Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Além de deputados (estaduais e federais), também podem ser punidos por improbidade administrativa:

(A) qualquer agente público, servidor ou não, desde que exerça atividade remunerada e de caráter não transitório.
(B) qualquer servidor público, desde que ocupante de cargo efetivo.
(C) os demais agentes políticos, exceto o juiz de direito.
(D) os demais agentes políticos, exceto os prefeitos, que em casos de improbidade responderão por crime de responsabilidade.
(E) qualquer agente público, desde que a conduta tenha importado enriquecimento ilícito, causado lesão ao erário ou atentado contra princípios da Administração pública.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta sobre quem pode ser punido por improbidade administrativa, vamos analisar as alternativas: (A) qualquer agente público, servidor ou não, desde que exerça atividade remunerada e de caráter não transitório. - Esta opção é ampla, mas a improbidade administrativa não se limita apenas a agentes que exercem atividades remuneradas. (B) qualquer servidor público, desde que ocupante de cargo efetivo. - Esta opção é restritiva, pois a improbidade pode atingir outros tipos de servidores, não apenas os de cargo efetivo. (C) os demais agentes políticos, exceto o juiz de direito. - Esta opção é parcialmente correta, mas não abrange todos os possíveis agentes que podem ser punidos. (D) os demais agentes políticos, exceto os prefeitos, que em casos de improbidade responderão por crime de responsabilidade. - Esta opção é incorreta, pois prefeitos também podem ser punidos por improbidade administrativa. (E) qualquer agente público, desde que a conduta tenha importado enriquecimento ilícito, causado lesão ao erário ou atentado contra princípios da Administração pública. - Esta opção está correta, pois abrange todos os agentes públicos e as situações que configuram improbidade administrativa. Portanto, a alternativa correta é: (E) qualquer agente público, desde que a conduta tenha importado enriquecimento ilícito, causado lesão ao erário ou atentado contra princípios da Administração pública.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O período redigido com lógica, clareza e correção é:

(A) As mudanças climáticas, onde nos países mais ricos estão a maior responsabilidade, com a emissão de dióxido de carbono que afeta inclusive as nações mais pobres, sendo necessário caminhar para um mundo mais sustentável, cujos esforços no controle dos eventos extremos precisam ser ampliados.
(B) Todos sabem o que precisa ser feito para evitar as catástrofes das mudanças climáticas, prejudicando regiões de todo o planeta, comprometendo sua economia, restando também impossível recuperar inteiramente as áreas em alguns países, principalmente naqueles mais pobres.
(C) Para evitarem as mudanças climáticas, deve ser limitado os aumentos da temperatura global especialmente em países desenvolvidos, com o afastamento de combustíveis fósseis e passar a preferir as energias renováveis mais econômicas, segundo o qual se reduz as emissões de gases do efeito estufa.
(D) O aumento da ocorrência de eventos climáticos extremos em todo o planeta sobre o que os especialistas emitem alertas, resultado evidente das atividades humanas que precisa voltar aos índices pré-industriais, com avultados prejuízos para todos os países, os ricos e inclusive os em desenvolvimento.
(E) As soluções para os problemas decorrentes das mudanças climáticas não resultam apenas de observações realizadas em centros de pesquisas, mas também de inovações surgidas nas regiões mais afetadas, que já estão mostrando o caminho para um mundo sem emissões de dióxido de carbono.

Mais conteúdos dessa disciplina