Logo Passei Direto
Buscar
Vimos em nossa unidade um pouco das ideias de Paulo Freire a respeito de um aprendizado que favorece o estudante enquanto protagonista. Agora para responder à próxima questão, leia com atenção o trecho a seguir: Nenhum tema mais adequado para constituir-se em objeto desta primeira carta a quem ousa ensinar do que a significação crítica desse ato, assim como a significação igualmente crítica de aprender. É que não existe ensinar sem aprender e com isto eu quero dizer mais do que diria se dissesse que o ato de ensinar exige a existência de quem ensina e de quem aprende. Quero dizer que ensinar e aprender se vão dando de tal maneira que quem ensina aprende, de um lado, porque reconhece um conhecimento antes aprendido e, de outro, porque, observado a maneira como a curiosidade do aluno aprendiz trabalha para apreender o ensinando-se, sem o que não o aprende, o ensinante se ajuda a descobrir incertezas, acertos, equívocos. A respeito das ideias de Paulo Freire estudadas na Unidade 2 de nossa disciplina e no trecho acima, podemos afirmar que: I – Freire acreditava que o conhecimento estaria centralizado no professor, que seria responsável por fazer sua mediação para seu aluno. II – Freire dizia que o professor aprende com o aluno e o aluno aprende com o professor, portanto, trata-se de uma via de mão dupla. III – Freire revolucionou as ideias sobre o aprendizado apresentando a teoria em que embasava sua atuação, denominada Educação Bancária. Está correto o que se afirma em:

Apenas I e III
Apenas II
Apenas I
Apenas III
Apenas II e III
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I – Freire acreditava que o conhecimento estaria centralizado no professor, que seria responsável por fazer sua mediação para seu aluno. Falso. Paulo Freire defendia uma educação onde o conhecimento é construído de forma colaborativa, não centralizado apenas no professor. II – Freire dizia que o professor aprende com o aluno e o aluno aprende com o professor, portanto, trata-se de uma via de mão dupla. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois Freire enfatizava a relação dialógica entre professor e aluno. III – Freire revolucionou as ideias sobre o aprendizado apresentando a teoria em que embasava sua atuação, denominada Educação Bancária. Falso. A "Educação Bancária" é uma crítica que Freire faz ao modelo tradicional de ensino, onde o conhecimento é depositado no aluno, e não uma teoria que ele defendia. Com base nas análises, a única afirmativa correta é a II. Portanto, a alternativa correta é: Apenas II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia atentamente o artigo abaixo, extraído da nossa Constituição Federal de 1988: Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006) VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei; VII - garantia de padrão de qualidade; VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006); IX - garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 108, de 2020); Parágrafo único. A lei disporá sobre as categorias de trabalhadores considerados profissionais da educação básica e sobre a fixação de prazo para a elaboração ou adequação de seus planos de carreira, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006). Com relação às palavras grifadas no inciso I (acesso e permanência), podemos afirmar que: I – Acesso diz respeito à existência de escolas públicas ou privadas no entorno da residência de qualquer aluno. II – Permanência diz respeito a frequência do aluno durante o ano letivo. III – Acesso diz respeito a vagas suficientes para atender a todas as crianças em idade escolar. IV – Permanência diz respeito a condições para manutenção da criança na escola, bem como para o seu aprendizado e promoção escolar. Está correto o que se afirma em:

A) Apenas II e III.
B) Apenas I e II.
C) Apenas III e IV.
D) Apenas I e IV.
E) Apenas I e III.

Mais conteúdos dessa disciplina