Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
Sabendo desta complexidade de fatores e características, é correta a alternativa que afirma que:

A) A distribuição e as condições sociais da população dependem da localização e do tamanho dos países, de modo que sempre nos países menores encontra-se baixa densidade demográfica.
B) A estrutura da população no mundo é caracterizada pelo conflito entre o crescimento do número de idosos e as altas taxas de natalidade, que são características dos países mais desenvolvidos no cenário mundial.
C) O Neomalthusianismo traz elementos da teoria Malthusiana para justificar a desigualdade econômica entre os países, e atribuir responsabilidade pelo desenvolvimento precário ou retardatário dos países a suas taxas de natalidade.
D) As teorias populacionais buscam explicar a relação entre o crescimento da população e o desenvolvimento social, de modo que a Teoria Malthusiana aponta para a real escassez de alimentos para a população atual.
E) A estrutura etária populacional tende ao equilíbrio entre natalidade, população jovem e adulta e longevidade.
User badge image
Praticando Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a correta: A) A distribuição e as condições sociais da população dependem da localização e do tamanho dos países, de modo que sempre nos países menores encontra-se baixa densidade demográfica. - Essa afirmação não é verdadeira, pois a densidade demográfica pode variar independentemente do tamanho do país. B) A estrutura da população no mundo é caracterizada pelo conflito entre o crescimento do número de idosos e as altas taxas de natalidade, que são características dos países mais desenvolvidos no cenário mundial. - Essa afirmação é incorreta, pois os países desenvolvidos geralmente têm taxas de natalidade mais baixas e um aumento na proporção de idosos. C) O Neomalthusianismo traz elementos da teoria Malthusiana para justificar a desigualdade econômica entre os países, e atribuir responsabilidade pelo desenvolvimento precário ou retardatário dos países a suas taxas de natalidade. - Essa afirmação é verdadeira, pois o Neomalthusianismo realmente utiliza a teoria de Malthus para discutir desigualdades econômicas e o impacto das taxas de natalidade. D) As teorias populacionais buscam explicar a relação entre o crescimento da população e o desenvolvimento social, de modo que a Teoria Malthusiana aponta para a real escassez de alimentos para a população atual. - Embora a Teoria Malthusiana fale sobre a escassez de alimentos, a afirmação é um pouco simplista e não abrange completamente as teorias populacionais. E) A estrutura etária populacional tende ao equilíbrio entre natalidade, população jovem e adulta e longevidade. - Essa afirmação é um ideal, mas não necessariamente reflete a realidade em todos os contextos populacionais. Após essa análise, a alternativa correta é: C) O Neomalthusianismo traz elementos da teoria Malthusiana para justificar a desigualdade econômica entre os países, e atribuir responsabilidade pelo desenvolvimento precário ou retardatário dos países a suas taxas de natalidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo Malthus,

a) o ritmo do crescimento populacional tende a diminuir à medida que os investimentos em educação aumentam.
b) o crescimento demográfico acelera a retirada dos recursos naturais, causando danos irreversíveis ao meio ambiente.
c) o crescimento acelerado da população nos países subdesenvolvidos é consequência e não a causa da miséria e da pobreza.
d) o aumento da população ocorre em progressão geométrica e a produção de alimentos aumenta em progressão aritmética.
e) o aumento da população faz com que os governos invistam cada vez mais em saúde, deixando de lado os investimentos produtivos.

Analisando os dados podemos caracterizar o período entre
a) 1920 e 1960, como de crescimento do planejamento familiar.
b) 1950 e 1970, como de nítida explosão demográfica.
c) 1960 e 1980, como de crescimento da taxa de fertilidade.
d) 1970 e 1990, como de decréscimo da densidade demográfica.
e) 1980 e 2000, como de estabilização do crescimento demográfico.

Mais conteúdos dessa disciplina