Logo Passei Direto
Buscar

Agronomia

Outros
A partir de uma análise das ligações sintáticas dos termos e das orações no texto, marque a alternativa CORRETA:

a) Os dois porquês do 1º verso têm a mesma função.
b) Em “todos os que são chefes” e “tudo o que está além...”, os termos destacados podem ser substituídos, respectivamente, por aqueles e aquilo.
c) O pronome me refere-se a Mário de Andrade, pois é a voz dele que se expressa no texto.
d) Em “Por que não me escutam” (2º verso), o termo em destaque tem valor interrogativo. Expressa uma ideia de causa.
User badge image
Questões para Estudantes

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) Os dois porquês do 1º verso têm a mesma função. - Essa afirmação pode não ser verdadeira, pois os "porquês" podem ter funções diferentes dependendo do contexto. b) Em “todos os que são chefes” e “tudo o que está além...”, os termos destacados podem ser substituídos, respectivamente, por aqueles e aquilo. - Essa afirmação é verdadeira, pois "todos os que" pode ser substituído por "aqueles" e "tudo o que" por "aquilo". c) O pronome me refere-se a Mário de Andrade, pois é a voz dele que se expressa no texto. - Essa afirmação pode ser discutível, pois o pronome "me" pode se referir a outra pessoa dependendo do contexto. d) Em “Por que não me escutam” (2º verso), o termo em destaque tem valor interrogativo. Expressa uma ideia de causa. - Essa afirmação está incorreta, pois "por que" nesse contexto é uma pergunta, mas não expressa causa, que seria "porque". Após essa análise, a alternativa correta é: b) Em “todos os que são chefes” e “tudo o que está além...”, os termos destacados podem ser substituídos, respectivamente, por aqueles e aquilo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Marque a alternativa que contém o fato básico divulgado pela notícia:
a) Pedro Wilson lidera um grupo de trabalho que discute e tenta modificar o projeto de lei que visa à estatização das concessões municipais de água e esgoto.
b) O prefeito de Goiânia coordena, no Centro-Oeste, a Frente Nacional de Prefeitos.
c) A prefeitura de Goiânia fez uma concessão dos serviços de saneamento para a Saneago.
d) O prefeito de Goiânia questiona o possível interesse das companhias particulares de saneamento em beneficiarem um bairro pobre.

Para defender seu ponto de vista, o prefeito de Goiânia apresenta alguns argumentos. Marque a alternativa que NÃO os expressa:
a) A estadualização é o primeiro passo para a privatização.
b) O processo de estatização das concessões de água e esgoto é o primeiro passo para a privatização.
c) É mais fácil privatizar empresas estaduais do que chamar cinco mil municípios para privatizar água e esgoto.
d) As companhias particulares de saneamento têm mostrado interesse em beneficiar bairros mais pobres.

Marque a alternativa em que a oposição dos termos NÃO corresponde à oposição construída pela crítica que o professor Capra faz ao modelo de capitalismo global vigente:
a) estabilidade da economia / complexidade da vida
b) dinheiro pelo dinheiro / princípios éticos e sociais
c) prioridade do dinheiro / segundo plano do ser humano
d) ênfase na exportação / esgotamento dos recursos naturais

Em relação ao texto acima, marque a alternativa que contém o fato considerado um paradoxo:

a) O Brasil tem 23 milhões de brasileiros na mais completa miséria, o que é inexplicável.
b) O Brasil apresenta o maior número de pessoas miseráveis, mas o problema pode ser atacado com sucesso.
c) O Brasil é o mais rico entre os países com maior número de pessoas miseráveis.
d) O Brasil é um país sofrido, apesar de ser o mais rico do continente.

A conjunção mas, destacada no texto, pode ser substituída, sem prejuízo dos aspectos sintáticos e semânticos, por

a) logo.
b) apesar de.
c) embora.
d) entretanto.

Tendo em vista as considerações acima, marque a alternativa CORRETA em relação à linguagem da charge:

a) A charge revela uma linguagem preconceituosa em relação ao falar caipira de Itamar.
b) O autor da charge utiliza-se do falar próprio da região de Itamar Franco para ilustrar, com humor, o antagonismo entre o ex-presidente e o atual.
c) Fernando Henrique, ao usar o termo bão, está agredindo o provincianismo de Itamar.
d) Itamar revela um nível de linguagem não condizente com sua posição social.

Mais conteúdos dessa disciplina