Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Nessa situação hipotética, considera-se a prova utilizada pelos policiais para prender Rafael.

A legal, caso seja validada pelo Ministério Público por despacho fundamentado, sujeito a controle judicial.
B nula, já que essa prova implica desrespeito ao sigilo telefônico e, por isso, não pode ser usada para embasar sua condenação.
C lícita, já que não se trata de interceptação de conversa telefônica, mas sim de mensagem telefônica.
D passível de validação posterior pelo juiz diante dos indícios da sua autoria ou participação em crime grave.
E de nulidade relativa, que se aplica somente se provado prejuízo ao réu.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para analisar a questão sobre a legalidade da prova utilizada para prender Rafael, vamos considerar as alternativas apresentadas: A) A legal, caso seja validada pelo Ministério Público por despacho fundamentado, sujeito a controle judicial. - Essa alternativa sugere que a prova pode ser considerada legal se validada pelo Ministério Público, o que pode ser verdade em certos contextos, mas não é uma regra geral. B) Nula, já que essa prova implica desrespeito ao sigilo telefônico e, por isso, não pode ser usada para embasar sua condenação. - Se a prova realmente desrespeitar o sigilo telefônico, ela pode ser considerada nula, mas isso depende do contexto e da forma como foi obtida. C) Lícita, já que não se trata de interceptação de conversa telefônica, mas sim de mensagem telefônica. - Essa alternativa pode ser válida, pois a legalidade da prova pode depender da forma como foi obtida. D) Passível de validação posterior pelo juiz diante dos indícios da sua autoria ou participação em crime grave. - Essa alternativa sugere que a prova pode ser validada posteriormente, o que pode ser verdade em alguns casos, mas não é uma afirmação absoluta. E) De nulidade relativa, que se aplica somente se provado prejuízo ao réu. - Essa alternativa sugere que a nulidade da prova depende da demonstração de prejuízo ao réu, o que é uma abordagem comum em direito. Após analisar as alternativas, a mais correta parece ser a B, pois se a prova implica desrespeito ao sigilo telefônico, ela pode ser considerada nula. No entanto, a resposta pode variar dependendo do contexto específico da situação hipotética.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

À luz da jurisprudência dos tribunais superiores, assinale a opção correta acerca das formas de ressarcimento do erário.

a) Fiscalização contábil e conclusão de procedimento junto ao tribunal de contas, com formação de título executivo extrajudicial, impedirão a propositura de ação de improbidade administrativa.
b) O ressarcimento ao erário não depende da formação de título executivo de nenhuma natureza.
c) O ressarcimento do erário dá-se somente com a formação de um título executivo judicial, por intermédio de ações coletivas.
d) Tanto o título executivo judicial quanto o extrajudicial formado no âmbito do tribunal de contas são instrumentos hábeis para o ressarcimento ao erário, podendo os dois coexistir.
e) A fiscalização do tribunal de contas será obstada caso se ajuíze ação de improbidade administrativa com o intuito de formar título executivo judicial para o ressarcimento do erário.

Com o intuito de dar apoio logístico à obra de construção de um hospital municipal, o prefeito de determinada cidade exarou ato declaratório informando a necessidade de utilização, por tempo determinado, de um imóvel particular vizinho à obra, o qual serviria como estacionamento para as máquinas e como local de armazenamento de materiais. Nessa situação hipotética, a modalidade de intervenção do ente público na propriedade denomina-se

a) ocupação temporária.
b) desapropriação.
c) requisição administrativa.
d) servidão administrativa.
e) limitação administrativa.

Aparelho de ressonância magnética adquirido pela prefeitura de determinado município e localizado em hospital de mesma municipalidade classifica-se, quanto à sua destinação, como bem público

a) dominical.
b) desafetado.
c) de uso especial.
d) municipal.
e) de uso comum do povo.

Mais conteúdos dessa disciplina