Logo Passei Direto
Buscar
A partir de 1600 a.C., os hititas iniciaram uma grande expansão. Partiram das montanhas da Anatólia em direção a algumas regiões da Síria e da Mesopotâmia e criaram um grande império. No que concerne à organização política dos hititas, pode-se afirmar corretamente que:

A) o soberano, representante de deus na Terra, exercia concomitantemente a autoridade máxima política e sacerdotal.
B) o soberano era eleito por uma assembleia de homens livres e sacerdotes, chamada primus inter pares.
C) os hititas não conseguiram criar um estado unitário; criaram apenas vários principados, sem um único soberano.
D) a autoridade real foi muito diferente em relação aos mesopotâmicos, pois era eleita pela assembleia de homens livres.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as alternativas sobre a organização política dos hititas: A) O soberano, representante de deus na Terra, exercia concomitantemente a autoridade máxima política e sacerdotal. - Esta afirmação é verdadeira, pois os soberanos hititas eram considerados representantes divinos e tinham tanto poder político quanto religioso. B) O soberano era eleito por uma assembleia de homens livres e sacerdotes, chamada primus inter pares. - Isso não é correto, pois os hititas não tinham um sistema de eleição como descrito. C) Os hititas não conseguiram criar um estado unitário; criaram apenas vários principados, sem um único soberano. - Embora houvesse uma certa fragmentação, os hititas conseguiram estabelecer um império unificado sob um único soberano. D) A autoridade real foi muito diferente em relação aos mesopotâmicos, pois era eleita pela assembleia de homens livres. - Isso não é correto, pois a autoridade real dos hititas não era eleita dessa forma. Diante da análise, a alternativa correta é: A) o soberano, representante de deus na Terra, exercia concomitantemente a autoridade máxima política e sacerdotal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Lei no 601, de 18 de setembro de 1850, ficou conhecida como a “Lei de Terras” no Brasil Imperial. Sobre as consequências desta lei para o Brasil, é correto afirmar que: A) esta lei tornou possível a compra e a regulamentação de terras, inclusive por pequenos proprietários, alterando as formas de acesso à propriedade fundiária no país. B) a “Lei de Terras” deu aos grandes proprietários a possibilidade de aumentar suas posses e de regularizá-las junto ao governo, mediante o pagamento de um imposto adicional. C) a “Lei de Terras” iniciou a reforma agrária no Brasil, possibilitando a divisão dos latifúndios improdutivos entre os sem-terra, o que inaugurou uma nova era de política agrária no país. D) esta lei tornou possível a doação das terras devolutas a pequenos e a grandes proprietários, brasileiros e estrangeiros, para a formação de novas colônias agrícolas no país.

A) esta lei tornou possível a compra e a regulamentação de terras, inclusive por pequenos proprietários, alterando as formas de acesso à propriedade fundiária no país.
B) a “Lei de Terras” deu aos grandes proprietários a possibilidade de aumentar suas posses e de regularizá-las junto ao governo, mediante o pagamento de um imposto adicional.
C) a “Lei de Terras” iniciou a reforma agrária no Brasil, possibilitando a divisão dos latifúndios improdutivos entre os sem-terra, o que inaugurou uma nova era de política agrária no país.
D) esta lei tornou possível a doação das terras devolutas a pequenos e a grandes proprietários, brasileiros e estrangeiros, para a formação de novas colônias agrícolas no país.

A Grécia na Antiguidade não era um Estado centralizado; cada região era dominada por cidades-Estados (polis), dentre as quais destacaram-se Esparta e Atenas. Sobre as polis gregas, assinale a alternativa INCORRETA. a) A cidade de Esparta, caracterizada pelo militarismo, era governada por dois reis (diarquia) que possuíam funções militares e religiosas. Além disso, destacavam-se na estrutura política o Conselho dos Anciãos e uma assembleia. b) Diferentemente da democracia representativa contemporânea, Atenas era caracterizada pela democracia direta, ou seja, os cidadãos podiam participar da assembleia do povo, que tomava as decisões relativas aos interesses públicos. c) Em Atenas, qualquer pessoa, exceto escravos e estrangeiros, ao completar 18, anos, era considerada cidadão. d) Dentre os fatores que levaram ao enfraquecimento da polis grega, podemos citar os conflitos entre as cidades-Estados, tal como a Guerra do Peloponeso, entre Atenas e Esparta. e) A forma de trabalho escrava estava presente na sociedade grega da Antiguidade. Em Atenas, a prática da escravidão por dívidas foi suprimida pelas reformas de Sólon no século VI a.C.

a) A cidade de Esparta, caracterizada pelo militarismo, era governada por dois reis (diarquia) que possuíam funções militares e religiosas. Além disso, destacavam-se na estrutura política o Conselho dos Anciãos e uma assembleia.
b) Diferentemente da democracia representativa contemporânea, Atenas era caracterizada pela democracia direta, ou seja, os cidadãos podiam participar da assembleia do povo, que tomava as decisões relativas aos interesses públicos.
c) Em Atenas, qualquer pessoa, exceto escravos e estrangeiros, ao completar 18, anos, era considerada cidadão.
d) Dentre os fatores que levaram ao enfraquecimento da polis grega, podemos citar os conflitos entre as cidades-Estados, tal como a Guerra do Peloponeso, entre Atenas e Esparta.
e) A forma de trabalho escrava estava presente na sociedade grega da Antiguidade. Em Atenas, a prática da escravidão por dívidas foi suprimida pelas reformas de Sólon no século VI a.C.

Mais conteúdos dessa disciplina