Logo Passei Direto
Buscar
A partir do comentário acima e principalmente da leitura do texto-base Gênero e sexualidade nas pedagogias culturais: implicações para a educação infantil, é possível afirmar que, na perspectiva pós-estruturalista, a pedagogia deve ser vista:

A como uma disciplina mãe das outras disciplinas do currículo escolar.
B como um conhecimento voltado para a melhor relação professor-aluno.
C como um conjunto de técnicas e habilidades que fazem os discentes assimilarem os conteúdos.
D como uma ferramenta indispensável para ajudar os gestores das instituições escolares a reduzir a discriminação.
E como um modo de produção cultural diretamente relacionado com o poder e a organização do conhecimento.
User badge image
DiversificandoEdu

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder a essa questão, precisamos considerar a perspectiva pós-estruturalista em relação à pedagogia. Essa abordagem enfatiza a complexidade das relações de poder e como o conhecimento é construído e organizado culturalmente. Analisando as alternativas: A) Como uma disciplina mãe das outras disciplinas do currículo escolar. - Essa visão é mais tradicional e não se alinha com a perspectiva pós-estruturalista. B) Como um conhecimento voltado para a melhor relação professor-aluno. - Embora a relação professor-aluno seja importante, essa definição é limitada e não abrange a complexidade da pedagogia na perspectiva pós-estruturalista. C) Como um conjunto de técnicas e habilidades que fazem os discentes assimilarem os conteúdos. - Essa visão é muito técnica e não considera a produção cultural e as relações de poder. D) Como uma ferramenta indispensável para ajudar os gestores das instituições escolares a reduzir a discriminação. - Embora a redução da discriminação seja importante, essa definição é restrita e não abrange a totalidade da pedagogia. E) Como um modo de produção cultural diretamente relacionado com o poder e a organização do conhecimento. - Esta alternativa reflete a perspectiva pós-estruturalista, que vê a pedagogia como algo que está intrinsecamente ligado à cultura, ao poder e à forma como o conhecimento é organizado. Portanto, a alternativa correta é: E) como um modo de produção cultural diretamente relacionado com o poder e a organização do conhecimento.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A partir do trecho acima e dos conteúdos do texto-base Gênero e sexualidade nas pedagogias culturais: implicações para a educação infantil, sobre o feminismo e a emergência do conceito de gênero, pode-se considerar que os estudos feministas:

A sempre estiveram preocupados em inserir a mulher em posições de autoridade em âmbito estatal.
B sempre estiveram preocupados em garantir o alimento e a moradia digna para as mulheres.
C sempre estiveram preocupados em justificar teoricamente o abuso de autoridade da maioria dos homens em relação às mulheres.
D sempre estiveram preocupados com as relações de poder entre mulheres e homens.
E sempre estiveram preocupados em fortalecer o pensamento de que as mulheres precisam estar acima dos homens na hierarquia social.
A
B
C
D
E

De acordo com o texto-base Gênero e sexualidade nas pedagogias culturais: implicações para a educação infantil, Shirley Stainberg orienta os profissionais da educação em relação ao cuidado/educação de crianças, em relação a essas orientações, assinale a alternativa correta.
A visão da infância/criança dos profissionais da educação deve propiciar a reprodução da disciplina e bom comportamento patriota.
Os profissionais da educação devem enfatizar o lúdico para que a criança tenha domínio da lógica e da gramática.
Os profissionais da educação devem ter uma visão da infância/criança que dê conta dos efeitos da cultura popular em suas autoimagens e visões de mundo.
a) A visão da infância/criança dos profissionais da educação deve propiciar a reprodução da disciplina e bom comportamento patriota.
b) Os profissionais da educação devem enfatizar o lúdico para que a criança tenha domínio da lógica e da gramática.
c) Os profissionais da educação devem ter uma visão da infância/criança que dê conta dos efeitos da cultura popular em suas autoimagens e visões de mundo.

Mais conteúdos dessa disciplina