Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com o trecho acima, o multiculturalismo crítico parte do ponto de vista das diferenças. Considerando o texto-base, Anotações sobre religião e formação de professores, em relação à diferença, assinale a alternativa correta:

A Diferença é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum.
B Diferença é a compreensão de que os conhecimentos são forjados em histórias e estratificados a partir de relações de poder diferencialmente constituídas.
C Diferença é a inexistência de desvios ou incongruências sob determinado ponto de vista.
D Diferença é a capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de forma que este pareça como que impregnado dela.
E Diferença é entendida como o espaço íntimo do indivíduo, ou seja, como ele 'instala' a sua opinião ao que é dito.
User badge image
Ensinando Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder a essa questão, precisamos analisar o conceito de diferença no contexto do multiculturalismo crítico, que enfatiza a importância das relações de poder e das histórias que moldam os conhecimentos. Vamos analisar as alternativas: A) A Diferença é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. - Essa definição foca em um aspecto específico de união, não abrangendo a ideia de diferenças em um contexto mais amplo. B) Diferença é a compreensão de que os conhecimentos são forjados em histórias e estratificados a partir de relações de poder diferencialmente constituídas. - Esta alternativa reflete bem a ideia de que as diferenças são moldadas por contextos históricos e relações de poder, alinhando-se com o multiculturalismo crítico. C) Diferença é a inexistência de desvios ou incongruências sob determinado ponto de vista. - Essa definição parece limitar a diferença, o que não se alinha com a perspectiva crítica. D) Diferença é a capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de forma que este pareça como que impregnado dela. - Essa definição é mais sobre projeção do que sobre a diferença em si. E) Diferença é entendida como o espaço íntimo do indivíduo, ou seja, como ele 'instala' a sua opinião ao que é dito. - Essa alternativa foca na subjetividade, mas não aborda a questão das relações de poder e contextos históricos. Diante dessa análise, a alternativa correta que melhor representa a ideia de diferença no contexto do multiculturalismo crítico é: B) Diferença é a compreensão de que os conhecimentos são forjados em histórias e estratificados a partir de relações de poder diferencialmente constituídas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 4/10 - Religião, Cultura e Identidade

Leia a citação:
“O ISEB foi criado pelo Decreto nº 37.608, de 14 de julho de 1955, como órgão do Ministério da Educação e Cultura. O grupo de intelectuais que o criou tinha como objetivos o estudo, o ensino e a divulgação das ciências sociais, cujos dados e categorias seriam aplicados à análise e à compreensão crítica da realidade brasileira e deveriam permitir o incentivo e a promoção do desenvolvimento nacional. O ISEB foi um dos centros mais importantes de elaboração teórica de um Programa do curso ¨Introdução aos Problemas Brasileiros¨, promovido pelo ISEB. Rio de Janeiro, 14 maio 1959projeto que ficou conhecido como ‘nacional-desenvolvimentista’”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: . Acesso em: De acordo com a citação e com os conteúdos do texto-base, Cultura brasileira e identidade nacional, sobre o pensamento isebiano, é correto afirmar que:

A Fundamenta-se na dialética do “vir a ser”, centrado principalmente nos conceitos de alienação, colonialismo e situação colonial.
B Não problematiza o consumo de produtos culturais estadunidenses, compactuando com a ideia de colonialismo.
C Reelabora o conceito de cultura a partir da abordagem psicológica e econômica, inspirados em Henry Ford.
D Forja uma matriz de pensamento que baliza as discussões sobre a cultura no mundo até a década de 1960.
E Segundo ele, a cultura é pensada como um reflexo do espírito humano, que, por sua vez, é algo delimitado e completo.

Mais conteúdos dessa disciplina