Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com o excerto dado e com os conteúdos do texto-base, Cultura brasileira e identidade nacional, sobre a relação do Estado com a cultura, tendo como referência o Brasil da década de 1970, assinale a alternativa correta:

A O Estado passa a conceber a cultura sob um ponto de vista artístico, empenhando-se principalmente na liberdade da cultura de massa.
B O Estado dá as diretrizes e provê as facilidades para o desenvolvimento da indústria cultural.
C O Estado exime-se de participação no setor cultural, principalmente por entender cultura como patrimônio identitário do povo.
D O Estado passa a conceber a cultura sob um ponto de vista genérico, empenhando-se na construção de uma identidade livre e natural.
E O Estado afasta-se das relações culturais, responsabilizando ONGs e setores privados pelo desenvolvimento da área.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder a essa questão, precisamos considerar o contexto da década de 1970 no Brasil, que foi marcado por um regime militar e uma forte intervenção do Estado na cultura. Durante esse período, o Estado buscou controlar e direcionar a produção cultural, muitas vezes visando a promoção de uma identidade nacional que se alinhasse aos seus interesses. Analisando as alternativas: A) O Estado passa a conceber a cultura sob um ponto de vista artístico, empenhando-se principalmente na liberdade da cultura de massa. - Essa afirmação não é correta, pois o Estado estava mais preocupado em controlar do que em promover a liberdade. B) O Estado dá as diretrizes e provê as facilidades para o desenvolvimento da indústria cultural. - Esta alternativa reflete a realidade da época, onde o Estado realmente tinha um papel ativo em direcionar e facilitar a indústria cultural. C) O Estado exime-se de participação no setor cultural, principalmente por entender cultura como patrimônio identitário do povo. - Isso não é verdade, pois o Estado estava bastante envolvido na cultura. D) O Estado passa a conceber a cultura sob um ponto de vista genérico, empenhando-se na construção de uma identidade livre e natural. - Essa afirmação não condiz com a realidade, já que o Estado buscava uma identidade que se alinhasse aos seus interesses. E) O Estado afasta-se das relações culturais, responsabilizando ONGs e setores privados pelo desenvolvimento da área. - Isso também não é correto, pois o Estado estava ativamente envolvido na cultura. Diante dessa análise, a alternativa correta é: B) O Estado dá as diretrizes e provê as facilidades para o desenvolvimento da indústria cultural.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 4/10 - Religião, Cultura e Identidade

Leia a citação:
“O ISEB foi criado pelo Decreto nº 37.608, de 14 de julho de 1955, como órgão do Ministério da Educação e Cultura. O grupo de intelectuais que o criou tinha como objetivos o estudo, o ensino e a divulgação das ciências sociais, cujos dados e categorias seriam aplicados à análise e à compreensão crítica da realidade brasileira e deveriam permitir o incentivo e a promoção do desenvolvimento nacional. O ISEB foi um dos centros mais importantes de elaboração teórica de um Programa do curso ¨Introdução aos Problemas Brasileiros¨, promovido pelo ISEB. Rio de Janeiro, 14 maio 1959projeto que ficou conhecido como ‘nacional-desenvolvimentista’”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: . Acesso em: De acordo com a citação e com os conteúdos do texto-base, Cultura brasileira e identidade nacional, sobre o pensamento isebiano, é correto afirmar que:

A Fundamenta-se na dialética do “vir a ser”, centrado principalmente nos conceitos de alienação, colonialismo e situação colonial.
B Não problematiza o consumo de produtos culturais estadunidenses, compactuando com a ideia de colonialismo.
C Reelabora o conceito de cultura a partir da abordagem psicológica e econômica, inspirados em Henry Ford.
D Forja uma matriz de pensamento que baliza as discussões sobre a cultura no mundo até a década de 1960.
E Segundo ele, a cultura é pensada como um reflexo do espírito humano, que, por sua vez, é algo delimitado e completo.

Mais conteúdos dessa disciplina