Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa que corresponda a definição CORRETA de sistema tampão: A B C D E Sistema tampão é um sistema capaz de resistir a mudanças de pH quando ácidos ou bases são adicionados. Sistema tampão é um sistema que evita a variação do pH em células quando ácidos são adicionados. Sistema tampão é um sistema que resiste a variação do pH quando esse pH precisa ser mantido entre os valores 3-7 no ambiente intracelular. Sistema tampão é um sistema que mantém o pH das células neutro. Sistema tampão é um sistema que permite a variação de pH de acordo com a necessidade da célula.
User badge image
Gisele

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para identificar a definição correta de sistema tampão, precisamos entender o que é um sistema tampão. Um sistema tampão é uma solução que resiste a mudanças de pH quando ácidos ou bases são adicionados, mantendo o pH relativamente constante. Vamos analisar as alternativas: A) Sistema tampão é um sistema capaz de resistir a mudanças de pH quando ácidos ou bases são adicionados. - Esta definição está correta, pois descreve precisamente a função de um sistema tampão. B) Sistema tampão é um sistema que evita a variação do pH em células quando ácidos são adicionados. - Embora isso seja verdade, a definição é incompleta, pois um sistema tampão também resiste a bases. C) Sistema tampão é um sistema que resiste a variação do pH quando esse pH precisa ser mantido entre os valores 3-7 no ambiente intracelular. - Esta definição é muito restrita, pois os sistemas tampões podem atuar em uma faixa de pH mais ampla. D) Sistema tampão é um sistema que mantém o pH das células neutro. - Isso é incorreto, pois um sistema tampão não necessariamente mantém o pH neutro, mas sim resiste a mudanças. E) Sistema tampão é um sistema que permite a variação de pH de acordo com a necessidade da célula. - Isso também é incorreto, pois um sistema tampão tem a função de minimizar a variação de pH. Portanto, a alternativa correta é: A) Sistema tampão é um sistema capaz de resistir a mudanças de pH quando ácidos ou bases são adicionados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A osmose é a passagem de água por uma membrana semipermeável, caso haja diferença de concentração de soluto entre dois meios. Considere uma célula vegetal inserida em um ambiente aquoso e analise as afirmativas a seguir:
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
I - Se a célula vegetal for inserida em um ambiente hipotônico, por osmose, a água irá entrar nesta célula, deixando-a túrgida.
II - Se a célula vegetal for inserida em um ambiente isotônico, por osmose, a quantidade de soluto que entra e sai da célula é igual.
III - Se a célula vegetal for inserida em um ambiente hipertônico, por osmose, a água irá sair desta célula, deixando-a plasmolisada.
a. I, apenas.
b. I e II.
c. II e III.
d. I e III.
e. I, II e III.

A partir das características da estrutura e organização da molécula a água é o solvente capaz de dissolver a maioria das biomoléculas. A água dissolve compostos polares como o sal de cozinha e o açúcar, já o azeite não é solúvel em água, pois é apolar.
De acordo com essas propriedades, assinale a alternativa CORRETA:
a. O azeite é uma molécula hidrofílica.
b. O azeite é uma molécula anfipática.
c. O sal e o açúcar são moléculas hidrofóbicas.
d. O sal e o açúcar são moléculas anfipáticas.
e. O sal e o açúcar são moléculas hidrofílicas.

As enzimas possuem em sua estrutura o sítio ativo, local onde o substrato se liga para ser transformado em produto. A enzima e o substrato se encaixam, primeiramente, por meio de algumas interações e durante a transformação desse substrato em produto há a formação de um intermediário que se encaixa adequadamente no sítio ativo. Esse modelo de encaixe entre enzima e substrato é denominado:
a. Modelo de catálise.
b. Modelo de energia de ativação.
c. Modelo de encaixe adequado.
d. Modelo de encaixe induzido.
e. Modelo chave-fechadura.

Cada proteína tem o seu ambiente ótimo para funcionamento, com características específicas, principalmente, para temperatura e pH. Condições diferentes das ótimas para funcionamento podem resultar em perda da estrutura funcional.
Esse processo é denominado:
a. Desnaturação.
b. Renaturação.
c. Fosforilação.
d. Modulação.
e. Enovelamento.

O pH corresponde ao potencial hidrogeniônico de uma solução, determinando assim sua acidez, alcalinidade ou neutralidade.
Considere as afirmativas a seguir:
I - Uma solução básica possui maior concentração de H+ do que de OH-.
II - Uma solução neutra possui a mesma concentração de H+ e de OH-.
III - Uma solução com pH=3 é considerada ácida, porque possui [H+]=10-3 e [OH-]=10-11.
IV - Uma solução com pH=7 é considerada neutra, porque possui [H+]=10-7 e [OH-]=10-7.
a. I e II.
b. II, III e IV.
c. II e IV.
d. I , II e III.
e. II e III.

O poder tampão do solo é a capacidade que o solo tem em resistir às alterações do pH, que podem ser ocasionadas por fatores naturais ou de manejo. Apesar disso, com o passar do tempo é natural os solos se acidificarem por influência de diferentes fatores.
Por que isso ocorre?
a. Os tampões possuem uma capacidade limite de tamponamento, alguns fatores ultrapassam o limiar tamponante do solo e, consequentemente, ocorre a variação do pH.
b. O sistema tampão do solo só é efetivo em pH neutro, assim, quando há alterações naturais ou de manejo ocorre acidificação e o tampão não pode ser mais eficiente.
c. Quando há a utilização de fatores que causem a retirada de íons ou aumento de prótons no solo ocorre interferência no processo de calagem, o que impedem o funcionamento do sistema tampão do solo.
d. Alguns fatores podem interferir diretamente na fase líquida do solo, o que interfere em sua capacidade de tamponamento.
e. Os tampões do solo funcionam apenas quando há a utilização de fertilizantes ou lixiviação, pois são os únicos fatores que podem levar ao desequilíbrio iônico, ativando o sistema de tamponamento.

Os aminoácidos podem se unir, por meio de ligações peptídicas e formar polímeros de diferentes tamanhos, como as proteínas. Existem quatro níveis de estruturas de proteínas, primário, secundário, terciário e quaternário.
Sobre os níveis de organização estrutural das proteínas, assinale a alternativa CORRETA:
a. Todos os níveis de organização das proteínas são funcionais e cada proteína fica organizada em um nível diferente de acordo com a sua função.
b. A estrutura terciária consiste no arranjo tridimensional dos átomos da cadeia proteica, correspondendo a estrutura funcional da proteína.
c. A estrutura primária, corresponde a estrutura funcional da proteína e é formada por uma sequência simples de aminoácidos unidos por ligações peptídicas.
d. A estrutura secundária é formada a partir de arranjos de aminoácidos, sempre formando as estruturas de α-hélice.
e. A estrutura quaternária é formada pelo arranjo de estruturas proteicas organizadas em nível secundário.

Os aminoácidos podem ser classificados em cinco grupos diferentes de acordo com as características de suas cadeias laterais, principalmente em relação a polaridade e a tendência em interagir com a água em pH biológico.
Considere as afirmativas a seguir sobre os grupos de aminoácidos:
I - Os aminoácidos alifáticos possuem grupamento radical composto por hidrocarbonetos, por isso são hidrofílicos.
II- Os aminoácidos aromáticos possuem um anel aromático na composição do grupamento radical e, por isso, são hidrofóbicos.
III- Os aminoácidos polares podem apresentar carga positiva ou carga negativa ou, ainda, não apresentarem cargas.
IV - Os aminoácidos carregados negativamente possuem uma carga negativa no grupamento carboxílico de sua estrutura geral.
V - Os aminoácidos carregados positivamente possuem uma carga positiva no grupamento amino de sua estrutura geral.
a. II e III.
b. I, III e IV.
c. I, II, III e IV.
d. II, III e V.
e. I e IV.

Para controle do metabolismo celular existem enzimas que exercem o papel de reguladoras. Cada processo metabólico possui uma ou mais enzimas que controlam a velocidade geral das reações, aumentando ou diminuindo suas atividades.
A enzima hexoquinase tem como substrato a glicose, que é convertida no produto glicose-6-fosfato. Quando há acúmulo de glicose-6-fosfato na célula essa molécula se liga a hexoquinase, inibindo-a. Como pode ser definido esse tipo de regulação?
a. Regulação por modificação reversível.
b. Regulação por feedback negativo.
c. Regulação alostérica por modulador negativo.
d. Regulação por fosforilação/defosforilação.
e. Regulação alostérica por modulador positivo.

Mais conteúdos dessa disciplina