Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com as ideias defendidas pelo professor e filósofo Mário Sérgio Cortella, considere as afirmativas a seguir. I. A ocasião determina o comportamento das pessoas que, muitas vezes, não são más, mas assim se tornam devido ao calor do momento. II. Há milhares de pessoas que encontram ocasião todos os dias, de desviar, de ter uma conduta negativa, e não o são mesmo assim, porque escolheram agir corretamente. III. Admitir a existência de vícios é saber que nossa humanidade conta com essa condição, mas não podemos justificar todo tipo de erro porque uma grande parte deles são oriundos de nossas escolhas. IV. Cortella acredita que a maldade é inerente ao homem e que devemos lutar para que ela não se aflore em nossa personalidade. Assinale

A) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
B) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
D) se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.
E) se todos as afirmativas estiverem corretas.
User badge image
AdmComigo

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada afirmativa com base nas ideias de Mário Sérgio Cortella: I. A ocasião determina o comportamento das pessoas que, muitas vezes, não são más, mas assim se tornam devido ao calor do momento. Verdadeiro, essa afirmativa reflete a ideia de que as circunstâncias podem influenciar o comportamento humano. II. Há milhares de pessoas que encontram ocasião todos os dias, de desviar, de ter uma conduta negativa, e não o são mesmo assim, porque escolheram agir corretamente. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois enfatiza a capacidade de escolha das pessoas em agir de forma ética, mesmo diante de tentações. III. Admitir a existência de vícios é saber que nossa humanidade conta com essa condição, mas não podemos justificar todo tipo de erro porque uma grande parte deles são oriundos de nossas escolhas. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois reconhece a condição humana e a importância das escolhas que fazemos. IV. Cortella acredita que a maldade é inerente ao homem e que devemos lutar para que ela não se aflore em nossa personalidade. Falso, Cortella não defende que a maldade é inerente ao ser humano, mas sim que existem aspectos negativos que podem ser combatidos. Com base nessa análise, as afirmativas I, II e III estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

No exemplo “A decisão de ser ladrão ou não é anterior à ocasião”, o sinal indicativo da crase foi usado corretamente devido às regras da regência nominal. Assinale a alternativa que apresente um exemplo de uso correto da crase pelo mesmo motivo em destaque.

a) Os convidados chegarão daqui à uma hora na igreja.
b) A defesa civil deu apoio à todas as famílias desabrigadas.
c) Os médicos prestaram assistência às mulheres gestantes.
d) Os documentos foram entregues à polícia imediatamente.
e) Henrique vai deixar sua filha Sabrina à pé na parada de ônibus.

“Então, sim, há momentos em que essa permissão vem à tona”. Se trocarmos o verbo haver pelo verbo existir na oração em destaque, teríamos, fazendo a devida correlação, a seguinte conjugação verbal:

a) “Então, sim, existe momentos em que essa permissão vem à tona”.
b) “Então, sim, existem momentos em que essa permissão vem à tona”.
c) “Então, sim, existiu momentos em que essa permissão vem à tona”.
d) “Então, sim, existiram momentos em que essa permissão vem à tona”.
e) “Então, sim, existirá momentos em que essa permissão vem à tona”.

Mais conteúdos dessa disciplina