Logo Passei Direto
Buscar
A cidade-Estado clássica parece ter sido criada paralelamente pelos gregos e pelos etruscos e/ou romanos. No caso destes últimos, a influência grega foi inegável, embora difícil de avaliar e medir. Aponte quais eram as características comuns às cidades-Estados clássicas. I. Possuíam governo tripartido em assembleia, conselho e certo número de magistrados escolhidos entre os homens elegíveis. II. Os cidadãos podiam participar de forma direta no processo político. III. Havia separação entre os órgãos de governo e de justiça. (A) As afirmativas I e II estão corretas. (B) Apenas a afirmativa III está correta. (C) As afirmativas I e III estão corretas. (D) Apenas a afirmativa II está correta. (E) As afirmativas I, II e III estão corretas.

A) As afirmativas I e II estão corretas.
B) Apenas a afirmativa III está correta.
C) As afirmativas I e III estão corretas.
D) Apenas a afirmativa II está correta.
E) As afirmativas I, II e III estão corretas.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas: I. Possuíam governo tripartido em assembleia, conselho e certo número de magistrados escolhidos entre os homens elegíveis. Essa afirmativa é verdadeira, pois muitas cidades-Estado clássicas, como as gregas, tinham uma estrutura de governo que incluía assembleias e conselhos. II. Os cidadãos podiam participar de forma direta no processo político. Essa afirmativa também é verdadeira, especialmente nas cidades-Estado gregas, onde a participação direta dos cidadãos nas decisões políticas era uma característica marcante. III. Havia separação entre os órgãos de governo e de justiça. Essa afirmativa é um pouco mais complexa. Em muitas cidades-Estado, especialmente em Roma, havia uma certa separação entre as funções de governo e de justiça, mas isso não era uma regra universal e pode variar entre as cidades-Estado. Agora, vamos às alternativas: (A) As afirmativas I e II estão corretas. - Verdadeiro. (B) Apenas a afirmativa III está correta. - Falso, pois I e II também estão corretas. (C) As afirmativas I e III estão corretas. - Falso, pois II também está correta. (D) Apenas a afirmativa II está correta. - Falso, pois I também está correta. (E) As afirmativas I, II e III estão corretas. - Isso pode ser discutível, mas considerando a análise, I e II estão definitivamente corretas. Dado que as afirmativas I e II estão corretas, a alternativa correta é: A) As afirmativas I e II estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Lei no 601, de 18 de setembro de 1850, ficou conhecida como a “Lei de Terras” no Brasil Imperial. Sobre as consequências desta lei para o Brasil, é correto afirmar que: A) esta lei tornou possível a compra e a regulamentação de terras, inclusive por pequenos proprietários, alterando as formas de acesso à propriedade fundiária no país. B) a “Lei de Terras” deu aos grandes proprietários a possibilidade de aumentar suas posses e de regularizá-las junto ao governo, mediante o pagamento de um imposto adicional. C) a “Lei de Terras” iniciou a reforma agrária no Brasil, possibilitando a divisão dos latifúndios improdutivos entre os sem-terra, o que inaugurou uma nova era de política agrária no país. D) esta lei tornou possível a doação das terras devolutas a pequenos e a grandes proprietários, brasileiros e estrangeiros, para a formação de novas colônias agrícolas no país.

A) esta lei tornou possível a compra e a regulamentação de terras, inclusive por pequenos proprietários, alterando as formas de acesso à propriedade fundiária no país.
B) a “Lei de Terras” deu aos grandes proprietários a possibilidade de aumentar suas posses e de regularizá-las junto ao governo, mediante o pagamento de um imposto adicional.
C) a “Lei de Terras” iniciou a reforma agrária no Brasil, possibilitando a divisão dos latifúndios improdutivos entre os sem-terra, o que inaugurou uma nova era de política agrária no país.
D) esta lei tornou possível a doação das terras devolutas a pequenos e a grandes proprietários, brasileiros e estrangeiros, para a formação de novas colônias agrícolas no país.

A Grécia na Antiguidade não era um Estado centralizado; cada região era dominada por cidades-Estados (polis), dentre as quais destacaram-se Esparta e Atenas. Sobre as polis gregas, assinale a alternativa INCORRETA. a) A cidade de Esparta, caracterizada pelo militarismo, era governada por dois reis (diarquia) que possuíam funções militares e religiosas. Além disso, destacavam-se na estrutura política o Conselho dos Anciãos e uma assembleia. b) Diferentemente da democracia representativa contemporânea, Atenas era caracterizada pela democracia direta, ou seja, os cidadãos podiam participar da assembleia do povo, que tomava as decisões relativas aos interesses públicos. c) Em Atenas, qualquer pessoa, exceto escravos e estrangeiros, ao completar 18, anos, era considerada cidadão. d) Dentre os fatores que levaram ao enfraquecimento da polis grega, podemos citar os conflitos entre as cidades-Estados, tal como a Guerra do Peloponeso, entre Atenas e Esparta. e) A forma de trabalho escrava estava presente na sociedade grega da Antiguidade. Em Atenas, a prática da escravidão por dívidas foi suprimida pelas reformas de Sólon no século VI a.C.

a) A cidade de Esparta, caracterizada pelo militarismo, era governada por dois reis (diarquia) que possuíam funções militares e religiosas. Além disso, destacavam-se na estrutura política o Conselho dos Anciãos e uma assembleia.
b) Diferentemente da democracia representativa contemporânea, Atenas era caracterizada pela democracia direta, ou seja, os cidadãos podiam participar da assembleia do povo, que tomava as decisões relativas aos interesses públicos.
c) Em Atenas, qualquer pessoa, exceto escravos e estrangeiros, ao completar 18, anos, era considerada cidadão.
d) Dentre os fatores que levaram ao enfraquecimento da polis grega, podemos citar os conflitos entre as cidades-Estados, tal como a Guerra do Peloponeso, entre Atenas e Esparta.
e) A forma de trabalho escrava estava presente na sociedade grega da Antiguidade. Em Atenas, a prática da escravidão por dívidas foi suprimida pelas reformas de Sólon no século VI a.C.

Mais conteúdos dessa disciplina