Logo Passei Direto
Buscar
07) - Em relação ao Remédio Constitucional Mandado de Segurança, indique a alternativa incorreta:

A ( ) O mandado de segurança não viabiliza dilação probatória, razão pela qual os fatos devem ser demonstrados mediante prova pré-constituída, pois o direito deve ser comprovado de plano.
B ( ) Em regra o Supremo Tribunal Federal tem reafirmado em seus julgados a competência dos próprios Tribunais para processarem e julgarem os mandados de segurança impetrados contra seus atos e omissões. Sendo assim, o mandado de segurança impetrado contra ato de Tribunal deve ser resolvido no âmbito do próprio Tribunal.
C ( ) Cabe mandado de segurança durante o processo legislativo para garantir o respeito às normas constitucionais, ou seja, respeito ao devido processo legislativo.
D ( ) A negativa estatal ao fornecimento de informações englobadas pelo direito de certidão, inclusive de obter certidões objetivas sobre si mesmo configura desrespeito a direito liquido e certo da pessoa do impetrante não amparado por habeas data, sendo o mandado de segurança a ação constitucional cabível.
E ( ) Cabe a impetração de mandado de segurança contra ato jurisdicional do Supremo Tribunal Federal, desde que as decisões ilegais ou abusivas sejam provenientes dos órgãos colegiados ( Pleno ou Turmas) ou de qualquer dos Juízes da Corte no exercício da atribuição de Ministro-Relator do processo e causem lesão a direito liquido e certo do impetrante não amparado por habeas data e habeas corpus.
User badge image
Ensinando Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a incorreta em relação ao Mandado de Segurança: A) O mandado de segurança não viabiliza dilação probatória, razão pela qual os fatos devem ser demonstrados mediante prova pré-constituída, pois o direito deve ser comprovado de plano. - Esta afirmação está correta, pois o mandado de segurança realmente exige prova pré-constituída. B) Em regra o Supremo Tribunal Federal tem reafirmado em seus julgados a competência dos próprios Tribunais para processarem e julgarem os mandados de segurança impetrados contra seus atos e omissões. Sendo assim, o mandado de segurança impetrado contra ato de Tribunal deve ser resolvido no âmbito do próprio Tribunal. - Esta afirmação também está correta. C) Cabe mandado de segurança durante o processo legislativo para garantir o respeito às normas constitucionais, ou seja, respeito ao devido processo legislativo. - Esta afirmação é correta, pois o mandado de segurança pode ser utilizado para proteger direitos durante o processo legislativo. D) A negativa estatal ao fornecimento de informações englobadas pelo direito de certidão, inclusive de obter certidões objetivas sobre si mesmo configura desrespeito a direito líquido e certo da pessoa do impetrante não amparado por habeas data, sendo o mandado de segurança a ação constitucional cabível. - Esta afirmação está correta, pois o mandado de segurança é cabível para garantir o direito de certidão. E) Cabe a impetração de mandado de segurança contra ato jurisdicional do Supremo Tribunal Federal, desde que as decisões ilegais ou abusivas sejam provenientes dos órgãos colegiados (Pleno ou Turmas) ou de qualquer dos Juízes da Corte no exercício da atribuição de Ministro-Relator do processo e causem lesão a direito líquido e certo do impetrante não amparado por habeas data e habeas corpus. - Esta afirmação é incorreta, pois não cabe mandado de segurança contra atos jurisdicionais do Supremo Tribunal Federal, exceto em situações muito específicas, que não se aplicam aqui. Portanto, a alternativa incorreta é a E.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

01) - Em relação à classificação das Constituições, assinale a alternativa incorreta:

A ( ) As Constituições rígidas são aquelas que necessitam de procedimentos especiais( mais solenes) para sua modificação, diferentemente das flexíveis que podem ser alteradas pelo processo legislativo ordinário, não requerendo, assim, procedimentos especiais para sua modificação. Portanto, é correta a afirmação de que no caso das Constituições flexíveis não há uma hierarquia entre Constituição e legislação infraconstitucional, ou seja, uma lei infraconstitucional posterior altera texto constitucional quando for com ele incompatível (critério cronológico).
B ( ) A Constituição material consiste no núcleo ideológico constitutivo do Estado e da sociedade explicitado no conjunto de matérias tipicamente constitucionais, escritas ou não no corpo do documento constitucional, sendo portanto correta a afirmação de que existem matérias constitucionais não disciplinadas por normas formalmente constitucionais.
C ( ) A atual Constituição Brasileira de 1988 pode ser classificada em termos gerais como: formal, promulgada, escrita, dogmática, rígida e analítica.
D ( ) A Constituição Inglesa é classificada como não escrita, porém nela encontramos uma série de documentos escritos.
E ( ) A Constituição Americana de 1787, diferentemente da atual Constituição Brasileira de 1988, é classificada quanto ao modo de elaboração como histórica, visto que permanece praticamente inalterada, sendo fruto de um lento e contínuo processo de tradição histórica do documento constitucional, hoje com mais de 200 anos.

10) - Em relação ao Controle de Constitucionalidade indique a assertiva correta:

A ( ) A ação direta de inconstitucionalidade, em virtude de sua natureza e finalidade especial, é suscetível de desistência.
B ( ) A decisão que declara a constitucionalidade ou a inconstitucionalidade da lei ou do ato normativo em ação direta ou em ação declaratória é em regra irrecorrível, ressalvada a interposição de embargos declaratórios e o ajuizamento de ação rescisória.
C ( ) A medida cautelar concedida em ação direta de inconstitucionalidade não torna aplicável a legislação anterior acaso existente, salvo expressa manifestação em sentido contrário.
D ( ) São, segundo entendimento jurisprudencial dominante no Supremo Tribunal Federal, legitimados ativos universais para a propositura de ação direta de inconstitucionalidade: Presidente da República, Mesa do Senado Federal, Mesa da Câmara dos Deputados, Mesa da Assembléia Legislativa ou Mesa da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Governador de Estado e do Distrito Federal, Procurador Geral da República, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Partido Político com representação no Congresso Nacional e Confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional.
E ( ) Apesar do posicionamento em sentido contrário de renomados constitucionalistas pátrios a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal tem entendido que a declaração de inconstitucionalidade não impede o legislador de promulgar lei de conteúdo idêntico ao do texto anteriormente censurado, tanto é que nessas hipóteses o Supremo Tribunal Federal tem processado e julgado nova ação direta por entender legítima a sua propositura.

Mais conteúdos dessa disciplina