - JT TRT11/TRT 11/2012
Assunto: Professores
No que diz respeito à jornada especial da categoria dos professores, é correto afirmar:
 a) A redução da carga horária do professor, em virtude da diminuição do número de alunos, constitui
alteração contratual ilícita, conforme entendimento sumulado pelo Tribunal Superior do Trabalho.
 b) Nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho, no período de férias escolares poder-se-á exigir
dos professores apenas a realização de exames e de aulas de reforço escolar.
 c) Em um mesmo estabelecimento de ensino não poderá o professor, por dia, dar mais de três aulas
consecutivas, nem mais de seis intercaladas.
 d) Aos professores é vedado, aos domingos, a regência de aulas, assim como o trabalho em exames.
 e) Não se exigirá dos professores, no período de exames, a prestação de mais de seis horas de
trabalho diário.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/187128
Questão 593: FGV - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2017
Assunto: Horas Suplementares
Antonieta é empregada na empresa Calçados do Sul Ltda., cumprindo jornada de 2ª feira a sábado das
5:30 às 15:30 horas, com pausa alimentar de 2 horas.
Diante da situação apresentada e dos termos da CLT, é correto afirmar que:
 a) Antonieta terá direito a hora extra em razão do intervalo para refeição desrespeitado;
 b) a empregada terá direito a horas extras pelo excesso de jornada, com adicional de no mínimo
50%;
 c) há direito ao pagamento de horas extras e adicional noturno na jornada compreendida entre 5:30
e 6:00 horas;
 d) não se identifica na jornada cumprida qualquer excesso, pelo que não há horas extras a pagar;
 e) houve violação ao intervalo interjornada, gerando assim direito ao pagamento de horas extras.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/514813
Questão 594: FCC - JT TRT11/TRT 11/2012
Assunto: Salário Utilidade ou Salário in Natura
A empresa “Seguros e Cia.” explora o ramo de seguros, tendo como uma de suas empregadas, Gaia
Paiva com vinte e dois anos de idade. Além do salário, Gaia recebe: comissão; seguro de vida; seguro de
acidentes pessoais; assistência médica mediante seguro-saúde; 50% da mensalidade de seu curso de
inglês bem como livros e materiais didáticos. Neste caso, NÃO serão considerados como salário APENAS
 a) a assistência médica mediante seguro-saúde; os 50% da mensalidade de seu curso de inglês e os
livros e materiais didáticos.
 b) o seguro de vida; o seguro de acidentes pessoais e os livros e materiais didáticos.
 c) o seguro de vida; o seguro de acidentes pessoais e a assistência médica mediante seguro-saúde.
 d) o seguro de vida; o seguro de acidentes pessoais; a assistência médica mediante seguro-saúde; os
50% da mensalidade de seu curso de inglês e os livros e materiais didáticos.
 e) os 50% da mensalidade de seu curso de inglês e os livros e materiais didáticos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/187134
Questão 595: INTEGRI BRASIL - Adv (Pilar do Sul)/Pref Pilar do Sul/I/2014
Assunto: Acidente de Trabalho
Equiparam-se ao acidente do trabalho as situações abaixo, EXCETO:
 a) A doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, salvo
comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.
 b) O acidente sofrido pelo segurado no local e no horário do trabalho, em consequência de ato de
pessoa privada do uso da razão.
 c) O acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horário do trabalho na prestação
espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito.
 d) O acidente sofrido pelo segurado no local e no horário do trabalho, em consequência de ofensa
física intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/981746
Questão 596: FGV - JE TJPR/TJ PR/2021
Assunto: Jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre Tutelas Especiais Trabalhistas
João, filho de Maria, professora, nasceu prematuro e precisou ficar internado na UTI Neonatal por trinta
dias. Como a licença-maternidade de Maria era de cento e vinte dias, ela precisaria retornar ao trabalho
noventa dias após a alta hospitalar de seu bebê. Mariaconversou com seu advogado para saber se teria
direito a passar mais tempo com seu filho, fora do hospital, antes de retornar ao ofício.
 
Considerando a situação de Maria e os direitos sociais previstos na Constituição da República de 1988, é
correto afirmar que:
 a) em atenção ao princípio da vedação do retrocesso, aplicável aos direitos sociais, pela
jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, Maria pode pleitear que o início do prazo da licença-
maternidade ocorra na data da alta de João;
 b) em atenção ao princípio da proibição de proteção deficiente, aplicável aos direitos sociais, pela
jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, Maria pode pleitear que o início do prazo da licença-
maternidade ocorra na data da alta de João;
 c) em atenção ao princípio da razoabilidade, pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, Maria
deve retornar ao trabalho cento e vinte dias após o nascimento do filho João, pois o interesse coletivo
prevalece em relação ao direito social, e a reserva do possível não seria aplicável ao caso;
 d) em razão da ausência de regra que garanta a Maria o benefício desejado, ela deve retornar à
função cento e vinte dias após o nascimento de João, já que o mínimo existencial, quando violado, não
garante a proteção do direito prestacional face à omissão estatal;
 e) as garantias constitucionais em voga são normas programáticas, desprovidas de densidade
normativa e insindicáveis e, por essa razão, Maria não tem direito a estender a licença-maternidade pelo
período em que João ficou internado na UTI.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1739495
Questão 597: FCC - JT TRT11/TRT 11/2012
Assunto: Regras de Proteção do Salário
Considere as seguintes assertivas a respeito da Proteção ao Salário:
I. Dentre as medidas de proteção ao salário do empregado há a proibição do truck-system, sistema
retributivo existente na Inglaterra desde o século XV e que se expandiu com a Revolução Industrial.
II. Os descontos efetuados no salário do empregado a título de contribuição sindical propriamente
dita, contribuição previdenciária e imposto de renda são descontos legais.
III. O salário deverá ser pago direta e pessoalmente ao empregado, exceto se menor, uma vez que
nesta hipótese, o pagamento do salário deverá ocorrer diretamente e obrigatoriamente ao seu
representante legal.
IV. O pagamento dos salários comprova-se através de recibos, sendo que ausência deles presume-
se a ausência de quitação, contudo esta presunção é juris tantum.
Está correto o que se afirma APENAS em
 a) I e IV.
 b) II e III.
 c) I, II e IV.
 d) II, III e IV.
 e) I e II.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/187133
Questão 598: VUNESP - Pro Jur (P Ferreira)/Pref P Ferreira/2017
Assunto: Intervalos (Trabalho)
De acordo com o texto expresso, a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho obriga a concessão de um
intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de
 a) 1 (uma) hora, em qualquer trabalho contínuo cuja duração exceda de 6 (seis) horas.
 b) 15 (quinze) minutos, quando a duração ultrapassar 4 (quatro) horas, excedendo de 6 (seis) horas.
 c) 1 (uma) hora, em qualquer trabalho contínuo ou não cuja duração exceda de 6 (seis) horas.
 d) 15 (quinze) minutos, quando a duração do trabalho ocorrer até 4 (quatro) ou até 6 (seis) horas.
 e) 15 (quinze) minutos, quando a duração ocorrer até 4 (quatro) horas de trabalho.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/482040
Questão 599: FGV - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2017
Assunto: Alteração (Contrato de Trabalho)
Glaucia é analista de compras em uma empresa de Tubarão (SC) e, diante de sua excelente
performance, passou a ocupar o cargo comissionado de Supervisor, nele permanecendo por 11 anos.
Ocorre que a empresa fez uma sindicância e constatou uma grave violação, por parte da empregada, de
uma norma interna. Após apuração e confissão de Glaucia quanto ao desvio de conduta, mas tendo em
vista a qualidade dos serviços prestados pela empregada, a empresa resolveu mantê-la em seus quadros.
Entretanto, reverteu-a ao cargo de analista de compras e retirou-lhe a gratificação de função.
Diante da situação apresentada, dos termos da CLT e do entendimento consolidado pelo TST, é correto
afirmar que:
 a) o comportamento empresarial é errado porque se trata de rebaixamento, incompatível com o
perdão da falta;
 b) o máximo que a empresa poderia fazer seria manter a empregada na função de Supervisor, mas
retirar-lhe a gratificação de função;
 c) a empregada pode voltar a ser analista de compras, mas não perderá a gratificação, porque a
recebe por mais de 10 anos;
 d) a atitude do empregador está correta na reversão e retirada da gratificação, porque houve
justificativa;
 e) trata-se do fenômeno jurídico da retrocessão, proibido no ordenamento jurídico pátrio.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/514822
Questão 600: FGV - AJ TRT12/TRT 12/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2017
Assunto: Salário Utilidade ou Salário in Natura
Anderson é comissionista puro num estabelecimento em Joinville (SC), com contrato de trabalho ativo.
No último mês suas vendas foram de pequena monta. Ao incidir o percentual contratado de comissões, o
empregador verificou que o valor alcançou menos que 1 salário mínimo.
De acordo com a legislação em vigor, é correto afirmar que:
 a) a empresa deverá complementar o valor até 1 salário mínimo e descontar essa quantia das
comissões vincendas;
 b) ficará a critério do empregador, se quiser ajudar Anderson, complementar as comissões para que
alcancem, pelo menos, a média por ele recebida nos últimos 12 meses;
 c) o empregador deverá complementar o valor do salário para que alcance 1 mínimo, mas não
poderá no futuro descontar esse complemento;
 d) a lei de regência obriga que o empregador pague metade do valor necessário para alcançar 1
salário mínimo;
 e) Anderson deverá receber o que foi contratado, pois aufere salário por unidade de obra, razão pela
qual pode ser inferior ao mínimo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/514821
Gabarito
401) A 402) D 403) C 404) B 405) C 406) D 407) C
408) A 409) C 410) C 411) B 412) B 413) B 414) A
415) D 416) D 417) D 418) C 419) C 420) A 421) B
422) D 423) E 424) E 425) C 426) A 427) D 428) B
429) C 430) C 431) A 432) C 433) D 434) D 435) A
436) C 437) A 438) D 439) B 440) C 441) C 442) E
443) B 444) E 445) A 446) B 447) A 448) D 449) A
450) D 451) C 452) C 453) D 454) B 455) A 456) B
457) D 458) E 459) C 460) E 461) E 462) A 463) D
464) A 465) A 466) E 467) C 468) D 469) A 470) D
471) B 472) A 473) C 474) C 475) D 476) E 477) E
478) C 479) A 480) E 481) E 482) E 483) E 484) D
485) D 486) D 487) E 488) E 489) A 490) A 491) E
492) C 493) C 494) C 495) B 496) E 497) A 498) B
499) C 500) E 501) A 502) B 503) E 504) C 505) A
506) B 507) A 508) C 509) D 510) E 511) D 512) E
513) B 514) A 515) B 516) E 517) A 518) C 519) D
520) D 521) C 522) B 523) B 524) A 525) A 526) B
527) D 528) E 529) D 530) D 531) C 532) C 533) A
534) A 535) B 536) D 537) B 538) D 539) B 540) B
541) A 542) C 543) C 544) D 545) C 546) C 547) C
548) D 549) B 550) B 551) D 552) C 553) B 554) D
555) D 556) E 557) C 558) D 559) B 560) D 561) B
562) D 563) B 564) A 565) D 566) B 567) D 568) C
569) C 570) C 571) E 572) B 573) C 574) B 575) B
576) D 577) B 578) A 579) C 580) A 581) B 582) C
583) C 584) A 585) D 586) B 587) D 588) E 589) A
590) E 591) E 592) D 593) B 594) D 595) A 596) B
597) C 598) A 599) D 600) C

Mais conteúdos dessa disciplina